fbpx

Conheça os principais festivais na Índia

Na Índia existem tantos festivais, mas tantos festivais, que é tarefa difícil, ou quase impossível, saber de todos. Cada estado, religião, deus, guru, estação do ano, bicho ou colheita parece ter sua forma de celebração. Não satisfeitos com a quantidade, eles gostam de variar as formas de celebrar e o nome da festa em cada região do país. No entanto, uma coisa eles parecem ter em comum: concluí, ao pesquisar para esse post que, no fundo, todos simbolizam o triunfo do bem sobre o mal.

O povo indiano, com suas cores e músicas vibrantes, vê nos festivais uma forma de festejar, dançar, decorar suas casas, buscar benções e trocar boas energias. Para os turistas, participar de um desses eventos é uma boa oportunidade para conhecer melhor os costumes do povo e se envolver na sua cultura   – em qualquer época do ano. Para conhecer um pouco melhor sobre essas festas, escolhemos falar sobre quatro das mais famosas.

Holi

 Holi, o mais famoso dos festivais na Índia

Uma das festas mais divertidas de toda a Índia, o Holi é o Festival das Cores, que simboliza a chegada da primavera. Por isso, as pessoas, além de cantar, dançar, beber e comer, atiram água colorida e um pó de tinta de cores fortes umas nas outras, deixando todo mundo pintado dos pés à cabeça. O Holi ocorre geralmente em fevereiro ou março. Como o essa festa simboliza o triunfo do bem sobre o mal (não disse?), na noite anterior, grandes fogueiras são feitas para simbolizar a destruição de Holika, um demônio terrível.

Diwali (ou Deepavaali)

Diwali Festivais Índia

Foto: Wikimedia Commons/Sowrirajan S.

Conhecido como Festival das Luzes, o Diwali ocorre durante cinco dias nos meses de outubro ou novembro. Ele simboliza o triunfo do bem sobre o mal (!) e é celebrado pelo Hinduísmo, Jainismo e pelo Sikhismo. Para cada um desses credos, um significado religioso diferente é atribuído.

Para os Jains, a data comemora o dia em que um dos fundadores da religião, Mahavira, atingiu o nirvana. Já para os Sikhs, o Diwali celebra a data que seu sexto guru foi solto da prisão. E os Hindus celebram o festival por mais de um motivo. O mais popular deles é a associação com o dia em que Rama, um das encarnações do Deus Vishnu, retorna do seu exílio de 14 anos.

Arrumar a casa, usar roupas novas, trocar presentes, acender velas e decorar prédios com luzes são parte das comemorações, mas a atração principal da festa é a explosão de toneladas de fogos de artifícios, criando um show pirotécnico para Ano Novo nenhum botar defeito.

Navratri

Navratri_Garba-Festivais-India

Foto: Wikimedia Commons/Hardik Fadeja

O Festival das Nove Noites ocorre em setembro ou outubro. Nessa festa, a deusa Mãe Hindu, Shakti, é celebrada em todas as suas nove encarnações. O evento é tão difundido no país inteiro que o caráter social já superou o religioso. As cerimônias nos estados de Gujarat e West Bengal, entretanto, são as mais famosas e festivas. Performances de danças com roupas típicas, crianças vestidas das encarnações da deusa, encenações de histórias de deuses, além reza e devoção. E após os nove dias de festa, haja fôlego para continuar, mas ainda assim…

Durga Puja

Durga_Puja_Festivais_Índia

Foto: Wikimedia Commons/Arindam Mitra

No décimo dia, o Navratri vira o festival Durga Puja, que celebra a vitória de Durga, a Deusa Guerreira, sobre um demônio. Ocorre entre setembro e outubro nos estados de Assam, Bihar, Jharkhand, Orissa, Tripura e West Bengal. Nos dois últimos é o maior festival do ano e é comemorado durante cinco dias. Milhares de imagens divinas são construídas e imersas em rios e tanques enquanto a população festeja ativamente durante todos os dias. O mesmo festival tem outro nome em outras partes do país: Dussehra.

Outros festivais na Índia

É claro que as festas não acabam nesta lista. Os feriados e festivais indianos seguem um calendário lunar, apesar do país adotar oficialmente o calendário gregoriano, como nós. Assim, as datas exatas dos festivais mudam a cada ano e é preciso consultar o Santo Google antes sair à caça de festas na Índia. Uma boa referência é o site Festivals of India, que tem uma lista extensa com as datas das festas a cada ano.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

2/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 comentários sobre o texto “Conheça os principais festivais na Índia

  1. Oi! eu estou indo para a índia em 15 dias, ficar 2 meses e meio por lá. Gostaria de saber como é o ano novo por lá, porque acredito que o natal não tenha nada, a não ser em locais específicos cristãos como em Goa. Vou morar por 6 semanas em Nagpur, fazendo um trabalho voluntário (AIESEC) e em 4 semanas vou aproveitar para viajar pelo país, há cidades que vale a pena visitar sem falta?

    Obrigado

    1. Oi Victor,

      Tem alguns lugares que tem festa de ano novo. Nós passamos em Goa, mas foi péssimo.

      Para passear, meus lugares favoritos são McLeod Ganj, Rishkesh, Udaipur (e o Rajastão em geral). Aqui no blog tem posts sobre esses lugares todos e vários outros, dá uma lida com calma.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.