Conheça os principais festivais na Índia

Conheça os principais festivais na Índia

Na Índia existem tantos festivais, mas tantos festivais, que é tarefa difícil, ou quase impossível, saber de todos. Cada estado, religião, deus, guru, estação do ano, bicho ou colheita parece ter sua forma de celebração. Não satisfeitos com a quantidade, eles gostam de variar as formas de celebrar e o nome da festa em cada região do país. No entanto, uma coisa eles parecem ter em comum: concluí, ao pesquisar para esse post que, no fundo, todos simbolizam o triunfo do bem sobre o mal.

O povo indiano, com suas cores e músicas vibrantes, vê nos festivais uma forma de festejar, dançar, decorar suas casas, buscar benções e trocar boas energias. Para os turistas, participar de um desses eventos é uma boa oportunidade para conhecer melhor os costumes do povo e se envolver na sua cultura   – em qualquer época do ano. Para conhecer um pouco melhor sobre essas festas, escolhemos falar sobre quatro das mais famosas.

Veja também: Baixe agora um ebook com milhares de dicas sobre a Índia

Holi

 Holi, o mais famoso dos festivais na Índia

Uma das festas mais divertidas de toda a Índia, o Holi é o Festival das Cores, que simboliza a chegada da primavera. Por isso, as pessoas, além de cantar, dançar, beber e comer, atiram água colorida e um pó de tinta de cores fortes umas nas outras, deixando todo mundo pintado dos pés à cabeça. O Holi ocorre geralmente em fevereiro ou março. Como o essa festa simboliza o triunfo do bem sobre o mal (não disse?), na noite anterior, grandes fogueiras são feitas para simbolizar a destruição de Holika, um demônio terrível.

Diwali (ou Deepavaali)

Diwali Festivais Índia

Foto: Wikimedia Commons/Sowrirajan S.

Conhecido como Festival das Luzes, o Diwali ocorre durante cinco dias nos meses de outubro ou novembro. Ele simboliza o triunfo do bem sobre o mal (!) e é celebrado pelo Hinduísmo, Jainismo e pelo Sikhismo. Para cada um desses credos, um significado religioso diferente é atribuído.

Para os Jains, a data comemora o dia em que um dos fundadores da religião, Mahavira, atingiu o nirvana. Já para os Sikhs, o Diwali celebra a data que seu sexto guru foi solto da prisão. E os Hindus celebram o festival por mais de um motivo. O mais popular deles é a associação com o dia em que Rama, um das encarnações do Deus Vishnu, retorna do seu exílio de 14 anos.

Arrumar a casa, usar roupas novas, trocar presentes, acender velas e decorar prédios com luzes são parte das comemorações, mas a atração principal da festa é a explosão de toneladas de fogos de artifícios, criando um show pirotécnico para Ano Novo nenhum botar defeito.

Quer viajar: Ache passagens para Nova Délhi, na Índia, e crie alertas de promoções

Navratri

Navratri_Garba-Festivais-India

Foto: Wikimedia Commons/Hardik Fadeja

O Festival das Nove Noites ocorre em setembro ou outubro. Nessa festa, a deusa Mãe Hindu, Shakti, é celebrada em todas as suas nove encarnações. O evento é tão difundido no país inteiro que o caráter social já superou o religioso. As cerimônias nos estados de Gujarat e West Bengal, entretanto, são as mais famosas e festivas. Performances de danças com roupas típicas, crianças vestidas das encarnações da deusa, encenações de histórias de deuses, além reza e devoção. E após os nove dias de festa, haja fôlego para continuar, mas ainda assim…

Durga Puja

Durga_Puja_Festivais_Índia

Foto: Wikimedia Commons/Arindam Mitra

No décimo dia, o Navratri vira o festival Durga Puja, que celebra a vitória de Durga, a Deusa Guerreira, sobre um demônio. Ocorre entre setembro e outubro nos estados de Assam, Bihar, Jharkhand, Orissa, Tripura e West Bengal. Nos dois últimos é o maior festival do ano e é comemorado durante cinco dias. Milhares de imagens divinas são construídas e imersas em rios e tanques enquanto a população festeja ativamente durante todos os dias. O mesmo festival tem outro nome em outras partes do país: Dussehra.

Outros festivais na Índia

É claro que as festas não acabam nesta lista. Os feriados e festivais indianos seguem um calendário lunar, apesar do país adotar oficialmente o calendário gregoriano, como nós. Assim, as datas exatas dos festivais mudam a cada ano e é preciso consultar o Santo Google antes sair à caça de festas na Índia. Uma boa referência é o site Festivals of India, que tem uma lista extensa com as datas das festas a cada ano.

Sou jornalista, tenho 28 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo.

22 comentários em Conheça os principais festivais na Índia

  1. Oi! eu estou indo para a índia em 15 dias, ficar 2 meses e meio por lá. Gostaria de saber como é o ano novo por lá, porque acredito que o natal não tenha nada, a não ser em locais específicos cristãos como em Goa. Vou morar por 6 semanas em Nagpur, fazendo um trabalho voluntário (AIESEC) e em 4 semanas vou aproveitar para viajar pelo país, há cidades que vale a pena visitar sem falta?

    Obrigado

    • Oi Victor,

      Tem alguns lugares que tem festa de ano novo. Nós passamos em Goa, mas foi péssimo.

      Para passear, meus lugares favoritos são McLeod Ganj, Rishkesh, Udaipur (e o Rajastão em geral). Aqui no blog tem posts sobre esses lugares todos e vários outros, dá uma lida com calma.

  2. Gostaria muito de conhecer a Índia. Ainda mais sabendo desses festivais mais não tenho condições financeiras. Gostaria muito que pessoas me ajudem. Tenho um desejo muito grande digo que seja o meu último desejo.

  3. Oi, boa tarde! Tenho interesse em passar por três festivais, o holi e o dos elefantes e gostaria de saber qual a melhor cidade/lugar para passar o ano novo, soube que é bem exótico! Infelizmente, sei que não poderei conhecer os três festivais de uma vez…

    • Oi Gabriella,

      O ano novo você diz é o Réveillon ou Diwali??

      O Réveillon não tem nada de mais, é uma festa bem mais ou menos e nós tivemos uma experiência bem ruim em Goa, quando passamos lá.

      O Diwali você vai encontrar festas no país inteiro. Eu acredito que as cidades do Rajastão sejam bem interessantes para passar a data, Jaipur (fica muito iluminada) ou Udaipur. Em Varanasi ou Amritsar também pode ser interessante, porque são cidades sagradas, mas recomendo que você evite multidões.

      Abraço,

  4. Oi Luíza! Tudo bem? Antes de mais nada queria dizer que estou adorando os posts de vocês sobre a Índia, várias dicas legais e muito úteis, estou cada vez mais ansiosa para conhecer o país. Meu namorado e eu fomos convidados para um casamento indiano, de um rapaz que morou com ele em Londres há uns anos. O casamento vai ocorrer no início de dezembro/2015 em Nova Dheli, mas nós a recém estamos começando a planejar a viagem. Eu gostaria de saber se tu tens algumas dicas sobre casamentos indianos, trajes, quanto tempo antes nós devemos chegar para ir atrás de vestimenta, etc. A única coisa que eu sei por enquanto é que o casamento leva 3 dias (o pre-casamento – sungeet, o casamento em si e a recepção), mas não sei onde me informar sobre os detalhes, então qualquer dica que tiveres é válida! Obrigada!!!

    • Oi Natália,

      Eu cheguei a comprar um traje para um casamento, mas acabei não podendo ir a festa (amargarei isso eternamente). Enfim, é bem fácil comprar o sari para a festa: qualquer mercado em qualquer cidade vende. Os preços variam, mas dá para comprar um sari bonito por menos de 1000 rúpias.
      A calça que você usa embaixo do sari, tem que mandar fazer, acho que a minha ficou pronta em 3 dias.

      Abraço

  5. ja decidi Luiza !! 🙂
    vou ficar em Mathura conhecer Vrindavan e partcipar do Holi nesses locais….vamos ver como sera essa aventura !!!hahahahahahha

    mto obrigada pelos infos ! adoro o blog ,ajuda demais !!!

    gde beijo

  6. Oi Luiza!!

    Saio de Delhi dia 25 de trem pra chegar em Agra as 14:30 do mesmo dia…ai pensei em ir pra agra aproveitar ver o que tem que ver la e nao sei se vou ou nao pra Mathura de agra ou ja desço na ida de trem no dia 25 mesmo….

    • Oi Carol, desculpe a demora para responder

      Então, o Holi é só nos dias 27 e 28. Acho que você pode ir em Agra primeiro, conhecer o que tem para conhecer lá e depois ir para Mathura no dia 26 a noite ou 27 de manhã.

      O que você acha?
      bjs

  7. Meu trem que vai pra Agra pára em Mathura , mas como em todo festival esta tudo lotado pela net….ai não sei se arrisco e desço em Mathura ou continuo ate Agra e la arrisco ver se tem algo….

    a rua fica realmente lotada (o que nao é dificil)devido ao festival né? me falaram que é o unico dia que eles podem beber alcoolicos na rua inclusive uma bebida chamada BHAANG que deixa eles sem limites

    Sera que vou pra Agra aproveito os monumentos da região e ainda passo o Holi por la mesmo? ou sera que tento ir para Mathura ver o festival que dizem ser mais tradicional? esta é minha duvida ….

    Obrigada Luiza!!!

    bjs

    • Ei Carol,

      A rua fica cheia de gente durante o festival, seja lá qual cidade você for. O seu trem para em Mathura que dia? Se for no dia do Holi mesmo, vai ser bem ruim você andar de mala ou mochila pela cidade com o pessoal jogando tinta.

      Eu ainda não entendi bem como está seu roteiro, mas Agra não é uma cidade agradável. Lá tem esses monumentos lindos, mas você não precisa de muito mais do que um dia ou dois para ver tudo. Se for possível, passe o Holi em Mathura e depois parta para Agra.

      Quanto ao álcool e ao Bhaang, é isso mesmo. Ao longo do dia as pessoas vão ficando bem alteradas. Por isso que te sugeri participar da brincadeira mais cedo e evitar a baderna.

      Espero que te ajude
      bjs

  8. pessoal onde é o melhor lugar pra se ver o festival de Holi na India?
    coincidentemente estarei em Agra dia 25 de março sendo que o festival tem seu apice no dia 26 e 27…li que proximo a Agra em Mathura e Vrindavan tem os mais tradicionais, mas mtas pessoas alegam excessod e violencia nesses locais…vces sabem algo a respeito?

    fico na região ou volto pra Delhi aproveitar o festival la??

    obrigada!!!!

    • Oi Carol,

      Um grupo de amigos participou do Holi ano passado em Mathura. Perguntei a eles o que acharam. Meu amigo me explicou que lá é muito legal mesmo, mas que tem o problema que é comum na índia, que são os excessos dos jovens indianos bêbados em relação às mulheres estrangeiras. Ele disse que como estavam em um grupo grande, não sofreram muito com isso, mas que ouviram outros estrangeiros reclamando.

      O que eu te sugiro? Que faça como eu, Rafa e Naty fizemos no ano passado (passamos o Holi em Udaipur). Saia bem cedo, quando as pessoas não estão tão bêbadas e tem mais famílias brincando. Evite grupinhos de caras mais jovens, eles em geral são o problema. E quando você ver que as pessoas estão mais alteradas ou que está enchendo demais, volte para o Hotel. Nós saímos por volta de 8 da manhã e cerca de 10h30, 11h, voltamos para o hotel. Não tivemos nenhum problema com excessos ou violência dessa forma.

      Espero que tenha ajudado!
      Abraços

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: