fbpx

Como se locomover na Indonésia

A Indonésia tem uma área de 1.919.440 km2, o que a faz mais ou menos do tamanho do México. Tudo seria mais fácil se essa área não estivesse distribuida em cerca de 17.500 ilhas, o que a torna o país mais disperso do mundo. Isso quer dizer que se locomover de uma ilha para outra pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada.

Como ir de uma ilha para outra na Indonésia?

O problema é que o sistema de trasporte do país é arriscado, para não dizer outra coisa. Existe um esforço do Ministério do Transporte para conter as notícias e comentários negativos que saem na mídia, mas a verdade é que acidentes de avião, incendios em ferries e colisões de trens acontecem com uma frequência muito maior do que a aceitável.

Para se ter uma ideia, todas as empresas aéreas de lá foram proibidas de voar no espaço aéreo da União Europeia em 2008, por conta do alto índice de acidentes. Mas não se preocupe! Algumas delas investiram em estrutura, segurança e qualidade e já tiveram a proibição revogada. A maneira mais rápida, prática e muitas vezes econômica de se locomover por lá é voando. Existem algumas companhias que são mais confiáveis, um exemplo é a Air Asia Indonesia. Apesar de não ser tão boa quanto Air Asia malaia, da qual é associada, e de ter entrado na lista negra da UE, ela pode voar de novo pelo espaço aéreo europeu desde 2010, o que é um parâmetro bem confiável. Se vicie me perguntasse, eu diria que essa me parece a melhor opção para voos domésticos na Indonésia.

Uma outra companhia a se considerar é a Garuda Indonesia. Não se preocupe: apesar de um passado um tanto quanto ruim, a companhia também já está liberada para voar em terras europeias e recebeu, em 2010 o certificado de segurança IOSA pela segunda vez consecutiva. A Anna Bárbara, do blog Nós no Mundo,  já voou com a Garuda e contou como foi a experiência.

Onde ficar em Bali - Uluwatu

Como ir da ilha de Java para Bali?

É possivel fazer o trajeto combinando ônibus, trens e ferries, mas a jornada vai levar, no mínimo 24 horas e, dizem, vai ser a pior viagem da sua vida. O trajeto de avião dura aproximadamente uma hora. E lembre-se de que, se o seu destino é Bali, você não precisa ir para Jacarta – existem voos diretos saindo de muitos países da Ásia, Oceania e até da Europa para a ilha.

Mas se por algum motivo qualquer você não quer fazer o trajeto pelos ares (vai saber…), uma das maneiras é pegar o trem Ekekutif Class na Gambir Station, em Jacarta, com destino a Yogjakarta. Você pode aproveitar para conhecer a região, que parece ser muito interessante, e depois pegar um ônibus noturno para Depensar, o aeroporto de Bali (o ônibus atravessa de ferry). Essa é uma opção, mas, volto a dizer, é uma economia burra, pois como as passagens de avião são normalmente muito baratas, você economiza tempo e ainda ganha em conforto.

Como ir de Bali para as Ilhas Lombok e Gillis?

Além do já citado rápido, eficiente e confortável transporte aéreo, para fazer esses trajetos você pode ir pelo mar.

Para Lombok, as ferrys saem de Padang Bai para Porto de Lembar todos os dias a cada uma hora e custam US$4. O percurso dura quatro horas.

Para as Gillis, pegue uma lancha rápida também em Padang Bai com destino a qualquer uma das três ilhas. Demora uma hora, mas o preço é mais salgado para padrões indonésios: US$33. As lanchas saem todos os dias, de 9 às 13h. É possível também negociar o percurso direto com o seu hotel.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Como se locomover na Indonésia

  1. Oii, brasileiros podem pegar visto de turismo para poucos dias no aeroporto mesmo pra entrar na Indonésia, ou tem que fazer o pedido pela embaixada com a papelada toda????
    Obrigada!!

  2. Olá!!
    Só de ler esses posts de vcs me dá uma saudade de Bali!!!! Aquele lugar é lindo, mágico, encantador…
    Eu gostei de voar Garuda Indonésia. Os preços são bem superiores ao da Air Asia, mas a qualidade também é bem melhor.
    Obrigada pela indicação do Nós no Mundo! 🙂
    Bjs, Anna Bárbara

    1. Você imagina então a saudade que dá quando a gente escreve esses posts! Bali foi um dos nossos destinos favoritos! Nós não voamos de Garuda, voamos de Indonesia Air Asia justamente por causa do preço e foi tranquilo também. Bem melhor que a australiana Jet Star, que pegamos para voltar para Cingapura. Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.