fbpx
Tags:
Atlas: Roma, Itália

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque a capital da Itália é enorme e tem muitas atrações espalhadas. Sendo assim, é muito importante pensar na região da cidade que mais tem a ver com você na hora de se planejar.

Para te ajudar nessa tarefa, este texto é um guia com os melhores bairros para se hospedar em Roma. Selecionamos os hotéis, pousadas, apartamentos e hostels com a melhor localização em Roma, divididos entre variados perfis de viajantes, do econômico ao luxo.

Se você quer fazer tudo o que Roma tem a oferecer sem correria, o ideal é ficar 5 dias na cidade (ou mais!). Porém, se você não tem todo esse tempo, em 3 dias você consegue fazer o essencial da capital italiana.
 

Qual o preço médio da hospedagem em Roma?

Os valores acima são médios: ou seja, dá para encontrar opções mais baratas ou mais caras em todas as categorias, isso depende da época do ano, entre outros fatores.

Taxa de Hospedagem em Roma

Em Roma, há uma taxa da prefeitura que os hotéis são obrigados a cobrar dos hóspedes. Além do valor da sua diária, é cobrado entre 3,50 até 7 euros por dia. O preço final da sua reserva no Booking.com já incluí a taxa.

Qual o melhor lugar para se hospedar em Roma?

Não tem muita dúvida: o melhor lugar para se hospedar em Roma é o Centro Histórico. Escolher um hotel nessa região significa estar pertinho de lugares como a Fontana di Trevi, o Panteão, a Piazza Navona e a Piazza di Spagna. Enfim, ótima localização.

E mesmo por ali nós temos uma área favorita: as quadras que ficam entre o Panteão e a Piazza Navona. Se hospede por ali e você estará no coração de Roma, perto de bons bares e restaurantes e a curtas caminhadas de muitas atrações da cidade eterna.

o melhor lugar para se hospedar em Roma é no centro histórico, perto de atrações como o Panteão

É lógico que os preços da hospedagem no centro de Roma são mais altos. E essa região deve concentrar a maior quantidade de turistas por metro quadrado da cidade – pense nisso caso queira tranquilidade e principalmente se viajar na alta temporada, que é de junho a setembro.

Onde ficar em Roma: Hotéis no Centro Histórico

  • Luxo: NH Collection Roma Fori Imperiali (nota 9, $$$$) – Cinco estrelas com direito a vista para o Fórum Romano.
  • Apartamento Econômico: POP Art B&B (nota 8.4, $$) – Na mesma região, esse apartamento está a 100 metros do Panteão. Localização fantástica.
  • Pousada Confortável: Via Del Corso Home Roma (nota 9.4, $$$) – Na Praça Venezia e perto de atrações como a Fontana di Trevi. Bem avaliada.
  • Hotel três estrelas: Albergo Abruzzi (nota 8.9, $$$$) – Só 20 metros do Panteão, que pode ser visto da janela de alguns quartos.

Como economizar na hospedagem em Roma?

A melhor região para se hospedar barato em Roma é perto da Estação Termini. Existem três bairros nos arredores da estação: Esquilino – o mais “mal encarado”; Castro Pretorio – o mais bonitinho; e San Lorenzo. – o mais animado. Já ficamos nos três!

As vantagens dessa área são:

  1. Fica perto da principal estação de metrô e de trens da cidade, o que facilita o deslocamento de transporte público e também a chegada e partida para o aeroporto.
  2. Oferece a maior concentração de hotéis econômicos e hostels em Roma.
  3. Os hotéis confortáveis de 3 ou 4 estrelas nessa região são bem mais em conta do que no resto da cidade.

Desvantagens? Não é um bairro bonito, o que pode atrapalhar sua primeira impressão da cidade.

A Termini é uma boa opção se você precisa economizar e vai usar muito o metrô ou não liga de caminhar um pouco até os pontos turísticos.

Hotéis Baratos em Roma Termini

  • Hostel: The RomeHello (nota 9.4, $): fica numa região bonita, perto do metrô República. Quartos novos e café da manhã excelente.
  • Hostel: Generator Rome (nota 8.1, $): bom hostel para quem quer festa, moderno e com uma boa área de lazer.
  • Pousada: Alex Place (nota 7.9, $) – Aquele típico lugar simples, bom e barato. Simples e ideal para quem fica poucas noites – na região de Castro Pretório.
  • Pousada: Welcome House (nota 8.3, $$) – Muito elogiada pelos hóspedes, fica a 300 metros da Termini.
  • Hotel Três Estrelas: Hotel Miami (nota 8.4, $$$) – Hotel tradicional de Roma. Está a 15 minutos a pé do centro histórico.
  • Hotel 4 estrelas: The Liberty Boutique Hotel (nota 9.2, $$$) – Hotel confortável / luxuoso com excelente custo/benefício.

Clique aqui e veja várias hospedagem perto da Estação Termini

Estação Termini, em Roma, onde há muitos hotéis

Estação Termini, Roma (Foto: Shutterstock)

Onde se Hospedar Fora do Centro de Roma?

  • Trastevere
  • Ludovisi e Via Veneto
  • Monti (Coliseu)
  • Vaticano Prati
  • San Gioviani

Na hora de escolher onde ficar em Roma, os bairros acima são as das melhores opções fora do centro, mas nem tanto.

Estão a uma caminhada curta das principais atrações, ou seja, você consegue fazer várias coisas a pé, mas foge um pouco da muvuca. E, ainda, tem a chance de conhecer regiões mais pitorescas e da moda de Roma, principalmente entre os romanos.

Hotéis no Trastevere: para quem quer boa vida noturna e gastronomia

O Trastevere, ou, traduzindo para o português, bairro depois do rio Tibre, fica um pouco longe dos pontos turísticos e da muvuca dos viajantes.

É muito frequentado por romanos, principalmente durante as noites. É um lugar bonito e agradável, ideal também para quem quer uma estadia mais tranquila.

Onde ficar em Roma: Trastevere

Em qualquer cidade do mundo, escolha seu hotel seguindo duas orientações básicas: ou perto das atrações turísticas, que você vai visitar durante o dia, ou perto dos bares e restaurantes, onde você vai passar a noite.

O Trastevere se encaixa na segunda opção. Quem fica ali tem que pegar transporte público para circular durante o dia, mas vai volta pro hotel a pé depois do bar. O Trastevere é uma ótima região para se hospedar em Roma. 

  • Pousada Econômica: B&B Lost in Trastevere (nota 9, $$) – Custo/benefício muito bom! Os quartos têm vista da cidade. Os banheiros são compartilhados. Serena, a anfitriã, fala português.
  • Pousada Confortável: Palazzo Baj (nota 9.1, $$$) – Pousada nova e charmosa no bairro mais boêmio de Roma.
  • Apartamento: La Gensola In Trastevere (nota 8.8, $$) – Hotel muito bem avaliado para até 4 pessoas,  perto do Rio Tibre e no coração do bairro.
  • Pousada Três Estrelas: Lungotevere Ripa (nota 8.9, $$$) – Outra opção muito boa no Trastevere, com ótima avaliação.
  • Hotel 4 estrelas: Donna Camilla Savelli (nota 8.7, $$$$) – Hotel lindo, elegante e confortável num antigo monastério.
  • Hostel: Trastevere (nota 8, $) – Jardim, terraço, quartos duplos e dormitórios.

Clique e veja várias opções de hospedagem no Trastevere

Hotéis em Ludovisi e Via Veneto: 5 estrelas e luxo em Roma

Essa região ao norte de Roma, acima da praça de Espanha, é onde está a Via Veneto, Via del Corso – com todas as grifes de luxo italianas – e a elegante Vila Borghese. Ali se concentram os melhores hotéis de luxo e várias opções de 5 estrelas em Roma.

Essa região está colada no centro, mas consegue manter a elegância e tranquilidade em suas ruas. Para quem busca uma experiência luxuosa ou romântica em Roma, essa localização é imbatível.

Veja todas as opções de luxo nos arredores da Via Veneto

Hotéis em Monti e perto do Coliseu: para quem vai com a família

Não é o Papa! A proximidade com o Coliseu é o que muitos turistas buscam no hotel quando procuram onde ficar em Roma. Ficar pertinho do Coliseu, símbolo máximo do Império Romano não é uma má ideia, – o 360meridianos já fez isso e recomenda.

Coliseu, Roma, Itália

Dentre as regiões ao redor do Coliseu destaca-se Monti, considerado o bairro mais cool de Roma. Monti segue um pouco a receita do Trastevere: menos turistas, bares legais, restaurantes interessantes. Tudo isso com a vantagem de estar pertinho do anfiteatro mais famoso do mundo.

  • Hostel: Ostello Bello Roma Colosseo (nota 9.1, $) – hostel moderno e confortável. Conta com terraço e bons dormitórios e quarto privados.
  • Pousada Confortável / Econômica: Sweet Dreams Roma (nota 8.9, $$) – Muito bom custo/benefício, apenas 10 minutinhos até o Fórum Romano e hospedagem num prédio do século 19.
  • Hotel três estrelas: Nerva Boutique Hotel (nota 9.2, $$$) – Excelente hotel, só 200 metros do Fórum Romano e cinco minutinhos a pé do Coliseu.
  • Hospedagem de Luxo: Roma Luxus Hotel (nota 8.4, $$$$) – Cinco estrelas. Muito confortável e para uma viagem especial.

Clique e veja várias opções de hospedagem em Monti

Hotéis perto do Vaticano: Bairro Prati

Embora muita gente pense que só compensa ficar nos arredores do Vaticano para turismo religioso ou turismo de negócios, a região do Bairro Prati é uma boa opção para quem já foi a Roma outras vezes e quer conhecer um pouco mais de um bairro residencial e não tão caro.

Há bons hotéis, apartamentos e pousadas nessa região, que tem ligação de metrô, sendo fácil o deslocamento para a estação Roma Termini.

Vaticano, em Roma

Prefira hotéis próximos à cidade do Vaticano, Castelo de San Angelo e Rio Tibre se quiser estar a uma distância a pé do centro. Se quiser economizar, vá para o lado da estação Roma S. Pietro.

  • Pousada Econômica: San Peter Rome B&B (nota 8.5, $$) – pousada com ótimo custo-benefício, que nós já testamos. Fica pertinho do Vaticano.
  • Pousada Confortável: Ottaviano Guest House (nota 8.6, $$) – pousada confortável do lado dos Museus do Vaticano.
  • Hotel 3 estrelas: Hotel Diplomatic (nota 8.1, $$$) – fica do lado do Castelo de San Angelo, bem perto do centro
  • Hotel 4 estrelas: NH Collection Roma Giustiniano (nota 8.4, $$$) – muito bem localizado e confortável.

Hotéis em San Giovanni, Roma: para quem quer fugir da muvuca

Outra opção de onde ficar em Roma que é perto do centro, mas em uma região um pouco mais residencial. O bairro é atendido por uma estação de metrô (San Giovani) e fica relativamente perto do Coliseu, que está a pouco mais de um quilômetro de caminhada.

Nessa região você também vai achar restaurantes e turistas, claro, embora os últimos estejam em menor número do que no Centro Histórico. Além disso, os preços de hotéis confortáveis são bem mais baixos.

A grande atração turística que você vai encontrar nesse bairro é a Basílica São João do Latrão, que é a Catedral Oficial do Bispo de Roma. Sim, ele mesmo, o Papa Francisco. Por isso, esse templo tem importância fundamental para a fé católica, comparável a da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Clique e veja várias opções de hospedagem em San Giovanni

Onde ficar em Roma: vale a pena ficar mais afastado?

É claro que existem outras regiões bacanas em Roma e até mesmo fora dela. Se você já esteve lá antes ou precisa economizar na hospedagem sem perder no conforto, a melhor dica é buscar opções em bairros fora do centro, como Roma Aurelia, onde a equipe do 360 já ficou duas vezes, em hotéis de 3 ou 4 estrelas com preços camaradas.

Veja a lista das melhores áreas fora do centro de Roma

É que essas regiões mais residenciais costumam ter mais opções de apartamentos e guesthouses de boa qualidade, com um preço bem mais convidativo do que no centro.

Dali você pode pegar ônibus até as regiões mais centrais ou também aproveitar das estações de trem ao longo de Roma, que em poucos minutos te deixam em Termini. Só aumenta o tempo de deslocamento.

Como ir dos aeroportos de Roma para o hotel?

Entenda como se locomover do aeroporto de Roma para seu hotel. E veja dicas de hospedagem próxima aos aeroportos romanos, caso você tenha um voo muito cedo ou uma conexão em Roma que justifique ficar perto do aeroporto.

Fiumiccino

O Aeroporto Internacional de Fiumiccino é o principal aeroporto de Roma, de onde chegam e partem a maioria dos voos internacionais. O aeroporto fica a 30 km do centro.

A forma mais rápida e confortável de ir de Fiumiccino ao centro é com o Trem Expresso Leonardo da Vinci. A passagem custa 14 euros e pode ser usada em qualquer horário no dia em que for comprada. Pode ser comprada com antecedência no site da Trenitalia ou diretamente nas máquinas no aeroporto. Recomendo usar o trem para evitar engarrafamentos e chegar rápido no hotel. O trem leva 30 minutos entre o Fiumiccino e Termini.

Também é possível ir de ônibus entre Fiumiccino e Termini – várias empresas fazem o trajeto, que custa cerca de 7 euros quando comprado com antecedência. 

Dá para um táxi / uber do aeroporto para o centro, mas é mais aconselhável contratar um transfer privado previamente. Veja a disponibilidade dessa opção com bons reviews, por a partir de 70 euros para grupos de 3 pessoas.

Hotéis perto do aeroporto de Fiumiccino

Dentro do Aeroporto você encontra alguns hotéis. Além disso, Fiumiccino é uma cidadezinha na costa da Itália, com algumas boas opções de hotéis e pousadas:

Ciampino

O aeroporto de Ciampino recebe principalmente voos de cias aéreas low cost. É bem menor e tem bem menos serviços e amenidades que Fiumiccino.

Não há trem conectando Ciampino ao centro de Roma. Mas diversas empresas fazem o transporte de ônibus, que custa a partir de 6 euros, quando comprado com antecedência.

Dá para um táxi / uber do aeroporto para o centro, mas é mais aconselhável contratar um transfer privado previamente. Veja a disponibilidade dessa opção com bons reviews, por a partir de 70 euros.

Hotéis perto do aeroporto de Ciampino

Já me hospedei perto de Ciampino numa gueshouse baratinha e confortável. Eu recomendo você não seguir o impulso de dormir lá, porque Ciampino é daqueles aeroportos que fecham a noite e não tem onde ficar a não ser o chão.

Está montando um roteiro pela Itália?

O 360meridianos tem guias completíssimos e sempre atualizados para você decidir onde ficar em várias de cidades italianas. Tudo feito com base na experiência de mais de uma dezena de viagens pelo país:

O seguro viagem é obrigatório na Itália?

Sim, o seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa, inclusive na Itália, e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o melhor seguro para a Itália e entenda a diferença para o seguro do INSS.

O 360meridianos faz parte do programa de afiliados do Booking.com

Inscreva-se na nossa newsletter

4.8/5 - (6 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

64 comentários sobre o texto “Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

  1. Buenas!!

    Ja chegamos a pincelar algo sobre a região do Termini em um post sobre Paris (fiz um comentário infeliz…mas acabamos por nos entender kkkk)…

    Minha pergunta e simples: Estou indo a Roma sozinho e pela primeira vez. Estar seguro em lugar que vou estar sozinho é algo de primeira importância para mim. Estou procurando pelos famosos Party Hosteis…mas so acho na região do Termini (Yellow e etc….). Indicaria outro fora desta região? Honestamente, estou resistente…

    Esta região, à noite, seria algo como a Praça Dam em AMS?

    Grato,

  2. Estou na dúvida entre ficar no Trastevere ou Centro Histórico. A princípio nosso perfil seria mais Trastevere, porque preferimos ficar em áreas mais frequentadas pelos locais (onde geralmente se come melhor, não sendo comida voltada para turistas), e com opções noturnas de restaurantes. Porém, como vamos na baixa temporada, cogito ficar no centro histórico, onde teria maior facilidade de chegar aos pontos turísticos. Por ser baixa, os hoteis estão mais em conta, e penso que não teríamos o problema da aglomeração de turistas (fico na dúvida se encontramos nessa região central restaurantes mais autênticos, como encontrados no Trastevere ou Monti).Vamos no final de fevereiro/2017.
    Talvez Campo de’ Fiori ou Monti sejam um meio termo interessante.
    Poderia dar uma sugestão?
    Parabéns pelo site.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.