fbpx

O que fazer em Auckland: roteiros para 2, 3 ou 5 dias

Você vai escutar muita gente dizer que não há muito o que fazer em Auckland e que a beleza da Nova Zelândia está nas belas paisagens de fundo de tela do Windows. Discordo.

Quem ama a diversidade dos lugares cosmopolitas tem muito o que ver por ali e pode aproveitar muito bem dois ou três dias antes de explorar o restante do país – que sim, é dos lugares mais bonitos que já vi.

A cidade é caldeirão de lava e culturas. Lava porque, como boa parte da Nova Zelândia, Auckland está em cima de nada mais, nada menos, que 50 vulcões. Todos eles extintos ou em sono profundo há 600 anos, é verdade.

O que fazer em Auckland: guia para explorar a nova zelândia

Culturas porque, no meio dos mais de um milhão de habitantes da cidade – um terço da população do país – existem centenas de imigrantes chineses, malaios, indianos, polinésios e de outras partes do mundo. Sem falar nos 250 mil turistas que desembarcam na cidade todos os meses e no povo Maori, população nativa da Nova Zelândia que ainda preserva, mesmo que pouco, sua antiga cultura.

Principal porta de entrada da Nova Zelândia, Auckland não guarda exatamente as maiores atrações turísticas da terra dos Kiwis, mas encanta pela organização, limpeza e pelo clima cosmopolita em um país que conta mais cabeças de gado do que de gente. Veja agora algumas dicas de viagem e o que fazer em Auckland.

Quantos dias ficar em Auckland

ara realmente aproveitar e conhecer Auckland em sua totalidade, eu recomendaria um mínimo de 3 a 4 dias. Isso permitirá que você explore os principais pontos turísticos da cidade, experimente a culinária local e ainda tenha um pouco de tempo para relaxar ou descobrir alguns cantos menos conhecidos da cidade.

No entanto, se você tiver mais tempo disponível e quiser explorar as áreas ao redor de Auckland, como as incríveis ilhas da Baía de Hauraki ou a beleza natural de Waitakere Ranges, você pode facilmente passar até uma semana sem ficar sem coisas para ver e fazer.

Qual a melhor época para visitar Auckland

Auckland tem um clima temperado, o que significa que é relativamente amena durante todo o ano. No entanto, existem algumas diferenças sazonais que podem afetar a sua viagem.

  • Verão (dezembro a fevereiro): Se você adora praias e clima quente, o verão é a melhor época para visitar Auckland. Com temperaturas médias de 20-25 graus Celsius, é perfeito para explorar as praias, realizar passeios de barco na Baía de Hauraki ou visitar as vinícolas na Ilha de Waiheke. Mas lembre-se, o verão é a alta temporada na Nova Zelândia, por isso espere mais turistas e preços mais elevados.
  • Outono (março a maio): As cores do outono fazem desta uma época maravilhosa para visitar. As temperaturas ainda são agradáveis, mas as multidões de verão já se foram. Se você gosta de caminhar, é uma época ideal para explorar os parques e trilhas ao redor da cidade.
  • Inverno (junho a agosto): Embora seja a estação mais fria, os invernos em Auckland são bastante amenos, com temperaturas variando entre 8-15 graus Celsius. Se você não se importa com um pouco de chuva, pode encontrar boas ofertas de alojamento durante este período. Além disso, é a época ideal para visitar as famosas pistas de esqui da Nova Zelândia.
  • Primavera (setembro a novembro): A primavera é uma época linda para visitar. Há menos turistas do que no verão e as temperaturas são agradáveis, tornando-a uma ótima época para atividades ao ar livre.

O que fazer em Auckland: principais atrações

As principais atrações e atividades para fazer em Auckland são:

  • Queens Street e arredores
  • Skytower
  • Museu de Auckland
  • Albert Park
  • Fish Market
  • Harbour Bridge
  • Vulcões: One Tree Hill, Mount Eden e Rangitoto
  • Praias da North Sore

Vai pra Auckland e quer viajar conectado? Aqui você pode reservar o seu sim card para retirá-lo no aeroporto.

Atrações no centro de Auckland

1. Queens Street

Queens St., no centro de Auckland

O melhor lugar para começar a explorar a multicultural Auckland é, sem dúvida, a Queens Street. É que a homenagem à rainha não foi despropositada: a rua é o principal centro comercial da cidade e possui diversas lojas, hotéis e restaurantes, além de uma vida noturna agitada.

Não é brincadeira quando digo que é um dos lugares onde o pulso de Auckland realmente bate forte. O que você vai encontrar por lá? Bem, de lojas chiques a pequenos mercados, de restaurantes finos a lanchonetes baratinhas, há algo para todos. E sabe o que é mais legal? Tudo isso está misturado numa incrível mistura de prédios históricos e arranha-céus ultra-modernos.

É praticamente impossível falar de Queen Street sem mencionar as compras. Ali há tanto as lojas de marca quanto as boutiques locais. À noite, a rua se transforma. Os neons das lojas dão lugar às luzes dos teatros e dos cinemas. Não deixe de provar o bolo de cenoura do “The Coffee Club”.

Os restaurantes ficam cheios de famílias e amigos desfrutando de uma boa refeição, enquanto os bares começam a se encher. Se você gosta de música ao vivo, visite o “Whammy Bar” para curtir um som.

Uma coisa que eu adoro na Queen Street é o quanto ela está sempre em movimento. Tem sempre alguma coisa acontecendo, seja um desfile, um mercado de agricultores ou até uma performance de rua. É o tipo de lugar onde você pode simplesmente sentar em um banco e observar o mundo passar.

2. Skytower

Ali pertinho está, talvez, o maior cartão-postal da cidade, a Skytower (NZ $32, Victoria St. W), que é nada menos que a estrutura mais alta do hemisfério sul.

E quando digo alta, estou falando de 328 metros de pura adrenalina! Ela realmente domina o horizonte da cidade e oferece as vistas mais deslumbrantes de Auckland que você poderia imaginar.

A plataforma de observação está localizada a 220 metros de altura e, acreditem, é de tirar o fôlego. Dá pra ver a cidade inteira, as ilhas ao redor, e em dias claros, até 80 km de distância.

E se você é daqueles aventureiros corajosos, tem algo muito especial te esperando. Já ouviu falar do SkyJump? É isso mesmo, um salto controlado, estilo base-jump, direto da torre! E se quiser algo um pouquinho menos intenso, mas ainda emocionante, você pode optar pela SkyWalk, uma caminhada ao ar livre ao redor da perímetro da torre. A vista é de arrepiar!

Mas não é só de alturas vertiginosas que a Sky Tower vive. Lá embaixo, no térreo, há uma variedade de restaurantes, cafés e até um cassino. Uma dica: O restaurante Orbit, que gira 360 graus enquanto você desfruta da sua refeição, vale super a pena. Já pensou jantar olhando toda a cidade iluminada à noite?

3. Albert Park

No meio do agito do centro de Auckland, o Albert Park é como um oásis verde. É o lugar perfeito para relaxar depois de um dia agitado explorando a cidade. E, olha só, o Albert Park não é só um monte de grama e árvores, não! Ele está cheio de atrações interessantes.

Para começar, o parque abriga uma série de belas esculturas e fontes – a fonte da rainha Vitória é uma das minhas favoritas. Dá para fazer um mini tour de arte enquanto você passeia, imaginem só!

E não podemos esquecer do relógio floral, um dos destaques do parque. O Albert Park também tem um bandstand (uma espécie de coreto) histórico onde às vezes acontecem apresentações ao vivo. E se você está procurando um pouco de história, não deixe de conferir a estátua de Sir George Grey, um dos governadores mais famosos da Nova Zelândia.

4. Museu de Auckland

Fachada do Museu de Auckland

Museu de Auckland (The Auckland Domain, Parnell, Auckland Central) já vale a visita só por sua fachada, uma bela construção em estilo neoclássico, cercada por jardins. Já dá para tirar umas fotos incríveis antes mesmo de entrar.

O Museu de Auckland abriga uma coleção extensa de arte e artefatos Maori e do Pacífico. É aqui que você vai se deparar com a fascinante cultura Maori, entendendo melhor sua história, arte, lendas e muito mais. E não tem como deixar de falar da canoa de guerra Maori – Waka Taumaru – ela é impressionante!

Se você é fã de história natural, também vai adorar. Existem exposições inteiras dedicadas à fauna e flora da Nova Zelândia, incluindo um modelo em tamanho real de uma baleia! E se você quiser viajar ainda mais no tempo, pode explorar os fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos. Já pensou em dar de cara com um Moa gigante?

E sabe o que é mais legal? O Museu de Auckland não se contenta só com o passado. Ele também explora o presente e até o futuro, com exposições interativas de ciência e tecnologia.

Essa vai ser provavelmente a primeira vez que você vai ver um Kiwi de verdade, mesmo que empalhado. O museu fica dentro de um parque, o Auckland Domain e, assim como em muitos museus de Auckland, não cobra ingresso, apenas uma doação que fica a critério do visitante.

E depois de tudo isso, nada melhor do que relaxar no café do museu, aproveitando uma bela xícara de café e um delicioso lanche. É o lugar perfeito para descansar e absorver tudo o que você aprendeu.

5. Fish Market

Siga em direção ao porto da cidade. Lá dentro fica o Fish Market (22 Jellicoe St, Freemans Bay,), um ótimo lugar para você provar algumas das delícias da culinária local. O lugar é imperdível para os amantes de frutos do mar e para quem curte uma boa comida.

O Fish Market é um dos lugares mais autênticos de Auckland. Localizado no agitado Wynyard Quarter, ele é recheado de barracas vendendo os frutos do mar mais frescos que você pode imaginar. De ostras a lagostas, de camarões a peixes coloridos, você vai encontrar de tudo por lá. E acredite, dá para sentir o cheirinho do mar só de andar por ali!

Mas, sabe o que é melhor que comprar frutos do mar frescos? É poder experimentá-los ali mesmo! O mercado também abriga diversos restaurantes e barracas de comida onde você pode provar todas essas delícias preparadas na hora. De sushi a peixe frito, de paella a mariscos grelhados. E a dica é: não deixe de experimentar o fish and chips, uma especialidade local.

A dica é visitar o mercado às quintas-feiras ou primeiros domingos de cada mês, quando os restaurantes fazem promoções especiais e viram palco para apresentações musicais.

Mas se você quer levar a experiência para o próximo nível, que tal uma aula de culinária? Sim, o Fish Market também oferece cursos onde você pode aprender a preparar pratos incríveis com frutos do mar. É uma ótima maneira de levar um pedacinho de Auckland para casa!

Agora, eu sei o que vocês estão pensando: “Eu não gosto de frutos do mar, e agora?” Calma, também tem opções para você! No mercado, você vai encontrar outras delícias como hambúrgueres, pizzas e até sorvetes. Ninguém fica de fora!

6. Harbour Bridge

Harbour Bridge de Auckland

De lá se pode ver a Harbour Bridge, um dos cartões postais da cidade com ótimas vistas panorâmicas da cidade. Com seus oito trilhos de tráfego atravessando o Waitematā Harbour, a ponte é uma das melhores maneiras de se admirar Auckland, especialmente no nascer ou o pôr do sol.

Para os mais corajosos, existe a Harbour Bridge Bungy, a única atividade de bungee jump marítimo da Nova Zelândia. Se você está se sentindo aventureiro, vai adorar a sensação de mergulhar em direção ao oceano azul com a cidade de Auckland ao fundo. É pura adrenalina!

Agora, se a ideia de pular de uma ponte te assusta (te entendo totalmente), tem uma outra opção: a Harbour Bridge Climb. Essa escalada guiada vai te levar ao topo da ponte, onde você pode desfrutar de vistas incríveis de 360 graus da cidade. É um pouco menos assustador, mas igualmente emocionante.

Além das vistas e aventuras, a Harbour Bridge também se transforma em uma festa de cores durante o Auckland Festival of Lights. A ponte é iluminada com luzes LED que dançam no ritmo da música. É um verdadeiro show de luzes!

Vulcões em Auckland e arredores

É de se esperar que algumas das principais coisas para fazer em Auckland sejam os vulcões. Afinal, a cidade está em uma ilha vulcânica, não é mesmo? Como já foi dito, Auckland tem 50 deles: de todas as formas e tamanhos, cones, lagoas, lagos, ilhas e depressões.

Alguns dos mais importantes são o o One Tree Hill, o Mount Eden e o Rangitoto (que significa “céu sangrento” em maori).

7. One Tree Hill

One Tree Hill, vulcão em Auckland

One Tree Hill, ou Maungakiekie, como é conhecido pelos Maori, é muito mais que um parque. É um monumento, uma reserva natural, um ponto de observação e, claro, um lugar cheio de histórias e lendas. Já deu para ver que vai ser um passeio e tanto, né?

No topo da colina, você vai encontrar o Obelisco de John Campbell. Este é um monumento em homenagem aos Maori e uma importante lembrança do passado da Nova Zelândia. Além disso, você vai notar que a vista lá de cima é simplesmente impressionante. Você consegue ver a cidade inteira, a baía e até mesmo as montanhas ao longe. É um ótimo lugar para um piquenique, uma sessão de fotos ou apenas para respirar e apreciar a paisagem.

Agora, sobre a árvore solitária que dá nome ao lugar… bem, essa é uma longa história. A colina já teve uma árvore solitária no topo, mas ela não está mais lá. A história da árvore é cheia de altos e baixos, incluindo atos de vandalismo e tentativas de replantio. Mas, mesmo sem a árvore, o lugar mantém seu charme e seu nome histórico.

Dentro do parque, existe uma fazenda em funcionamento com ovelhas e vacas pastando. É uma cena bem bucólica e uma oportunidade incrível de ver de perto a vida rural sem sair da cidade.

8. Mount Eden

Mount Eden, vulcão em Auckland

O Mount Eden é o mais alto cone vulcânico da cidade e era considerado sagrado pelos Maori. Com 196 metros de altura, a subida até o topo é uma aventura em si, mas não é muito difícil, então todos podem ir.

E a vista lá de cima é de arrepiar! A cidade de Auckland se estende aos seus pés em todas as direções, com a Sky Tower se destacando e a bela costa ao fundo. Garanto que vai render fotos incríveis!

Mas Mount Eden não é só um ótimo lugar para ver a cidade. É também um importante sítio histórico Maori. A colina era usada como um pā, ou fortificação, e você ainda pode ver os restos de terraplenagens e depósitos de alimentos por lá. O nome Maori para o monte, Maungawhau, significa “Montanha da Vinha do Fantoche”, referindo-se a uma lenda local. Não é demais poder caminhar onde uma cultura tão rica viveu há séculos?

O vulcão possui uma cratera simétrica com 50 metros de diâmetro e é uma das opções de passeios naturais mais populares em Auckland. É proibido descer até a cratera para preservar o local, mas dá para contorná-la e apreciar de vários ângulos. É uma visão bem única, garanto! A subida partindo da base dura cerca de 10 minutos. Para chegar pegue um ônibus ou táxi para a 250 Mt Eden Rd.

9. Rangitoto

Rangitoto, em Auckland

Rangitoto é o maior vulcão e também o mais jovem deles, só se formou há 600 anos. O lugar é uma ilha, então a melhor maneira de chegar é de ferry (NZ$ 30). A viagem saindo do centro de Auckland leva cerca de 30 minutos e, acreditem, a travessia por si só já vale a pena.

A ilha é quase inteiramente coberta por campos de lava e florestas de samambaia, criando uma paisagem verdadeiramente única. É como caminhar em outro mundo!

Subir até o topo do cone vulcânico é uma atividade obrigatória. A caminhada leva cerca de uma hora e é moderadamente difícil, mas gente, a vista lá de cima compensa! Você poderá ver toda a baía de Auckland, a cidade ao longe e as ilhas vizinhas. E não se esqueçam de dar uma espiada na cratera do vulcão!

Além de caminhar, você pode explorar as incríveis grutas de lava da ilha. Não esqueça de levar uma lanterna para essa aventura subterrânea!

E para os amantes da natureza, Rangitoto é um verdadeiro paraíso. A ilha é um santuário de pássaros e abriga uma grande variedade de espécies, incluindo o raro papagaio-do-mar da Nova Zelândia. E não se esqueça de procurar pela maior floresta de pohutukawa do mundo – é especialmente deslumbrante quando as árvores estão em flor.

Aproveite também para visitar algumas estruturas construídas na segunda guerra. Site oficial.

10. Praias da North Shore

Praias da North Shore de Auckland

O North Shore é uma parte de Auckland conhecida por suas praias lindas, cada uma com seu próprio charme e características. Dá para passar dias explorando essa área e ainda achar algo novo em cada esquina.

Deixa eu dar uma ideia do que você pode esperar:

  1. Takapuna Beach: Uma das praias mais populares e acessíveis do North Shore, Takapuna é perfeita para um dia em família. Tem uma areia dourada maravilhosa, águas claras para nadar e até uma trilha costeira que leva a outras praias. E o melhor de tudo, tem várias opções de cafés e restaurantes por perto. Uma dica: experimente o café da manhã à beira-mar!
  2. Cheltenham Beach: Localizada perto da histórica vila de Devonport, Cheltenham Beach é um pedacinho tranquilo do paraíso. De lá, você tem uma vista incrível de Rangitoto e pode aproveitar a água calma para um mergulho relaxante. E, se quiser fazer um passeio cultural, o Forte North Head fica bem próximo.
  3. Milford Beach: Esta é uma praia tranquila e familiar, com um grande parque na beira da água – perfeito para um piquenique após um mergulho. Se você gosta de caminhadas, há uma trilha que leva ao norte, passando por várias praias até chegar a Takapuna.
  4. Long Bay Regional Park: Se você está em busca de natureza, esta é a praia para você. Long Bay é um grande parque à beira-mar com uma praia linda, trilhas para caminhada e até mesmo um local histórico Maori. É um ótimo lugar para passar o dia todo.
  5. Browns Bay: Esta praia tem uma atmosfera de cidade pequena, com lojas locais e cafés aconchegantes. A praia é linda e segura para nadar, e há um playground para as crianças.

Bairros fora do centro

Auckland é cheia de vizinhanças charmosas e interessantes para conhecer! Se você tiver pouco tempo, vale a pena contratar um tour de bicicleta que te leva a esses lugares!

11. Ponsonby: O Bairro Moderninho de Auckland

O Ponsonby é cool, chique, cheio de energia. A rua principal aqui é a Ponsonby Road, e garanto que vocês não terão um momento de tédio nessa parte da cidade.

Querem fazer compras? Ponsonby Road é o lugar! Aqui, vocês encontrarão uma variedade incrível de lojas, desde boutiques de designers locais a lojas de artigos vintage superdescolados. Se você é como eu e ama garimpar peças únicas, vai se sentir em casa!

Agora, vamos falar de comida (eu sei, é a parte que todo mundo estava esperando!). Ponsonby é um verdadeiro paraíso gastronômico. Você encontra de tudo por aqui: cafés aconchegantes, restaurantes gourmet, culinária internacional e, claro, algumas das melhores opções de comida de rua que Auckland tem a oferecer. E não importa o que você escolher, uma coisa é certa: você vai comer MUITO bem!

E depois de um dia de compras e delícias gastronômicas, que tal uma noite fora? Ponsonby é conhecido por sua vida noturna. Há uma abundância de bares e clubes, cada um com seu próprio charme e estilo. Quer dançar a noite toda? Quer um coquetel em um bar tranquilo? Ou apenas um lugar legal para se sentar e conversar com os amigos? Ponsonby tem tudo isso.

Mas Ponsonby não é só compras, comida e festa. O bairro tem um lado mais tranquilo também. Vamos explorar algumas das ruas residenciais e vocês verão lindas casas vitorianas bem preservadas, jardins charmosos e, é claro, uma sensação de comunidade que faz de Ponsonby um lugar realmente especial.

12. Devonport

Vista de Devonport, em Auckland

Devonport é um bairro charmoso e histórico que parece ter parado no tempo. E chegar lá é uma aventura por si só. Pegue a balsa no centro de Auckland e em 15 minutos você estará no cais de Devonport.

Já na chegada, você será recebido por uma bela vista do skyline de Auckland. Então, preparem as câmeras!

Devonport é conhecido por suas casas vitorianas bem preservadas, lojas de antiguidades, livrarias encantadoras e cafés aconchegantes. As ruas arborizadas e a arquitetura histórica dão ao bairro uma atmosfera de “cidade pequena” que é verdadeiramente especial. É o lugar perfeito para quem quer escapar da agitação da cidade grande sem sair de Auckland.

Se você é como eu e adora história, vai adorar o Museu de Devonport. Este pequeno museu local está cheio de exposições interessantes sobre a história da área, desde os primeiros assentamentos Maori até a era vitoriana e além. Vale super a pena a visita!

Ah, e não podemos esquecer das praias! Devonport tem algumas praias lindíssimas que são perfeitas para um piquenique ou um mergulho relaxante. E o melhor de tudo? A vista para a cidade e para Rangitoto Island é absolutamente espetacular.

E se você estiver com disposição para uma caminhada, não deixe de subir o Mount Victoria ou North Head. Ambos oferecem vistas panorâmicas de Auckland e seus arredores. E North Head ainda tem a vantagem de ser um antigo local de defesa militar, com túneis e baterias de canhões para explorar.

13. Parnell

Parnell é conhecido como o bairro mais antigo de Auckland, e você pode sentir a história em cada esquina. Aqui, belas casas vitorianas e edifícios históricos se misturam com lojas modernas, restaurantes elegantes e galerias de arte. É uma mistura do antigo e do novo, do clássico e do contemporâneo.

Um dos lugares que você precisa visitar é a Parnell Road, a rua principal do bairro. Aqui, você encontrará tudo, desde boutiques charmosas a restaurantes deliciosos. E se você for um amante da arte, vai adorar as várias galerias que se alinham ao longo da rua, cada uma com seu próprio estilo e coleção. Não deixe de conferir a Parnell Gallery e a Artis Gallery!

E não podemos esquecer do Parnell Village. Esta área única é conhecida por suas lojas e restaurantes peculiares, todos situados em casas vitorianas restauradas. Passear por aqui é como voltar no tempo, com o benefício adicional de ter ótimos lugares para comer e fazer compras. E já que estamos falando de comida, Parnell é famoso por seus cafés. Então, pare em um deles, peça um flat white e aproveite o ambiente.

Para os amantes da natureza, Parnell não decepciona. O Auckland Domain, o maior parque da cidade, fica bem ao lado. É o lugar perfeito para um piquenique, uma corrida ou apenas para relaxar e apreciar a natureza. E enquanto você está lá, não deixe de visitar o Museu de Auckland e os Jardins de Inverno.

Por último, mas certamente não menos importante, Parnell abriga a magnífica Catedral de Santa Maria. A arquitetura gótica e os belos vitrais valem a visita.

Roteiros em Auckland para 2, 3 ou 5 dias de viagem

Roteiro de 2 dias em Auckland

Dia 1:

  • Comece o dia com um passeio pela Queen Street, o coração comercial da cidade.
  • Explore a Sky Tower, desfrutando das vistas incríveis da cidade e da região.
  • Visite o Albert Park para um momento de relaxamento.
  • Faça uma caminhada até o porto e aprecie a vista no Viaduct Harbour.
  • Termine o dia com um jantar em um dos muitos restaurantes de Auckland.

Dia 2:

  • Faça um passeio de ferry até a ilha de Rangitoto e passe o dia explorando a ilha e seu vulcão.
  • Retorne à cidade e passe a noite explorando o bairro de Ponsonby, conhecido por sua vida noturna vibrante.

Roteiro de 3 dias em Auckland

Dia 1 e 2: Siga o roteiro de 2 dias.

Dia 3:

  • Comece o dia com uma visita ao Museu de Auckland para aprender mais sobre a história e a cultura da Nova Zelândia.
  • Passe a tarde explorando o Domain, o maior parque da cidade, e visite o Jardim Botânico de Inverno.
  • Termine o dia com uma visita a Parnell, o bairro mais antigo de Auckland, cheio de boutiques charmosas e excelentes opções gastronômicas.

Roteiro de 5 dias em Auckland

Dia 1 a 3: Siga o roteiro de 3 dias.

Dia 4:

  • Passe o dia explorando as praias do North Shore. Você pode começar por Takapuna e seguir até Milford ou Long Bay.
  • Não deixe de visitar Devonport, uma cidade litorânea charmosa com ótimos cafés e lojas.

Dia 5:

  • Comece o dia com uma caminhada até o topo de Mount Eden para uma vista panorâmica de Auckland.
  • Passe a tarde no Auckland Art Gallery, explorando a coleção de arte da Nova Zelândia.
  • Finalize o dia no Fish Market, provando frutos do mar frescos e aprendendo sobre a cultura pesqueira da região.

Lembre-se, esses roteiros são apenas sugestões. Auckland tem muito a oferecer, então sinta-se à vontade para adaptá-los conforme seus interesses pessoais!

Onde aprender sobre a cultura Maori em Auckland

A Nova Zelândia é o lar do povo Maori, e em Auckland temos várias maneiras de nos conectarmos e aprendermos sobre essa cultura.

Vamos começar com os maraes. Os maraes são o coração da vida comunitária Maori. Eles são centros de encontro onde as pessoas se reúnem para cerimônias, reuniões, festivais e muito mais. Um dos maraes mais acessíveis para visitar em Auckland é o Marae de Orakei, localizado em Bastion Point. A visita a um marae é uma experiência imersiva que proporciona uma visão profunda das tradições e costumes Maori.

O Maori, ou Te Reo, é uma das línguas oficiais da Nova Zelândia e é uma parte fundamental da identidade cultural Maori. Você pode aprender algumas palavras básicas e frases antes da sua viagem, ou ainda melhor, participe de uma aula ou workshop em Auckland. Além de ser uma maneira divertida de aprender algo novo, é também uma forma de respeito e apreciação pela cultura Maori.

E se você é um amante da arte, vai se encantar com a arte Maori. Das esculturas de madeira intrincadamente entalhadas até tecelagem tradicional e tatuagens Maori, ou moko, cada peça de arte Maori conta uma história. O Auckland Art Gallery e o Museu de Auckland são ótimos lugares para ver a arte Maori, mas você também encontrará lindas peças em lojas de artesanato e mercados locais.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, temos a comida! A culinária Maori é uma experiência deliciosa e única. O hangi é um método tradicional de cozinhar usando buracos cavados na terra e pedras quentes para preparar uma refeição. Os alimentos cozidos desta forma têm um sabor defumado e terroso que é simplesmente incrível. Além disso, não deixe de experimentar o Rewena (pão Maori fermentado) e o boil-up (uma sopa robusta com carne, legumes e bolinhos de massa).

Imersão na cultura Maori é uma parte fundamental de qualquer visita a Auckland. É uma chance de aprender, respeitar e apreciar uma cultura única que tem uma história profunda e uma beleza impressionante.

O que fazer nos arredores de Auckland

Auckland é uma cidade incrível, mas se você tiver um tempinho extra, a região ao redor tem algumas atrações imperdíveis. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Waitomo Glowworm Caves: Localizadas a cerca de 2 horas ao sul de Auckland, essas cavernas são famosas por sua população de glowworms (larvas luminosas) que iluminam as paredes da caverna. Uma experiência verdadeiramente mágica! Dá para fazer a visita junto com Hobbinton.
  2. Hobbiton: Se você é fã de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, não pode perder a chance de visitar o set de filmagem da Terra Média em Matamata, a cerca de 2 horas ao sul de Auckland. Você pode caminhar pelas tocas dos hobbits, visitar o pub Green Dragon Inn e se sentir como se estivesse em um filme de Peter Jackson. Tem uma excursão guiada saindo de Auckland aqui.
  3. Península de Coromandel: A cerca de 2 horas a leste de Auckland, esta região é famosa por suas praias perfeitas, florestas antigas e a incrível Cathedral Cove. Um lugar perfeito para relaxar e entrar em contato com a natureza.
  4. Rotorua: Cerca de 3 horas ao sul de Auckland, Rotorua é conhecida por suas atividades geotérmicas, incluindo gêiseres, piscinas de lama e águas termais. Além disso, é um ótimo lugar para aprender sobre a cultura Maori. Leia mais sobre a cidade aqui. Se preferir, você pode contratar uma excursão de um dia a partir de Auckland.
  5. Bay of Islands: Um pouco mais longe, a cerca de 3 horas ao norte de Auckland, a Bay of Islands é um paraíso para os amantes da água. Você pode fazer passeios de barco, nadar com golfinhos, pescar ou simplesmente relaxar nas belas praias.
  6. Waiheke Island: Embora tecnicamente ainda seja parte de Auckland, Waiheke se sente como um mundo à parte. A apenas 40 minutos de ferry do centro da cidade, a ilha é conhecida por suas vinícolas, praias e trilhas de caminhada. Se você for, considere comprar o passe rápido para a ferry online, para agilizar o processo.

Hospedagem em Auckland

Em Auckland, temos muita sorte de ter uma grande variedade de opções, adequadas para todos os tipos de viajantes e orçamentos. De campings a hostels para mochileiros a luxuosos hotéis 5 estrelas, você encontrará seu cantinho na cidade.

Se quiser explorar outras opções nos melhores bairros da cidade, veja nossa seleção abaixo ou confira nosso guia de Onde ficar em Auckland: melhores regiões.

Melhores hotéis em Auckland

Encontre hospedagem em Auckland

Como se locomover em Auckland: transporte público e aluguel de carro

O sistema de transporte público de Auckland é bastante eficiente e abrange ônibus, trens e ferries. Eles cobrem a maior parte da cidade e arredores, então é bem provável que você consiga chegar aonde precisa utilizando apenas esses meios.

Os ônibus são os mais comuns e têm a rota mais extensa, percorrendo tanto o centro da cidade quanto os subúrbios. Os trens são ideais para viagens mais longas, especialmente para os subúrbios do sul e oeste de Auckland. Já os ferries oferecem uma maneira cênica e tranquila de viajar, ligando o centro de Auckland a Devonport, Waiheke Island e outros pontos da Hauraki Gulf.

Você vai precisar de um cartão AT HOP para pagar a tarifa de ônibus, trem ou ferry. Este é um cartão pré-pago que você carrega com dinheiro e depois toca em um leitor de cartões ao embarcar e desembarcar. O cartão AT HOP pode ser adquirido online, em lojas de varejo selecionadas ou nos centros de atendimento ao cliente da AT.

Para sair do aeroporto, existem diversas empresas que fazem o serviço e te deixam ou buscam no seu hotel. Algumas deles oferecem descontos para grupos de duas ou mais pessoas. Você pode contratar o seu transfer antecipadamente aqui. Custa apenas US$ 24.

Aluguel de carro na Nova Zelândia

Agora, se você quer flexibilidade total, o aluguel de carros pode ser a melhor opção, em especial se você pretende explorar outras partes do país. Nesse caso, o aluguel é não só recomendado, como quase que a única opção.

Existem várias empresas de aluguel de carros em Auckland, incluindo algumas das grandes marcas internacionais, como Avis, Hertz e Budget, bem como empresas locais. Ter um carro permite que você faça seus próprios horários, pare onde quiser e explore lugares que podem ser difíceis de alcançar com transporte público.

Para isso, costumamos usar o site da Rent Cars, que compara os preços oferecidos pelas principais empresas do mercado. Basta determinar as datas da sua viagem, escolher o modelo e fazer a reserva. Nesse texto aqui damos o passo a passo para você reservar seu carro pela internet e garantir o melhor custo/benefício.

No entanto, lembre-se de que na Nova Zelândia se dirige no lado esquerdo da estrada, o que pode ser um pouco confuso para quem não está acostumado. Além disso, o trânsito na cidade pode ser bastante intenso nos horários de pico, então planeje suas viagens para evitar o congestionamento sempre que possível.

Veja nosso guia completo sobre como alugar um carro para a sua viagem pela Nova Zelândia.

Seguro de viagem para a Nova Zelândia

Não existe obrigatoriedade de seguro de viagem para entrar na Nova Zelândia. No entanto, é altamente recomendável que você tenha um seguro de viagem para cobrir eventualidades como doenças, acidentes ou problemas de saúde.

Mesmo que você esteja apenas fazendo uma viagem curta, os custos médicos no exterior podem ser altos e um seguro de viagem pode garantir que você tenha acesso a cuidados médicos de qualidade quando precisar.

Além disso, um bom seguro de viagem também inclui cobertura para problemas como cancelamentos de voos ou perda de bagagem.

Não arrisque a sua viagem sem um seguro de viagem. Adquira o seu agora mesmo por meio desse link ou das ofertas abaixo.

Clique aqui para fazer sua cotação e use o cupom 360MERIDIANOS05 para obter desconto nos seguros de viagem! E lembre-se, pagando no pix, o desconto é ainda maior!

Seguro Viagem:
Oceania
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 750
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “O que fazer em Auckland: roteiros para 2, 3 ou 5 dias

  1. Olá Natália, comprei uma passagem pra Austrália no inicio de setembro que inclui uma parada em Auckland. Chego no sábado a tarde(08-09) e volto para o Brasil na quarta a tarde(12-09), ou seja 4 dias em Auckuland. Vc acha que e muito tempo pra ficar lá e caso seja muitos dias qual outra cidade deveria conhecer na Nova Zelândia?

    1. Kleydson,

      Com quatro dias, dá pra no máximo fazer uns bate-volta nas cidades ao redor. Tem várias atrações perto de Auckland que você pode ir e voltar no mesmo dia, como o vulcão rangitoto, as praias do Mar da Tasmânia, Waiheke Island. Se você for fã de O Senhor dos Anéis, pode ir a Hobbinton, que está a 2 horas.

      Abraços

  2. Olá!
    Estou indo a Auckland por 2 dias, mas nao faço ideia do que fazer… voltei de lá há 1 semana, quando tambem fiquei por 2 dias, mas fiquei meio perdido e sem nada pra fazer, entao nao tive uma experiência muito legal. Gostaria de saber se você recomenda algo, algum passeio de 1 dia, pra eu nao ficar a toa na cidade de novo… Já pesquisei tanto mas só me confunde mais o monte de nome estranho de ilha hahaha
    Obrigado!!!

  3. Olá!
    Estou incluindo a ida a Rangitoto na minha viagem e fiquei com uma dúvida. Vocês pagaram apenas o ferry e passearam por conta própria? Vi que tem uma opção com tour que custa o dobro do ferry atualmente ($60). Sabem se vale à pena ou não tem necessidade?
    Mais uma vez, obrigada por tantas informações.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.