fbpx

Itaúnas – ES: O que fazer na cidade das dunas e do forró

Ainda não havíamos chegado à metade de uma longa viagem pelo litoral do Brasil quando alcançamos o que, na nossa opinião, seria o ponto alto dela: Itaúnas, no ES, uma pequena vila famosa pelas dunas e pelo forró.

Não pensem que estou exagerando: foi só bater os olhos no vilarejo bucólico e nas dunas douradas para entendermos que dificilmente encontraríamos no resto do trajeto um lugar tão incrível como aquele cantinho no litoral do Espírito Santo. Mas afinal, o que fazer em Itaúnas?

Nesse post, você vai encontrar algumas informações fundamentais para sua viagem por Itaúnas, de como chegar até as principais atrações da vila que está pertinho de Conceição da Barra e na divisa do Espírito Santo com a Bahia. Vamos lá?

Leia também: Conceição da Barra: o que fazer, onde ficar e como ir!

Onde fica e como chegar em Itaúnas – ES

Localizada a 25 km de Conceição da Barra e 270 km de Vitória, a vila é acessível pela BR-101 e, depois, pela ES-209.

De Vitória, siga sentido norte até a cidade de Conceição da Barra e depois vire em direção a Itaúnas. As placas vão ser suas melhores amigas nessa jornada. E olha, a estrada tem umas vistas de tirar o fôlego, viu? A viagem dura em torno de 5 horas, então prepare uma boa playlist e curta a paisagem.

Também dá para chegar lá pegando um ônibus local. Eles partem de cidades como Vitória, São Mateus e Conceição da Barra. É uma viagem mais longa, mas ótima para sentir o gostinho da vida local e quem sabe fazer novos amigos no caminho.

O que fazer em Itaúnas: praias, forró e trilhas

A vila encanta à primeira vista, seja pelas casinhas coloridas ao redor da praça ou pela decoração neohippie dos vários bares e restaurantes dali.

No entanto, o principal atrativo de Itaúnas fica por conta da natureza. A cidadezinha é cercada por dunas gigantescas que podem alcançar até 30 metros de altura, mata verde e mar azul quentinho. Quer saber como curtir cada uma das atrações dali? Então, se liga no nosso guia abaixo!

1. Parque Nacional das Dunas de Itaúnas

Criado em 1991, 0 Parque Nacional das Dunas de Itaúnas é uma área de proteção ambiental que abriga um dos mais impressionantes conjuntos de dunas móveis do Brasil. Com areias que podem alcançar até 30 metros de altura, é como um deserto ao lado do mar. Já imaginou que cenário?

E sabe o que é ainda mais incrível? Essas dunas são móveis, o que significa que elas estão sempre mudando de lugar, impulsionadas pelos ventos fortes da região. De vez em quando dá até para ver o telhado de uma casa ou igreja da vila antiga, que teve que mudar de lugar justamente por causa da areia.

Dunas de Itaúnas e vista para a praia

Mas não é só de contemplação que vive o Parque das Dunas. Dá para fazer uma caminhada pelas trilhas de areia (lembre-se de levar água e protetor solar!). E para os mais corajosos, tem o sandboard, uma espécie de surf nas dunas.

Além disso, o parque é um santuário ecológico, lar de diversas espécies de fauna e flora. Fique de olho nas pequenas lagoas formadas entre as dunas após a temporada de chuvas, elas são um espetáculo à parte.

  • Entrada: A boa notícia é que a entrada é gratuita! Isso mesmo, você pode explorar esse espetáculo da natureza sem gastar nada.
  • Como Chegar: O acesso às dunas é feito a pé, a partir do centro de Itaúnas. A caminhada é tranquila e bem sinalizada. Prepare-se para uma boa caminhada pelas areias!
  • Melhor Horário para Visitar: O amanhecer e o pôr do sol são espetaculares nas dunas, além de terem temperaturas mais amenas. Mas qualquer hora do dia é mágica lá.

Como surgiram as Dunas de Itaúnas

A paisagem da região só existe  porque, alguns anos atrás, as pessoas destruíram a natureza local. Irônico, não? Por volta da metade do século passado, a monocultura de eucalipto acabou com a vegetação nativa da área e, com ela, foi-se embora a proteção natural que impedia que a areia das dunas invadisse a cidade.

Resultado: todo mundo teve que fugir da vila original e uma nova cidade foi construída à margem direita do Rio Itaúnas.

A vida nova dos habitantes de Itaúnas trouxe também novas perspectivas para o lugar. Desde a década de 1970, quando a última família juntou suas coisas e atravessou o rio, Itaúnas vive um período de intensa expansão do turismo, hoje a principal atividade econômica da cidade. A expansão fui tanta que, para impedir a descaracterização da vila, a construção de novas pousadas está proibida desde 2004.

Trilhas no Parque Nacional das Dunas de Itaúnas

É recomendável contratar guias locais para acompanhar as trilhas, em especial se você não tiver muita experiência no assunto.

A trilha mais famosa é a do Tamandaré, que dura apenas 40 minutos e é de nível de dificuldade baixo, mas há outras maiores e mais complexas no parque.

Esta trilha que serpenteia o coração do parque, oferecendo uma imersão na rica biodiversidade da região. Ela leva esse nome porque passa pela casa do Tamandaré, um antigo morador da vila que foi o único a ser poupado pelo avanço das Dunas.

Ele conseguiu permanecer ali até 2006, mas hoje a casa está vazia. Durante o percurso, você terá a oportunidade de ver outros marcos da vila antiga.

Para mais informações sobre as trilhas do parque, acesse o site oficial.

2. Praia de Itaúnas e por do sol nas dunas

Para chegar à praia de Itaúnas, a mais próxima da vila, é preciso atravessar toda a extensão das dunas. A paisagem do percurso é única e indescritível, apesar da grande quantidade de areia ~muito~ quente que você vai ter que enfrentar.

Lá do alto, é possível ter uma visão panorâmica da praia de um lado e do rio Itaúnas de outro. Se você tiver sorte (o que não foi o nosso caso), também é possível visitar os sítios arquelógicos que guardam desde resquícios de civilizações pré-colombianas até as ruínas da antiga vila, visíveis de tempos em tempos de acordo com o movimento das areias.

O mais fascinante é como as dunas se encontram com o mar. Essa paisagem cria um contraste que parece pintura!

A ideia é ficar na praia até a tardinha e, depois, subir as dunas para ver o por nas dunas! É algo realmente inesquecível!

Por do sol nas dunas de Itaúnas - ES

3. Museu de Itaúnas

E já que estamos falando da história da cidade, um bom lugar para começar o passeio é o museu da cidade, que abriga uma coleção interessante de fotografias antigas, objetos e artefatos que contam a história da vila e de seus moradores.

O mais emocionante é ver como a comunidade local está ligada às suas raízes. O museu não é apenas um espaço de exposição, mas um lugar de celebração da identidade e da memória coletiva de Itaúnas.

Há também uma parte especial dedicada ao Forró. Ali, você vai entender como o ritmo se entrelaça com a cultura da região e por que essa música é tão significativa para os moradores.

4. Riacho Doce, a divisa com a Bahía

A Praia de Itaúnas é a única humanamente possível de se chegar à pé. Se você está sem carro, pode contratar um motorista de buggy por cerca de R$200,00* para te levar a todas as praias da região, incluindo algumas desertas.

Quem achou o preço salgado, pode pagar um valor bem mais camarada para ser levado de Kombi à Praia do Riacho Doce, normalmente a que mais agrada os turistas. 

O rio que dá nome à praia marca a divisa entre Bahia e Espírito Santo. Ali, você pode ter o privilégio de beber nos primeiros quiosques do nordeste em um bar molhado instalado na piscina natural formada pela foz do riacho.

Por causa de graves secas na região, não é sempre que isso é possível, o que é uma pena, porque essa era uma grande experiência por ali.

5. Praia da Costa Dourada

Do outro lado da divisa, mas ainda próxima à praia do Riacho Doce, fica um paraíso intocado na Bahía (especificamente, em Mucuri): a Praia da Costa Dourada.

Com paisagem rústica, areia dourada e mar azul, essa praia merece o nome que tem!

Ao contrário da movimentada Praia de Itaúnas, a Praia da Costa Dourada é conhecida por ser mais tranquila e menos frequentada. Aqui, você encontra o espaço perfeito para relaxar, ler um livro ou simplesmente contemplar o mar.

A praia é cercada por uma vegetação de restinga bem preservada, o que adiciona um charme todo especial ao lugar.

Por ser um pouco mais isolada, a infraestrutura na Praia da Costa Dourada é limitada. Portanto, é uma boa ideia levar tudo o que você vai precisar, como água, lanches e protetor solar.

E claro, leve também um saco para trazer de volta seu lixo, mantendo a praia limpa e linda.

6. A vila de Itaúnas

A pequena Vila de Itaúnas é repleta de casinhas coloridas e parece parada no tempo. As ruas tem o charme rústico das pousadas e casas decoradas com arte local.

Vale a pena passar por ali para conhecer os bares e restaurantes locais. Não deixe também conferir o artesanato local nas diversas lojinhas espalhadas pela vila. São peças únicas que carregam a criatividade de Itaúnas, perfeitas para levar uma lembrança dessa experiência.

Como curtir o Forró em Itaúnas – ES

Mas o que faz Itaúnas ser reconhecida nacionalmente não são suas belas e intocadas praias. Detentora do título de Capital Nacional do Forró, a dança é tradição local desde os tempos da vila antiga.

Tradicionalmente, dois bares comandam a festa: O “Buraco do Tatu” e o “Bar do Forró”, que alternam os dias de funcionamento, sempre com música ao vivo.

Foi no forró de Itaúnas que grandes bandas do estilo musical – como o Fala Mansa  – foram reveladas. Dizem que, depois que os bares fecham, os forrozeiros continuam a festa nas praias ou na praça da cidade até o sol raiar. Vai dizer que você nunca ouviu aqueles versos do Chama Chuva?

“Todos me convidam pra dançar em Itaúna/ No bar do forró e no buraco do Tatu”

Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit)

Todos os anos, Itaúnas se transforma no palco do incrível Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENFIT), um evento que atrai forrozeiros de todas as partes do Brasil e até do exterior.

Realizado anualmente, geralmente em julho, o FENFIT conta com uma mistura de shows ao vivo, oficinas de dança e competições de forró, atraindo tanto iniciantes quanto dançarinos experientes.

Quem já foi, garante: a atmosfera do FENFIT é simplesmente eletrizante. As ruas de Itaúnas se enchem de música, risos e dança, criando uma experiência inesquecível para todos os presentes.

E quem perdeu a festa, não precisa esperar o próximo ano! Há também uma edição de verão que ocorre todos os anos, na virada do ano! Em qualquer um dos casos, é essencial reservar sua hospedagem com antecedência, já que a cidade lota! Reserve a sua aqui!

Buraco do Tatu

Numa cidade de forrozeiros, o Buraco do Tatu se destaca como um dos principais pontos de encontro para os amantes do forró. Mais do que um bar, é um verdadeiro ícone cultural da cidade e região.

Com música ao vivo que varia do tradicional pé-de-serra a estilos mais modernos, o lugar atrai tanto locais quanto turistas em busca de uma experiência autêntica de dança e diversão.

O bar é um ponto de encontro para pessoas de todas as idades e de várias partes do mundo. Mesmo quem chega sem saber dançar acaba se soltando e aprendendo alguns passos, graças ao ambiente acolhedor e aos dançarinos sempre dispostos a ensinar.

Bar do Forró

O Bar do Forró alterna com o Buraco do Tatu o comando das noites de Itaúnas!

O lugar respira tradição, e é conhecido por preservar e celebrar o forró tradicional, atraindo músicos talentosos de toda a região. Ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba, os visitantes dançam até altas horas, vivenciando a essência do forró e da cultura nordestina.

Onde ficar em Itaúnas: dicas de pousadas

Por conta do Parque Estadual das Dunas, que separa a vila das praias, todas as pousadas ficam no centrinho e é preciso caminhar até o mar.

Veja algumas das nossas recomendações na cidade:

  • Pousada Buriti – Piscina e ótima localização. Diárias a R$ 350.
  • Pousada dos Corais – Uma das melhores pousadas de Itaúnas, com piscina, área de lazer e ótima estrutura. Diárias a R$ 350.
  • Pousada Das Araras – Piscina ao ar livre, academia e ótimo café da manhã fazem desta a favorita dos casais. Tem também quartos triplos e quádruplos, para famílias. Diárias a R$ 400.
  • Pousada Zimbauê – A pousada mais bem avaliada de Itaúnas, segundo o sistema do Booking. Diárias a R$ 350.
  • Pousada Ka 347 – Se você procura conforto para uma viagem especial, essa é a sua pousada. Quartos com banheira de hidromassagem e piscina ao ar livre. Diárias a R$ 1100.
  • Pousada Vila Morena – Ótima localização, piscina e diárias a R$ 300.

Veja mais opções de hotéis e pousadas em Dunas de Itaúnas

Leia também: Onde ficar em Conceição da Barra e Itaúnas, no ES

Vale a pena alugar um carro para conhecer Itaúnas?

O que fazer em Itaunas, ES

Se a ideia é ter total liberdade para descobrir a região ao seu próprio ritmo, ou se você pretende visitar outros destinos do litoral baiano e capixaba, então, sim, alugar um carro pode ser muito vantajoso!

Com um veículo à sua disposição, você tem a flexibilidade para visitar praias mais distantes, explorar belezas naturais escondidas e talvez até estender suas aventuras para as cidades vizinhas.

Além disso, viajar de carro oferece um conforto e conveniência significativos, especialmente se estiver com a família ou um grupo de amigos, ou se planeja levar equipamentos para a praia ou fotografia.

No entanto, é importante considerar os custos adicionais envolvidos, como aluguel, combustível e seguro. Além disso, é bom lembrar que Itaúnas é uma vila pequena, e muitas de suas principais atrações são acessíveis a pé ou de bicicleta.

Caso você opte por isso, recomendamos que reserve seu veículo com antecedência. Para isso, utilizamos a RentCars. Eles são um comparador que inclui basicamente todas as opções de locadoras, das mais tradicionais como às mais baratinhas.

Eles são parceiros aqui do blog exatamente porque oferecem excelentes condições de aluguel, com diárias muito baixas, possibilidade de pagar as reservas em reais, sem IOF e parcelamento em até 12 vezes. Clique aqui para fazer sua cotação sem compromisso.

Qual a melhor época para visitar Itaúnas?

A alta temporada em Itaúnas acontece principalmente durante os meses de verão, de dezembro a fevereiro, quando o clima é quente e ensolarado, ideal para aproveitar as praias e as atividades ao ar livre.

É também uma época de grande movimento, com muitos turistas e uma atmosfera vibrante. Se você gosta de agito e não se importa com um pouco mais de gente nas praias e nas ruas, este é o momento perfeito.

Além disso, o famoso Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENFIT) acontece geralmente em julho e dezembro, atraindo uma multidão de amantes do forró. Se você é fã desse ritmo, considerar essa época pode ser uma ótima escolha.

Quantos dias ficar em Itaúnas?

Se você deseja simplesmente relaxar na praia, aproveitar o sol e o mar, um período de 3 a 5 dias pode ser suficiente.

Já se você é fã de música e dança, pode querer ficar tempo suficiente para aproveitar algumas noites de forró ao vivo. Isso pode adicionar alguns dias à sua estadia.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Itaúnas – ES: O que fazer na cidade das dunas e do forró

    1. =) Obrigada Tiago! Que bom que você que você gostou! Como boa mineira tenho uma relação especial com o ES!

      Abraços!

  1. Que saudade enorme de Itaúnas. Ja fui nessa vila tantas vezes, e ja tive bolha no pé de tanto dançar forró por lá.A última vez que estive aí foi em 2007 (ou seria 2008?)1 semana antes do carnaval. Não tinha uma viva alma turística além de nós e foi perfeito. Vale lembrar também que todo ano em Julho tem um festival de forró em Itaúnas que é um evento super importante para o pessoal do forró. Vai gente do Brasil todo, é uma ótima oportunidade de conhecer a alma forrozeira da vila. O reveillon por lá também é bem disputado.

    1. Ei Liliana! Até eu que não danço nada de forró (seu péssima, rs) amei a cidade, mas com certeza quem é fã do ritmo tem muito a aproveitar pro ali! Obrigada pelas dicas! =)

      Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.