fbpx
Tags:
Atlas: Roma, Itália

Os 12 principais pontos turísticos de Roma: atrações no mapa!

Roma é uma das cidades mais fascinantes do mundo, goste você de história ou não. Os pontos turísticos de Roma são monumentos com séculos de existência, que impressionam até o mais tarimbado dos viajantes. Estivemos lá mais de cinco vezes, e sabemos que nunca faltam coisas para fazer na capital italiana. Por isso, fizemos uma lista de o que fazer em Roma com ideias para iniciantes e iniciados.

Vai para Roma? Então não deixe de ler:
Onde ficar em Roma, um guia dos bairros da cidade
Onde comer em Roma: 12 dicas de restaurantes
Lendas e mitos: um passeio pela história romana

Os 12 principais pontos turísticos de Roma:

No mapa, marcados com estrela estão as 12 principais atrações da cidade listadas neste post. Os demais pontos marcados com a setinha azul são lugares extras para você incluir no seu roteiro, se tiver mais tempo.

Dica esperta: No primeiro domingo do mês, quase todas as atrações turísticas de Roma, de monumentos históricos a museus, são gratuitas.

  • Coliseu

O maior símbolo do Império e ponto turístico de Roma. Com quase 2 mil anos de idade, o Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi palco de muitas histórias. No auge, o antigo estádio acomodava de 50 a 70 mil pessoas, todas em busca daquilo que os romanos chamavam de entretenimento: execuções, batalhas de gladiadores e brigas de animais.

Leia nosso texto com curiosidades e dicas para visitar o Coliseu. Saiba também que existe uma opção maravilhosa de fazer um tour noturno no Coliseu, que inclui a visita ao subsolo do maior símbolo de Roma. Contamos aqui como é o passeio. 

Pontos turistico de Roma Coliseu

O ingresso é o mesmo para o Coliseu, o Fórum e o Palatino. Comprou um, entrou nos três. Vale a pena comprar com antecedência para fugir das filas gigantescas! Custa 12 euros.

  • Fórum Romano e Palatino

Há 2 mil anos, ao entrar no Fórum Romano, você encontraria lojas, praças e o centro comercial da cidade. Hoje, você só encontra pedras e ruínas de vários antigos templos e outros monumentos comemorativos do período romano, como o Templo de Saturno, que foi inaugurado 500 anos antes de Cristo, ou o Arco de Tito, que é do ano 67 d.C., e foi construído para comemorar a conquista de Jerusalém.

Forum Romano em Roma, Itália

O Fórum é um daqueles lugares que fazem você se sentir no mundo antigo, pensar em como eles viviam e dizer: “Então os livros de história contavam a verdade”.

O Palatino faz parte da mesma área de visitação: é o morro que fica entre o Fórum Romano e o Circus Maximus, que era uma arena de corridas. Diz a lenda que foi na colina do Palatino que Rômulo fundou Roma. Os palácios dos Césares ficavam por ali, o que significa que você vai pisar onde pessoas como Tibério, Calígula e César Augusto viviam.

Veja também: Guia detalhado para conhecer o Fórum Romano sem ficar perdido

forum romano templo de festas

Aqui, cabe a mesma dica do Coliseu: as filas são quilométricas. Mesmo. É possível reduzir esse problema comprando o ingresso pela internet. É possível inclusive visitar o Fórum e o Palatino em um dia e o Coliseu no outro.

  • Fórum de Trajano e Fórum de Augusto

A avenida que leva da Praça Veneza até o Coliseu é chamadaVia dei Fori Imperiali, ou via dos Fóruns Imperiais. Nela, você estará cercado dos antigos centros construídos, principalmente, pelos imperadores Trajano e Augusto. Dos dois lados da avenida é possível observar, gratuitamente!, detalhes dessas escavações arqueológicas.

É ali que também fica o Mercado de Trajano, uma construção imponente e bem preservada, considerado o primeiro “shopping” do mundo. Dentro dos antigos mercados funciona o Museu dos Fóruns Imperiais, cuja entrada é paga.

  • Vittorio Emanuelle

Não, esse não é um monumento da Roma antiga. O pomposo Monumento a Vitório Emanuelle tem 135 metros de largura e 70 metros de altura, foi todo feito em mármore branco e tem em sua entrada uma chama sempre acesa em homenagem ao “soldado desconhecido”. Contrastando com os seus vizinhos da antiguidade, o monumento foi inaugurado no início do século 20, em homenagem ao primeiro Rei e unificador da Itália, o tal Vittorio Emanuelle.

Monumento a Vittorio Emanuelle em Roma foto noturna

O local é bonito sim, mas o que o torna uma atração tão importante é que do seu terraço você tem uma das melhores vistas de Roma. É preciso pagar 7 euros para subir no último andar, de elevador panorâmico. Mas a vista realmente vale a pena!

Vitório Emanuelle, RomaVista de Roma, Itália

Vista do alto do Vittorio Emanuelle

  • Panteão

Há uma categoria de lugares que pode ser chamada de “dá vontade de chorar”. Nela se encaixa o Panteão, o único prédio da época do antigo Império Romano que ainda está perfeito. O Panteão foi feito para ser o Templo de Todos os Deuses do mundo. Foi encomendado pelo Cônsul Agripa e construído pelo Imperador Adriano, por volta de 126 d.C.

Desde o século 7 é um templo católico, a Igreja de Santa Maria e Todos os Santos (coincidência?).

Fachada do Panteão: pontos turísticos de Roma

A grande diferença do Panteão para uma igreja comum, além obviamente da história, é seu formato: é um templo circular, cuja cobertura é uma grande cúpula com uma abertura central descoberta. Mesmo já tendo quase dois mil anos, essa ainda é a maior cúpula de concreto não reforçada do mundo.

panteao por dentro

Não se assuste com a fila na entrada, porque costuma andar bem rápido. A entrada é gratuita!

  • Fontana di Trevi

O lugar onde fica a Fontana di Trevi é usado como reservatório de água desde a antiguidade. A fonte atual, um dos mais procurados pontos turísticos de Roma, foi construída no século 18. Dizem que jogar uma moeda na Fontana di Trevi garante mais uma visita a Roma. E acredite: isso vale pelo menos umas 20 moedinhas.

Fontana de Trevi em Roma: pontos turisticos

O mais impressionante de Roma são esses (muitos) pequenos momentos em que você anda por ruelas e becos bonitinhos e, meio que sem querer, esbarra com alguma maravilha que te faz tremer completamente. Com a Fontana é assim.

Um conselho que todo turista recebe – e achamos que deve mesmo ser seguido – diz que a Fontana merece uma visita noturna. Faça isso. E depois faça uma diurna. E outra noturna. E mais uma…

  • Piazza Navona

Três fontes tomam conta dessa que é uma das praças mais charmosas de Roma: Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana di Nettuno e Fontana del Moro. O local onde fica a Piazza Navona é frequentado pelos romanos desde o Império, mas só virou uma praça mesmo no século 15, por ordem do Papa Inocêncio X, que contratou ninguém menos que Bernini para fazer a fonte central.

praca Navona em Roma pontos turisticos

Ali perto fica também o Pasquino, uma das cinco estátuas falantes da cidade. E se você por acaso tiver algum problema e precisar procurar a embaixada brasileira durante a viagem, um conselho: o prédio fica na Piazza Navona.

  • Piazza di Spagna

Se você não fala italiano pode chamá-la de Praça da Espanha, muito prazer. O conjunto conta com a fonte La Barcaccia, também do Bernini – que ficou famoso depois que o Dan Brown escreveu o Anjos e Demônios – além de uma escadaria linda, construída no século 18, e a igreja Trinità dei Monti, que começou a ser construída em 1502. A escadaria sempre fica lotada de turistas sentados para descansar, tomar um gelato e aproveitar a vista.

Praca de Espanha em Roma

Nos arredores dessa praça estão todas as lojas mais chiques e caras de grife: Chanel, Valentino, Dior e muito mais.

  • Praça de São Pedro (Vaticano)

Um país minúsculo dentro de Roma. A Praça de São Pedro é outro projeto do Bernini e foi feita no século 17. Ali fica a Basílica de São Pedro, a maior Igreja da Cristandade (lá cabem até 60 mil pessoas) e também a moradia do Papa.

obelisco praca de sao pedro vaticano roma

No centro da Praça de São Pedro fica um obelisco egípcio que foi levado à Roma por Calígula. Conta a lenda que as cinzas de Júlio César estavam numa bola dourada, no topo do obelisco, até a idade média.

A entrada na Basílica de São Pedro é de graça. Também é possível fazer um tour secreto pelas catacumbas que ficam abaixo da Basílica. Para isso, é necessário reservar com antecedência!

Veja também: História e segredos do Vaticano

  • Museus do Vaticano

Sim, a fila é enorme. A dica é que você compre com antecedência: o ingresso custa 17 euros, mais 4 euros da taxa de reserva. Ou correrá o risco de ficar quase duas filas esperando para entrar. O problema é que essa espera realmente vale a pena. Para começar, é dentro dos Museus do Vaticano que fica a famosa Capela Sistina e o conjunto de afrescos pintados por Michelangelo.

Museus do Vaticano em Roma

Além disso, guarda relíquias de diversos períodos históricos, obras de artes impressionantes e tem salões e jardins lindíssimos. Meu local preferido? O Salão dos Mapas!

Contamos nesse post exatamente como é a visita aos Museus do Vaticano.

  • Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Sant’Angelo foi construído com uma função funerária: entre 123 e 139 foi construído como Mausoléu para o Imperador Adriano. Durante quase um século, manteve essa função, recebendo também as cinzas de outros imperadores romanos. Isso mudou quando outro imperador romano decidiu transformar o local numa fortaleza militar, mas o nome de religioso só veio mesmo no anos de 590. Foi aí que o Papa Gregório teve uma visão do Arcanjo Miguel anunciando o fim de uma praga que assolava Roma e resolveu ressignificar a construção “pagã”.

Castelo de Sant Angelo: Pontos Turisticos de Roma

No século 15, foram construídos apartamentos papais dentro do castelo. E existe até um corredor “secreto” que o conecta ao Vaticano. Você pode ler tudo a história e como é a visita ao Castelo de Santo Ângelo no post sobre a atração.

Não deixe de admirar o Castelo do lado de fora, onde uma coleção de estátuas de Bernini decoram a ponte que dá de entrada para a atração.

  • Trastevere

Tevere nada mais é que o nome italiano do rio Tibre, que corta Roma. Trastevere é o lugar que fica do outro lado do rio. Com ruas estreitas e becos simpáticos, é o local dos bares e restaurantes mais legais de Roma.

Tratevere Roma

O Trastevere é imperdível porque é um bairro que permite conhecer uma cidade diferente, mas ao mesmo tempo é muito tradicional. Vale a pena gastar algumas horinhas caminhando pelas suas ruelas e obviamente, nossa sugestão é que você também pare ali para beber um vinho ou um gelato.

Outros pontos turísticos de Roma

 

termas de caracalla roma

Onde ficar em Roma

Roma é muito maior do que o seu centro histórico e tem muitas opções de onde ficar. Temos um post explicadinho sobre as melhores ideias de bairros de Roma para escolher sua hospedagem. Leia!

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

44 comentários sobre o texto “Os 12 principais pontos turísticos de Roma: atrações no mapa!

  1. To planejando ir, estou fazendo as pesquisas primeiro. Queria saber se é perigoso andar por esses lugares, vou sozinha ou com minha mãe, e claro, pretendo usar e abusar de uma boa camera.
    Meu roteirO: Berlim, Amsterdam, Bruxelas, Paris, Roma e Londres.
    Ainda são pesquisas, apenas, mas quero saber se tem perigo de assaltos, assedio, fora os golpes (que inclusive já vi um post daqui no blog sobre o ultimo) Posso ir sem medo, devo ter algumas precauções em algum desses lugares?

    1. Em geral não há risco de assalto, Raquel, mas tome cuidado com furtos em lugares muito cheios, como dentro do metrô. Isso acontece bastante em todas as capitais. Cuide de seus pertences nessas horas. E fique esperta com golpes também. Mas nada muito diferente do que ocorrer aqui no Brasil.

      Abraço.

      1. diria ainda pra andar com dinheiro 1 cartao e xerox do teu passaporte deixando o original no cofre de hotel….e bolsa a tiracolo na barriga e bem ixperta…nao parar se algum estranho abordar e nao dar bola pros ciganos…….dinheiro trocado em taxi…sei q andam dando golpe com dinheiro os chofers de taxi.

  2. TUdo bem galera,então estou aqui para contar como foi minha viagem a Italia em Roma,do dia 12 de novembro até dia 20 de novembro,ou seja,fiquei 8 dias em Roma e sozinho.
    eu Fiquei no B&B LOST in Trastevere,www.lostintrastevere.it
    a Dona fala portugues muito bem e me deu muitas dicas,inclusive de lugares pertos e bons para comer com preço justo e comida perfeita!!
    O que tenho a dizer,é que Trastevere é o melhor bairro de ROma para se hospedar,e tudo ocorreu 100%bem,este B&B é muito bom custo beneficio e lugar muito aconchegante e perto de tudo.
    Os taxis não abusaram no preço,em ROma simplesmente não existe assalto nem roubo e é tudo super seguro…e também preço excelente para comer…
    Em trastevere fiquei perto de supermercado e restaurantes que comprei muitas coisas baratas de lembranças para o BRASIL,se alguém tiver alguma dúvida só perguntar que dou dicas,porém ROMA é perfeitamente segura e aconchegante…

    1. Wagner, me dê dicas de roma… Estarei hospedada perto da Estação Termini. É bom lá? Vc falou de mercado q vende lembrancinhas… onde? E comida, quais lugares sugere? Ficarei poucos dias em Roma (vou Veneza, Florença, Milão e Lisboa – na volta), queria aproveitar ao máximo! Obrigada!

  3. A roupa da guarda Suíça não é tão ridícula que esse comentário grotesco e medíocre. Sou católico e desisti de reservar algo com vocês depois disso. Não quero estragar meu passeio.

    1. Oi, Paulo.

      Antes de mais nada, peço desculpas se te ofendi ou desrespeitei sua religião. Não era minha intenção de forma alguma. 🙂 Este texto, não sei se você notou, trata todo o assunto com bom humor. Não era para ser levado a sério.

      Abraço e obrigado por sua observação.

  4. Vou ficar num B & B em transtevere,de uma moã que fala em Português,se chama B & B,o preço é bem bom e a nota no booking é 9, assim que eu voltar de viagem venho-lhes contar de minha experiencia..

    =D

  5. Vou para Roma em novembro e vou me hospedar em transtevere..ouvi que eh um excelente local para descansar depois de um dia longo com tantos lugares para visitar..

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.