fbpx
Tags:

9 fotos antigas de pontos turísticos do mundo

Qualquer pessoa tem na memória imagens de importantes pontos turísticos do mundo. Mesmo quem nunca esteve em Paris consegue descrever as belezas da Torre Eiffel e não é preciso visitar a Índia para ter certeza que o Taj Mahal é fantástico.

É lógico que conhecer esses lugares pessoalmente é sempre mais interessante, mas, na impossibilidade de viajar, belas fotos já são capazes e nos levar até o outro lado do mundo. Fizemos uma seleção de fotos de antigas lugares turísticos do mundo. Prepare-se para viajar no tempo.

Roma

A foto abaixo mostra o Coliseu, em Roma, e foi tirada pelo fotógrafo Calvert Richard Jones, em 1846. Detalhe para as pessoas usando roupas da época, no centro da foto. Há mais de 150 anos, Roma já era antiga. Veja todos os posts sobre os monumentos do antigo Império Romano clicando aqui.

Foto-antiga-do-Coliseu-Roma.jpg

Paris

A imagem abaixo é da Avenida Champs-Élysées e também foi tirada em meados do século XIX. A avenida mais charmosa de Paris era tomada por cavalos e carruagens. O Arco do Triunfo, planejado por Napoleão, já decorava a avenida. Leia mais sobre Paris na nossa série especial sobre a cidade.

Arco do Triunfo em Paris, França

Outra foto de Paris, essa tirada em 1888. Sim, a estrutura metálica em construção é a famosa Torre Eiffel, que seria inaugurada no ano seguinte. A Torre foi erguida para a Exposição Universal de 1889 e como comemoração dos 100 anos da Revolução Francesa. A previsão inicial era que a Torre Eiffel fosse desmontada em 20 anos. Leia essa história aqui.

Construção da Torre Eiffel, Paris

Outra foto de Paris, agora em 1893. Ao fundo vemos a Torre Eiffel, na época parte da paisagem da cidade há apenas 4 anos. A Torre foi odiada por muitos parisienses, que achavam que o cartão-postal era a estrutura mais feia do mundo. Por sorte a construção tinha também funções científicas, o que garantiu que ela não fosse desmontada.

Foto antiga de Paris

Londres

Tirada em 1949, essa foto da Picadilly Circus é uma das mais conhecidas que vão aparecer neste post. É que muita gente leva um quadro com essa imagem como lembrança de Londres. Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre a capital da Inglaterra.

foto-antiga-e-londresÍndia

Na época em que a foto acima foi tirada, a Índia era independente da Inglaterra há menos de dois anos. Já na foto abaixo, que mostra o Taj Mahal, o país ainda fazia parte do Império Britânico. A foto foi tirada em 1870. Detalhe para o jardim, que encobria parte do monumento, uma vista bem diferente da que existe hoje.

Foto antiga do Taj Mahal, Índia

Nova York

A foto mostra a construção do Empire State Building, entre 1931 e 1932. Foi tirada pelo fotógrafo Lewis Hine. No fundo vemos a Nova York da década de 1930.

Nova York, Estados Unidos

Machu Picchu

O mundo descobriu Machu Picchu em 1911, com a expedição do americano Hiram Bingham. A foto abaixo mostra a montanha nessa época – e sem os milhares de turistas que passam por lá diariamente.

Machu Picchu, Peru

Rio de Janeiro

E o Brasil também tem foto antiga. Na imagem abaixo vemos o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O bondinho completou 100 anos em 2012. Não deixe de ver nossos posts sobre a cidade maravilhosa.

Foto antiga do Rio de Janeiro

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “9 fotos antigas de pontos turísticos do mundo

  1. Boa tarde. Me apaixonei com a foto da India. Como posso fazer para adquirí-la e colocar na parede do meu escritorio.
    Tenho uma Agencia de Viagens e sou uma viajante frequente, mas essa foto, eu me apaixonei,

    Obrigada
    Neide

    1. Oi, Neide. Como a foto tem mais de 150 anos ela já está em domínio público. Procure no Google mesmo. Ache uma grande – se conseguir, leve numa gráfica e pronto.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.