fbpx
Tags:
Atlas: Madrid, Espanha

Como é a Imigração na Espanha? Chegada no Aeroporto de Madrid

Nesse texto você descobre como é a imigração na Espanha. Quais vão ser os documentos exigidos na chegada no aeroporto de Madrid e também no de Barcelona. O que você precisa levar e falar. E também o que fazer em casos de conexão nesse aeroporto.

O Aeroporto de Barajas, em Madrid, já foi um problema sério para o viajante brasileiro. Há alguns anos, era nesse lugar que centenas de brasileiros se encontravam com o mais temido inimigo do turista: a deportação. De artistas plásticos a idosas, muita gente foi impedida de entrar na Espanha. A ponto do governo brasileiro aplicar a reciprocidade, exigindo as mesmas coisas e barrando espanhóis que tentavam entrar no Brasil.

A crise teve fim em junho de 2012, quando o rei espanhol fez uma visita ao Brasil e os dois países firmaram um acordo de facilidade para turistas

Imigração no aeroporto de Madrid

Aeroporto de Madrid

Documentos que você precisa para a Imigração na Espanha

Ao chegar na imigração no aeroporto de Madrid (ou de Barcelona), o agente de imigração pode requerir os documentos listados abaixo. Tenha em mente que falhar em apresentá-los pode significar que sua entrada será negada.

– Passaporte com validade de três meses após a saída prevista da Europa (no mínimo);

– Comprovante de passagem de volta para o Brasil ou para fora da União Europeia;

– Comprovante de reserva de hotéis, ou Caso for ficar hospedado na casa de alguém, uma carta simples com o convite dessa pessoa;

– Itinerário de viagem, como possíveis passeios e roteiros;

– Caso a viagem seja de trabalho ou estudo por menos de 90 dias, mostrar os comprovantes e convites da atividade profissional ou da escola;

– Comprovantes de recursos financeiros (90 euros por dia e no mínimo 810 euros no total). Podem ser extratos bancários e de cartões, tirados na véspera da viagem;

– Seguro de Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Contratar o seguro é obrigatório não só para a Espanha, mas quase todos os países da Europa. Clique aqui para comparar entre diferentes seguros e escolher a opção com melhor custo/benefício e ainda garanta até 25% de desconto para nossos leitores.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Veja também:
O que é o Tratado de Schengen e por que o Seguro Viagem é obrigatório
Veja quais as melhores seguradoras de viagem para Europa

Vale lembrar que turistas brasileiros podem ficar até três meses na Europa, a cada período de seis meses.

No mais, a dica para passar pela imigração em Madrid é ficar calmo, estar relativamente bem vestido e ter toda a documentação necessária preparada para apresentar, mas somente caso te peçam. Acredito que provavelmente não vão te pedir, assim como aconteceu conosco na nossa primeira passagem por lá.  E sempre consulte as dicas do site do consulado brasileiro na Espanha antes de embarcar para o país.

Como foi minha imigração na Espanha

A primeira vez foi em outubro de 2011, antes do acordo firmado entre os dois países e no meio da crise. Eu, Naty e Lu pegamos um voo da Ibéria que partiu de São Paulo e tinha como destino Madrid. Vou confessar, eu estava morrendo de medo da imigração. É que ainda por cima aquela era a primeira parada de nossa volta ao mundo, que iria durar 10 meses. Se alguma coisa desse errado, não era apenas uma viagem para Europa que iria por água abaixo, mas a maior viagem de nossas vidas.

Numa pasta de papel, levei todos os documentos necessários: itinerário de viagem, comprovante de reserva de hotéis, extratos bancários. Juntos, nos aproximamos do oficial de imigração.

– “Brasileños? Van a la fiesta?”, ele perguntou.

– “Sim!”, respondemos.

E nossos passaportes foram carimbados, sem mais perguntas.

Planeje sua viagem: Saiba onde se hospedar em Madrid

imigração na espanha

Aeroporto de Madrid (Foto:Fernando Carmona, Wikimedia Commons)

Dois anos se passaram. Nesse meio tempo, enfrentei a imigração de duas dezenas de países e aprendi a ficar tranquilo com isso.  Como dito antes, Brasil e Espanha firmaram um acordo para deixar a imigração espanhola mais fácil, afinal um país em crise não pode abrir mão dos reais brasileiros. Por tudo isso eu estava bem mais tranquilo quando embarquei num voo da Air Europa, que liga Salvador a Madrid.

Percebemos o problema assim que chegamos no setor de imigração. Todas as filas andavam rápido, com os funcionários praticamente nem olhando para os passaportes dos turistas. Menos a nossa, que andava vagarosamente. Péssimo sinal. Com receio de que uma mudança de fila chamasse atenção pra gente, ficamos por lá mesmo.

“Brasileiros? Quanto dinheiro vocês tem?”, perguntou o espanhol.

Mostramos nossos extratos dos cartões.

“Isso pode ser falso, não vale nada”. Vocês precisam ter no mínimo 60 euros por dia para entrar na Espanha, tem que ter dinheiro vivo, sem isso não dá. Vocês têm que aprender a ler as regras antes de viajar”, completou o sujeito.

A bronca era injusta – nós tínhamos todo o dinheiro, mas não em espécie, o que não é necessário. Imagine o risco que é carregar 60 euros por dia, para 53 dias de viagem, na carteira! Óbvio, argumentamos isso, mas ele parecia irredutível. Foi nessa hora, já encarando uma deportação absurda e nossa entrada para as estatísticas de brasileiros que se deram mal Espanha, que o cara carimbou nossos passaportes e mandou a gente seguir.

Depois concluímos que o sujeito se divertia ao ver a cara de desespero e incredulidade de turistas, já que parte do nosso grupo, que passou por ele logo em seguida, também enfrentou pedidos esdrúxulos, embora diferentes.

Você vai passar pela imigração da Espanha, em Madrid? Não entre em pânico! Afinal, aparentemente a situação está bem mais tranquila hoje em dia. O único risco real é você cair nas mãos do fanfarrão do aeroporto de Barajas (evitem um careca com cara de poucos amigos).

Inscreva-se na nossa newsletter

4/5 - (3 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

270 comentários sobre o texto “Como é a Imigração na Espanha? Chegada no Aeroporto de Madrid

  1. Chegamos em Madrid às 5 da manhã, era conexão pra Nice. Tínhamos um pacote de férias. Porém na imigração o rapaz apenas olhou o passaporte e mandou seguir. Me pergunto se ele sabia que éramos um pacote ou se simplesmente não estava com vontade de conferir nada.

  2. Ola rafael tudo bem? Estive na Espanha esse ano , entrei por milao e sai por lisboa, mas excedi 15 dias dos 90 permitodos, pois tive uma gripe mto forte e fiquei impedida de viajar na data certa! Estarei voltando agora semana que vem para passar 15 dias na Espanha como nao pude concluir à viagem retornarei , vou entrar por madrid , vc acha q podem implicar cmg por esses 15 dias a mais que fiquei ?

  3. Olá
    Fui para Espanha em fevereiro/2022 entrei por Paris Málaga e Sevilha
    Logo após 2 dias tive problemas de saúde dai fiquei fazendo exames até julho passei dos 3 meses
    Quando vim em agosto sai por Lisboa e o rapaz perguntou se eu morava lá e se ia voltar disse que não que tive problemas de saúde
    E carimbou a saída
    Tenho todos os papéis para provar o motivo de ter excedido o prazo
    Pretendo voltar em março/2023
    Mas com reserva de hotel seguro passagem ida e volta tudo como antes

    O que vc Acha. Será que entro

  4. Olá,
    Vou com minha esposa para Madri. Além dos documentos de praxe, sabe dizer se estão exigindo formulário sanitário e onde preencho?

    Obrigado e parabéns pelo site

  5. Olá!

    Vou para Itália, porém minha conexão é em Madri. As pessoas falam que a imigração em Madri é uma das piores e colocam um medo retado na gente kkkk Nunca fiz viagem internacional e por aí se vê meu desespero kkk
    Enfim, vim aqui, li tudo que você postou e realmente estou mais calma.
    Parabéns pelo trabalho e obrigada por acalmar esse coraçãozinho aqui haha

    Bye.

  6. pretendo viajar pela primeira vez para espanha, gostaria de saber se posso sair da guiana francesa a espanha , mais levarei a carta convite de meu noivo que reside la.

  7. Oi ,

    Estou na espanha a mais de 5 meses. Entrei como turista, no entanto já seria a segunda vez que venho para cá , e dessa vez entrei , mas somente no 4 mês , com entrada p/ casamento etc… mas o processo esta somente comecando . Nao fiz antes porque estava faltando documentacao, por isso nao entrei no segundo mes.

    Enfim , agora estou me sentindo um pouco preso, e preciso de ir a Londres, ou talvez até voltar ao Brazil para resolver alguns negocios…As perguntas sao mtas.

    O que realmente posso ou nao posso fazer. Um amigo meu simplismente saiu do aeroporto de Malaga , depois de 6 meses , sem problema algum, nao sei se vale o risco.

    1. Oi, Doglas. Também não sei te dizer o que fazer. Se você sair, existe sim o risco de te contestarem na saída e isso dificultar um retorno. E pode não acontecer nada também, como foi com seu amigo.

      Abraço e boa sorte.

  8. Olá! Passei pela imigração em Madrid esse mês, e foi muito tranquilo! Fui com o policial barbudo, super simpático, eu estava viajando sozinha para um Festival de música clássica na Itália, com carta-convite. Ele perguntou se eu era cantora, o que cantava, quantos dias ia ficar e pronto.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.