Onde ficar em Florença, Itália: dicas de hotéis e bairros

Onde ficar em Florença, Itália: dicas de hotéis e bairros

Florença é uma obra de arte. Lá, belezas arquitetônicas disputam lugar com esculturas de gênios como Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Donatello. E só para não deixarmos ninguém de fora, Rafael Sanzio também dá as caras. Mas deixemos as tartarugas ninja para depois: se você já está com viagem marcada para o berço de renascentismo e um dos lugares mais incríveis da Europa, confira abaixo as nossas dicas e saiba onde ficar em Florença.

Vai viajar? Dica de seguro de viagem com desconto

Hospedagem no Centro Histórico de Florença

Onde ficar em Florença - Centro Histórico

Como você já deve imaginar, o centro histórico é onde tudo acontece e por isso mesmo uma das melhores opções para ficar em Florença. É ali que estão as principais atrações e também a maior concentração de turistas. Toda vez que você colocar os pés para fora do seu hotel, vai sentir como se tivesse acabado de entrar num museu a céu aberto. Parece clichê, mas essa é mesmo uma boa definição.

Se você pretende usar a cidade como base para explorar a região da Toscana, ficar em hotéis próximos à estação Santa Maria Novella pode facilitar sua vida. Já se você quiser ter uma vista privilegiada de algumas atrações incríveis, prefira estabelecimentos perto da Ponte Vecchio, da Catedral de Florença ou da Piazza della Repubblica. Evite ficar no centro histórico se o que você quer é sossego ou se você não suportar multidões de turistas.

Por ali, o Stanze del David Place, que está no coração da cidade, é uma das opções mais bem avaliadas, assim como o La Maison du Sage. Outras opções concorridíssimas são o B&B Le Stanze del Duomo e o Hotel Bretagna.

Encontre mais hotéis no centro histórico de Florença

Palácio Pitti

Essa região às margens do Rio Arno leva o nome de uma famosa construção renascentista de Florença. Ali é possível encontrar hotéis luxuosos, embora acomodações mais simples também estejam disponíveis. Colada na Ponte Vecchio, a região é vizinha ao Centro Histórico e bem servida por transportes públicos que levam às principais atrações. Ficando ali, aliás, você já vai estar muito perto de muitas delas, como o próprio Palácio Pitti.

Encontre hotéis próximos ao Palácio Pitti

Porta al Prato

A Porta al Prato, monumento que dá nome ao bairro, é um dos portões medievais mais antigos de Florença.  A velha muralha que protegia a cidade passava por ali. A região é bastante residencial e, por isso mesmo, mais tranquila que os badalados bairros turísticos. Além de hotéis, possui também uma boa quantidade de apartamentos para alugar. É bem servida de conexões de ônibus. A Estação de trem Firenze Porta al Prato é outra opção de transporte para quem se hospedar por ali. O lugar fica a 15 minutos de caminhada do Centro Histórico.

Encontre hotéis ou apartamentos em Porta al Prato

Lugarno del Tiempo

Onde ficar em Florença - Rio Arno

Outra região às margens do Rio Arno, o Lugarno del Tiempo fica entre 10 e 15 minutos de caminhada do Centro Histórico. Nessa área é possível encontrar opções de hospedagem confortáveis e que não estouram o orçamento. Como é um pouco mais afastada (lembrem-se que Florença é uma cidade pequena), o lugar tende a ser mais tranquilo e com menor fluxo de turistas. Quem não gostar de caminhar pode usar os ônibus que passam por ali para se locomover até as atrações.

Encontre hotéis em Lugarno del Tiempo

Campo de Marte

O Campo de Marte é uma região residencial a dois quilômetros do centro. Uma boa opção para quem prefere alugar apartamentos, mas também oferece pousadas e B&Bs confortáveis. O bairro é atendido pela estação de trem Campo di Marte. Ali perto, você pode caminhar pela Piazza della Libertà, o ponto mais ao norte da região histórica de Florença.

Encontre hotéis ou apartamentos em Campo de Marte

Galluzzo – Certosa

A cinco quilômetros do centro, a região de Galluso-Certosa é repleta de áreas verdes e tranquilas. Lá você vai achar vários hotéis de luxo, pousadas com temática do século 19 e apartamentos privativos. Por ser no alto de um morro, muitos estabelecimentos do local tem uma vista deslumbrante da cidade. O bairro possui linhas de ônibus para as atrações turísticas. Ali perto ficam o Jardim Boboli e o Monastério dos Cartuxos.

Encontre hotéis em Galluzzo – Certosa

Piazza Michelangelo

Onde ficar em Florença - Piazalle Michelangelo

Outra região na parte alta da cidade, cercada de parques. A Piazzale Michelangelo, principal ponto de interesse da área, tem um das vistas mais bonitas de Florença. Assistir a um pôr do sol acompanhado de uma garrafa de vinho é um programa imperdível na cidade. O lugar possui belos prédios históricos, vilas e casarões onde funcionam hotéis charmosos e confortáveis. Espere desembolsar um pouco a mais para ficar nessa região.

Encontre hotéis na Pizza Michelangelo

Onde nós ficamos em Florença

Hostel Tasso Florença

Nossa estadia em Florença, em 2013, foi na região de San Frediano, que fica do outro lado do rio Arno, em relação ao centro, do lado da região do Palácio Pitti. Ficamos no Tasso Hostel Florence, um hostel muito bem decorado e festivo (eles realizam festas de quinta a domingo). Ficamos num quarto triplo privativo, com banheiro compartilhado. Mesmo nos dormitórios, as camas não são beliche, o que é ótimo. O café da manhã era bom, com croissaint, geleia, nutella, suco de laranja e algum tipo de café que você escolhesse na hora (com uma máquina de café italiana ótima). Eles oferecem wifi grátis, toalha, serviço de lavanderia e cozinha.

Em 2016, voltei à Florença, dessa vez em uma viagem em família. Por isso, preferimos ter mais privacidade e tranquilidade e resolvermos alugar um apartamento. A Casa Cosi Pazzi é um pequeno estúdio duplex com um quarto, sala/cozinha e banheiro. Cabem confortavelmente três pessoas (uma cama de casal e um sofá cama). É bonitinho, bem decorado e o melhor: fica ao lado do Duomo. O único ponto negativo é a acessibilidade: é escada acima mesmo, quarto andar, mas essa é uma característica comum dos prédios nas partes mais históricas da Europa. Veja mais sobre a Casa Cosi Pazzi.

Onde ficar em Florença: outras opções

Não gostou de nenhuma das regiões? Pesquise hotéis e acomodações em Florença por preço, avaliação dos hóspedes ou número de estrelas, clicando aqui.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, onde vivo no momento. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: