Onde ficar em Bali: melhores praias e dicas de hotéis

Onde ficar em Bali: melhores praias e dicas de hotéis

Bali é um dos meus destinos favoritos da vida. Sabe esses lugares que a gente já vai embora doido pra voltar? E eu prometi que o faria, para explorar melhor todas as maravilhas da ilha. Relaxar nas praias, fazer um curso de ioga em Ubud, conhecer os vulcões, mergulhar…  Escolher onde ficar em Bali não é das tarefas mais fáceis, porém. As informações disponíveis na internet muitas vezes nos deixam mais confusos sobre qual o melhor lugar – são tantas opções que nossa mente até ferve.

Foi assim que eu me senti quando estava planejando minha viagem para lá. Selecionei aqui algumas das coisas que eu aprendi na época. Quem sabe com este post você não bate o martelo de onde ficar?

Vai viajar? Veja como conseguir o seguro de viagem com o melhor custo/benefício 

Onde ficar em Bali

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que em Bali menos é mais. Assim como no resto do país, o trânsito ali é caótico e a ausência de um sistema eficiente de transporte público torna a locomoção entre as praias uma dor de cabeça. Pequenas distâncias podem demorar horas para serem cobertas.

Sabendo disso, o melhor é não adotar um ritmo frenético de viagem. Até porque isso não combina com o clima da ilha. Escolha poucos lugares e fique neles por dias. Relaxe. Aproveite o sol. Faça uma massagem. Encha a cara com a deliciosa comida balinesa. Pegue uma onda. Essa é a fórmula para gostar de Bali.

Mapa de Bali - Onde ficar

As praias mais famosas e bem cotadas são as do sul da ilha, na península Bukit e nas proximidades de Kuta: Uluwatu, Padang Padang, Nusa Dua, Jimbaran, Sanur e Seminyak, que também são próximas ao aeroporto de Denpasar, o principal de Bali. Veja agora nossas sugestões sobre onde se hospedar em Bali.

Ubud

Onde ficar em Bali - Ubud

Ubud é a capital cultural de Bali. Cercada por templos, montanhas e arrozais, a cidade também abriga artistas, galerias de arte, festivais, escolas de ioga e centros de meditação. A infraestrutura turística é ótima. O local é cheio de cafés, restaurantes, hotéis, spas e resorts. É o lugar perfeito para quem quer dar uma pausa em uma viagem, relaxar, provar a gastronomia típica e aprender sobre a cultura balinesa.

Mesmo que você esteja indo pelas praias, reserve pelo menos três dias para Ubud. Se puder, fique mais. Nós passamos por lá e não nos arrependemos. A localização central facilita o deslocamento para outras partes da ilha.

Encontre hospedagem em Ubud

Kuta, Legian e Seminiak

Kuta - Onde ficar em Bali

Foto: Wikimedia Commons

Kuta é polêmica. A capital da ilha de Bali recebe, todos os anos, milhares de turistas que procuram as praias, os resorts, vida noturna agitada e lugares para compras. Se esse é o destino mais famoso da ilha, então deve ser bom, certo? Mais ou menos. Não são raros os depoimentos de gente que afirma que ficar por ali é uma péssima escolha.

As críticas são muitas: praias sujas, degradação ambiental causada por práticas predatórias do turismo e muvuca. Passa longe do clima tranquilo e ameno pelo qual a ilha é famosa. Tem quem diga que odiou Bali porque ficou hospedado ali. Por outro lado, é lá que se concentra a maior estrutura turística da ilha. É certamente mais fácil se locomover e contratar serviços e facilidades ficando por lá. A escolha é sua.

Encontre hospedagem em Kuta

Uma forma de ficar próximo às facilidades de Kuta, mas a uma distância segura da bagunça, é se hospedando nas praias vizinhas, Legian e Seminyak. Legian é a mais próxima de Kuta e ainda sofre um pouco com a lotação de turistas, mas ali a coisa é mais suportável. As praias são mais limpas e atraem muitos surfistas. Também não deixam a desejar na estrutura: restaurantes pé-na-areia não faltam por ali.

Encontre hospedagem em Legian

Onde ficar em Bali - Seminyak

Foto: Simon_sees/Wikimedia Commons

Se Kuta tem fama de farofa, Seminyak é a região descolada. É cheia de lojas boutique e restaurantes badalados, entre eles o Ku De Ta, um ponto de encontro mundialmente famoso na beira da praia. Por falar nela, a praia é mais tranquila, mas não chega a impressionar pela beleza.

É uma região repleta de resorts quatro ou cinco estrelas e costuma ter preços mais altos que outras partes da ilha, mas como em Bali nada é muito caro, é possível encontrar boas hospedagens por muito pouco. Fique aqui se você quer ver gente bonita, conforto, música e sofisticação. Evite se estiver em busca de uma experiência mais próxima com a cultura local.

Encontre hospedagem em Seminyak

Jimbaran

Próximo ao aeroporto de Denpasar, Jimbaran fica entre Kuta e a península de Bukit. Antigamente era uma pequena vila de pescadores, mas hoje foi invadida por resorts cinco estrelas, tanto que é conhecida como a Beverly Hills de Bali. Também possui alguns hotéis meio-termo e econômicos, embora não seja o forte da região.

As praias são boas para banho e com areia branquinha. Jimbaran talvez seja o melhor lugar de Bali para comer o tradicional churrasco de frutos do mar. O lugar é bom para compras, mas a vida noturna é quase morta.

Encontre hotéis em Jimbaran

Uluwatu e Padang Padang

Onde ficar em Bali - Uluwatu

 Uluwatu

O paraíso dos surfistas, essas duas praias na península de Bukit são lindas, limpas, cristalinas e ficam a 5 km uma da outra. Não costumam atrair multidões, mas podem ficar mais cheias na alta temporada. A região é menos habitada e, por isso, deixa a desejar na infraestrutura. Você não vai ter tantas opções de restaurantes, vida noturna e transporte quanto nas proximidades de Kuta, mas o visual compensa ficar mais isolado. Não havia, por exemplo, transporte entre as praias, por isso tivemos que andar os 5 km algumas vezes.

Onde ficar em Bali - Padang Padang

Padang Padang

Muitos surfistas (alta densidade de brasileiros por ali) e mochileiros escolhem essa região, já que os preços são convidativos. Essa também foi nossa escolha durante nossa estadia em Bali. Ficamos em Uluwatu, a poucos metros do famoso templo, e adoramos. Em uma próxima viagem, no entanto, não repetiria a hospedagem. Escolheria um hotel mais próximo de Padang Padang. Achei a praia de lá melhor e contava com uma estrutura mínima (tipo caixa eletrônico e essas coisas básicas).

Fique aqui se você quer preços absolutamente ridículos, surfe e sossego. Mas se o que você procura é badalação, conhecer várias praias diferentes e exige uma boa estrutura, melhor encontrar outro lugar.

Encontre hospedagem em Uluwatu e Padang Padang 

Nusa Dua

Onde ficar em Bali - Nusa Dua

Foto: Tanti Ruwani/Wikimedia Commons

Resort luxuoso é o que não falta por ali. O lugar possui até uma praia privada, para uso exclusivo dos hóspedes desses hotéis. O mar é limpo, azul e tranquilo, quase sem ondas, o que deixa os surfistas longe, mas atrai muita gente que só quer um mergulho. É a escolha  perfeita para quem quer descanso e mordomia. Localiza-se no lado mais oriental da península de Bukit.

Encontre hospedagem em Nusa Dua

Sanur

Sanur é um refúgio tranquilo e relaxado, mas que conta com uma excelente estrutura de hotéis e restaurantes. É mais cara que Kuta, mas mais barata que Seminyak. Em geral, é frequentada por pessoas mais maduras, famílias ou quem não têm paciência para o espírito de badalação que pode se sobressair em outras partes da ilha.

Encontre hospedagem em Sanur

Candidasa

Candidasa é uma cidade tranquila e relaxada na baía de Amok, na parte leste da ilha. Praia aqui não é o maior atrativo. Apesar ser próxima ao mar, a faixa de areia praticamente desaparece na maré alta. A exceção é a Pantai Labuan Amok, uma pequena praia de areia preta pouco frequentada por turistas. Existem algumas opções fora da cidade, mas é preciso enfrentar o pesado trânsito para chegar até elas. Apesar disso, o local é famoso entre praticantes de snorkeling e mergulho.

O melhor é visitar os vários templos da região e a aldeia Bali Aga de Tenagan, um dos poucos povoados originais da era pré-hindu. As pessoas que vivem lá ainda preservam crenças e rituais ancestrais.

Encontre hospedagem em Candidasa

Onde ficar em Bali: outras opções

Bali - Onde ficar

Não curtiu nenhuma das nossas sugestões? Já tem outro lugar em mente? Não se preocupe! O Booking tem quase 3 mil propriedades listadas em Bali. Você encontra todas aqui. Você pode refinar a busca de acordo com suas preferências – hotéis que buscam o hóspede no aeroporto, para famílias, que aceitam animais de estimação e tudo mais.

Se você está a procura de um resort maravilhoso, essa lista pode te ajudar.

Já se você é do grupo que quer gastar pouco, veja as opções de hostels e guest houses em Bali.

*Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

38 comentários em Onde ficar em Bali: melhores praias e dicas de hotéis

  1. Estamos em março 2017 e estou querendo ir, pela primeira vez, em Bali. Li o texto, mas ainda estou na duvida; é realmente muito dificil decidir. Quero ficar 3 ou 4 semanas, e gosto de lugares tranquilos, perto do mar, confortavel, bonito. Alguma dica? Grata! 🙂

    • Ka, tudo o que eu sei e todas as dicas que eu tenho eu já deixei no post… não tenho nenhuma dica extra que deixo escondida na manga hahaha…

      Se você gosta de tranquilidade evite Kuta e região… Eu fiquei em Padang Padang e gostei muito…

      • Natalia, eu vou em setembro, lua de mel, gosto de praia mas também quero conhecer Ubub, duas dúvidas primeira como é a questão de preconceito com gays? E segunda qual praia vc mais indica para se hospedar que fique em lugar estratégico para conhecer as outras?

        • Elizabeth, acredito que nos resorts e lugares mais internacionais seja tranquilo para gays (talvez algum casal que já foi possa te dar uma resposta melhor), mas é melhor ser discreta nos templos e manifestações religiosas, claro. A locomoção em Bali é muito ruim, por isso aconselho a escolher uma praia e ficar mais quieto nela. O pessoa costuma usar Kuta como base pq tem mais estrutura, mas sinceramente não recomendo isso..

          Abraços

  2. Olá,

    Vou passar as minhas férias de Setembro em Bali, sou mergulhador.
    Minha esposa adora essa parte cultural e meditação.
    Ficarei 13 dias na ilha e depois eu parto para Sydney.

    Escolhi ficar em Ubud, mas não sei se terei acesso fácil as praias e operadoras de mergulho.

    Vocês têm alguma dica sobre as melhores praias para prática de mergulho com cilindro e snorkeling .

    Adorei as dicas de vocês sobre Bali, estou listando todas para o meu roteiro de viagem.

    Desde já agradeço

  3. Oi Natália,

    Estou de viagem marcada para china em maio, a viagem toda dura um mês, mas queria aproveitar e dar uma passada no vizinho kkkk, saindo de Pequim ou Hong Kong, estou pensando em bali/indonésia, pelas postagens anteriores, estou entendendo que seria vantajoso ficar em 5 dias em uluwatu, 5 dias em padang padang e 2 dias em Ubud, o problema é kkkkk não falo inglês e estou indo sozinho da china, entendo o básico, não sou fluente, mas me viro bem no espanhol, é facil conseguir um guia pelo menos em espanhol, ou você conhece algum serviço lá para brasileiros?

    • Manoel, se fala o básico vai conseguir sobreviver. Eles também não são fluentes. Não conheço serviços para brasileiros não.

      Abraços

  4. Oi, Natalia, tudo bem ?! Será que consegue me ajudar ?! Estou indo pra Bali agora em Março, e estou na dúvida sobre o roteiro. Reservei 2 dias em Ubud e os outros 3 estou na dúvida entre Nusa Dua ou Seminyak (ainda estou estou decidindo) ou Ilhas Gili. Li muitas opinioes de pessoas dizendo que as praias não são lá tudo isso, e que seria mais para ficar nos resorts. Ilhas Gili têm mais opções de passeios e praias mais bonitas que valem a pena o deslocamento até lá ?! Como meu tempo é curto, to preocupada com a distância e os horários também … rs … Que difícil escolher …

    • Oi Natalia, li muito este site, me ajudou com muita coisa e por isso resolvi contribuir um pouco p vc e para quem quiser. Estou aqui ainda em Bali, ainda nao fui p Ubud, irei em dois dias. Estou em Gili T, realmente as praias não sao coisas de outro mundo, sao bonitas, mar calmo e aguas claras, talvez pela epoca em que estou. Fiquei em Nusa Dua por dois dias, resort, o mar tambem nao la essas coisas mas os resorts sao. Pra vir p Gili T gastei cerca de 100 dolares para ida e volta de fast boat, me pegaram no hotel em semiak e na volta vao me levar p O hotel em Ubud. Gili T eh legal, o lugar que fiquei e legal tb, nao vi muita bagunca porem nao esta tendo muito sol. Um lugar p rOi Natalia, li muito esse site, me ajudou com muita coisa e por isso resolvi contribuir um pouco p vc e para quem quiser. Estou aqui ainda em Bali, ainda nao fui p Ubud, irei em dois dias. Estou em Gili T, realmente as praias não sao coisas de outro mundo, sao bonitas, mar calmo e aguas claras, talvez pela epoca em que estou. Fiquei em Nusa Dua por dois dias, resort, o mar tambem nao e la essas coisas mas os resorts sao. Pra vir p Gili T gastei cerca de 100 dolares para ida e volta de fast boat, me pegaram no hotel, em semiak e na volta vao me levar p o hotel em Ubud. Gili T eh legal, o lugar que fiquei e legal tb, nao vi muita bagunca porem nao esta tendo muito sol. É Um lugar p relaxar tb, andar de bicicleta, mergulhar e tal, ja estive em Fernando de Noronha la o mar me impressionou, mas do que aqui (volto a dizer talves pela epoca em que estou aqui, um pouco nublado). Minha opniao, eu curtiria dois dias em um resort em nusa dua, mas se quiser explorar venha p Gili.

      • Eduardo, muito obrigada pelo relato. É sempre bom ter comentários atualizados sobre Bali. Eu não fui a Gilli ou Nusa Dua, fiquei em Ulu Watu, Ubud e Padang Padang.

        Abraços!

      • Eduardo,estou indo para Bali,quero comprar um seguro viagem que tenha cobertura em saude no local.Vc tem algum pra me indicar?vc precisou de algum tipo de atendimento medico?E dificil escolher,pois nao tenho referencias.Obrigada.

  5. Adorei suas dicas. Estou querendo ir à Bali em Abril ou Maio/2016, mas gostaria de arrumar companheiro(a) de viagem pois estou indo só. Tens coo me ajudar? Que tal ficar em Legian? Tem algum lugar legal para me indicar (hotel, pousada… ), algo simples e limpo mas não precisa ser de alto luxo. Mil bjs e sucesso. Te. 21-99962-0091 Miriam

  6. Boa noite pessoal. Gosto muito do blog, alem de útil é bem descontraído. Procuro alguém que já foi p Bali em Jan (final de janeiro) onde possa me informar se realmente esse período as chuvas atrapalham os passeios, praias etc… Alguém?

  7. Ola to inda pela 1 vez a bali saio de adelaide x bali e to indo ficar em zanur num resort .gostaria de saber se essa ilha e calma segura e se tem opcoes de restaurantes baratos poisbo hotel so tenho cafe da manha .como ficarei 2 semanas nao quero ter despesas de ta comendo em hotel 4 estrelas. O que aconselha? Bhinhos obrigada …pamela

  8. Oi! Muito legal seu blog!!!
    Estou indo p Bali em Outubro…minha primeira vez foi a 11 anos atrás!
    Queria saber onde vc indica de ficar em uluwatu que seja baratinho e perto do cliff.

    Agradeço desde já pela atenção.

    • Ei Melina, o hotel que eu fiquei em Uluwatu era super barato, mas agora já inflacionou =( Se chamava Sátria Bangalow. Como já tem um tempinho que fui, não sei mais como estão os preços por lá, mas no Booking tem muita coisa, você consegue encontrar algo para o seu bolso, basta limitar a pesquisa.

      Abraços!

  9. Olá,

    Agradeço as dicas Natália!
    Tenho um amigo que está indo para um congresso em Jakarta e quer dar uma esticada em Bali. Ele precisa comprar somente o trecho Bali/Jakarta. Aqui no Brasil sai uma fortuna. No site da cia. aérea Garuda sai por US$ 58,00 mas ele não está conseguindo finalizar a compra. Você tem alguma dica em relação onde comprar o trecho interno?
    Obrigada!
    Marisa

  10. Ola muito obrigado pela otimas dicas de viagem que estou sendo vendo antes de Viajar. Estou em Bali em Ubud neste momento (29/01/15) e quero dar dicas de furadas e o que eu gostei.

    FURADA Total – Jantar de frutos do mar em JIMBARAN os frutos do mar são pequenos. As lagostas são na verdade 2 lagostinhas, camarões pequenos, peixe com muitos espinhos, etc e o VALOR abusivo, quando vimos o preço achamos que seria um banquete, pura furada, nos cobraram IDR1.500.000 ( cerca de R$310) pelos pratos e ainda uma taxa de serviço de 21% IDR 315.000 (R$65,00) pagamos quase R$400,00 por muito pouco. Um exploração. Inclusive comi em Fortaleza-CE a mesma lagostinha na praia do R$20,00.

    A Boa dica: são os Restaurante otimos e bom preço no shopping perto da praia em Badung KUTA, endereço de referencia perto do Hotel Citadines Kuta Beach Bali, que ficamos e recomendo.

    Ubud Tambem é uma cidade muito bonita, mas não espere muito de Bali não, pois nossas praias são melhores e mais limpas. Acredite.

    Abraços
    Divino Lisboa

    • Nossa, Divino, esse preço foi absurdo pra Bali! Com certeza era um lugar super turístico, por isso você pagou preço de turista. E realmente,as praias da região de Kuta são bem sujas, mas têm outras mais limpas e bonitas na ilha.

      Obrigada pelo comentário

  11. Oi, Natália! Tudo bom?

    Primeira vez que visito o site (valeuzão por dividir experiência com a galera!).

    Pergunta: estou indo para Bali, é possível ficar em usar Ubud como base e explorar o resto da ilha em idas e vindas? Ou é mais fácil ir mudando de cidade-base conforme se vai explorando a ilha?

    Um abraço!!

    • Ei Karla, o trânsito em Bali é terrível! Por isso não aconselho esse tipo de estratégia ou você corre o risco de perder muito tempo no engarrafamento. A menos que você esteja de moto (fique atenta às regras para dirigir por lá pois eles amam multar estrangeiros), acho que o melhor é ficar em ubud alguns dias, depois mudar para outra região, ficar lá por uns dias, mudar novamente. Assim acho que dá para aproveitar melhor.

      Abraços!

  12. Olá Natalia!!!

    Super informativo!!!!!

    Me ajuda em uma escolha, estou indo com umas amigas a Bali e não vamos surfar, queremos e baladas e movimentação… Não ua opniao qual das praias pode nos oferecer isso? Pode me dar opção de mais de uma, pois se for o caso fazemos meio a meio a hospedagem se for o caso…

    Obrigado!

    • Eu Dayana, se vocês querem mais balada sugiro usar Kuta como base (cuidado, muita gente odeia Bali por causa de Kuta!) ou ficar ali naquela região, em praias como Legian e Seminiak.

      Abraços!

  13. Ola pesos as do blog! Em primeiro lugar quero dizer que sou apaixonada por este blog.
    Atualmente estou morando me Sydney, vim estudiar ingles aquí, e antes de voltar para o Brasil quero fazer uma viagem para algum lugar da Asia. Nao estou com muita grana pois a vida me Sydney é realmente very expensive e como estou viajando sozinha tenho um pouco de preocupacao com seguranca.
    Voces poderiam me dar alguma sugestao de viagem? Por enquanto minha primeira opcao é Bali. Porem estou muita na duvida de onde ficar…
    Quero um lugar tranquilo pois esta será uma viagem de espiritualização rs. Quero ficar em contato com a natureza, praias, treinar um pouco de meditacao, conhecer vulcões mas algum día quero conhecer a vida noturna entao fiquei muito na duvida de onde ficar porque minha opcao era Uluwatu, mas li o post que voces falam sobre escassez de transporte entao estou muito perdida…
    Agradeco qua qua loquera ajuda que voces possam me dar!!
    Obrigada

    • Ei Priscila,

      Transporte é um problema em Bali mesmo. Uluwatu é meio afastada. Sugiro ficar em Ubud para um lugar mais zen ou em Legian e Seminyak para vida noturna, mas é difícil dizer o que é melhor pra você. Vai depender muito do seu estilo, orçamento e preferências.

  14. Oi gente, tudo bem? Acompanho sempre o 360meridianos e preciso dizer que adoro! Como vejo que vocês tem boa experiencia com a Asia e já fizeram intercambio com a AIESEC, queria uma opinião… Estou me inscrevendo para o Cidadão Global e meu foco é conseguir uma vaga na Asia, os países poderão ser Tailândia, India e Indonésia, a pergunta é: qual pais seria melhor pra viver nesse (pouco) tempo de voluntariado? Sei que todos tem sua beleza e cultura rica, mas em questão de viver mesmo, qual é o mais aconselhável?
    Obrigada desde já, um abraço!

    • Ei Izadora,

      Difícil dizer qual é melhor. Cada um tem suas particularidades.Eu gosto muito da Indonésia, mas só conheço Bali, então não sei te dizer de outras ilhas. Já a Tailândia recebe muitos europeus que vão fazer trabalho voluntário. A Índia é um choque, mas não me arrependo de ter ido pra lá. Acho que você deve se decidir de acordo com a vaga que mais te interessar. Pesquise sobre os países tbm para ver com qual você se identifica mais.

      Abraços!

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: