fbpx
Tags:

12 carreiras para quem gosta de viajar

Trabalhar viajando é o sonho de muita gente. Tanto que foi só a gente contar do nosso estilo de vida aqui no blog para choverem perguntas. A gente já falou sobre o conceito de nômade digital em vários posts, mas esse não é o único caminho. Existem trabalhos que não têm nada de digital, mas permitem que você viaje bastante sem deixar de lado sua carreira. Neste post, a gente já deu a dica de como conseguir uns trocados na estrada. Veja agora 12 profissões para quem gosta de viajar.

1. Guia de turismo

Acompanhar turistas, montar roteiros, organizar uma viagem. Essas são algumas das atribuições de um guia de turismo. Claro, é necessário fazer cursos na área e, caso você queira atuar no exterior, pode ter que tirar uma carteira especial que comprove sua habilidade na profissão. Em outros casos, você pode tentar ser guia de uma dessas empresas que promovem Free Walking Tours e não exigem formação na área, além de inglês fluente. O Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo tem uma tabela referencial para remuneração no setor.

2. Comissário de bordo

Tenho dois amigos que já consideraram essa carreira para viajar mais. O comissário de bordo é o profissional que dá assistência a passageiros e ajuda a tornar o voo mais seguro e confortável. É uma profissão que exige talento para lidar com o público e, claro, gostar muito de avião, já que é o trajeto, não o destino, que tomará a maior parte do seu tempo. Para atuar em companhias aéreas é necessário ter inglês fluente e também fazer um curso específico. No site do governo você encontra todas as informações sobre essa e outras profissões relacionadas ao transporte aéreo.

Comissária de bordo

Crédito: Mattes/Public Domain

3. Piloto de aeronaves

O piloto pode atuar na aviação civil ou na aeronáutica. É possível aprender a comandar aeronaves de diferentes portes, como helicóptero, monomotor e aviões comerciais. Também são necessárias licenças diferentes para ser piloto comercial ou privado, entre outros, além de fazer um curso da área. No site da ANAC tem todas as informações necessárias.

4. Serviço Humanitário

Médico Sem FronteirasCruz Vermelha, Exército da Salvação, WWF e Green Peace são algumas das organizações que atuam no mundo inteiro em prol de causas ligadas aos Direitos Humanos e Meio Ambiente. Embora muitas delas sejam famosas por suas oportunidades de voluntariado, é possível conseguir um emprego de verdade e até seguir carreira nessa área. Tenha em mente que a maior parte dessas viagens será para áreas de conflito, pobres ou afetadas por desastres naturais. Profissionais humanitários podem atuar em diversas áreas: administração, medicina, engenharia e comunicação são algumas delas.

5. Geólogo

A geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, seus recursos e alterações. Os profissionais de campo precisam fazer viagens frequentes, a maioria para áreas mais remotas ou rurais. Para quem gosta de natureza e de viajar, essa pode ser uma opção interessante de carreira.

6. Arqueólogo

Esqueça o Indiana Jones. A Arqueologia lida muito menos com a busca da arca perdida e muito mais com a exploração, análise e conservação de áreas e materiais que constituíram antigas sociedades. É uma profissão que exige muitas viagens, na maioria das vezes também para áreas remotas.

7. Diplomata

O diplomata tem a função de representar o Brasil perante outros países. Sem dúvida, dentre os profissionais que viajam, o diplomata é um dos mais bem remunerados – sem contar o passaporte, que te permite ir para quase todo lugar do mundo e sem drama na imigração. Para trabalhar como diplomata brasileiro você precisa fazer o concurso do Instituto Rio Branco. Prepare-se muito bem, afinal o processo é concorrido e dificílimo de passar.

8. Tripulação de Cruzeiro

Trabalhar num cruzeiro permite que você atue em diversas áreas, que vão do entretenimento, atendimento ao público, cozinha e hotelaria. Esse profissional precisa dominar inglês e, claro, saber lidar com o público. É um área que possibilita viajar o mundo inteiro e juntar um bom dinheiro. Mas, em geral, é muito trabalho, o dia todo. O bom é que são tantas áreas profissionais que dá para encontrar alguma que te atraia mais. Veja, por exemplo, as várias áreas abertas da Royal Caribbean Internacional.

9. Intérprete ou tradutor

Para esse profissional é necessária a formação em Letras. É um campo com várias opções de trabalho, que pode ser tradução de livros, documentos, filmes, áudio, tradução simultânea em eventos ou acompanhar outros profissionais que não dominam alguma língua. Essa não é uma profissão regulamentada, mas você pode checar no Sindicato Nacional dos Tradutores os valores recomendados para traduções.

10. Jornalista, Cinegrafista ou Fotógrafo

Você pode se tornar correspondente internacional, trabalhar na área de jornalismo de viagens ou produzir material como freelancer para empresas de comunicação. Outra área que acaba rendendo várias viagens é o jornalismo esportivo, já que muitas vezes é preciso acompanhar as equipes em campeonatos nacionais e internacionais. Alguns fotógrafos e cinegrafistas viajam para realizar projetos ou vendem  seus trabalhos pela internet.

Nomades digitais

11. Comércio Exterior

O profissional da área de Comércio Exterior atua com a relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. Com isso, é possível viajar muito. Conheci um cara que trabalhava na Câmara de Comércio da China e viajava para o país pelo menos duas vezes no ano. Várias faculdades, públicas e privadas, oferecem cursos nessa área.

12. Professor de idiomas

Você pode usar seus conhecimentos numa língua, especialmente inglês, para dar aulas no exterior. Tenho uma amiga que morou oito meses na Finlândia dando aulas de inglês para estudantes. Ela foi via AIESEC e não tinha nenhuma formação em Letras ou certificado, apenas era fluente na língua. Já para conseguir vagas com escolas mais renomadas, pode ser mais complicado – eles exigem, além de formação, que você tenha inglês nativo e passaporte de alguns países que falam inglês. Ou seja, só vale para brasileiros com dupla cidadania.

Você tem mais alguma sugestão de trabalhos para quem gosta de viajar? Conta aí nos comentários.

Salve essas dicas no seu board do Pinterest:

trabalhar praia computador

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

58 comentários sobre o texto “12 carreiras para quem gosta de viajar

  1. Falo o alemão fluente , já moro bastante tempo na Alemanha ,sempre na área profissional fiquei bem indecisa por não saber oque combinaria mais comigo , adoraria ter um trabalho onde pudesse viajar, aprender mais idiomas pois é oque tenho muita facilidade. Qual seria uma boa opção?

  2. Estou querendo fazer carreira em relações internacionais. O que tu acha desse curso? E Se é uma boa para está sempre viajando trabalhando? Se puder me ajudar eu agradeço!

  3. Oi, tenho 18 anos e to na escola ainda (repeti)
    Bom, sonho é fazer uma facu onde inclua viagens,ai pensei em relações internacionais por envolver outros paises que amo e na minha opinião acho q tenho facilidade em aprwnder outras línguas … porém,eu vi que o salário inicial é de 1,2 mil a 1,8 mil. Na minha opinião um salário inicial de Mil de pouco, não da pra fazer nada praticante, e achei mto pouco …

  4. oi tenho 18 anos e vou começar a faculdade de historia mais o meu sonho e poder viajar e ajudar as pessoas mas nao sei que tipo de curso seria bom… tem alguma dica que possa mi ajudar… queria muito fazer um curso que mi proporcionasse td isso

    1. Já que você gosta de ajudar as pessoas, uma boa dica seria fazer medicina, você poderia viajar e prestar socorro à pessoas que precisam de atendimento médico mas não tem como pagar por isso. Tipo quando países africanos passam por catástrofes e o Brasil envia médicos para ajudá-los.

  5. Meu nome é Jéssica, tenho 25 anos, sou formada em estética, meu sonho é viajar o mundo inteiro!!
    Largar tudo e ir… Mas não sei 1 palavra em inglês rs

    1. Jéssica, mais um motivo pra você largar tudo e ir aprender a falar inglês ainda convivendo, praticando e aprendendo sobre as culturas que tal língua esta inserida !

  6. oi meu sonho é viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, lugares deslumbrantes e entre essas carreiras qual daria mais certo eu venho pesquisando muito sobre isso mais sempre tenho aquela duvida.

  7. Para ser comissário de bordo não é necessario inglês fluente, eles pedem Intermediário ! Imagina estar em varios lugares, com aquelas roupas ? let’s go haha

      1. É incrível ser comissária,amo essa profissão, fiz o curso e hoje estou aguardando ser chamada em alguma CIA é um curso onde te ajuda em todos os sentidos!! Vale muito a pena !

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.