fbpx

O Que Fazer em Cochim: a Índia dos Navegadores Portugueses

Nesse texto, você descobre o que fazer em Cochim, ou Fort Kochi, uma bela e agradável cidade do estado do Kerala, Sul da Índia.

A cidade de Cochim e especialmente a área de Fort Cochim é uma das preferidas dos turistas europeus viajando pelo país. Eles buscam o charme do clima tropical, com suas florestas e praias, combinado com as coisas que só a Índia tem: como a comida, os tratamentos de spa, as especiarias e artesanato.

No entanto, poucos brasileiros sabem que foi lá que um velho conhecido nosso começou a construir sua fama de descobridor dos sete mares. Não estou falando de Tim Maia, e sim de Pedro Álvares Cabral.

Rua Cochim Kerala

Onde fica Fort Cochim?

Cochim é a área mais densamente povoada do Estado do Kerala, com 600 mil habitantes, e tem uma extensa região metropolitana, com 2,1 milhões de pessoas.

A Fortaleza de Kochi, ou Fort Cochim, fica no norte da península da cidade. Essa é a área mais turística, com maior oferta de hotéis, restaurantes e atrações.

Além disso, algumas atrações, como o antigo distrito judeu, não ficam exatamente em Fort Cochim, mas um pouco mais ao sul da península, em outro distrito, chamado Mattencherry, que era famoso – e ainda é – pela produção e comércio de pimentas e outras especiarias.

Leia também:
Roteiros de viagem pelo sul da Índia

O Que Fazer em Cochim em 1 ou 3 dias

Abaixo, listamos os principais passeios e pontos turísticos de Fort Cochim e arredores.

Se você estiver na cidade por um dia ou menos pode valer a pena fazer um tour que passa por todas as atrações listadas abaixo. Veja aqui uma opção bem completa de passeio por Cochim.

Outra opção, válida inclusive para quem tem mais tempo, é fazer um tour de Tuktuk, que foi o que nós fizemos e adoramos!

Redes de Pesca Chinesa

Um presente do imperador chinês para Fort Cochim no século 14, as tradicionais redes de pesca chinesa são utilizadas até hoje pelos pescadores locais.

Você pode só tirar belas fotos das enormes estruturas ou até mesmo pagar uma gorjeta e participar do processo.

Rede de Pesca Chinesa

Igreja de São Francisco

Essa é a igreja católica mais antiga construída na Índia.

Mas essa nem é a principal atração. Foi ali que outro conhecido das nossas aulas de história, Vasco da Gama, foi enterrado.

Ele morreu em Cochim em 1524, de malária, e seus ossos ficaram lá até 1539, quando foram levados de volta para Portugal. Mas ainda dá para visitar a antiga tumba do explorador. Outra igreja cristã do século 16 que você encontra por lá é a Basílica de Santa Cruz.

Mattancherry Palace ou Dutch Palace

O Marajá do Kerala deu aos portugueses um palácio de presente. Depois, claro, esse palácio passou ao domínio dos próximos colonizadores.

Esse prédio cheio de história foi transformado em museu, com informações sobre a dominação do Kerala por diferentes nações, murais hindus e objetos da era colonial.

Gosta de comida indiana? Vale a pena experimentar esse tour gastronômico pela zona de Mattancherry, que conta a história da culinária local, com degustação de 7 pratos.

Rua Judaíca

Em 1568, judeus fugindo de Jerusalém construíram em Cochim uma sinagoga, chamada Sinagoga Pardesi, que funciona até hoje.

Além disso, nessa antiga área dos judeus, que foi parcialmente destruída pelos portugueses e reconstruída pelos holandeses, você encontra ruas estreitas e várias lojinhas diferentes.

É no entorno da área judaica que fica o Spice Market, com fábricas e mercados que produzem distribuem especiarias indianas.

Para quem quer conhecer mais da região, vale contratar esse tour pelos mercados tradicionais, que custa apenas 50 reais / 8 euros.

Museu Indo-Português

O outro museu da cidade foca mais em arte e história sacra, uma vez que fica num anexo da casa do Bispo.

Ainda assim, é uma coleção interessante para quem gosta de história, já que mostra como foi a ascensão e queda do império português na cidade.

Spas, Yoga e Tratamentos Ayurveda em Cochim, no Kerala

Na cidade você encontra muitos spas e centros de massagens especializados nas técnicas Ayurveda. Além claro, de centros especializados na prática de Yoga.

Selecionamos alguns hotéis que também funcionam como Yoga Retreats:

No site oficial de Turismo do Kerala você encontra uma lista com os locais que são certificados pelo governo. 

Passeio de Casa-Barco pelos Backwaters do Kerala

Os Backwaters do Kerala no Sul da Índia são uma rede de 900 km de canais naturais, que ligam cinco lagos e 38 rios. O passeio mais famoso (e relaxante) por ali, é passear numa casa-barco.

Essas embarcações, chamadas pelos locais de kettuvallams, tem toda a estrutura de uma casa, com quarto, banheiro e cozinha. Dá tanto para se hospedar, como para fazer um passeio de algumas horas, incluíndo almoço típico da região, que é uma delícia.

Kerala India

Existem três regiões principais de backwaters no Kerala. A mais famosa delas é a do lago Vembanad. Ali, fica a cidade Alappuzha (também conhecida como Alleppey), além de Cochin e Kottayam.

Se você estiver em Fort Cochim e quiser conhecer os backwaters, pode fazer esse passeio em casa flutuante + Tour por Fort Kochi.

Onde Ficar em Fort Cochim, Índia: Dicas de Hospedagem

Não fique confuso entre as diferentes regiões de Cochim. Não tenha dúvidas: o melhor lugar para se hospedar é em Fort Cochin, onde estão atrações turísticas, restaurantes e hotéis.

Abaixo alguns hotéis e guesthouses em Fort Kochi:

Veja todas as opções de hospedagem na região

Vai viajar pela Índia? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Como chegar em Fort Cochim?

O Aeroporto Internacioal de Cochim, que fica a 30km de distância do centro, é a porta de entrada para quem visita a região do Kerala. Do aeroporto, você pode pegar um táxi, tuktuk ou contratar um transfer com antecedência.

Outra opção, caso você esteja viajando de trem pela Índia, é descer em Ernakulam, o distrito comercial que fica na parte continental da cidade de Cochim.

Saiba mais: Como se locomover na Índia

Para chegar na parte turística de Fort Cochim é preciso pegar uma ferry, que custa 2 rúpias. Também dá para descer no 

História de Cochim e as Navegações Portuguesas na Índia

Em 1503, logo depois de descobrir o Brasil, Pedro Álvares Cabral seguiu para a Índia, onde fundou – em Cochim – a primeiríssima colônia europeia no país.

A escolha dessa cidade específica foi porque ela já era famosa no mundo todo pelo comércio de especiarias.

Assim nasceu Fort Cochim, a porção norte na costa de uma península da cidade.

Os portugueses dominaram a região e o comércio local até 1663. Depois vieram os holandeses e sua Companhia das Índias Orientais exercer seu domínio em Fort Cochim. Por fim, eles fizeram um acordo com o Império Britânico, que tomou também a Índia inteira.

Mas você  lembra que eu falei que Cochim já era uma região famosa no mundo todo?

Pois é, chineses, árabes e judeus também tiveram suas ondas de imigração para a cidade, importante para as rotas de comércio na época.

Por isso, desde sua fundação, Fort Cochim já apresentava ares cosmopolitas e uma grande mistura de culturas. E é isso que você encontra por lá hoje.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “O Que Fazer em Cochim: a Índia dos Navegadores Portugueses

  1. Pessoal,
    Tudo bem?

    Eu sempre veio ao blog pra TUDO.. shahsahsha.. ( ja comentei algumas vezes).
    Bom baseando em outros posts resolvi que farei um mochilao no sudeste asiatico depois que acabar meu programa da aiesec aqui na India.

    Eu tinah descartado minha vaigem ao sul.. e ja estava conformado. POREM.. os voos mais baratos para BAli por algum motivo .. saem de Cochin.. então estou começando a cogitar a ideia de seguir para Cochin e ficar 3 dias na regiao e conhecer alguma cidade perto .. como Munnar ou Allepey… vcs tem alguma dica.. Em 3 dias é possivel fazer lago na regiao. é melhor procurar hostel ou guest house na hora. ( ja que nao sei se vou pra outra cidade).???

    Se souber de algo que possa me ajudar. fico agradecido.. UM BEIJO PROCÊS!!!!!

    1. Oi Felipe,

      To respondendo mega atrasado, desculpe!

      Fort Cochin vale bastante a pena e Allepey também é bem interessante. Em três dias, eu ficaria dois em em Fort Cochin e um em Allepey.
      Dá para procurar hospedagem na hora, tranquilamente, toda a viagem da Índia fizemos dessa forma!

      1. Thank you!!!!.

        Só pra constar Fui até Manali… Quero morar lá.. Obrigado pelas dicas.
        Tive uma outra percepção de Manali, talvez por não ter ido no iverno. Não encontrei brasileiros lá.. e O s que ja foram sempre comentam algo do tipo “Vi no 360” hsahhsahsah..

        Aqui na Índia dificilmente um assunto sobre viagens e curiosidades não tem o nome de vocês circulando.

        Mais uma vez OBRIGADO!
        Sou muito FAN SIIIM!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.