fbpx
Tags:
Atlas: Buenos Aires, Argentina

Como comprar um chip 3g na Argentina

Internet é necessidade básica, mas enquanto o Google não põe em prática seus planos de colocar wi-fi grátis em todo o globo, a gente ainda precisa sair em busca de chips 3G pré-pagos para usar em nossas viagens. Quer dizer, precisar mesmo, não precisa. Eu mesma já corri várias vezes pra porta do Starbucks mais próximo na hora de carregar um mapa ou mandar um whatsapp.

Só que estar conectado a qualquer momento, em qualquer lugar, é uma facilidade e  tanto. Ainda mais quando você passeia por uma cidade que não conhece. Foi pensando nisso, e também porque iríamos passar um longo período na Argentina, que fomos atrás de um chip de telefone com plano de dados 3G. Veja o que aprendemos sobre o assunto.

Operadoras

vista de Buenos Aires - Argentina

Existem duas principais operadoras de telefonia móvel na Argentina: a Movistar e a Claro. Quando eu fui comprar, não sabia direito qual escolher e perguntei para a moça da loja. Uma cliente ouviu e respondeu com firmeza “Movistar, sem dúvidas”. E quem sou eu para desprezar uma dica tão direta de um nativo?

Depois de usar, acho que a maior vantagem da Movistar são as promoções que permitem que você coloque créditos em dobro ou em triplo dependendo do dia da semana, o que torna um serviço já barato mais barato ainda. Além disso, ela parece ser a queridinha dos argentinos, com melhor qualidade de sinal e velocidade de dados.

O plano 3G da Movistar dá o direito de usar uma franquia diária de 15 mb por $2,50 (R$ 0,71). Passou dessa franquia, você pode comprar mais 15 mb pelo mesmo preço e assim por diante. O plano da Claro é mais barato, custa $2,50 por dia, com uso ilimitado.

Vi em alguns lugares informações sobre um plano de $1 por dia para usar a internet ilimitada em qualquer uma das três operadoras, mas esses planos não existem mais. Ahhh, por falar nisso, uma terceira opção de operadora de celular na Argentina é a Personal, mas eu não consegui descobrir como funcionam os planos pré-pagos dela.

Praça de Maio - Buenos Aires

Onde encontrar o chip

Os chips pré-pagos de qualquer operadora não devem ser comprados nas lojas das mesmas, abundantes no centro. Procure por qualquer kiosco (lojinhas de rua que vendem de tudo um pouco – você vai reconhecê-las pelas prateleiras e prateleiras de alfajor – ou banca de revista e peça o seu. A ativação é imediata e você não precisa de nenhum tipo de CPF argentino. O chip custa 20 pesos e você pode incluir o valor da recarga por lá mesmo.

Como regarregar

Teoricamente, recarregar deveria ser tão simples quanto comprar o chip, mas por algum motivo não é. Eu me lembro de sair entrando de kiosko em kiosko e todos eles se recusavam a recarregar para mim. O porquê da recusa foi ininteligível para o meu portunhol, mas acho que tinha a ver com o horário (era meio da tarde). Enfim, procure um kiosko ou banca de jornal e, se eles se recusarem, vá para o próximo ou tente mais tarde.

Recomendo colocar um valor baixo, algo em torno de 20 ou 30 pesos. Qualquer restaurante em Buenos Aires tem acesso a wi-fi grátis e, sem brincadeira, existe um Starbucks a cada esquina. Aproveite esses lugares e guarde o seu 3g para emergências.

Ruas do centro de Buenos Aires

Não é por ser perto de casa que dá para viajar sem seguro: saiba por que contratar um seguro de viagem para conhecer a Argentina e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

56 comentários sobre o texto “Como comprar um chip 3g na Argentina

  1. ola Natália, sou Rosangela, vou em busca de aprender espanhol, trabalho e cursar medicina. vou sozinha e nao tenho nenhum contato, preciso economizar de todas as formas, amei as dicas sobre a internet e estou em busca de um contato para ficar, com pouco custo. me dar essa força.

    1. Ola amigo.

      Eu comprei um chip eles chamam de SimCard pelo ebay entregaram na minha casa antes de viajar. Tenha antecedencia pois demora.

  2. Adorei as dicas para ficar conectado em Buenos Aires…rsrs já estava eu querendo olhar um pacote caríssimo de roaming de dados aí tive a ideia e vi que as pessoas conseguem utilizar super bem a internet da Movistar, já irei comprar quando for pra lá em Maio haha. Se puder gostaria que me dê dicas de transporte (aeroporto-centro), porque vi que é meio longe rsrs. Vou desembarcar no aeroporto Ministro Pistarini (EZE). Tenho 22 anos e irei sozinho em Maio haha. Ficarei por 10 dias. Obrigado e desde já agradeço!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.