fbpx

Onde ficar em Florianópolis: melhores bairros, hotéis e praias

Onde ficar em Florianópolis? Com 42 praias lindas, ótima culinária e um centro histórico interessante, a capital de Santa Catarina agrada a qualquer turista. Mas a geografia da cidade, que está espalhada pela ilha e também no continente, torna fundamental escolher bem a localização da sua pousada.

Este texto é um guia completo para se hospedar em Florianópolis, com opções de hotéis perto da praia ou no centro histórico da cidade.

Veja também: Um final de semana em Florianópolis
5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil

Onde ficar em Florianópolis: melhores bairros

Centro ou praia? Essa é a primeira pergunta que você tem que lidar na hora de decidir onde ficar em Florianópolis.

E a resposta depende do seu estilo de viagem, como você perceberá nos tópicos a seguir.

  • Hotéis no centro de Florianópolis

Com algumas ruas só para pedestres, comércio movimentado, casas históricas, igrejas e um mercado interessantíssimo, o centro de Floripa certamente merece sua visita.

Além de dar uma pausa no banho de mar para visitá-lo, se você não fizer questão de ficar perto da praia, pode ser uma boa opção se hospedar no centro mesmo.

Atrações não faltarão, além da vantagem de ser mais fácil se deslocar a partir dali para outras partes da cidade de transporte público.

Algumas opções nessa área:

Veja mais opções de hospedagem no centro

Onde ficar em Florianópolis

  • Hotéis e pousadas na Lagoa da Conceição

Ocupando a parte leste da Ilha de Santa Catarina, a Lagoa da Conceição concentra boa parte dos hotéis, restaurantes e bares de Florianópolis.

Por isso mesmo, é uma das melhores opções de hospedagem na cidade – de lá é fácil chegar em algumas praias, no centro da cidade ou simplesmente gastar seus dias fazendo passeios de barco. De noite a coisa fica ainda melhor, com muitas opções para o happy hour.

Veja mais opções de hospedagem em Lagoa da Conceição

  • Hotéis na Barra da Lagoa

Um lugar um pouco mais isolado, longe do centro, mas tranquilo. Essa é a Barra da Lagoa, um bairro de classe média de Florianópolis que durante muito tempo foi parte do distrito vizinho, a Lagoa da Conceição.

Além de uma praia linda, por ali fica uma sede do Projeto Tamar. Só não recomendo a hospedagem nessa região para quem tem interesse maior em outras pontas da cidade, como Jurerê Internacional, já que o deslocamento pode ser muito demorado.

Nessa área:

Veja mais opções de hospedagem em Barra da Lagoa

Hospedagem em Florianópolis

  • Hotéis em Jurerê Internacional

O norte da Ilha de Santa Catarina guarda Jurerê, uma região nobre que tem uma praia com o mesmo nome. A fama aumentou por conta de Jurerê Internacional, um bairro que logo se tornou uma das áreas mais ricas da cidade.

Por isso mesmo, hospedar-se ali significa abrir o bolso. Em troca, você encontrará uma praia bonita, bares, restaurantes e baladas.

Já que é para colocar a mão no bolso, nada melhor que investir direito. Nessa área estão:

Veja mais opções de hospedagem em Jurerê

Resort em Jurere

Il Campanário Villagio Resort (Foto: Divulgação)

  • Hotéis e pousadas em Canasvieiras

Se Jurerê não é exatamente a sua praia, seja pelo bolso e pelo estilo do lugar, as praias vizinhas podem te atender.

Canasvieiras é uma delas. Com mar tranquilo, comércio desenvolvido, bares, restaurantes e muitas opções de hotéis, Canasvieiras tem a fama de ser uma das regiões preferidas pelos argentinos que viajam para Floripa.

Por ali:

Veja mais opções de hospedagem em Canasvieiras 

Onde ficar em Florianópolis

 Hotel Palace Praia Residence (Foto: Divulgação)

Onde ficar em Florianópolis: outras opções

Além das opções que listamos aqui, lugares como a Praia dos Ingleses, Cachoeira de Bom Jesus, Praia da Joaquina e Praia de Lagoinha oferecem boas opções de hospedagem.

Caso prefira, procure seu hotel por outros critérios: Quer uma opção de luxo? Clique aqui.

Prefere um três estrelas básico? Seus hotéis estão aqui.

E os mochileiros e viajantes econômicos encontrarão muitas alternativas aqui.

Você também pode buscar por hotéis em Florianópolis próximos à praia.

Florianópolis

Qual o melhor lugar para ficar em Florianópolis?

Embora essa resposta varie de acordo com o seu perfil e objetivo de viagem, acho que a melhor região para se hospedar em Florianópolis é a da Lagoa da Conceição. 

Ficando ali você estará perto de bares, restaurantes e cercado por praias, dunas, muito verde e paisagens lindas. Fique por ali e você certamente vai curtir sua viagem.

Quantos dias ficar em Florianópolis?

Reserve sua hospedagem para pelo menos três dias em Florianópolis.

Tem mais? Ótimo, você vai conhecer melhor a cidade e aproveitar diferentes praias da capital catarinense.

Devo alugar um carro em Florianópolis?

O trânsito de Florianópolis é complicado, em especial na alta temporada, quando a cidade fica repleta de turistas.

O transporte público e as grandes distâncias entre as diversas praias de Floripa também são desafios. Por isso, alugar um veículo pode ser sim uma boa ideia caso você pretenda circular pela região.

Prefere só relaxar na praia e evitar engarrafamentos? Então escolha um hotel bem localizado e corra dos deslocamentos desnecessários,

Nesse texto aqui explicamos como garantir a diária do veículo com melhor custo/benefício.

Inscreva-se na nossa newsletter

3.5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Onde ficar em Florianópolis: melhores bairros, hotéis e praias

  1. Olá Rafael muito legais suas dicas, também fui para lá e me hospedei na fortaleza da barra da lagoa em uma pousada muito legal chamada pousada das estrelas, pertinho do canal da lagoa.
    A região é realmente ótima, perto das melhores praias.
    Em maio estéreis em Veneza e já anotei suas dicas.
    Valeu
    Muito obrigado

  2. Ola,

    Interessantes as informaçoes de floripa, obrigado.
    Sou Frances, moro em goiania, quero me mudar para uma cidade um pouco mais parecida com europa, com estaçoes variadas.
    Quais bairros poderia me aconselhar para morar, tenho um orçamento de 1.000 ate 1.500 reais mensal por um apartamento.
    Quais sao os meios de transportes ali ?
    Quero me cadastrar numa faculdade.

    agradeço quem poderia me dar estas informaçoes, irei ali uma semana para visitar tambem.

    Sebastien

    1. Oi, Sabastien.

      As dicas aqui são mais para quem vai viajar. Morar é outra coisa, bem diferente. Como não sou de Floripa, não tenho muito como te ajudar.

  3. Mais um belo texto do 360,
    Sempre que vou a Floripa, viajo entre final de setembro e inicio de outubro, antes da ilha ficar lotada, se escolherem esta época, não será necessário o aluguel de carro, pois o transporte público levará a todos os cantos da ilha, as diárias dos hotéis ficam mais acessíveis e as praias ficam mais gostosas de se curtir, sem aquela muvuca. Fora isto, aproveitem floripa, por que a ilha é demais.

  4. Adorei o texto, falando da cidade que escolhi para morar. Quanto a transporte, vale mesmo alugar um carro. Floripa é linda, mas o trânsito, principalmente no verão, é caótico, e o transporte público muito ruim.

    Gostei das opções que vocês deram, mas senti falta do sul da ilha ( na minha modesta opinião, a região mais linda da ilha ). As praias são mais preservadas, menos badaladas, mas de uma beleza estonteante.

    Abraço

  5. Que legal ver a minha cidade aqui no 360!
    Se vale a dica acho que alugar um carro é a melhor alternativa para quem quer conhecer vários pontos da cidade, dá pra usar o ônibus que é o único meio de transporte coletivo, mas é mais demorado. Floripa é demais, vale a visita.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.