fbpx

Como visitar o Congresso Nacional da Argentina, em Buenos Aires

Durante dois meses, fui vizinho de senadores e deputados. É que o período que morei em Buenos Aires foi dividido entre dois endereços da Avenida Rivadavia, ambos a poucos metros do Congresso Nacional da Argentina. Todos os dias… ok, mentira, vou começar de novo.

Em dias raros, quando vencíamos a preguiça, era em frente ao Congresso da Nação que nós fazíamos caminhada e exercícios físicos. Também era na Pizzaria Continental próxima ao Congresso que eu ia buscar aquela refeição apressada de fim de noite. Imponente, o prédio do congresso argentino estava sempre ali, na esquina de casa, olhando pra gente.

Mesmo fazendo parte da minha vida durante meses, quase que eu não visitei o Congresso Nacional da Argentina. E olha que as visitas guiadas são de graça! Na minha última semana no país, corrigi esse problema. E recomendo a visita, principalmente se você tem tempo de sobra, está procurando um programa diferente em Buenos Aires ou se você se interessa por política.

Veja também:
O que fazer em Buenos Aires: guia completo
Visita à Casa Rosada, em Buenos Aires
Visita ao Museu da Evita Perón, em Buenos Aires

Um pouco da história do Congresso

O poder legislativo da Argentina já teve vários endereços. A princípio, deputados e senadores trabalhavam num prédio próximo à Plaza de Mayo. Com o crescimento populacional, rolou o consequente aumento no número de parlamentares. Com isso, no final do século 19 a Argentina precisava de uma nova sede para o Congresso Nacional.

Antigo Congresso

Antigo Congresso da Argentina

Nessa época toda Buenos Aires estava em reforma. Uma das grandes obras foi a construção da Avenida de Mayo, que sai da Casa Rosada e atravessa a Avenida 9 de Julho. O terreno que se situava na outra ponta da nova Avenida, estrategicamente de frente para a Casa Rosada, se tornou a melhor opção para receber a nova sede do poder legislativo.

Depois de um breve concurso para definir qual o melhor projeto para o prédio, as obras começaram. E aconteceu algo não muito incomum nesses casos: o orçamento total da obra logo foi ultrapassado, assim como o prazo de entrega. Beleza, disseram os responsáveis, é só a gente investir mais uns milhões de pesos e daqui a alguns meses estará tudo pronto.

Não estava.

Após muitos atrasos, o Palácio do Congresso Nacional foi finalmente inaugurado 1906, nove anos depois do começo das obras. Mas foi inaugurado com um monte de obras ainda acontecendo no lugar. No fim das contas, o prédio só ficou pronto em 1946! Nessa altura, a imprensa já tinha um apelido carinhoso para o prédio do Congresso: Palácio de Ouro, tamanho foi o rombo no orçamento que o projeto causou.

Advinha o que tinha acontecido quando o Palácio ficou pronto? A população da Argentina tinha crescido novamente, aumentado por tabela o número de parlamentares. Resultado: o prédio do Congresso tinha se tornado pequeno e foi necessário erguer edifícios anexos ao prédio principal.

Congresso da Argentina

Com a construção do prédio, o governo resolveu que valia a pena investir mais uma grana e fazer uma praça em frente ao Congresso, ajudando a compor a vista da cidade. Parte da população não gostou disso, claro, mas não dá para negar que o resultado ficou fantástico.

Na realidade são três praças: Plaza del Congreso, Plaza Lorea e Plaza Mariano Moreno, mas todo mundo chama o conjunto de Praça do Congresso mesmo. Ali está uma das versões da Estátua O Pensador, de Auguste Rodin. Fontes, jardins e outras estátuas completam a praça, que marca o quilômetro zero e serve de base para o cálculo de todas as distâncias em Buenos Aires.

E uma dica: mesmo que a visita ao prédio do Congresso não te interesse, a vista da região é uma das mais bonitas da cidade. Por isso, nada melhor que subir ao Palácio Barolo, que fica ali pertinho.

Veja também: Três mirantes no centro de Buenos Aires

Buenos Aires, Argentina

Vista do Congresso e das praças a partir do Palácio Barolo

Como é a visita ao Congresso Nacional da Argentina

Lembre-se que o Palácio do Congresso da Nação é onde trabalham deputados e senadores. Você pode fazer sua visita começando pelo Senado ou pela Câmara dos Deputados. Cada casa tem um sistema de visitas guiadas, mas no fim das contas o percurso visitado é o mesmo. Procure uma das entradas laterais do prédio e pergunte sobre a visita. Foi isso que eu fiz.

Logo de cara ficou evidente que eu era o único estrangeiro na visita. O grupo, cerca de 20 pessoas, era formado por muitos estudantes de direito e alguns turistas da própria Argentina. A guia explicou o funcionamento do Poder Legislativo e quais as atribuições de deputados e senadores no país. Ela também contou algumas das histórias da construção do prédio.

Plenário Câmara de Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados

A visita passa pelos plenários das duas casas. Segundo a guia, há um sistema automático de votação em cada uma dessas cadeiras, que também contam com sensores – assim que o deputado chega ao seu lugar, um sensor avisa que ele está lá, informação que é transmitida para o painel e para o presidente da Câmara.

No caso do Senado, que é bem menor, há uma diferença em relação ao modelo brasileiro: assim como nas constituições de Estados Unidos e Uruguai, o presidente do Senado é o vice-presidente da República, que tem a atribuição de chefiar as reuniões e desempatar votações.

Além dos plenários, a visita passa por outras salas do Congresso, como o hall de entrada (que recebe visitantes ilustres), a biblioteca e o local onde são realizados velórios de presidentes e ex-presidentes.

Congresso da Argentina

Informações práticas para visitar o Congresso da Nação

No programa organizado pela Câmara de Deputados as visitas ocorrem de segunda a sábado, nos seguintes horários:  11h, 13h, 15h e 17h. Para participar, basta estar na entrada da Avenida Rivadavia (número 1864) 15 minutos antes da hora marcada.  Os tours são em espanhol e (quando necessário) inglês. Mais informações aqui.

Já as visitas guiadas do Senado ocorrem de segunda a sexta, em dois horários: 12h30 e 17h. A entrada do Senado fica na Hipólito Yrigoyen, 1849. Mais informações aqui.

Seguro de viagem na Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Onde ficar em Buenos Aires

Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:

  • Centro
  • San Telmo
  • Recoleta
  • Palermo

Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.

Acomodações recomendadas em Buenos Aires:

Encontre hotéis em Buenos Aires

Conheça as comidas típicas da Argentina: 10 pratos imperdíveis veja.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários sobre o texto “Como visitar o Congresso Nacional da Argentina, em Buenos Aires

  1. Ola Rafael!!!Obrigada pelas dicas…na visita a Casa Rosada temos que agendar com 15 dias antes da viagem…para o Congresso é necessario tbm? pois tentei preencher o formulario e nao envia d jeito nenhum…e nas informaçoes só pede pra chegar 20 min antes e de boa…é assim msm? Senado e Camara

    1. Oi, Margô. Não agendei. Nem pra Casa Rosada e nem pro Congresso. Só cheguei e entrei na fila – no Congresso, inclusive, nem tinha fila.

      Abraço.

  2. Oi Rafael,
    Estou indo pra BUE daqui 2 semanas e vou me hospedar pertinho do Congreso, na Av. Rivadavia.. vi que vc comentou sobre a Pizzaria Continental que fica próxima.. vc teria alguma outra indicação de lugar bom e barato pra comer alí por perto do Congreso? De preferência os que fiquem abertos de noite 🙂
    Obrigada!

    1. Oi, Mariana.

      Olha, o microcentro é uma região muito comercial. Há muitos restaurantes lá, embora vários deles fechem de noite. A Continental, quase na esquina da Praça do Congresso, é ótima. E tem mais duas pizzarias, uma baratinha, na 9 de Julho com Rivadavia, e outra na rua do Congresso mesmo, mas dois quarteirões depois, à direita.

      Você vai ficar em hostel? Será que é no mesmo que eu fiquei?

      Abraço.

      1. Rafael, obrigada pela resposta!
        Dessa vez vou ficar em hotel mesmo, peguei um com preço super bom, é o Uno Buenos Aires, na Av. Rivadavia 🙂

        1. É bem perto de onde eu fiquei, coisa de dois quarteirões. Tem vários restaurantes por ali, inclusive na própria praça. Cheguei a almoçar neles algumas vezes.

          Abraço.

  3. Rafael, boa tarde!

    Como se dá a visita guiada pela Casa Rosada? Achei que não existisse, pois vejo as pessoas falando só da fachada.

    Outra questão: Há a possibilidade de tirar fotos lá dentro? Eles liberam, como funciona?

    Desde já te agradeço pelas informações.

    Abraço!

        1. Obrigado!

          E sim, fotos liberadas também no Senado e na Câmara. Eu só não tirei porque, ao chegar lá, descobri que tinha esquecido a bateria da câmera. 🙂

          Mas é liberado.

    1. Oi, Beatriz.

      Não sei se ainda está em tempo, mas vamos lá.

      Se você gosta MUITO de política, vale a pena. Mas reforço que achei a visita à Casa Rosada mais interessante.

      O passeio dura mais ou menos uma hora.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.