fbpx
Tags:

Fotos de viagem e selfies, uma saga

No meu post-manifesto sobre mulheres que viajam sozinhas pelo mundo, publicado no ano passado, recebi um comentário engraçado sobre as fotos de viagem. A moça estava lidando bem com o fato de largar marido que não podia viajar e enfrentar todos os desafios necessários para realizar seu sonho. A grande preocupação era: mas e as fotos, quem vai tirar?

Aliás, nem é preciso viajar sozinha para saber que é um drama pedir para as pessoas tirarem uma foto sua. Além das criaturas com má vontade, do medo da sua câmera ser roubada e da possível timidez de quem pede, o maior problema costuma ser a qualidade das fotos. Vi esse meme que expressa bem a sensação:

Quando eu tiro foto de alguém e quando alguém tira uma foto minha

Não é exagero. Aposto que você tem aí no computador uma pastinha de fotos esquisitas que alguém tirou de você. Para piorar, e quando você vê a foto ruim e não sabe se pede para pessoa tirar outra? Ou quando você se pergunta se o indivíduo vai achar ruim de você pedir para um terceiro? Enfim, é a vida.

A solução para os problemas fotográficos pessoais deveria ser só uma: selfie! Se você mora em Marte e não sabe o que é uma selfie, basicamente é uma abreviação para self portrait, ou seja, autorretrato. Tem até uma galera que fica famosa e ganha dinheiro publicando selfies no Instagram.

O problema é que eu sou o desastre em forma de fotógrafa de selfies. Minhas fotos conseguem sair piores do que aquelas que eu peço para os tiozinhos nos pontos turísticos. Duvida? Num momento de auto-humilhação nunca antes visto neste blog, vou compartilhar com vocês uma série das minhas tentativas de selfie fracassadas. Com vocês, a saga da Torre de Belém:

Selfie Torre de Belem

Em nenhuma foto eu consigo enquadrar a pobre da Torre de Belém e para completar tenho um festival de cabelo horrível. Acha que é o único caso? Tem mais um festival de cabeça em frente do monumento, cabelo na cara, foto muito escura, sombras estranhas, olhos fechados, enquadramentos nada a ver (e por aí vai).

Selfies ridiculas

O resultado disso aí é que quase não tenho foto minha das viagens em Portugal e só as paisagens têm merecido minhas postagens no Instagram.

Além disso, ando pensando em aderir à modinha do bastão ou pau de selfie. Quem sabe essa não é a salvação das minhas fotos de viagem? Sei que muita gente acha o cúmulo do ridículo circular por aí com uma vareta para tirar fotos de si mesmo. Mas a verdade é que nada pode ser pior do que as fotos acima.

O problema é que eu não achei ainda para comprar. Leia-se: a lojinha chinesa da esquina não tem para vender. E eu me recuso a pagar caro num troço desses. Quem sabe eu não adiro (verbo feio, né?) ao jeitinho brasileiro, ou seria cingapuriano?, da selfiestick improvisada?

Receba mais dicas de viagem

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

37 comentários sobre o texto “Fotos de viagem e selfies, uma saga

  1. Fiz uma trip sozinho para a Europa agora em agosto, e esse era um dos meus maiores receios.
    Acabei por comprar uma GoPro (sim, sei é bem $algada, mas acabou me valendo muito). Mas para esse tipo de fim, é fantástica. Pela angulação de suas lentes, ela consegue captar uma porção bem maior do cenário da foto do que uma camera normal. Com isso, sem precisar recorrer aos bastões (paus de selfie), consegui fazer fotos muito show comigo e o cenário.
    O bom é que hoje em dia já estão aparecendo outras variações desse tipo de camera, bem mais em conta, e de boa qualidade também, como a Sony Action Cam.
    Como contra, apenas o fato de que em algumas fotos, as paisagens acabam por sair com algumas distorções, mas, no geral, nada que possa desmerecer as fotos.

  2. Viajo só em muitas ocasiões. Como meu iPad mini tem camera frontal, consigo tirar algumas selfies. Mas, selfie é foto de rosto, é difícil mesmo conseguir enquadrar numa selfie, o rosto e mais o monumento.
    Normalmente, peço ajuda a alguém próximo. Às vezes calha de ser uma pessoa nada amigável e avessa às fotos de estranhos. Ignoro solenemente e peço para outro…Não desisto!
    Uma vez no Rio, visitando o Pão de Açúcar, passei o período todo com um fotógrafo privativo! Fui pedir pro carinha tirar uma foto minha e ele ficou a visita toda comigo! As fotos ficaram ótimas. hahahahahaah

    1. Tive essa sorte em Graamado, RS. Meu namorado e eu pedimos a um casal que estava num passeio conosco tirar um foto e Meu Deus do Céu! Foram as melhores fotos da nossa Vida!!!! A guria era de Fortaleza e fez milagre com a minha maquina podrinha… mas em compensação, as demais fotos tirados por outros desconhecidos foram tenebrosas…

  3. Amei o post e super me identifico! Em 2012 enquanto morava na Espanha realizei o sonho de visitar a Ilha de Mallorca sozinha e as fotos ficaram ó…

    E neste final de ano fui viajar com a minha mãe e irmã para o Uruguai e acabei comprando o tal pau de selfie pois já é difícil tirar selfie de 1 pessoa só imagina de 3! Também acho que é vergonhoso andar por ai com aquele troço mas prefiro passar vergonha e sair com fotos lindas e maravilhosas!!! hahahahahahaha Valeu muito a compra e as pessoas encarando.

  4. Passei 9 dias em Londres mês passado, só no último peguei o macete pra disfarçar a cara gorda: minha franja é virada pra esquerda, sendo assim, o celular na mão esquerda garante uma imagem mais digna… ah sim! câmera frontal no celular, pq se meu enquadramento já é ruim na máquina de verdade…

    1. haha, nossa Lívia, você está cheia dos macetes. Mas a câmera frontal do meu celular é um terror, não dá para usá-la. Na verdade, minhas melhores selfies são com a minha câmera mesmo, porque ela pega mais o ambiente em volta e fica mais fácil de acertar.

  5. Esse post descreveu minha vida! hahahahha quando viajei pra NY as fotos que tirava das minhas amigas ficavam maravilhosas, as minhas, nem tanto! o jeito que achei foi comprar uma GoPro mesmo viu, o campo dela é bem amplo e não tem como errar.

    Aqui em SP, naquelas galerias da Av. Paulista o que mais vi foi o tal do bastão de selfie. E vendendo que nem água!

    1. Andréa, eu vivi isso com as minhas irmãs. Elas não eram tão boas assim em capturar o ambiente, tiraram foto com a Torre Eiffel cortada, kkkk (elas vão me xingar se lerem isso).

      Mas depois do pau de selfie (comprei em Nápoles, vendia a cada esquina), não precisei mais brigar com ninguém.

  6. Muito eu estas selfies frustradas!!
    Nas minhas últimas viagens sozinha dá pra fazer um álbum só de tentativas de selfie. O pior é que morro de vergonha de tirar selfie então saio com aquele sorriso amarelo ainda por cima. E realmete a taxa de sucesso de pedir para alguém tirar é a mesma :/ Mas me recuso a andar por aí com pau de selfie, prefiro foto sem mim então hehehe

    1. Oi Juliana,

      Me identifiquei muito com seu comentário, com a excessão de que me rendi ao pau de selfie. É meio ridículo? Certamente! Mas suas fotos saem tão boas que você até esquece. E o mais importante, a “vareta” não precisa ficar enquadrada na foto!

  7. Hahahahahhaha estou no chao de tanto rir com esse post!!! Mas é a mais pura verdade… Na minha ultima viagem, para Buenos Aires, todas as minhas fotos forma tiradas por mim mesmo. Não me gabo disso, lógico que nao, mas eu era meio destemido; até pq, ninguém me conhecia mesmo e todo mundo ia pensar que eu era só mais um turista hahahaha Então eu botava meu celular encostado em bancos, árvores, postes, muros, em QUALQUER lugar que servisse de apoio e, claro, e me rendi tbm às saudosas selfies!! Hahaha acho que com o passar do tempo e depois de varias tentativas a gente acaba pegando o jeito hahaha

  8. Essa é uma parte muito complicada em estar viajando sozinha! hahahahahaha! As vezes tem aquele turista amigo que você conhece ali a hora e que te faz esse favor e tá tudo bem.
    Mas, uma vez em Nova York, estava andando sem rumo até que avistei o Empire State e achei um ângulo ótimo pra foto. Esperei um casal se aproximar e pedi gentilmente se poderiam tirar minha foto… O cara me mediu de cima a baixo e disse um sonoro “NO”. E saiu :/

    Ali não tem jeito de sair uma selfie boa, então me contentei com a foto só do prédio mesmo!

    ps: Também tenho uma bela sequência de *fails-selfies* na Torre de Belém!

    1. Poxa Marina, que cara antipático, nossa senhora!

      Fail Selfie é vida, as pessoas deveriam postar mais elas ao invés das que dão certo (já que essas são a minoria mesmo)

  9. Melhor post ever ! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Tô em Londres e viajando sozinho. NENHUMA das minhas selfies prestou. MAS NENHUMA MESMO !! Que revolta cara !

    1. hahaha

      Breno, acabei de voltar de viagem. Depois de selfies frustradas em Paris e Londres, comprei o pau de selfie em Nápoles (onde vendiam a cada esquina baratinho). Olha, vou te falar que minha vida melhorou muito… hhahaha Recomendo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.