fbpx
Tags:

Mochilão, a melhor dieta que você pode fazer

A única coisa que eu perdi ao mochilar pelo mundo foi peso. E muito. Como eu não ligo para essas coisas, não cheguei a me pesar antes e depois, para saber exatamente o tamanho da perda. Mas, olhando pelas fotos, acho que foram mais de 10 quilos.

Resultado melhor do que o entregue por essas dietas esquisitas que prometem perdas enormes em poucos meses. E olha que eu passei longe de ter uma alimentação saudável. Como todo bom mochileiro, abusei dos fast-food. Não por eu amar esse tipo de comida, mas porque em muitas partes do mundo esse é o único tipo de refeição que um mochileiro pobre consegue pagar. É isso ou morrer de fome. É isso ou vender o almoço para comprar a janta.

Em Genebra, na Suíça, o Big Mac era mais em conta que qualquer opção, mesmo a mais avacalhada das comidas de rua. Em Hong Kong então, aí a coisa era pior ainda: com pouco mais de R$ 6 eu garantia o combo de sanduíche, batata e refrigerante. Na versão grande. Com o mesmo dinheiro eu não pagava nem 1/3 de uma bola de peixe. A consequência? Almoço no Mc Donald’s. Jantar no Mc Donald’s. E houve dias em que até o café da manhã foi por lá também.

dieta do mochileiro

Em Hong Kong, com a pança de quem só comia Big Mac há uma semana

Então como diabos eu apareço tão magro nessas fotos, se durante meses minha alimentação foi uma versão nível hard de Super Size Me? A princípio isso não faz sentido. Ainda mais se você pensar que não foi só eu que emagreci. Naty e Lu perderam muitos quilos também, a diferença é que elas sabem dizer quantos foram – e vira e mexe sentem falta da dieta que só um mochilão sabe causar.

A estrada emagrece, embora a forma como isso ocorre permaneça um segredo, algo pesquisado desde a antiguidade. Dentre as possíveis explicações, destaco três: vida menos sedentária, problemas para se adaptar à culinária local e o cólera. Ok, talvez não exatamente O Cólera, mas uma daquelas diarreias que causam um casamento temporário com o vaso sanitário e te deixam com o cu na mão. Ou o tempo todo com a mão no cu. No fundo tanto faz.

Durante meus primeiros seis meses vivendo na Ásia, não passei mal uma única vez. A Lu já tinha ido ao hospital 17 vezes. Uma colega de trabalho, também estrangeira, batia carteira no Pronto Socorro dia sim, dia não. A Naty até que resistiu mais, mas logo se entregou para uma das muitas doenças do viajante. Eu, no entanto, permanecia muito bem, obrigado. Mesmo comendo em restaurantes como esse aí, da foto abaixo.

lixão em chandigarh - India

Ótimo. Eu tinha uma saúde diferenciada, pensei. Não há, neste mundo, Cólera que me pegue. Mil cagarão água à minha direita, dez mil à minha esquerda, mas eu não serei abalado.

Até que o Cólera me pegou. Quer dizer, provavelmente não foi ele, mas como a história fica melhor desse jeito, deixemos assim. Durante seis dias, eu não conseguia ficar mais de cinco minutos longe do banheiro. Gastei todo o estoque de papel higiênico da Índia, causando um racionamento do qual até hoje o país não se recuperou. O pior é que eu estava hospedado na casa de um colega de faculdade, que morava temporariamente em Nova Delhi. De vez em quando eu me pergunto se foi por isso que nunca mais vi o cara.

Pokhara - Nepal

E essas roupas que já nem servem mais? Foto em Pokhara, Nepal

Mas voltemos ao tema do texto: a dieta do mochileiro. Acho que uma boa parte dos quilos perdidos vieram dessas doenças típicas de viajantes, muito comuns em países em desenvolvimento. Como aquela foi a única vez que fiquei de cama, ou melhor, de vaso, é razoável pensar que há outras explicações para a efetividade da dieta do mochileiro.

Por isso, caro viajante, não é preciso lamber o corrimão daquele ônibus do Camboja só para emagrecer. Isso provavelmente acontecerá de qualquer forma. A prova é que, seis meses depois dos acontecimentos nefastos de Nova Delhi, aqui estou eu, no Peru, ainda muito mais magro que o meu habitual. E sem a ajudinha generosa do Cólera.

Hospedagem em Machu Picchu

A foto acima prova um dos motivos que fazem a dieta do mochileiro dar certo. Ao contrário da vida real, muitas vezes passada em frente ao computador ou sentado no escritório, mochilar envolve esforço. Não é fácil subir montanhas, percorrer cidades, carregar o mochilão ou correr atrás do trem. Tudo isso envolve deixar de lado aquele sedentarismo que costuma nos acompanhar no dia a dia. Bem, pelo menos ele costuma me acompanhar.

E, claro, tem o fato de mochileiros cortarem o álcool. Nada de cervejas, nada de barriguinha de chopp, nada de quilinhos a… Oi? Bom, sei lá vocês, mas se tem uma coisa que muitos mochileiros não cortam é o álcool. Pode até faltar a grana do café da manhã,  mas a da cerveja naquele bar legal é quase garantida. Claro, existem os mochileiros que não bebem e não dá pra generalizar, mas é isso que eu vejo acontecendo com muitos dos membros dessa espécie.

Os mochileiros, que são habitantes naturais de um lugar fantástico chamado Mochilistão, costumam beber litros, comer mal pacas e mesmo assim emagrecer. Vai ver é porque eu tinha 20 e poucos anos. Vai ver é porque meu corpo nunca se recuperou do Cólera. Vai ver é porque eu inventei uma nova dieta, baseada em hambúrguer, batata frita, cerveja e água contaminada. O fato é que cair na estrada me deixou mais magro. Nada que duas semanas de alimentação ogra em Belo Horizonte não tenham resolvido. E sem Big Macs.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

47 comentários sobre o texto “Mochilão, a melhor dieta que você pode fazer

  1. Gente do ceu, isso é fato pra mim, sempre emagreço e nunca tinha parado pra pensar numa explicação lógica pra essa mágica! E olha que no meu caso nem é mochilão de 1 ano não, é viagem de férias mesmo, de 20 e poucos dias! E vou falar: nunca passei mal! Nem posso dizer que tive ajuda do Cólera ou outra bactéria malévola! kkkk! Meu marido uma vez virou do avesso no México, mas foi só esse episódio. E nós comemos de tudo, comida de rua, comida local é preferência sempre, não temos frescuras e comemos muito! Além disso eu sou do tipo que entra no free shop só pra comprar chocolate! Mas não somos de Mc Donalds. Nem aqui e muito menos viajando! Eu só me lembro uma vez de ter que engolir os meus princípios de não comer fast food americanizado em viagens e entrar num Mc Donalds.
    Vejo que sem dúvidas, no nosso caso, levamos uma vida muito mais saudável quando estamos viajando: o café da manhã é sempre a refeição mais reforçada do dia, andamos o dia inteiro, não sobra espaço para sedentarismo, e estamos sempre felizes. Muito felizes! Pode ser uma explicação. Vai ver o corpo agradece e emagrece!

    1. Vai ver é isso, Marcela. Eu acho que viajando a gente anda muito mesmo. A ponto de quase não aguentar mais.

      Isso deve ajudar muito!

  2. Que ótimo esse texto. Engraçado que conheci o blog de vocês nos primórdios, mas só vendo as fotos agora me toquei da diferença de antes para agora. Você estava muito magro mesmo, que coisa! Eu me controlo muito no dia a dia, bebo menos do que gostaria e sou até levemente neurótica, hahaha. Mas nas férias não. Aliás, elas começam quando eu abro a primeira lata de cerveja antes do meio dia,rs.

    1. Quando voltei ao trabalho, em BH, meus colegas começaram a pagar meu almoço. Diziam que eu devia parar de passar fome. 🙂

  3. hahaha muito bom o post! Nunca fiz viagem realmente mochileira, mas já fiz 3 intercâmbios longos e comendo tudo errado de acordo com as regras gerais de dieta. Nos EUA, comecei emagrecendo uns 6 kg e dps ganhando 10kg!!!! hahahaa culpa das mil besteiras e congelados que comia. Na Espanha, comia mta massa e arroz e andava MUITO mas não emagreci e nem engordei e agora na Alemanha, em 2 meses comi pão e massa DEMAIS! No Brasil, só como pão nos finais de semana, mas lá eram uns 2 por dia! Mas como andava um absurdo todo santo dia e subia mil escadas, voltei pra casa sem engordar nada!!! (e já passei dos 30 anos rs). No meu caso as caminhadas me garantem pelo menos não engordar apesar de comer errado. Tenho um amigo que emagreceu algo em torno de uns 15 kg, culpa de uma bactéria na Indonésia rs. Ele voltou pro Brasil e continuou emagrecendo tanto por aqui que foi ao médico e só então parou de perder peso.

  4. Em 2007, passei um mês em um intercâmbio e vivia praticamente a base de Big Mac com batata frita e coca-cola ( pelo menos uma refeição por dia era isso). Emagreci 6 kg em um mês !!! E, na volta ao Brasil, meus exames seguintes estavam a mesma coisa que antes de viajar, nada de aumento no colesterol. Tudo bem que conta a parte de que passo o dia andando, bisbilhotando cada cantinho rs

  5. Hahaha, muito bom o post! Minha teoria (ou prática) é que emagrecemos por causa das caminhadas mesmo, sedentarismo passa longe em qualquer mochilão! É só voltar pra casa que a “pochetinha” volta com tudo.

  6. Morri de rir. Com toda a certeza mochilar é a melhor dieta. A prova maior é Fred que perdeu quase 20kg e olha que ele é a pessoa que mais provou comida esquisita que já vi (deve ser por isso, então!). A gente foi de fast food pouquíssimas vezes, mas provar a culinária local fez a gente adoecer algumas. Logo no primeiros 30 dias de viagem, fiquei 10 dias em um relacionamento sério com esse tal “o coléra”. Para quem quer emagrecer pra valer, indico fortemente a Malásia (provando as comidas chinesa, indiana e malaia) e o Marrocos. haha A única recomendação é não pare de mochilar porque certamente os quilos perdidos serão recuperados logo. 😛

    1. Hahaha

      Não tive problemas na Malásia. Mas o cólera é a melhor dieta que está disponível no mercado. 🙂

      O problema é que os efeitos colaterais não são dos melhores.

  7. amei! Na minha volta ao mundo, eu engordei 6 kg na Austrália (era uma dieta basicamente de Tim Tam) e no resto da viagem emagreci uns 8 kg. Também fui agraciada com cólera (ou não) no Vietnã. Perdi alguns kgs na brincadeira. Foi minha única intoxicação séria em 1 ano e também comia em lugares como o que você postou da foto. E NUNCA cortei a cerveja. Inclusive no Camboja eram pelo menos umas 5 por dia. Saudades!

    1. Cortar cerveja? Jamais! Ainda mais em lugares como o Camboja. 🙂

      Eu não estive lá, mas ouvi dizer que é mais barato que água. Confere?

  8. Hahahahahahaha Muito bom o humor do seu texto! Ri sozinha aqui. “Mil cagarão água à sua direita.. dez mil à sua esquerda”. Sensacional!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.