fbpx

Visto brasileiro para estrangeiros (e outras questões)

Toda burocracia tem dois lados. Da mesma forma que brasileiros enfrentam problemas com a papelada para visitar outros países, estrangeiros têm dificuldades para entrar no Brasil. A complicação, não importa o lado, aumenta caso a viagem não seja apenas de turismo, mas quando a pessoa tem interesse em se mudar de país.

O 360 recebe comentários frequentes de brasileiros e brasileiras que querem ajudar um amigo(a), familiar ou namorado(a) a entrar em território nacional. O visitante precisa de visto? E de carta-convite? Quanto tempo ele(a) pode permanecer por aqui?

É surpreendente a quantidade de estrangeiros que sonham em morar no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo WIN e publicada pelo Estadão, o Brasil está no topo do ranking dos desejos, junto de Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros. Os que mais sonham em se mudar para cá são argentinos, peruanos, mexicanos e portugueses.

Para ajudar toda essa gente que quer conhecer o Brasil, seja como turista ou residente, resolvemos fazer este texto.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Estrangeiros precisam de visto para entrar no Brasil?

Depende do país de origem da pessoa. Mas tenha em mente que há uma reciprocidade nesses assuntos. Se um brasileiro precisa de visto para visitar determinado país, é quase certo que alguém daquele país precisará de visto para entrar aqui. É por isso que cidadãos dos Estados Unidos precisam pedir visto antes de viajar para o Brasil. Clicando aqui você confere a lista completa dos países que têm acordos diplomáticos com o Brasil, envolvendo a dispensa de visto.

Lembre-se que isso só vale para viagens de turismo – para outras situações é necessário tirar vistos diferentes, como de residência temporária, trânsito ou negócios. Em caso de turismo, o tempo máximo de permanência de um estrangeiro no Brasil é 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90. Essa prorrogação deve ser pedida na Polícia Federal. E atenção: isso precisa ser feito antes do visto vencer, caso contrário o estrangeiro terá que deixar o Brasil. Detalhes aqui.

Alguns tipos de visto podem ser transformados em outros, durante o período em que a pessoa está no Brasil. A solicitação deve ser feita junto ao Ministério da Justiça, pelo menos 30 dias antes do prazo de vencimento do visto.

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Como solicitar esse visto? Quais os documentos necessários?

De novo: depende. Isso varia de acordo com a nacionalidade da pessoa e com os acordos feitos entre os países. A indicação do Ministério das Relações Exteriores é que o viajante sempre procure o Consulado brasileiro no país dele (ou no indicado para resolver a situação). Esse órgão poderá dar todas as informações necessárias.

E o visto para morar no Brasil?

Por conta de acordos com outras nações da América do Sul, argentinos, chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos, colombianos e equatorianos podem pedir o visto de residência temporária. Isso deve ser feito na Embaixada ou Consulado Brasileiro no país de origem ou na Polícia Federal, caso a pessoa já esteja no Brasil de forma legal. O visto temporário pode ser transformado em visto permanente, mas isso depende de cada situação.

Por falar no visto permanente, ele pode ser solicitado em três situações: reunião familiar, para dependentes de cidadão brasileiro ou estrangeiro que viva legalmente no Brasil (detalhes aqui);  transferência de aposentadoria, que é quando um estrangeiro aposentado comprova ter condições de viver no Brasil com sua aposentadoria, trazendo o dinheiro para cá (detalhes aqui); e investidor estrangeiro, que precisa comprovar a capacidade de investir pelo menos 150 mil reais num negócio em território brasileiro (detalhes aqui). O visto permanente deve ser pedido no Consulado/Embaixada brasileira no país de origem do interessado.

O visto permanente também pode ser concedido em caso de casamento entre um cidadão brasileiro e um estrangeiro. Nesse caso, é necessário comprovar a união, inclusive com visitas de um oficial da polícia federal e a regularização do casamento num cartório brasileiro. E atenção: é grande o número de golpes em que estrangeiros fazem contato com brasileiras pela internet e iniciam um relacionamento apenas para a obtenção do visto. Cuidado.

O Brasil também concede vistos permanentes para refugiados. Quem determina essa condição é o Comitê Nacional para os Refugiados, órgão comandado pelo Ministério da Justiça.

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Preciso de uma carta-convite?

Se você vai receber um estrangeiro em sua casa, mesmo que para turismo, então é necessário fazer uma carta-convite. Não há um modelo correto para isso, mas esse documento precisa ter o nome do interessado, país de origem, objetivo da viagem e o prazo que ele vai ficar no Brasil. Você deve fazer essa carta, registrar em cartório brasileiro e enviar o documento original para o viajante, que precisa apresentá-la ao consulado na hora que for requerer o visto (quando necessário) ou na hora da imigração.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email

Inscreva-se na nossa newsletter

4/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

450 comentários sobre o texto “Visto brasileiro para estrangeiros (e outras questões)

  1. Eu conheço uma pessoa a quase dois anos, ele mora em Bangladesh, e está precisando de ajuda para arrumar um emprego aqui no Brasil, então minha irmã tem uma firma e quer contrata lo , será que para vir ao Brasil com carta de trabalho, ele terá que ter alguma renda em conta?

  2. Boa tarde, desde Portugal.
    Sou Português, aposentado. Vivo com uma cidadã do Brasil aqui em Portugal. Pretendemos casar no Brasil, e óbviamente viver no Brasil.
    Como sou Português não necessitamos de visto de turista, não é verdade?
    Complicado é obter visto de aposentado, porque é necessário ter um rendimento mensal (reforma/aposentoria) de 2.000,00 dólares Americanos.

    Haverá forma de contornar esta situação?

    Agradeço o favor do seu comentário, sobre este assunto

    Muito obrigado

    Manuel Ferreira

    1. Oi, Manuel.

      Isso, não precisa de visto de turista. Você vem como turista, vocês se casam e depois vocês pedem o visto de reunião familiar.

      Boa sorte e parabéns pelo casamento! 🙂

  3. Olá, boa noite
    Tenho um amigo de Bangladesh, e quer vir morar e trabalhar no Brasil. Ele é chefe de Restaurante e quer que eu ajude ele com o visto brasileiro, o que fazer neste caso para ajudá-lo? Desde já, muito Obrigada.

    1. Não tem muito o que você possa fazer, Mara. Ele tem que procurar uma representação diplomática perto da casa dele (não sei se há consulado em Bangladesh ou se só na Índia). Aí é seguir o passo a passo e tirar o visto, no caso o de turismo mesmo.

      Para morar e trabalhar é preciso atender aos requisitos que estão no texto.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.