fbpx

As levadas e caminhadas da Ilha da Madeira

Um dos passeios mais comuns para se fazer na Ilha da Madeira é caminhar pelas trilhas da região, que lá têm o nome especial de levadas. O nome é vem dos canais, que foram construídos para levar a água do norte para o sul da ilha. Esses caminhos de irrigação começaram a ser construídos no século 16 e se estendem por cerca de 1500 km da ilha, ligando a beira do mar ao alto das montanhas.
A maior parte das Levadas da Madeira fica em áreas protegidas, como o  Parque Natural da Madeira e o Parque Ecológico do Funchal. A dificuldade e a extensão varia de percurso para percurso: ou seja, tem caminhada para quem é juninho como eu e para quem curte aventura, escalada e emoção. De qualquer forma, seja lá qual for sua escolha, tenha uma certeza: a vista será linda!
levada ilha da madeira

levada ribeiro frio ilha da madeira

Como escolher uma levada da Madeira?

Levada da Madeira

Essa é a pergunta mais fácil que você pode me fazer. Basicamente, entre no site do Visit Madeira e pesquise os Percursos Pedonais Recomendados. Ali, você vai ter acesso a todas as informações sobre as caminhadas: distância, mapa, dificuldade e informações especiais. São mais de 17 opções diferentes e o bom é que o site informa se a trilha está aberta ou não.
Levada da Madeira
Levada da Madeira
Um problema para quem quer fazer esse tipo de passeio são os ventos e a neblina. Por exemplo, quando estive lá, os picos mais altos da Ilha, o Ruivo (1861m) e o Areeiro (1817m), estavam completamente escondidos pela névoa. Acabamos fazendo então uma caminhada bem curta e simples, pela Levada da Serra do Faial até a Vereda dos Balcões, um miradouro.
balcoes ilha da madeira
O percurso é bem curtinho, só 1.5 km, sem nenhuma subida ou descida. A única emoção foi quando ouvimos barulhos estranhos vindo da mato e alguém idiota gritou que era um urso, kkkk. Na verdade, nem tivemos a mesma emoção que a história do ataque da búfala, já que o barulho vinha de um bando de cabras tranquilas.
Levada da Madeira
Levadas da Madeira

Além das Levadas, existem outras trilhas na Ilha, sem canal de irrigação por perto. Essas são chamadas de veredas. Eu já contei aqui sobre uma delas: a Vereda da Ponta de São Lourenço, ou, como também gosto de chamar, a caminhada mais bonita que você vai fazer na vida (#exagerada).

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.