fbpx
Tags:
Atlas: Lisboa, Portugal

Onde comer em Lisboa: 33 dicas de restaurantes em diversos bairros

Essa é uma lista de onde comer em Lisboa focada na gastronomia típica portuguesa. Assim, você consegue encontrar quais os melhores cafés, tascas e restaurantes em Lisboa para experimentar o melhor da culinária da cidade.

Onde comer e beber em Lisboa: dicas de restaurantes

Todas as dicas de lugares para comer em Lisboa vêm com o link para o endereço no Google Maps, o que facilita para você localizar o restaurante enquanto estiver viajando.

Onde comer Bacalhau em Lisboa

Bacalhau à Brás é a versão do bacalhau considerada típica de Lisboa. É aquele bacalhau desfiado, misturado com ovo, batata palha, azeitonas e outros ingredientes.

onde comer em lisboa bacalhau a boas

Por Natalia Mylova / Shutterstock

  • Bacalhoeiro/A Licorista

O restaurante O Bacalhoeiro/A Licorista, é um cantinho tradicional na Baixa, perto da Praça do Rossio, que serve porções de bacalhau generosas e a preços muito justos: cerca de 13 euros. Esse restaurante é simples, pequeno e vale muito a pena.

  • Ti Natercia

O Ti Natercia, em Alfama, é uma indicação de um amigo meu que mora em Lisboa, que insiste que esse é o melhor bacalhau da cidade. Os reviews no Google e Tripadvisor concordam com ele.

  • Mercado da Ribeira

Por fim, dica de um lugar bem badalado, o famoso Mercado da Ribeira. Um dos lugares mais movimentados de Lisboa, o Mercado, que fica no Cais de Sodré, reúne restaurantes dos principais chefes lisboetas a preços populares (menos de 15 euros uma refeição). Em geral, sempre tem algum dos quiosques com o bacalhau como prato do dia, que é mais barato.

Onde comer Pastel de Nata / Pastel de Belém

Brasileiros confundem o pastel de nata com o pastel de Belém. Basicamente, é a mesma coisa, só que pastel de Belém só vende na pastelaria do bairro Belém e todos os outros no mundo são pasteis de nata.

Quanto mais novinho e quentinho, mais gostoso. Por isso, os melhores lugares para comer pastel de nata são aqueles que fazem muitas fornadas ao longo do dia.

onde comer em lisboa pastel de nata belem

Por Olesya Kuznetsova / Shutterstock

  • Pastéis de Belém

Obviamente, a Pastéis de Belém oficial, ali pertinho do Mosteiro dos Jerônimos, é um desses lugares que valem a pena. A dica é não enfrentar a fila de quem quer só pegar o pastel por encomenda, mas entrar na pastelaria e sentar na mesa. Garanto que será muito mais rápido.

  • Manteigaria

Na região central de Lisboa, há dois lugares em que o pastel de nata também é impecável. O primeiro deles é a Manteigaria, que é bastante famosa e fica numa portinha no Largo de Camões, no Chiado. Eu arrisco a dizer (com um monte de gente especializada concordando comigo) que o pastel de nata de lá é o melhor da cidade.

  • Martinho da Arcada

Para um pouco de tradição, o Martinho da Arcada serve, além dos pastéis, outros quitutes portugueses desde 1782. Dizem que o lugar foi inaugurado pelo próprio Marquês de Pombal e era um dos lugares preferidos de Fernando pessoa: a mesa em que o escritor costumava se sentar ainda está preservada no estabelecimento.

  • NATA Lisboa

Além disso, em frente ao Castelo de São Jorge fica uma loja da NATA Lisboa, que tem como slogan “The World Needs Nata”. Ali também você encontra um delicioso pastel saindo do forno.

Onde comer Bolinho de bacalhau (ou pastéis de bacalhau)

O que os brasileiros e o pessoal do Porto chamam de bolinho de bacalhau os lisboetas conhecem como pastel.

onde comer em lisboa bolinho de bacalhau pastel

Por Glen Berlin / Shutterstock

  • Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Bem, lá no centrão, na rua Augusta, tem a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que vende pastéis de bacalhau com recheio de queijo da Serra da Estrela. Eu, pessoalmente, prefiro essas duas maravilhas portuguesas separadas, mas creio que sou voto vencido.

De qualquer forma, com ou sem queijo no recheio, o bolinho de bacalhau da Casa é realmente delicioso. São 3,50 pela iguaria.

  • Qualquer pequena tasca da cidade

Preciso dizer que os melhores pasteis de bacalhau que já comi em Portugal foram em pequenas tascas que nem nome tem, daqueles botecos que você está passando na rua e nova uns velhinhos portugueses. Em geral, nesses lugares, o pastel vai custar 1 euros.

Frutos do Mar

Polvo, camarão, sapateira (uma versão gigantesca do caranguejo), lula. Um país tão próximo do mar só podia também ter uma culinária centrada nessas delícias. O melhor lugar para comer são as chamadas Marisqueiras.

onde comer em lisboa povo marisqueira

Por Natalia Mylova / Shutterstock

  • Mariscaria

No bairro Saldanha, a Mariscaria é uma opção moderna com preços justos.

  • 5 Oceanos

Já quem quer comer com uma vista do Tejo pode experimentar a 5 Oceanos, que tem uma explanada na beira do rio, aos pés da Ponte 25 de abril.

  • Marisqueira do Lis

Por fim, uma casa mais tradicional é a Marisqueira do Lis, que existe desde 1973 e é bastante frequentada por moradores locais. Fica fora do centro, próximo ao metrô Intendente.

  • Stacha

Para quem quer um lugar com pratos para além dos frutos do mar, mas que também sirva opções maravilhosas com polvo, a dica é visitar é o Stacha, que fica no Bairro Alto. O restaurante é moderno, relativamente barato – pratos elegantes por menos de 10 euros – e com um ambiente agradável.

  • Tapas e petiscos portugueses

Caracóis, enchidos, queijos, iscas de fígado, ameijoas, ovos verdes… Os tapas e petiscos portugueses servem tanto a quem só quer acompanhar uma cervejinha (o imperial, em Lisboa) quanto para quem quer um jantar gostoso entre amigos.

onde comer em lisboa tapas chouriço

Por Sopotnicki / Shutterstock

Se você estiver na primeira categoria, minha sugestão é se perder pelo Bairro Alto ou Alfama e encontrar alguma portinha que te agrade.

  • Nova Tertúlia Bar

Uma dica é o Nova Tertulia Bar, na rua Diário de Notícias, que serve o chouriço fumegando, literalmente, na sua mesa.

  • Casa do Alentejo

E, por trás de uma portinha discreta no centro, esconde-se um grande segredo de Lisboa: A Casa do Alentejo (R. das Portas de Santo Antão 58). O lugar, um casarão antigo e muito bonito, se dedica à promoção e preservação da cultura alentejana através de diversas atividades culturais. Nos fundos do primeiro piso há um pequeno restaurante que serve diversas delícias dessa parte do país, que é famosa pela gastronomia de lamber os beiços.

  • Manteigaria Silva

Um boa dica para o happy hour é a Manteigaria Silva (Rua D. Antão de Almada 1 C e D), um excelente lugar para tomar um bom vinho português acompanhado de queijos e embutidos. A dica aqui é experimentar o aclamado presunto pata negra, considerado um dos melhores que se encontra por aí.

  • A Venda Lusitana

Para quem prefere um jantar legal, a Venda Lusitana é um restaurante muito pequeno, que exige reserva. Fica na região da Av. Liberdade e inclui uma sequência de tapas que começa com queijos e os enchidos (alheira, chouriço, etc), seguindo por outros petiscos típicos, preparados com primor, até a sobremesa.

É possível comprar os tapas individualmente ou entrar no menu degustação, que saí €38,50 para 4 pessoas. O serviço é impecável.

Churrascarias

Sardinhas e outros peixes, carne de porco ou de boi, franguinho assado na brasa. As churrascarias são uma ótima opção em Lisboa para quem quer comer bem e barato.

onde comer em lisboa sardinha

Por Ulga / Shutterstock

Com várias delas espalhadas na cidade, vou indicar duas no Bairro Alto onde já estive e aprovei. Geralmente, servem a carne com batatas e arroz. Daqueles lugares para ir preparado para comer muito.

  • Príncipe do Calhariz
  • Casa da Índia
  • Rodas

A Principe do Calhariz e a Casa da India são dois tradicionais, com comida farta e garçons muito antigos. Outra opção fica no bairro Rato (do lado do metrô) – é o Rodas. Muito bom!

Tascas

As tradicionais tascas portuguesas são restaurantes simples, geralmente familiares, que servem uma combinação dos diversos pratos mencionados neste texto. Têm em comum o carinho com a comida, isso sem contar os preços para lá de justos e a fatura.

onde comer em lisboa tasca

Feijoada portuguesa. Por Natalia Mylova / Shutterstock

  • Restaurante das Flores
  • Tasca do Vigário
  • Merendinha do Arco
  • O Carvoeiro
  • Tasca do Manel

O Restaurante das Flores, na Baixa, é um bom exemplo. Assim como a Tasca do Vigário, em Alfama e a Merendinha do Arco, próxima à Praça do Comércio.

Já uma boa opção para quem está no bairro de Belém é O Carvoeiro. Foi indicação da minha amiga Raquel, que chegou lá graças as sardinhas fresquinhas sendo assadas na hora. Descobriu um restaurante familiar de qualidade em meio à zona turística. Vale a pena.

E a Tasca do Manel, no Bairro Alto, tem como especialidade da feijoada de javali.

Onde ouvir Fado em Lisboa durante o jantar?

Nós recomendamos a Tasca do Chico: uma casa de Fado Vadio com comida boa e muita música. Isso tudo sem ter que pagar uma fortuna igual nos lugares mais pega-turista.

É necessário reservar! Tem tem dois endereços:

Conservas

Ouvi dizer que em Portugal eles têm a mania de colocar tudo em latinhas e é verdade. Por ali, há conservas de tudo quanto é coisa: das tradicionais sardinhas a lampreias, ovas e polvo.

A Conserveira de Lisboa (Rua dos Bacalhoeiros 34), em funcionamento de 1930, é um excelente lugar para conhecer essa tradição. As conservas com embalagem vintage podem ser levadas a um piquenique junto ao Tejo ou dadas de presente.

Opções de comida internacional em Lisboa

A Rua Verde (Green Street) e a Rua Rosa, ambas no centro, são ótimas opções com muitos restaurantes e bares descolados com comida internacional.

Na Rua Benformoso, no bairro Martin Moniz (vizinho de Alfama), ficam vários restaurantes chineses e indianos cujos donos vêm desses países. Basta escolher um.

Outra opção muito legal por ali é a Associação Renovar a Mouraria, também dica da minha amiga Raquel. Lá, a cozinha é comandada por imigrantes, com todo dia a comida de um lugar do mundo.

Uma boa hamburgueria é a Honorato, que hoje conta com seis lojas espalhadas na cidade.

Para uma pizza autêntica italiana sem sair de Portugal, vale experimentar a Retrogusto 84, no bairro Arroios. O local é bem pequeno e costuma lotar. Então chegue cedo.

E você, tem alguma dica de restaurante em Lisboa imperdível? Deixa para a gente nos comentários!

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde comer em Lisboa: 33 dicas de restaurantes em diversos bairros

  1. Olá xará. Luisa eu sou administrador de uma página intitulada Familia Martini, com âmbito internacional e com mais de 1.300 membros. Minha procura por você, além de informações, pretendo organizar uma viagem fretada, com mais ou menos 300 pessoas. Gostaria que se possível, de contar com a sua experiência e opinião á respeito.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.