fbpx
Tags:

Carta aos leitores que não são brasileiros

‘O sol não se põe nos domínios da Rainha’, garante uma antiga expressão em inglês que demonstrava a vastidão do Império Britânico. Embora o mundo lusitano nunca tenha sido tão grande, é possível dizer algo semelhante: no momento em que você janta em sua casa, alguém toma café da manhã e conversa, do outro lado do globo, também em português.

Por conta do sucesso dos navegadores portugueses, o idioma de Camões é hoje a quinta língua mais falada do planeta e a mais falada do hemisfério sul: são 280 milhões de pessoas. Embora a maioria delas – cerca de 200 milhões – esteja no Brasil, também há quem tenha o português como idioma nativo em Moçambique, São Tome e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde, Macau e, claro, em Portugal.

E até na Índia o português já foi relevante. Goa, um estado indiano que só se tornou independente de Portugal na década de 70, ainda tem ruas com nomes portugueses, famílias com nomes como Mascarenhas e Souza e gente que se comunica no mesmo idioma que você. Por lá, no entanto, essa situação está mudando – aos poucos o português desaparecerá da Índia.

Praia de Goa. Índia.

Goa, Índia

Mas essa não é a tendência mundial. Alguns países testemunham um aumento expressivo da população que fala português. Em Andorra, Luxemburgo e no Paraguai, por exemplo, o índice já representa 10% da população. No Canadá o percentual é menos expressivo, mas ainda é grande: entre 200 e 500 mil pessoas que vivem no gigante da América do Norte nasceram falando português, quantidade que só tende a aumentar.

Toda essa introdução tem um motivo. Queremos deixar uma coisa clara para vocês, queridos leitores que não moram no Brasil ou não são brasileiros: sabemos que vocês estão aqui no 360. E embora este blog seja feito por brasileiros (e em muitos momentos para brasileiros), é um privilégio contar com a leitura de vocês.

Segundo nos conta o Google Analytics, 82% dos leitores do 360meridianos estão no Brasil, número parecido com o de leitores que usam o chamado PT-BR, que nada mais é que o português brasileiro. No entanto, há uma grande quantidade de leitores portugueses também – quase 6%. Gente que vive em Lisboa, Porto e Braga, entre outras cidades.

Terreiro_do_Paço_-_Lisboa

Lisboa

Nessa conta está a Inês, que é de Lisboa e frequentemente aparece na caixa de comentários do blog (é um prazer ter você por aqui, Inês). E também muitos outros, alguns deles já acostumados a acompanhar as experiências da Luíza, blogueira do 360 que no ano passado saiu do Brasil e foi morar em Portugal. A todos vocês, queridos leitores portugueses, fica nosso forte abraço. Sim, existem diferenças na forma como falamos. Do autocarro ao ônibus, do fixe ao legal. Apesar disso, falamos a mesma língua. E isso é lindo.

É um pouco mais raro, mas vez ou outra aparecem por aqui pessoas de Moçambique (455 nos últimos 30 dias), de Angola (475), de Cabo Verde (83), de Macau (26), de Guiné-Bissau (18), do Timor-Leste (13) e de São Tomé e Príncipe (9 leitores no último mês). Desses, me lembro de um leitor chamado Henoc, angolano que comentou em alguns posts.

Praia de Moçambique

Moçambique

Ainda segundo o Google Analytics, diariamente entram no blog pessoas de todas as partes do mundo. Cerca de 2% de nossos leitores estão nos Estados Unidos. São expatriados, gente que saiu da terra natal, muitas vezes vive há anos fora do país, mas continua lendo e se informando em português. E, o melhor, aqui no 360.

Mas a comunidade que forma o 360 vai além da língua portuguesa. O espanhol, língua irmã, também atrai muita gente ao blog. Uruguaios, argentinos e chilenos marcam presença por aqui. Durante a Copa do Mundo de 2014 isso foi mais claro, com vários deles usando o espaço dos comentários para tirar dúvidas e planejar viagens ao Brasil. Dúvidas no bom e velho portunhol. Não falamos a mesma língua, mas damos um jeito e no fim nos entendemos.

O objetivo deste texto não é dar dicas de viagem, não é falar de lugares bonitos para conhecer e nem refletir sobre o turismo ou nossos estilos de vida. A ideia aqui é mesmo só essa que foi expressa acima: queridos leitores, sabemos que vocês estão aqui, sejam brasileiros, portugueses, angolanos ou de qualquer nacionalidade. A presença de vocês, na comunidade que forma o 360, mostra que o mundo encolheu, que as fronteiras diminuíram e que ainda há muito por conhecer. As viagens nos aproximam, mesmo que pela tela de um computador.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Carta aos leitores que não são brasileiros

  1. Há alguns meses que tive, por acaso, conhecimento do vosso trabalho que considero muito interessante. Sou português.
    Muitos parabéns e felicidades.

  2. Muito bacana este texto reconhecendo os leitores de outros países! 🙂
    Eu estou nestes 2% que acessam dos Estados Unidos.
    Continuem com o ótimo trabalho que fazem!
    Um abraço.

  3. Olá!
    Acompanho o blog há tempos e nunca havia comentado. Só queria dizer que uns 20 dos 83 acessos de Cabo Verde devem ser meus (que sou brasileira) e do meu marido (que é português).
    Abraços!

  4. Sou o unico paraguaio que le todos os dias seu site? Por isso nao aparece no google analytics? haha Seu site e otimo. Melhores Destinos, 360meridianos e Viage na Viagem sao meus blogs de todos os dias 😀

    1. haha! 142 paraguaios nos últimos 30 dias, Elvis. Até que é bastante. 🙂

      E obrigado por estar sempre aqui, acompanhando a gente.

      Abraço.

  5. Coincidentemente, pensava nisso ontem. Alguns linguistas defendem que, em “pouco” tempo (200-500 anos, talvez?), o PT-BR e o PT-PT não serão inteligíveis entre si. Entretanto, com todo mundo cada vez mais conectado, creio que essas diferenças possam ser minimizadas dos dois lados.

    []s

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.