fbpx
Tags:

Como planejar sua viagem com ajuda do Pinterest

Não é só para fãs de moda, artesanato e receitas gourmet: o Pinterest também pode ser uma mão na roda para viajantes. Quantas vezes não vemos artigos na internet que gostaríamos de guardar, mas não temos um jeito legal e organizado de fazê-lo? Pois é bem esse problema que o Pinterest consegue resolver. Bonita, viciante e prática, é uma maneira visualmente convidativa e simples de agregar conteúdo sobre qualquer assunto que seja do seu interesse.

A rede social, que é bem forte na gringa, ainda não caiu totalmente no gosto dos brasileiros, embora o número de usuários verde-amarelos tenha aumentado bastante desde 2014. Eu comecei minha conta logo que a rede foi lançada, mas passei anos sem dar muita atenção ao Pinterest.

Mas o que, afinal, é esse tal de Pinterest?

Eu diria que é uma mistura de um painel de colagens com rede social. Sabe aqueles quadros de cortiça que a gente vai pregando tudo de legal que encontra pela frente? Fotos, páginas de revistas, panfletos de shows e eventos que queremos ir, lembretes, listas de tarefas, lugares que a gente quer conhecer, frases inspiradoras, letras de música e tudo mais? O Pinterest é a versão virtual desses quadros.

Painéis de viagem no Pinterest

Após abrir sua conta, você pode criar painéis para guardar imagens e artigos. Não sei se há um limite no número de painéis, mas já vi algumas contas com dezenas deles, então dá para criar à vontade. A ideia é que cada painel reúna um tipo de informação diferente. Você pode ter um painel para guardar receitas, outro para frases legais, outro para projetos DIY, outro para decoração e para qualquer outra coisa que sua criatividade mandar.

Você também pode seguir seus amigos e pessoas interessantes para ver o que eles andam colocando em seus painéis. Mas se você não quiser ver tudo que a pessoa posta, não se preocupe: dá para seguir apenas um painel específico. Os posts dessas pessoas ou painéis vão aparecer para você em uma timeline – e você pode guardar qualquer um desses pins nos seus painéis também.

Quando você ver algo que te interessa, clique na imagem. Ela vai abrir em tela cheia e, logo abaixo, um link vai informar a fonte original da foto – ou seja, o site de onde ela foi capturada – e os comentários de quem colocou a imagem na rede.

Pinterest para viagens

Como colocar seus pins

Você pode fazer o upload de imagens do seu computador, mas a maneira mais comum de agregar pins aos seus painéis é pela internet. É assim: você está lendo sobre sua próxima viagem à Tailândia e encontra um artigo com dicas que você considera bem úteis. Alguns sites, como o 360meridianos, são otimizados para a rede. Basta você passar o mouse numa imagem do artigo e clicar no botão “Pin it” que vai aparecer. Vai abrir uma janela para que você possa escolher o painel que vai receber aquele pin. Pronto. A foto já está salva no seu perfil, junto com o link daquele artigo. Para pinar artigos de sites que não têm essa utilidade, é preciso instalar uma extensão no seu navegador. Sempre que você ver uma página que gostaria de salvar, basta clicar nesse botão, escolher uma foto para o pin e voilá!

Azulejos em São Luís

Passe o mouse na foto para ver o botão do Pinterest

Agora que vocês já dominaram o Pinterest, vamos ver como usá-la para planejar sua viagem.

Crie um painel para cada viagem

Tem alguma viagem em vista? Corra pro Pinterest e crie um painel novo para essa viagem. É melhor que os temas sejam bem específicos. Por exemplo, se você vai passar por quatro países, é mais interessante criar uma painel para cada país do que um chamado “Mochilão pela América do Sul”. Você também pode criar painéis para cada cidade, como Bariloche e Buenos Aires, por exemplo. O que é melhor para cada viagem varia conforme o roteiro, a duração e a forma como você prefere organizar a informação.

Colecione artigos e imagens interessantes

Depois disso, continue sua pesquisa da forma como você já está acostumado a fazer. Viu alguma coisa que gostaria de guardar? Use os botões Pin it para colocar o artigo no seu painel. Com o tempo, você vai ter um guia de viagens personalizado. Você pode colocar nos comentários de cada pin para anotações relacionadas a ele. Por exemplo, se você guardou um artigo sobre uma atração, pode colocar nos comentários o endereço ou o horário de funcionamento para ficar mais fácil acessá-las no futuro sem ter que abrir todo o artigo novamente.

Você também pode criar painéis para viagens que você gostaria de fazer um dia, mas que ainda não têm data para acontecer. Assim, quando você finalmente for visitar aquele lugar, já vai ter um monte de informações legais para começar o seu planejamento.

Procure pins de outras pessoas

Você não precisa limitar sua pesquisa aos sites que você visita na internet. Também pode ver o que outras pessoas já subiram na rede sobre aquele destino. Uma das maneiras de fazer isso é digitando, no campo de busca, o nome do lugar que você vai visitar e ver o que aparece.

Se você digitar o nome do destino, mais as palavras chaves “dica de viagem” e “travel”, vai conseguir eliminar um monte de fotos (lindas, mas inúteis) e ver apenas as dicas de viagem para aquele lugar. É preciso reparar também que, algumas vezes, o link das fotos pinadas por outras pessoas não leva a nenhum artigo interessante. Nesse caso, você tem que considerar se vale mesmo a pena colocá-la no seus painéis.

Siga blogueiros de viagem

Siga os blogueiros de viagem que você gosta no Pinterest para ficar por dentro das dicas mais legais que eles colocarem na rede. O 360meridianos tem um perfil por lá (segue! Segue!). Outro painel legal de seguir é o Histórias de Viagens, que reúne diversos pins de vários blogueiros.

Outros tipos de painéis úteis para viajantes que você pode criar

Além dos painéis de destinos, também há outros painéis que podem ser úteis para planejar suas viagens:

O que levar, lista de arrumar mala: Crie um painel com dicas e check list para arrumar malas e mochilas.

Atividades de interesse: Se você gosta de alguma atividade específica, como mergulho, trekking ou montanhismo, pode criar um painel para reunir artigos sobre isso.

Bucket list: Faça uma lista de lugares que você gostaria de conhecer algum dia.

Dicas de viagem: Guarde artigos com dicas genéricas de viagem, como como encontrar passagens aéreas baratas, como montar seu roteiro e muito mais.

E vocês, já usaram o Pinterest para planejar uma viagem?

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Como planejar sua viagem com ajuda do Pinterest

  1. Já tinha pensando em fazer um post sobre o Pinterest, mas acabei deixando para depois e nunca saiu. Feliz com este post!
    Não sei porque a parte de viagens do Pinterest parece ainda não ter deslanchado aqui no Brasil. É uma ótima maneira de achar lugares interessantes e/ou inspiradores. Quem sabe agora vai! 😉

    1. haha realmente ainda falta um impulsinho pro Pinterest alavancar aqui, mas eu percebo que aos poucos ele tem se movimentado mais. Espero que as pessoa percebam os benefícios de utilizá-lo.

      Abraços!

  2. Oi, Natália!!! Queria te parabenizar pelo artigo! Eu sou meio avessa a redes sociais (nem Facebook eu tenho!!!), mas seu artigo tá tão bacana, que eu confesso q estou tentada a abrir uma conta no Pinterest! O que é um feito e tanto!!! Parabéns e obrigada por explicar tão direitinho sobre essa rede social!

    1. Ei Bárbara, eu também penso duas vezes antes de abrir uma conta, pq acho que já existem redes demais e elas são uma baita perda de tempo. Mas o Pinterest é bem legal sim, acho que porque é mais que uma rede, é uma forma de descobrir coisas interessantes.

      Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.