fbpx

Como é a visita ao Rijksmuseum, em Amsterdam?

São 30 mil metros quadrados, 80 salas e cerca de oito mil obras expostas, além de um acervo com quase um milhão de peças. O Rijksmuseum em Amsterdam é considerado o museu mais importante museu dos Países Baixos.

Fundado em Haia, em 1800, e transferido para Amsterdam alguns anos mais tarde, esteve fechado para reformas durante quase 10 anos. Uma década e 375 milhões de euros gastos depois, o museu foi finalmente reaberto, em 2013. Sorte minha, que estive na cidade justamente nessa época.

Após a reabertura, o Rijks rapidamente voltou a ser uma das grandes atrações da cidade. E com razão.

Viajando para Amsterdam? Leia também:
Dicas de Hospedagem em Amsterdam
Principais Atrações de Amsterdam e Roteiro de 3 ou 4 dias

Museus de Amsterdam

Século de Ouro dos Países Baixos

Bom, voltemos no tempo, para algum dia no período entre 1584 e 1702. Foi nessa época que os Países Baixos atingiram seu auge, sendo a potência mais importante do ocidente.

Os mares viram inúmeras conquistas, o poder econômico da nação cresceu e o país se tornou o centro do mundo. A ponto de atrair artistas, cientistas e pensadores de toda a Europa.

“Em que outro país se pode gozar de uma liberdade tão completa?”, perguntou o filósofo francês René Descartes. 

Numa época em que o pensamento era reprimido a ponto de Galileu Galilei ser condenado por dizer que a Terra gira em torno do sol, Descartes deixou o país natal e foi viver onde teria liberdade para trabalhar (e pensar). Ele e muitos outros.

A era de ouro das grandes navegações enriqueceu o país, aumentou o poder da burguesia e criou uma demanda gigante por retratos, pinturas e outras obras artísticas.

Veja também: Os melhores museus de Amsterdam, na Holanda: Qual Escolher?

Rijksmuseum, em Amsterdam

Rijksmuseum e Rembrandt

Fundado cem anos depois do Século de Ouro, o Rijksmuseum ajuda a guardar parte dos tesouros produzidos naquela época, entre eles trabalhos de gente como Frans Hals, Johannes Vermeer e, claro, um gênio chamado Rembrandt Harmenszoon van Rijn, um dos mais importantes artistas da história.

Embora a casa que Rembrandt morou e trabalhou tenha virado um museu interessante, para ver os trabalhos do artista não há lugar melhor que o Rijksmuseum, que guarda a obra-prima de Rembrandt, o quadro “A Ronda Noturna”.

Ronda Noturna, Museus de Amsterdam

Por falar nele, esse é o único quadro que não mudou de endereço durante a reforma, segundo garantiu o diretor do museu, Wim Pijbes, quando o local foi reaberto: todas as outras obras foram reorganizadas.

A Ronda Noturna inspirou filmes, livros e até o flash mob do vídeo abaixo, que ocorreu na época da reabertura do museu. É uma obra tão importante que, ainda segundo o diretor do Rijks, o objetivo do governo é que “toda criança holandesa veja ‘A Ronda Noturna’ antes de completar 12 ou 13 anos”.

Azar o nosso, que não conhecemos o quadro tão cedo assim. Por isso, se a presença de milhares de obras do Século de Ouro não te convencer a colocar o museu no seu roteiro de viagem, a Ronda Noturna deve conseguir completar o serviço.

Veja também: Os pontos turísticos de Amsterdam

O prédio do Rijksmuseum

O prédio onde fica o museu é outra atração. Projeto do arquiteto Pierre Cuypers, responsável também pela Estação Central de Trens de Amsterdam e várias igrejas, o edifício atual do Rijksmuseum foi inaugurado em 1885. É considerado um Patrimônio Nacional desde 1970.

Rijksmuseum , Amsterdam

O Rijksmuseum fica na chamada Museumplein, a praça dos museus de Amsterdam. Por ali você também vai encontrar os museus do Van Gogh e Stedelijk, além do letreiro “I Amsterdam”, que fica em frente ao Rijksmuseum e rende uma das fotos mais tradicionais na cidade.

Letreiro Amsterdam

Informações úteis para visitar Rijksmuseum

Quanto custa?

A entrada precisa ser reservada antecipadamente pela internet. O ingresso custa €23.50. Clique aqui para comprar

Ou, melhor ainda, a opção que conta com o ingresso do museu e um tour guiado pelo prédio com um guia que fala inglês, espanhol ou italiano. Ele vai te explicar a história das pinturas, quadros e objetos do museu.

Porém, se você comprar o passe de turismo I Amsterdam Card, ele incluí a entrada no Rijksmuseum e outras 60 atrações da cidade.

Horário de Funcionamento

O museu funciona todos os dias, das 9 às 17h.

Como chegar

Partindo da estação central, os trams 2 e 5 deixam na porta. Todo o museu é acessível para cadeirantes e há cadeiras de rodas disponíveis na entrada.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Como é a visita ao Rijksmuseum, em Amsterdam?

  1. Oi!!! Sei que é uma pergunta meio ampla e subjetiva, mas por cima, quanto tempo devo reservar para visita a cada museu? O Museu Van Gogh dá pra aproveitar em três horas? E o Rijksmuseum? Acredito que a Casa de Anne Frank seja mais rápido né?
    Obrigada!

    1. Ei Camila, sim, a casa da Anne Frank é a mais rápida dos três, dá pra ver em uma hora. O Van Gogh dá pra ver em duas, três horas sim, mas tudo depende do tanto que você gosta de arte, do tempo que você demora pra ver as coisas, ou se vai passando meio batido pelo que não te interessa. O Rijks é bem grande, dá pra gastar a tarde inteira lá dentro, mas também dá pra ver o principal em umas duas ou três horas.

      Abraços

  2. Fui em 2010 e apesar de algumas salas fechadas para reforma, a maior parte dele (inclusive o quadro “Ronda Noturna”) estava aberta sim! O problema de visitá-lo em 2010 na verdade foi a fachada que estava bem coberta por conta da reforma e não pude tirar tantas fotos do prédio maravilhoso!!!

    1. Pois é, sei que ele foi aberto aos poucos. 🙂 Mas só voltou mesmo em 2013. E o prédio é bonitão mesmo.

      Abraço, Fê. 🙂

  3. Oi Rafa!!

    Vou confessar que achei esse museu mais bonito por fora do que por dentro!
    Primeiro, porque deixei ele para depois do museu do Van Gogh e depois da casa de Anne Frank.
    Segundo porque as obras eram muito espalhadas pelo museu. Diferente, por exemplo do Dorcay, na frança tem uma obra do lado da outra.
    E terceiro, porque o áudio guia não contemplava todas as obras, pelo contrario, até! Tinha muita coisa que não tia legenda e nem opção de áudio!

    Mas sendo o prédio que é, para os amantes de arquitetura tb vale muito a pena!!

    Beijos

    1. haha! Comparar com o museu Van Gogh é até injusto mesmo. OK, o do Van Gogh é menor, tem menos coisas, mas mesmo assim. É Van Gogh, né? haha

      Entendo seu ponto. 🙂

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.