fbpx

Roteiros na Argentina: 7 viagens de norte a sul do país

Separamos alguns sugestões de roteiros de viagem na Argentina para te provar que a Argentina é muito mais que Buenos Aires. Tem as vinícolas de Mendoza, as montanhas e cultura andinas, os cerros multicoloridos do Norte, desertos, salinas, tem a Patagônia, Iguaçu e o litoral. Basta sair um pouquinho do senso comum e pegar a estrada para descobrir a beleza e a diversidade desse país vizinho. Quer ver?

Leia também:
Como viajar pela Argentina
Quanto custa viajar pela Argentina
Roteiros de viagem pela Argentina e Uruguai
Como viajar de ônibus pela Argentina

Seguro de viagem Covid-19 para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é obrigatório desde a reabertura do país por causa da pandemia. E não basta ser qualquer seguro: é necessário contratar um que tenha cobertura contra Covid-19 expressa na apólice.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando poucos reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vale a pena alugar um carro na Argentina?

Depende do roteiro que você vai fazer. Se você for se concentrar em Buenos Aires e arredores, um carro é completamente desnecessário. A coisa muda de figura se você pretende se aventurar para cantos mais remotos do país, como o norte e a Patagônia. É que nessas regiões, as distâncias são maiores e a locomoção fica mais complicada.

É possível fazer esses roteiros sem carro. Eu mesma já fiz algumas vezes. Mas fique ciente que você ficará refém dos tours de agência, empacotados e pouco flexíveis. Um carro garante mais liberdade para montar seus próprios passeios e ir no seu tempo. Fica a seu critério escolher!

Se você optar por dirigir, recomendamos que reserve seu carro com antecedência para garantir bons preços. Para isso, recomendamos a RentCars, um comparador online e seguro que te mostra o melhor custo-benefício entre os modelos e locadoras disponíveis. Assim você pode escolher o carro perfeito para você e reservar com segurança.

Roteiros Argentina: viagens de uma semana

Roteiros de 7 dias pelos arredores de Buenos Aires

Buenos Aires, Argentina

Passe quatro dias explorando a charmosa capital argentina. No quinto, faça uma day trip até Colonia del Sacramento, cidade uruguaia que está do outro lado do Rio da Prata. O sexto dia pode ser usado para conhecer Tigre, destino conhecido como a Veneza argentina e que é muito procurado pelos locais nos fins de semana. Para chegar lá, vá com o Tren de la Costa e aproveite o trajeto que margeia o Rio da Prata.

Alternativas: No verão, quando as temperaturas em Buenos Aires podem beirar o inferno, você pode optar por passar três dias em Mar del Plata, destino litorâneo favorito entre os portenhos e que está a cinco horas de viagem dali.

Mais sobre esse roteiro na Argentina:
O que fazer em Buenos Aires
Como ir para Colônia del Sacramento
Passeio a Tigre com o Tren de la Costa

Roteiros na Argentina: viagens de 15 dias

Roteiro pelo norte da Argentina

ESTRADA - ARGENTINA - Cachi

Passe quatro dias em Buenos Aires e, em seguida, pegue um avião para Salta. Use a cidade de base para explorar a região, fazendo os passeios pelos arredores: Cachi, Cafayate, Quebrada das Conchas, Paque Nacional Los Cardones e Salinas Grandes. Para isso reserve cinco dias.

De lá, vá para Tilcara e passe mais três dias descobrindo a Quebrada do Humahuaca e a peculiar cultura da província de Jujuy. Na volta, você pode pegar um ônibus até Córdoba, parada estratégica a meio caminho de Buenos Aires que exala história, cultura e vida noturna universitária. Há voos diretos de Córdoba para algumas cidades brasileiras, por isso fica a seu critério voltar para casa dali ou terminar o trajeto de volta até Buenos Aires.

Mais sobre esse roteiro:
Dicas de viagem a Salta e Jujuy
O que fazer em Córdoba, Argentina

Rota do Vinho na Argentina

bicicletas maipu - mendoza - Argentina

Comece a aventura por Mendoza, a principal região de produção de vinhos do país. Explore os vinhedos nos arredores da cidade e não deixe de fazer um passeio de bicicleta por Maipu, vilarejo vizinho. Quando se cansar da ressaca, faça o passeio que leva até o mirante do Monte Aconcágua, o ponto mais alto do continente americano.

Depois de uma semana, pegue um ônibus noturno para Salta, e, assim como no roteiro anterior, use a cidade de base para explorar as atrações ao redor. Cafayate é outro importante centro de produção de vinhos da Argentina e tem algumas das vinícolas que mais gostei de visitar no país. Se preferir, pode nem se hospedar na capital da província e encontrar uma pousadinha mais próxima aos vinhedos.

Mais sobre esse roteiro:
O que fazer em Mendoza, Argentina
O que fazer em Salta, Argentina
Cafayate e a Quebrada das Conchas

Roteiros na Argentina: viagens de 20 dias

Roteiro de viagem pela Patagônia

Patagonia Argentina

Se o seu objetivo é conhecer as maravilhas da Patagônia e da Terra do Fogo, o melhor a fazer é comprar um voo para Ushuaia. Fica a seu critério e disponibilidade se você vai fazer um stop over em Buenos Aires ou não. Passe de quatro a cinco dias na cidade e, em seguida, pegue um voo para El Calafate e tenha a honra de conhecer o glaciar Perito Moreno, a estrela da região.

De ônibus, vá para Puerto Natales, onde fica o Parque Nacional Torres del Paine. Por aqui é interessante passar mais tempo, por volta de uns seis dias. A jornada termina em El Chaltén, a capital argentina do trekking. Esse roteiro é recomendado para o verão.

Roteiros na Argentina: viagens de 30 dias

Roteiro da Patagônia estendida

Faça o mesmo trajeto do roteiro anterior. Ao chegar em El Chaltén, pegue um avião até Bariloche e passe por aí mais seis ou sete dias. No inverno, o lugar é perfeito para  esportes de neve. No verão, por outro lado, pode-se aproveitar melhor as belezas e os passeios pelos cerros e parques ao redor da cidade. Se você for até lá, faça-me um favor: reserve um dia para visitar o vilarejo de El Bolsón e tome uma cerveja artesanal na praça da cidade por mim.

Roteiros na Argentina: viagem de norte a sul do país

Cataratas do Iguaçu - Lado Argentino

Com 30 dias é possível ver um pouco das principais regiões argentinas, mas será preciso correr mais que nos outros roteiros. Comece por Buenos Aires, onde você pode ficar cerca de quatro dias. De ônibus ou trem, siga para Puerto Madryn, onde você pode observar baleias e pinguins no verão.

De avião, vá para Ushuaia por três dias e siga para El Calafate e, em seguida, para El Chaltén, assim como no roteiro patagônico. De lá, suba até Bariloche e fique pelo menos quatro dias ali. O próximo destino é Mendoza, que facilmente te leva mais uns quatro dias.

De lá, siga para Córdoba.  Você pode passar apenas dois dias por lá, a menos que queria explorar as serras ao redor. De avião ou com um ônibus noturno, vá a Salta e use a cidade de base para explorar a região. A última parada do roteiro é Puerto Iguaçu, na fronteira com o Brasil, caso você ainda não tenha tido o prazer de admirar as cataratas. Para chegar lá, melhor ir voando, mas também é possível enfrentar as longas horas de estrada por terra.

Mais sobre esse roteiro na Argentina: 
O que fazer em Puerto Iguazu

Ruta 40: roteiro na mais bela estrada da Argentina

Ruta 40 - Argentina

Considerada a estrada mais bonita da Argentina, a RN 40 corta o país de norte a sul e passa por alguns dos lugares mais remotos e belos dali. O trajeto começa em La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, o que faz desse um excelente roteiro para quem estava antes explorando o Salar de Uyuni.

Viajando sempre em direção sul, você vai passar pelos vilarejos pitorescos do Valle Calchaquíes, até chegar a Cafayate. Continue descendo no mapa até San José de Jáchal e, em seguida, Mendoza. Mais ao sul está Malargue, uma região de paisagens vulcânicas, e Chos Malal, onde você pode relaxar nas fontes termais.

Passe pelos Parques Nacionais Lenín e Nahuel Huapi antes de chegar a Bariloche. No verão, faça uma parada rápida por Los Antiguos para degustar cerejas. Em Cueva de las Manos há pinturas rupestres interessantes. Mais abaixo está El Chaltén e El Calafate. Ali você pode cruzar para o lado chileno e visitar o Parque Nacional Torres del Paine. Continue descendo até Río Gallegos e até o final da rodovia, em Cabo Virgens. Dali, você pode pegar a RN 3 até Ushuaia, onde termina esse trajeto. Acho que não preciso nem dizer que a forma ideal de fazer esse roteiro é de carro.

Para isso, recomendo que você reserve já o seu veículo em alguma locadora local, em especial para quem viaja em alta temporada, quando a procura pelos automóveis podem elevar consideravelmente os preços. Para evitar surpresas, recomendamos a RentCars, um comparador online e seguro que te mostra o melhor custo-benefício entre os modelos e locadoras disponíveis. Assim você pode escolher o carro perfeito para você e reservar com segurança.

Mais sobre esse roteiro de viagem pela Argentina:
O que fazer em Bariloche

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 comentários sobre o texto “Roteiros na Argentina: 7 viagens de norte a sul do país

  1. Nathalia, muito boa suas dicas. E gostaria de algumas dicas. Irei ficar de 23/12 a 6/1 na Argentina, embarque e desembarque em Ezeiza, e gostaria de conhecer o máximo de cidades. Qual o roteiro que me sugere? Com quantos dias investir em casa lugar?

    1. Olá Lucas! Obrigada!

      Olha, é bem complicado sugerir um roteiro assim pq eu não sei das suas preferências e interesses. Tem gente que gosta de praia, outros preferem montanha, outros ainda passariam todo esse tempo em Buenos Aires… Com esse tempo tb não aconselho a ir mto longe de ônibus, pois as distâncias são longas, então se você conseguir ir de avião pode comprar passagens para Bariloche (tem programação lá no verão tb), ou Mendoza, ou Salta e explorar a partir de lá. São todas cidades incríveis e tem muitas coisas ao redor (tem dica de todas aqui no blog!), mas aí vai depender do que você quer ver tb, pq não acho viável fazer todas elas. Tem também Mar del Plata, que é mais perto de Buenos Aires, ou ainda é possível dar um pulo lá na Patagônia (de avião)… São muitas opções! Por isso é preciso definir o que você prefere… Eu particularmente gosto muito do norte (Salta e Jujuy)…

      Abraços!

  2. Olá tenho interesse em ir para Argentina em Dezembro e ficar de 21 a 30 dias. Gostaria de ir Principalmente esquel na patagonia.
    Neuquen
    Ushuaia
    Bariloche
    El chaten
    El calafate
    Puerto madryn
    Posadas
    Salta
    Buenos Aires
    Você acha que da tempo?
    Gostaria de saber valores pois você não colocou uma media de preço para os roteiros que vc sugeriu.
    Dês de já agradeço

  3. Olá!

    Estou planejando conhecer o sul da Argentina… mas no verão.
    Terei em torno de uma semana… Qual é a sua sugestão?

    Obrigada

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.
Roteiros de viagem pela Argentina 5 documentos para viajar pra Argentina 3 Roteiros de Viagem pela América do Sul
Roteiros de viagem pela Argentina 5 documentos para viajar pra Argentina 3 Roteiros de Viagem pela América do Sul