fbpx

Sagra dei Crotti, em Chiavenna: um festival tipicamente italiano

Se tem uma coisa que os italianos são apaixonados – e eu compartilho 100% desse amor – é pela cultura da socialização da comida. Ir a um festival italiano, desses bem tradicionais, é uma das melhores experiências que eu já tive no país das massas. Já até escrevi um post sobre isso há uns dois anos.

E em setembro tive a chance de conhecer o Festival Sagra dei Crotti, na cidadezinha de Chiavenna, que fica nos Alpes Italianos, perto da fronteira com a Suíça. Uma festa tradicional, que acontece no segundo final de semana de setembro desde 1956, e atrai cerca de 30 mil pessoas – mas, basicamente, só italianos.

rua de chiavenna italia

vista sagra dei crotti chivenna itália

Crotti é o plural de Crotto. E o Crotto é uma cavidade natural, uma espécie de cripta, formada nas montanhas há milhões de anos. Ali dentro, a temperatura se conserva sempre em torno de 6 a 8 graus, seja no verão ou no inverno, sempre com um fluxo de ar fresco. Ou seja, é um refrigerador natural, nas montanhas em torno da cidade.

Chiavenna Italia

Andem a crot chiavenna

“Quem tem a chave do Crotto é a pessoa mais importante da família”, explicou nosso animado guia. Para a população de Chiavenna, os crotti são muito mais do que lugares para armazenar carnes, queijo e vinho. São espaços de socialização. Famílias e amigos se reúnem ao entorno para compartilhar boa comida, bebida e histórias. Isso quer dizer que a maioria dos crotti é de uso exclusivo das famílias e amigos.

E é isso o que torna o Festival dos Crotti tão especial: são só 4 dias em que os crotti privados são abertos ao público, que pode descobrir mais sobre a hospitalidade, tradições e gastronomia local. Famílias inteiras se dividem nas funções de cozinhar, receber os visitantes e servir as mesas. Receitas tradicionais e bons vinhos são compartilhados.

crotto chiavenna italia

dentro do crotto italia

nonos no crotto italia

É possível visitar os crottos individualmente, como um restaurante. Há 6 opções assim. Ou fazer como eu e meu grupo, e seguir um dos cinco percursos propostos pela organização do evento, chamado Andèm a Cròt. Durante o percurso, são visitados quatro Crotti, com opções diferentes de pratos, que vão completando a refeição da entrada à sobremesa.

Andem a Crot Chiavenna Italia

Claro, tudo regado a muito vinho, servido na caneca especial do evento, o Boccalino. O percurso custa 30 euros para adultos e é preciso fazer reserva no site oficial.

cozinha sagra dei crotii

papai noel do queijo italia

cozinha da sagra dei crotti italia

Claro, o próximo Festival Sagra dei Crotti será só no ano que vem. Se você estiver de bobeira na região da Lombardia, ainda assim vale a pena conhecer Chiavenna, que é uma cidade bem lindinha, com várias construções medievais e que fica a 2 horas de trem de Milão.

E também dá para almoçar num dos crotti que fica aberto ao público o ano inteiro. Alguns deles também funcionam como hospedarias: Crotto Belvedere, Croto Ombra, Crotto Quartino e Crotto al Prato.

A blogueira esteve na Lombardia a convite do projeto BlogVille Lombardy, que reúne blogueiros do mundo todo para comer, sentir e viver como um morador local na Itália.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Sagra dei Crotti, em Chiavenna: um festival tipicamente italiano

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.