fbpx

Ruse, a cidade da fronteira entre Bulgária e Romênia

Ruse entrou no meu roteiro por questões de praticidade. A cidade fica em frente ao rio Danúbio, bem na fronteira com a Romênia. Assim, seria fácil seguir a minha viagem para Bucareste sem a necessidade de passar horas dentro de um ônibus.

Além disso, Ruse, me disse o Lonely Planet, é conhecida como “Pequena Viena”, um das cidades mais bonitas e arrumadinhas da Bulgária. Como de praxe, a comparação é absolutamente exagerada, mas, sim, Ruse tem seu charme e sem dúvida é uma parada estratégica para quem quer seguir da Bulgária para a Romênia.

Cheguei em Ruse por volta das 13h e parti às 12h30 do dia seguinte. Ou seja, tive uma tarde inteira e noite para conhecer a cidade, já que no dia seguinte todo o trâmite de acordar, tomar café, arrumar a mala e tals acabou tomando a manhã inteira.

Não que eu precisasse de mais tempo. Consegui ver bem a cidade e escolhi tomar uma cervejinha com vista para o Danúbio ao invés de entrar nos museus. Então, segue aqui um pequeno guia sobre Ruse, desde como seguir de lá para Bucareste até onde se hospedar e o que ver na sua passagem por lá.

Leia também: Como organizar seu roteiro de viagem pela Bulgária

Ah, uma dica importante: em búlgaro, Ruse é Pyce. Tenha isso em mente tanto nas suas buscas na internet quanto quando estiver lá e precisar verificar letreiros.

Como ir de Ruse a Bucareste?

Essa foi uma questão que me atormentou por vários dias. A quantidade de informação disponível sobre isso na internet é pouca e confusa. Desde o início do meu roteiro eu sabia que gostaria de ir da Bulgária para Romênia por terra. Quando percebi que qualquer trajeto que eu fizesse ia parar em Ruse, decidi pernoitar lá.

rua árvores ruse bulgária

Rua residencial em Ruse, Bulgária

A primeira coisa que você precisa saber: não, não tem como comprar o bilhete com antecedência na internet. O que você vai precisar fazer é ir até a South Bus Station (essa é a que fica ao lado da Estação Central de Trem).

Dica importante: um táxi dessa estação de trem até o centro da cidade custa por volta de 4 ou 5 lev. Não pague mais do que isso. Você pode tanto combinar o preço ou usar o taxímetro.

Os ônibus para Bucareste saem diariamente da South Bus Station de Ruse, sempre às 12h30. Tem outros horários, mas eles variam um pouco, o jeito é pedir para o pessoal do seu hotel ligar para estação, quando você estiver na Bulgária. A viagem leva cerca de 1h30. Ah, e não é exatamente um ônibus, mas sim uma van. A que eu fui era muito novinha e foi uma viagem tranquila. Há uma parada na fronteira para conferência de passaportes, tendo em vista que esses países não fazem parte do Acordo de Schengen.

O que fazer em Ruse

Ruse já foi a maior cidade búlgara. No final do século 19, com o fim da ocupação otomana, foram construídos vários prédios com o mesmo estilo de outras cidades do centro da Europa, além de grande investimento em cultura e artes. Foi assim que surgiu o tal título de “Pequena Viena”. Mesmo sendo exagero e esse passado glorioso ser distante, a cidade ainda conserva ruas bonitinhas e prédio elegantes.

praça da liberdade ruse bulgária

leão freedom monument ruse bulgária

O centro de Ruse é a Freedom Square, uma praça grande com um monumento lindo no centro, de um artista italiano, com esses leões imponentes que você vê nas fotos acima. Aliás, é nessa região o melhor lugar para encontrar restaurantes e cafés para aproveitar o happy hour/jantar. Eu recomendo o Happy Bar & Grill e o Planet Food. Apesar dos nomes em inglês, são bem búlgaros mesmo.

Ruse Bulgária palácio

Palácio da Justiça

Ruse Bulgária Girdap

Girdap

Ao redor da praça ficam o Dohodno Zdanie, um prédio de arquitetura neoclássica que é sede de alguns teatros municipais; o Palácio da Justiça, que tem uma arquitetura típica do período comunista; o Girdap, um prédio amarelinho com um relógio no topo, bem famoso na cidade. Esse foi o primeiro banco privado do país, mas hoje o prédio é parte da administração pública municipal.

opera municipal ruse bulgária

Numa outra praça, bem próxima, a Sveta Troitsa, fica a Ópera Municipal. O prédio vermelho é bonito, especialmente por causa da fonte de águas dançantes na frente. Nos dias de verão, as crianças da cidade ficam ali brincando. Também nessa praça fica a Igreja Sveta Troitsa, construída em 1632, época da ocupação otomana. Por isso, a nave da igreja fica no subsolo.

Rua Aleksandrovska Ruse Bulgária

Rua Aleksandrovska Ruse Bulgária

Vale a pena caminhar pela rua Rua Aleksandrovska, a principal de Ruse, e também a mais fofa. A rua é praticamente toda fechada para o trânsito de carros e tem um monte de fachadas coloridas, lojas e restaurantes. Se você seguir ela até o fim, chegará em outra praça, a Aleksandar Battenberg, onde fica o Museu de História Regional.

museu história ruse bulgária

Eu não cheguei a entrar, mas ele guardam lá alguns tesouros do século 5 e outros artefatos romanos e trácios. Ao redor da praça também ficam prédios bonitos de uma escola e da Biblioteca Municipal.

panteão bulgária ruse

Outra atração é o Panteão dos Heróis da Revolução Nacional, um monumento nacional e ossuário onde estão enterrados 39 búlgaros famosos e importantes para a história do país. Por fim, um passeio legal é circular pela beira do rio Danúbio num dos parques na cidade. Foi no Coastline Park que eu sentei para tomar uma cerveja a aproveitar o fim do dia.

rio danubio ruse bulgária

Além dessas dicas do post, em Ruse você também encontra outros museus e parques legais. Dá uma olhadas nas melhores atrações da cidade segundo o Trip Advisor.

Onde ficar em Ruse?

Detalhe Rua Aleksandrovska Ruse

O centro da cidade, onde ficam todas as atrações citadas no post, é relativamente pequeno e lá dá para fazer tudo caminhando. Dê preferência para as proximidades da Freedom Square. Veja aqui todas as opções de hospedagem de Ruse.

the english guest house ruse

A minha escolha de hotel foi o The English Guest House, uma pousada bem bonitinha, com cara de casa, que fica a 200 metros da praça e pertinho do Danúbio. Os quartos custam a partir de 18 euros e há opções com banheiro privativo ou compartilhado (eu fiquei sozinha no quarto duplo com banheiro privativo). A pontuação do hotel no Booking é 8,6 (Fabuloso), tem internet wifi e o café da manhã está incluído na diária.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “Ruse, a cidade da fronteira entre Bulgária e Romênia

  1. Oi Luiza.
    Parabéns pelo blog. Estou adorando as dicas da Bulgária.
    Eu e meu marido estamos querendo ir no final do ano. Fiquei com uma dúvida em relação à bagagem, uma vez que o ônibus para Bucareste é uma van. Há limite? Estaremos indo do Brasil, logo vão ter 2 malas médias e duas de bordo.
    Obrigada
    Fátima

    1. Oi Fátima,

      Desculpe, mas não sei dizer. Mas quer um conselho de bom coração: diminua essa bagagem. Te garanto que não há nenhuma necessidade de levar tanta mala assim!

  2. Olá Luiza, vc tem infos sobre viajar de carro acampando pela Bulgária e países vizinhos? Vc conhece alguem que possa me informar sobre a infraestrutura regional em camping? obrigado

  3. Olá Luiza

    Vou em Julho a Bucareste. Andei a pesquisar no portal das Comunidades Portugueses e verifiquei que posso utilizar apenas o Cartão de Cidadão. A Luiza pode-me confirmar essa informação?

    E, estando em Bucareste, que me aconselha a visitar? Ruse ou Brasov?

    Agradeço, desde já.
    Ana

  4. Olá Luiza, qual foi seu destino antes de Ruse? Tô planejando ir de Bucareste para Varna, mas gostaria que a passagem por Ruse fosse um pitstop apenas para troca de ônibus. Tem alguma empresa de ônibus búlgara para indicar? Pelo que já vi, trem definitivamente não é uma boa opção dado a demora nos trajetos…

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.