fbpx

Visita ao Museu da Evita Perón, em Buenos Aires

O belo casarão de arquitetura renascentista no bairro Palermo guarda, em seus três andares, a vida de uma das personagens mais importantes da história recente da Argentina. Não tem jeito: para entender de verdade o atual contexto político e social da Argentina, é preciso conhecer a história de Evita, e nenhum lugar é melhor para isso que o Museu de Evita Perón, inaugurado em 2002, cinquenta anos após sua morte.

Quando ainda estava viva, o local funcionava como um lar para crianças pobres, sendo posteriormente transformado na sede da Fundação Evita Perón, antes de se tornar museu.

Estrela do rádio com carreira meteórica, Evita casou-se com com o então vice-presidente Juan Domingo Perón, que, mais tarde, acabou sendo eleito presidente do país e conquistou milhares de seguidores devido às políticas sociais e trabalhistas que adotava. No entanto, foi Evita quem realmente passou a ser adorada pelas multidões.

Figura chave na luta pelo direito de voto feminino, chegou a ser implorada pelo povo para juntar-se à chapa política de seu marido como candidata à vice-presidência. Em casas peronistas, não era raro encontrar uma imagem de Evita em um altar, como se fosse Nossa Senhora.

Leia também: 
O que fazer em Buenos Aires: guia completo de atrações
Onde ficar em Buenos Aires: os melhores bairros
Visita ao Museu de Arte Latino-Americana (Malba), em Buenos Aires

Museu da Evita Perón

Visita ao Museu de Evita Perón

Apontado como o museu mais visitado do país por uma pesquisa da Secretaria de Turismo de Buenos Aires, o Museu de Evita recebe, em média, 150 visitantes por dia, a maior parte deles de estrangeiros curiosos em busca das fotos, documentos, áudios e vídeos sobre a ex-primeira dama. O museu percorre a trajetória de vida da mulher, de sua infância no interior até a morte, aos 33 anos, com ênfase em sua carreira musical e na sua atuação política e social.

O acervo inclui ainda roupas, sapatos, móveis, artigos publicados em jornais e revistas da época, além de exposições temporárias de artistas locais que a homenageiam através de suas obras. No segundo piso, uma sala exibe um documentário que mostra os esforços dos militares em se livrar do corpo dela, na tentativa de apagar um pouco do fenômeno Evita. O cadáver foi sequestrado, golpeado e enterrado na Itália sob um nome falso, mas tudo foi em vão: seu mausoléu, no cemitério da Recoleta, é até hoje um dos mais visitados.

morte de Evita

O local conta ainda com uma loja de souvenires e um restaurante famosinho e pra lá de bonito, perfeito para uma parada para o almoço, além de uma biblioteca com livros e documentos sobre ela.

Museu da Evita Perón – Preço, funcionamento e como chegar

Lafinur 2988, pertinho do Zoológico e da avenida Las Heras.
De terça a domingo, das 11 às 19h.

O museu conta com visitas guiadas em espanhol todos os dias às 16 horas. Não há custo adicional e não é necessário agendar com antecedência.

Ingresso: 50 pesos
https://museoevita.org

Fotografias dentro do museu são proibidas (mesmo sem flash).

Como chegar:

Ônibus que passam na Santa Fe: 12, 29, 36, 39, 55, 68, 111, 152
Ônibus que passam na las Heras: 10, 15, 37, 41, 59, 60, 64, 93, 95, 108, 110, 118, 128, 141, 160 e 188.
Metrô: linha D – estação Plaza Itália

Seguro de viagem na Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Onde ficar em Buenos Aires

Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:

  • Centro
  • San Telmo
  • Recoleta
  • Palermo

Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.

Acomodações recomendadas em Buenos Aires:

Encontre hotéis em Buenos Aires

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Visita ao Museu da Evita Perón, em Buenos Aires

  1. Bom dia! Estive em Março 2017 visitando o museu e achei o acervo muito fraco… criei uma expectativa e ela não foi cumprida… já o quadro que ilustra a matéria, se não estou enganado, fica na Casa Rosada.

  2. E como não poderia deixar de ser (kk), mais um post do maravilhoso 360 linkado no D&D Mundo Afora.

    Como não pudemos visitar o museu da Evita, indicamos o post de vocês para ajudar aos nossos leitores.

    Como sempre, dicas maravilhosas e textos primorosos.

    dedmundoafora.com.br/2017/09/o-que-fazer-em-buenos-aires-atracoes.html

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.