fbpx

Tour pelo Golden Horn: Passeio alternativo em Istambul

Longe dos monumentos que rodeiam a bela Praça Taksim e das grandiosas atrações de Sultanahmet está uma Istambul que poucos viajantes conhecem. A região que nasce nas margens orientais do Golden Horn passa longe de ostentar todo o luxo e riqueza da parte mais turística da cidade, porém guarda uma atmosfera única e algumas paisagens urbanas inusitadas que ainda preservam um pouco da vida na antiga Istambul. E que, com o passar dos anos e a modernização que vem a galope, acabaram desaparecendo em outros cantos.

Durante a minha viagem para participar do World Tourism Forum, tive a oportunidade de conhecer a região com a agência local Fest Travels, que organiza diversos passeios na cidade. A vantagem dos tours alternativos é que a gente entra em contato com aspectos do destino que dificilmente conheceríamos de outra forma, mas que revelam importantes partes da vida e história no lugar.

Muralhas Golden Horn Tour - Istambul

As vizinhanças percorridas ao longo do Golden Horn eram historicamente habitadas por minorias étnicas e religiosas, caracterizando, portanto, uma área periférica na antiga Istambul. Ainda hoje, as fachadas dos prédios preservam um certo ar de simplicidade e abandono que nos permite ver o dia a dia da população comum longe dos holofotes dos cartões-postais e dos distritos ricos, além de render ótimas fotos para recordação. Recentemente tombadas pela UNESCO, algumas áreas dessas vizinhanças passam por um processo de revitalização.

Tour pelo Golden Horn - Istambul

Casas revitalizadas - Golden Horn - Istambul

O passeio começa nas proximidades da ponte Atarük e da longa avenida que margeia o Golden Horn. Ali, é possível observar os piers da cidade, que criavam um contorno de proteção para a Istambul antiga e se ligavam às muralhas defensivas. Dali, seguimos bairro adentro por uma infinidade de ruelas, portões do período bizantino, mesquitas, igrejas, monastérios, sinagogas, tumbas, palácios, casinhas velhas e coloridas, escadarias e becos que estão ali há séculos, tudo regado a história.

Passeio pelo Golden Horn, Istambul

Entre os destaques do passeio está a Igreja de St. Theodosia, uma construção do século 10 ou 11 com um passado meio nebuloso que ainda preserva a forma original do período bizantino. Essa é uma das igrejas mais importantes da época e que ainda está de pé em Istambul. O Patriarcado Grego Ortodoxo, que marca a perseguição dos turcos contra os gregos em um portão negro que fica permanentemente fechado. Foi ali que um patriarca grego foi enforcado por traição, em abril de 1821. O templo é tão  simples que é difícil de acreditar que ele era o centro de toda a Igreja Ortodoxa na Turquia, mas há um motivo para isso: cristãos eram proibidos de construir igrejas com domos ou tetos de alvenaria.

Essa não era a única restrição religiosa na antiga Istambul. Nos séculos passados, as pessoas tinham obrigações sociais e políticas de acordo com suas crenças. Cristãos e judeus pagavam mais impostos. Muçulmanos eram menos taxados, porém deveriam enviar seus filhos para o exército.

Istambul - Golden Horn

Apesar de todas essas construções antigas, a principal atração do tour são as ruelas e becos cheios de vida que formam as vizinhanças de Ferner, Balat e Ayvansaray. A história que se escondia em cada portinha só pode ser contada pelas ruas e memórias dos povos que habitam a região há séculos. Gregos, judeus, armênios e ciganos que se refugiaram ali e ajudaram Constantinopla a, um dia, se tornar a Istambul que conhecemos.

Leia também: O que fazer em Istambul: atrações e passeios imperdíveis na cidade

Tour pelo Golden Horn – Serviço

O tour pelo Golden Horn dura um dia inteiro. A agência pega na porta do hotel às 9h e te deixa lá no fim da tarde. Há um guia e um assistente que te acompanham durante todo o trajeto e, além disso, você ainda recebe um radinho com fones de ouvido que transmite o que a guia diz, para você poder se afastar para tirar fotos sem perder os detalhes da explicação. Há uma parada para almoço em um restaurante que serve comidas típicas turcas, com sopa, dois pratos principais e chá e café.

Para quem preferir fazer por conta própria, segue o itinerário.

Itinerário do passeio

Golden Horn - Istambul

Cibali Gate, Aya Gate, Church of St. Nicholas, Gül Mosque (Igreja de St. Theodosia), House of Dimitri Cantemir, Igreja de St. Mary of Mongols, Greek Orthodox Patriarchate, distrito de Fener, Sveti Stefan (Igreja búlgara de St. Stephen), Metechion of Mt. Sina, distrito de Balat, Igreja armênia de Surp Hırashdegabet, Mesquita Ferruh Kethüda, Água sagrada de (Hagiasma) de Blachernea, Mesquita de İvaz Efendi, distrito de Ayvansaray, Torre de Isaac Angelus, Prisão de Anemas, construções judias e armênias interessantes e ruas típicas.

Mais informações: https://www.festtravel.com/en/golden-horn-full-day-walking-tour-2014

Contato da empresa: travel@festtravel.com

Este tour foi uma cortesia da organização do World Tourism Forum 2016. 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.