fbpx

Passeio de barco no canal de Bósforo, em Istambul: você entre dois continentes

Navegando pelas águas do Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, eu me dei conta de que estava em dois lugares ao mesmo tempo. Aquele era o meu último dia em Istambul e eu já tinha transitado tanto pelas atrações históricas do lado europeu quanto pelo belo promenade e pelos bares do lado asiático. Mas ali, a bordo da pequena embarcação de turistas seguida por gaivotas, eu navegava, pela primeira vez, na fronteira entre dois mundos.

Istambul é a única cidade do mundo que está dividida entre dois continentes. A história da cidade, que já foi capital de três grandes impérios, é marcada por essa confluência entre Europa e a Ásia. Talvez por isso, pelo simbolismo, que o cruzeiro pelo Canal de Bósforo, que te coloca logo ali na linha imaginária que separa os continentes, acabou se tornando uma das atrações mais requisitadas da cidade.

barco-bosforo-istambul

Diversas empresas fazem o passeio. Basta caminhar nas proximidades da costa, em especial ali perto do Porto de Eminönü e da Ponte Galata (estação de tram Eminönü), de onde saem a maior parte das embarcações, que você logo vai ser abordado por alguém te oferecendo um passeio.

Há diversas opções de cruzeiros pelo Bósforo, desde os mais curtinhos, de uma hora, até alguns para navegar o dia todo. Muda também o tipo de embarcação que você vai pegar e, claro, o preço. Convém perguntar a mais de um vendedor antes de fazer sua compra ou, se preferir, pedir indicações no centro de atendimento ao turista, que fica também perto do Porto, para encontrar o passeio que mais te agrada.

passeio-barco-estreito-bosforo

O meu passeio durou cerca de duas horas e saiu a 12 liras (4 dólares), com diversas saídas ao longo do dia. O barco era pequeno, com dois andares e um bar que vendia cafés, chás turcos (isso vocês precisam provar) e algumas opções de lanches para o caminho. O primeiro andar era fechado, para admirar a paisagem através da janelinha, tomar um café quentinho e fugir do frio se você, como eu, for no inverno. Em cima, dá para tirar melhores fotos e sentir o vento na cara.

passeio-barco-canal-bosforo-istambul

O trajeto nos levava até depois da ponte de Bósforo, que liga os dois continentes e oferece um bom panorama das diversas regiões e monumentos de Istambul, entre palácios, mesquitas, torres, casinhas e mansões.

Uma atração a parte são as gaivotas, que seguem o barco durante todo o percurso. Acostumadas com os turistas, que as atraem com biscoitos e pedaços de pão, elas dão rasantes bem perto da gente para buscar a comida.

canal-bosforo-istambul

Por sorte, o tempo em Istambul resolveu abrir nesse último dia, depois de pegar muita chuva e tempo nublado na cidade. As fotos saíram com tempo claro e céu azul.

ponte-bosforo-istambul

Leia também: As melhores atrações e passeios em Istambul!

Dica: Navegando pelo Bósforo de Ferry

Quem preferir economizar pode pegar uma das ferrys que os turcos utilizam no dia a dia como transporte público para ter um gostinho do que é estar entre os dois continentes. Você não vai chegar tão longe quanto nos passeios de empresas privadas, que são desenhados para te mostrar a ponte e te levar por um passeio no canal, mas vai garantir boas fotos e uma vista da Ponte de Bósforo.

estreito-bosforo-istambul

A passagem custa apenas 3 liras e as ferrys saem várias vezes por dia, também do Porto Eminönü. Você ainda pode escolher em qual parada vai desembarcar para continuar sua programação pela cidade. Ou dar a volta completa e retornar para Eminönü. Eu acabei pegando a ferry depois para cruzar para o lado asiático e assistir o pôr do sol no promenade e, para mim, ela cumpre bem a missão de te dar o gostinho de navegar entre dois mundos.

passeio-barco-istambul

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Passeio de barco no canal de Bósforo, em Istambul: você entre dois continentes

  1. Oi Natália vou em maio para Turquia em excursão mas estou achando os passeios muito mais caros dos quais pesquisas feitas por mim por ex passeio no estreito de Bósforo saem até por 40 euros já os valores da excursão são 100 euros . É fácil comprar na hora?

    1. Olinda,

      É sim, é tranquilo! Basta seguir as instruções do post. Ficam várias pessoas vendendo esse passeio no porto de embarque. Só fique atenta caso você viaje em alta temporada!

      Abraços!

    1. Mariana, era uma das agências que ficam no porto, contratei lá mesmo, a primeira que vi (esses cruzeiros mais simples são sempre muito parecidos), por isso não sei o nome, mas não tem mto segredo não. O escritório de turismo do porto também pode te ajudar, quando você estiver lá.

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.