fbpx

Quanto custa viajar para Istambul?

Celebridade europeia na entrada do Oriente Médio, a cosmopolita Istambul deve ser, facilmente, a cidade mais cara da Turquia. Quem está acostumado com os preços do Leste Europeu e chega ali esperando pagar tão pouco pode se surpreender. Mas não se assuste: apesar de não ser tão barata quanto alguns dos países vizinhos, Istambul não chega a ser cara. Mas quanto custa viajar para Istambul, exatamente?

Em seis dias na cidade, eu gastei um total de 255 liras turcas (42,50 por dia), o que hoje equivale a mais ou menos 90 dólares (15 por dia). Nessa soma ficaram de fora o valor gasto com hospedagem, passagem aérea e algumas refeições que eu ganhei por estar participando de um evento do mercado de turismo, que devem ser acrescentados ao seu orçamento na hora de planejar a viagem.

Leia também: Istambul: principais atrações, roteiros e outras dicas na cidade

Quanto custa viajar para Istambul – Relação de gastos

Passagens aéreas

Saindo de São Paulo, o valor das passagens aéreas para a Turquia gira em torno dos R$3000, com taxas. Esse valor pode subir em alta temporada, mas também dá para encontrar preços menores caso você consiga alguma promoção. Se você for combinar a visita à cidade com outras partes da Europa, o melhor é chegar até lá saindo de alguma capital do Leste Europeu, como Sofia ou Atenas.

Quanto custa viajar para Istambul

Hospedagem

Dá para encontrar um cama em um hostel em Istambul pagando entre 9 e 15 dólares. Um quarto duplo em hospedagem simples sai por volta de 25 dólares. Com 30 dólares para o casal já é possível encontrar um apartamento ou um hotel mais confortável.

Encontre hospedagem em Istambul clicando aqui

Transporte

Um bilhete de tram em Istambul custa 4 liras (1,40 dólares), assim como os passes de ferry. Se você optar por andar de táxi, os gastos com transporte aumentam bastante. Uma corrida de um lado a outro da cidade pode facilmente ultrapassar as 30 liras.

Alimentação

Sorria, você está na terra do Kebab! Isso quer dizer que, para onde quer que você olhe, há uma loja de kebab que vai matar sua fome por muito pouco dinheiro. Esse é o paraíso dos viajantes econômicos. Em geral eu gastava 14 liras (5 dólares) em um combo de kebab que incluía um sanduíche a minha escolha e um refrigerante, mas em áreas mais baratas da cidade consegui pagar metade disso.

Comida de rua em Istambul

Em um dos dias da semana, tive um jantar com blogueiros e fomos a um restaurante mais bonitinho. O preço da refeição com um copo de vinho foi de 50 liras (17 dólares). Uma pizza para dois me saiu a 19 liras (6,60 dólares). A cerveja, em geral, custa 7 liras (2.50 dólares).

Passeios

Os passeios em Istambul são o que pode tornar sua viagem cara. Isso porque, como em qualquer cidade de grande apelo turístico, as entradas nas atrações são inflacionadas. Como eu tinha pouco tempo para explorar a cidade, dei preferência para os lugares gratuitos e escolhi apenas alguns pagos para visitar. Essa é uma forma de manter seu orçamento baixo se você estiver viajando com pouco dinheiro. A gente tem a ilusão de que precisa ver tudo, mas a verdade é que não precisa. Veja abaixo a lista de preços das principais atrações de Istambul:

Blue Mosque: Grátis

Haya Sofia: 30 liras (10.50 dólares)

Cisterna da Basílica: 20 liras (7 dólares)

Tour de barco pelo canal de Bósforo (2 horas): 12 liras (4,20 dólares)

Palácio Topkapi: 30 liras (10.50 dólares)

Grand Bazar: entrada gratuita

Mercado de Especiarias: entrada gratuita

Temperos turcos em Istambul

Quanto custa viajar para Istambul – Conclusão

Um orçamento de viagem para Istambul, com hospedagem econômica e comida de rua, porém com alguma grana para atrações e cervejas, deve ser a partir de 100 liras por dia (35 dólares). Acredito que com 45-50 dólares por dia seja possível fazer uma viagem confortável, sem luxos, com hospedagem privada em hotel simples e aproveitando o que Istambul tem a oferecer. Leve mais se você planeja fazer compras.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 comentários sobre o texto “Quanto custa viajar para Istambul?

  1. Boa Noite,
    Li seu post e adorei embora seja mais antigo.
    Por conta da oandemia,a minha vaigem foi adiada,ja tinha comprado passagem,hospedagem e 2 passeios,então resolvi que em Maio de 2021 irei para Istambul passar os meus sonhados 10 dias.Queria saber se a cidade é cara e quanto levar para minhas despesas com alimentação e pequenos passeios pela cidade,pelo.menos para eu ter ideia se 5 mil reais é o suficiente.Agradeço desde já!

    1. Olá Kali,

      Embora o teto tenha sido escrito com valores de 2016, não acredito que tenha mudado tanto na questão dos valores, já que a Lira sofreu uma forte desvalorização depois disso (embora o real tenha sofrido também). Por isso, pode continuar se guiando pelo orçamento do texto, e se puder jogar pra cima, é sempre melhor.

      O valor base de uma viagem para a Turquia, conforma dito no texto é de 30 dólares por dia, com 45 a 50 sendo um valor mais confortável.

      Abraços!

  2. Oi Natália
    Em maio iniciaremos nossa viagem pelos Balcãs, iniciando em Bucareste (4 dias), Turquia (5), Grécia (5) e após Macedônia(2/3),
    Bulgária (3), Sérvia (2), Bósnia (3),
    Cfoacia (4), Eslovênia (2) e só final Trieste*2). Que achas do roteiro e do período de cada cidade.
    As dicas estão demais. Nos estão auxiliando em nosso roteiro.
    Abração
    Jurandir e Elaine

    1. Olá Jurandir,

      Fico feliz que tenha gostado! O roteiro me parece bom! Você só vai nas capitais de cada país, certo?

      Abraços!

      1. Oi Natália ,
        A princípio, mas o roteiro será finalizado no próximo mês. Já estão incluídas outras cidades, entre elas Esmirna. Tessalonica, Cartago, mostar e, provavelmente, mais algumas.
        Que achas de incluirmos Kosovo, Montenegro e outros países ao redor?
        Um abração

        Jura & Elaine

    1. Marcelo, eu recomendo ou levar dólar ou euro ou sacar em liras diretamente nos caixas de Istambul. Você pode ter dificuldades em trocar real ou pagar cotações desfavoráveis por lá, já que não é uma moeda com grande entrada/saída.

      Abraços

  3. Adorei as informações
    Vou em fevereiro de 2019, gostaria de saber como é se comunicar por lá pois meu inglês não é fluente mas consigo entender. Como não estou interessado em comprar passeios por agências eu queria saber se lá é fácil de localizar para fazer esses passeios que você informou ?

    1. Olá Celso, se você entende inglês e fala um pouco, não deve ter muitos problemas não. Aconselho comprar um chip de celular, pois isso te ajuda a localizar as atrações e a traduzir o que precisar.

      Abraços

  4. Qual era o valor do dólar quando compraste essas passagens! Estou em dúvida se espero o dólar baixar ou já compro! A passagens está R$ 3,680 tu acha que está dentro do preço?!

    1. Olá Maiara, o dólar estava um pouco mais baixo sim. Acho que o valor que você encontrou está dentro do esperado para os dias de hoje…

      Abraços!

  5. gostei das dicas !! iremos eu e minha esposa em setembro, passaremos por istambul 4 dias, tenho uma dúvida, gostamos muito de cozinhar e conhecer novos sabores, posso trazer na bagagem as especiarias compradas no mercado ??? posso ter algum problema na imigração ao retornar ?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.