fbpx

De Matosinhos até a Foz do Rio Douro: um roteiro em Porto, Portugal

Nem todo mundo se dá conta de que o Porto, em Portugal, é uma cidade praiana. E quem tem mais tempo para explorar a região pode aproveitar para conhecer não só a orla, mas também a cidade de Matosinhos e a Foz do Douro, o ponto onde o rio encontra o mar. Por isso, preparamos este roteiro em Porto que é diferente do básico: essa região é muito bonita, não só pela paisagem litorânea, mas também porque ali você encontra avenidas largas e casas lindas (é a área mais rica da cidade) e, por que não, muitas histórias interessantes.

Todo o trajeto tem cerca de 7 km. Uma forma de poupar os pés é utilizar patinetes elétricos (os portugueses chamam de trotinetes) ou bicicletas. No caminho, há lojas de aluguel desses equipamentos e estações para quem opta por alugar por aplicativo.

caminho de bicicleta na beira do mar foz do douro porto

Um passeio por essa região pode levar algumas horas ou até um dia inteiro. Eu recomendo começar por Matosinhos porque o mercado é mais interessante de manhã, ou fazer Matosinhos em um dia e a Foz do Douro em outro.

Para chegar lá, é possível usar o metrô do Porto, que vai até Matosinhos. Também há várias linhas de ônibus que vão até a Foz ou até Matosinhos – basta conferir no Google Maps a partir de onde você estiver. Por fim, há a opção do elétrico (vulgo bondinho), que sai da Ribeira até o Jardim do Passeio Alegre.

Roteiro no Porto: de Matosinhos à Foz do Douro

  • Mercado de Matosinhos

Comece seu dia no Mercado de Matosinhos. O espaço é dos mais tradicionais da cidade, datado dos anos 1950, onde diariamente os pescadores vendem seus peixes. No andar de cima estão as hortaliças, carnes e algumas lojas e restaurantes de produtores locais.

Mercado de Matosinhos porto portugal

O lugar abre das 6h30 às 18h, de terça a sexta. Na segunda-feira, abre das 7h às 14h e no sábado das 6h às 16h30. Para chegar lá, basta pegar o metrô e descer na estação Mercado, da Linha Azul.

  • Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Na cidade de Matosinhos, uma vila piscatória que existe há séculos, rondam diversas lendas sobre um santo que teria sido encontrado num areal perto do mar e feito uma série de milagres. A Igreja do Senhor de Matosinhos é o grande centro dessa fé. Durante três semanas, do final de maio a meados de junho, a Festa do Senhor de Matosinhos reúne milhares de pessoas em barraquinhas, shows e fogos de artifício.

Igreja Senhor de Matosinhos Portugal

Dentro da igreja, que tem arquitetura barroca e data do século 18 (tendo inspirado, inclusive, algumas igrejas importantes de Minas Gerais, como a de Congonhas), está a estátua de Jesus Crucificado mais antiga de Portugal, do século 12. A decoração toda em talha dourada é lindíssima e certamente vale a visita.

igreja do senhor de matosinhos roteiro porto

Ao redor da igreja fica um museu de arte sacra – é preciso agendar a visita – e uma simpática praça com coreto.

Se você ficou curioso para saber mais sobre os mitos de Matosinhos e fazer um tour nessa parte da cidade, a Rita Branco, guia e autora do blog O Porto Encanta, oferece um passeio pela região, incluindo a visita à fábrica de conservas, que é a próxima parada nesse trajeto.

  • Fábrica de Conservas Pinhais

Eu fiz uma reportagem especial sobre a história das conservas de peixe em Portugal e para escrever a matéria tive a chance de conhecer a Fábrica de Conservas Pinhais, a única no país que ainda usa um método artesanal e tradicional para preparar as latas de sardinha tão famosas.

entrada da fabrica pinhais conserveira

A Pinhais fica num prédio lindo do início do século 20 e oferece aos turistas a chance de visitar a produção da fábrica e até mesmo degustar as sardinhas e harmonizá-las com vinho. Saiba mais. 

  • Almoço: peixe fresco

A rua Heróis de França é o local onde são feitos os leilões de peixe, ou seja, onde diversos restaurantes e fábricas se reúnem para comprar o pescado no dia. É também nessa rua que fica a maioria dos restaurantes que vendem peixes frescos assados na brasa. É uma experiência gastronômica maravilhosa ir a um desses restaurantes, que tem preços muito bons e uma comida deliciosa.

peixe fresco na brasa matosinhos portugal

Já experimentei comer no Restaurante O Xarroco e na Tasquinha do Polônia, recomendo os dois no post que fiz de onde comer no Porto, inclusive.

robalo na brasa xarroco matosinhos  sardinhas na brasa em matosinhos

Repare que no caminho entre os restaurantes e a praia você irá passar pelo Jardim do Senhor do Padrão, o local onde o imagem do Senhor de Matosinhos teria sido encontrada.

  • Praia de Matosinhos

O início da Praia de Matosinhos também é um local envolto nas lendas e mitos da cidade. Ali, próximo ao posto de turismo, há um painel que conta a história da fundação de Matosinhos.

Diz a lenda que, no ano de 44 d.C., o casamento do romano Cayo Carpo foi interrompido quando o cavalo do noivo (com ele em cima!) partiu em disparada em direção a um barco no mar – e sim, cavalgou sobre as águas. Esse era o barco que carregava o corpo do apóstolo Tiago para a Galiza. Diante do milagre, Cayo decidiu converter-se ao cristianismo. Voltando para terra firme, uma rede cheia de conchas de vieiras, o símbolo do Caminho de Santiago, cobriu e matizou Cayo e o Cavalo. Desde então, ele passou a ser conhecido como matizadinho. Esse tornou-se também o nome da praia, que acabou evoluindo para Matosinhos.

Estatua Tragedia no Mar Matosinhos

Também é ali, no início da praia, que fica o monumento “Tragédia do Mar”, em homenagem aos 150 pescadores mortos em uma forte tempestade ocorrida em 1947.

praia de matosinhos passeio foz do douro porto portugal

praia de matosinhos passeio foz do douro porto portugal

Seguindo pela praia, você verá uma grande faixa de areia e o mar bem frio do Atlântico, com navios ao fundo. A praia de Matosinhos é boa para fazer esportes marítimos e para aproveitar uma tarde quente de sol.

Não deixe de passar também pelo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, uma obra modernista revestida com mais de um milhão de azulejos brancos. O local abre para o público aos domingos, com visitas guiadas (perante agendamento prévio) das 9h30 às 17h. Saiba mais.

  • Anêmona

Uma espécie de escultura feita em rede, chamada Anêmona, ou “She Changes”, da artista Janet Echelman. A estrutura tem cerca de 50 metros de altura e é uma homenagem aos pescadores de Matosinhos. Hoje, é o cartão-postal da cidade. A estátua também marca a divisão entre os municípios do Porto e de Matosinhos.

anemona foz do douro porto matosinhos

  • Castelo do Queijo

castelo do queijo foz do douro porto

O Castelo do Queijo é um forte construído no século 17 para proteger a costa portuguesa de piratas vindos do norte da África. Seu nome “oficial” é Forte Francisco Xavier. O nome popular veio por conta do formato de queijo da pedra em que o forte foi construído. É aberto ao público das 13h às 17h (no inverno) e até às 18h (no verão). Fecha às segundas-feiras. Ali em volta há várias prainhas no meio das pedras.

  • Pérgola da Foz e Praia do Molhe

A Praia do Molhe é uma das mais agradáveis da região, com 168 metros de faixa de areia e classificada com bandeira azul (ou seja, a água tem excelentes condições para banho). Já essa tal Pérgola da Foz é uma estrutura de colunas amarelas bem bonitas, construída em 1930, formando uma plataforma legal para tirar fotos e aproveitar a vista. Volta e meia há uma feirinha por ali.

pergola da foz foz do douro portov

Dica de Restaurante: Há diversos bares e restaurantes à beira mar em Foz, mas se você caminhar para dentro do bairro vai encontrar opções ainda mais interessantes. Uma delas é a Casa Vasco. O restaurante tem um clima descontraído e a comida é deliciosa. O endereço é Rua do Padrão, 152.

peixe foz do douro porto casa vasco

  • Praia da Luz e Praia dos Ingleses

Há outras praias no caminho da Av. Brasil até a Fortaleza São João da Foz, como a da Luz e a dos Ingleses. Erguido bem na chegada da foz do rio, o castelo começou a ser construído em 1570, mas foi reforçado nos anos anteriores graças a diversas batalhas que ocorreram no país, incluindo as invasões napoleônicas. Hoje, serve como sede do Instituto de Defesa Nacional.

praia dos ingleses foz do douro porto

  • Faróis da Barra do Douro

Colado na Fortaleza ficam os faróis da Barra do Douro, que permitem uma vista linda do ponto onde o rio encontra o mar. Esse é um bom lugar para se sentar e ver a vida passar.

farois da foz do douro roteiro em porto

  • Jardim do Passeio Alegre

A pouquíssimos metros das duas atrações citadas acima fica o último ponto desse passeio, o Jardim do Passeio Alegre. É ali que chega o Elétrico que sai da Praça do Infante, na Ribeira. O jardim foi planejando no século 19 pelo arquiteto Émile Davide e, além das árvores e flores, também conta com fontes, coretos, esculturas e banquinhos.

Mapa do Roteiro em Porto, Portugal: de Matosinhos à Foz

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 comentários sobre o texto “De Matosinhos até a Foz do Rio Douro: um roteiro em Porto, Portugal

  1. Boa tarde Luiza.

    Sou agente de turismo e leio com muita atenção as suas publicações, pois me ajudam muito para montar pacotes com toda excelência que meus clientes merecem.
    Sou fã do seu blog.

    Beijos.

  2. Olá Luiza, boa noite!
    Primeiramente, parabéns pelo blog 360 Meridianos! Sigo suas dicas desde minhas última viagem à Europa.
    No final do ano vou com minha família a Portugal e vamos passar o Ano-Novo em Porto.
    Pesquisei na internet vários sites de cruzeiros no rio Douro, mas não sei se são confiáveis.
    Você teria alguma sugestão de Cruzeiro de Reveillon no rio Douro que seja bom e confiável?

    Agradeço desde já,

    Danilo

  3. eu estou indo a Porto entre 25 de agosto de 2017 e 13 de setembro de 2017. nao poderia deixar de agradecer por tantas informações preciosas e que poupam muito tempo. em agradecimento fiz meu seguro viagem pelo link de seu blog e nao deixei de usar o cupom de desconto. fica a dica para outros turistas o preço pelo link do blog é muito bom, por conservadorismo fechei novamente pela ASSIST CARD mesmo sendo um pouco mais caro que outras CIAs. Agora vou procurar no blog um link para locadoras de carro.

  4. Oi Luíza, adorei o Blog. Estou usando para pesquisar vários destinos. Irei para Portugal final de setembro/Outubro. Pergunta: você acha bom fazer o passeio até a Foz do Douro de Carro? Ou deixo no estacionamento do Hotel?
    Obrigada, desde já!
    Andrea

  5. Oi Luisa
    Estaremos eu e marido no mes de Julho no Porto. Pesquisando encontrei teu blog que sorte a nossa pois tudo que leio quero conhecer. Somos Gratos por teu trabalho no blog que será nosso guia e companheiro nesse periodo que vivdremos no Porto.
    Um abraço
    Sandra/Luiz

  6. Luiza, adorei seu blog.
    Estou pretendendo ir a Porto e gostaria de saber se o ônibus 500 leva até Pérgola da Foz, ou se de Matosinhos preciso pegar outro ônibus. Grata pela sua atenção e por compartilhar conosco sua experiência.
    Grande abraço!
    Angela

    1. Oi Ângela,

      A Pérgula da Foz é bem antes da Praia de Matosinhos. Então você precisa descer antes de Matozinhos para ir até lá. Diga ao motorista que quer descer na Praia do Molhe.

      Abraço.

  7. Gostei muito dessa descrição de passeio pelo Porto indo até a Foz do Douro. fostes muito feliz nesse enfoque pois poucas vezes alguém faz essa sugestão de passeio. obrigado por me levar novamente à encantadora Cidade do Porto.

  8. Luiza sou um brasileiro que esteve recentemente em Portuga em algumas das cidades que você está a comentar e nos mostrar suas belezas. Parabéns por seu lindo trabalho e muito obrigado por tais relatos. Marco Antonio.

  9. Muito bom seu documentário. Gostei. Mas qual é sua profissão? Como se faz para morar no aeroporto, no sentido figurado, é claro!
    Abs
    Mauro H

      1. Oi Luiza!
        Acabei de retornar de uma volta na Europa: Budapeste, Praga, algumas cidades da Espanha e após o Algarve de Portugal que muito me encantou. Passeio maravilhoso.
        Poderia me informar, qual a fonte de renda que gera um blog?
        Att.
        Mauro H
        Moro em Florianópolis/SC

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.