Como enviar dinheiro do Brasil para o exterior

Como enviar dinheiro do Brasil para o exterior

Como enviar dinheiro do Brasil para o exterior? Essa é uma das perguntas que recebemos com mais frequência aqui no blog. Tanto que na época que eu estava me mudando para Portugal, em 2014, escrevi um post exatamente sobre isso e listei todos os prós e contras dos métodos que conhecia. Foi a partir dos comentários daquele post que descobri a Transferwise.

Transferwise é um método de envio de dinheiro entre países inventado pelos mesmos criadores do Skype. Ele rapidamente tornou-se o queridinho de todo mundo que tem que fazer transferências internacionais com frequência porque é seguro, rápido e barato. Basicamente, você consegue enviar dinheiro do Brasil para Portugal, Espanha ou qualquer outro país da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e muitos outros.

Clique aqui para testar a ferramenta

E também dá para fazer o contrário com facilidade, usar a Transferwise para transferir dinheiro do exterior para o Brasil rapidinho: todo o processo demora normalmente dois dias úteis. Você manda o dinheiro pagando um boleto bancário da sua conta brasileira e o dinheiro cai na conta do exterior. A única taxa envolvida é de 2,5%. E o IOF cobrado é de 0,38% E também não tem cotação desfavorável: é um valor praticamente igual ao da cotação comercial da moeda.

Enviar dinheiro do Brasil para o exterior: para quem a Transferwise é ideal?

como enviar dinheiro do brasil para o exterior

A Transferwise funciona muito bem para pessoas que, como eu, vivem, trabalham ou estudam fora do Brasil e precisam enviar e receber dinheiro entre diferentes moedas. Com a cotação justa, pouca taxa e a rapidez da transação, bate facilmente outros métodos conhecidos, como a Western Union, Correios, Transferência Bancária ou Paypal.

Também é uma boa para quem precisa fazer um pagamento ou receber dinheiro no exterior, visto que o sistema permite criar uma “solicitação de dinheiro” e em que outras pessoas fazem o pagamento via depósito, sem pagar taxas extras.

O sistema também permite acrescentar, no ato da transferência, do que se trata esse dinheiro que vai cair no extrato bancário. Dessa forma, fica mais fácil fazer comprovativos de pagamento.

A Transferwise, por outro lado, não funciona para viajantes comuns, visto que é preciso abrir uma conta bancária no exterior para receber o dinheiro. Também não é uma boa para quem precisa movimentar mais de 10 mil reais por mês, visto que esse é o limite de envio de dinheiro para o exterior definido pelo sistema.

Ei leitor, os links nesse post são afiliados, ou seja, o blog ganha uma comissão quando você realizar uma transação por aqui. A indicação é porque usamos e gostamos do produto. E com isso você ajuda a manter o blog.

*Crédito Imagens: Shutterstock

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

6 comentários em Como enviar dinheiro do Brasil para o exterior

  1. Luíza, boa noite!

    Planejando me mudar a Portugal em alguns meses e já pensando no envio de uma certa quantia em dinheiro para Portugal vejo esta opção muito viável, porém tenho a dúvida de COMO FAÇO PARA ABRIR UMA CONTA EM PORTUGAL AINDA MORANDO NO BRASIL!? É possível? Sabe me dizer?

    Muito obrigado e parabéns por todo conteúdo! Realmente faz a diferença para quem pesquisa sobre o país.

    • Oi Luciana,

      Você precisa ir até um posto das Finanças e solicitar o seu NIF (com um visto você pode fazer isso) e com o NIF você vai em qualquer banco e abre a conta

Deixe um comentário