fbpx

Passeio pelo Parque das Nações, em Lisboa

Eu nunca havia escrito um post mais completo sobre o Parque das Nações, em Lisboa, porque sempre dei o azar de pegar muita chuva quando passei por lá e ainda não tinha aproveitado o local como se deve, caminhando pelos jardins, deck e o teleférico. Eu já até passei uma noite desabrigada na Estação Oriente, esperando o primeiro trem para Coimbra, mas ainda estava devendo o texto.

Minha sorte mudou finalmente em setembro, quando minha irmã visitou Portugal e eu pude aproveitar o Parque das Nações com muito sol e céu azul. Enquanto minha irmã passou quase três horas dentro do Oceanário, eu caminhei para todos os lados e fiz os passeios do lado de fora.

Vai viajar para Lisboa? Confira nossas várias dicas sobre a cidade:

Onde ficar em Lisboa: os melhores bairros

O que fazer em Lisboa: roteiro de 3 dias

5 museus para visitar em Lisboa

Onde comer bacalhau em Lisboa

7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa

parque das nações lisboa portugal

Você pode programar só uma manhã ou tarde inteira para conhecer o Parque das Nações, que fica um pouco afastado do centro da cidade. Mas, caso queira fazer tudo com mais calma, deixe o dia inteiro para o passeio.

Para começar, o que é o tal Parque da Nações?

Bom, em 1998, Lisboa comemorava os 500 anos dos descobrimentos e foi escolhida como sede da Exposição Mundial. Para o local onde seria realizada a exposição foi escolhido um bairro industrial e o projeto do Parque Expo, cujo tema eram os oceanos, era ir na contramão das tradições de Portugal e mostrar uma nação tecnológica, moderna e voltada para o futuro. Por isso, as construções do Parque das Nações tem esse ar tão diferente do resto da cidade.

parque das nações lisboa portugal

O nome Parque das Nações só veio depois da Expo 1998 e o local se estende numa faixa de 5 km às margens do rio Tejo. Hoje, 18 anos depois do evento, o Parque das Nações segue sendo um espaço moderno numa cidade tradicional. É importante pontuar também que os jardins andam bem mal cuidados e precisando de manutenção.

O que visitar no Parque nas Nações?

Como para chegar ao Parque da Nações você invariavelmente terá que passar pela Estação Oriente, recomendo que comece ali o seu passeio. Mesmo chegando de metrô e sem ter passagem de trem, dá para subir até a área das plataformas, que é bem bonita. Eu não consigo ir para lá e não tirar foto, ó:

Uma foto publicada por @360meridianos em

De lá, você atravessa a rua e passa por dentro do Shopping Vasco da Gama para cortar caminho. Do outro lado, encontrará o Tejo e dará de cara com a MEO Arena ou Pavilhão Atlântico, um espaço de grandes shows em Lisboa. Minha sugestão é que você depois siga para os passeios “indoors”: o Oceanário de Lisboa – cuja visita pode durar de 2 a 3 horas, porque o passeio é simplesmente incrível e o oceanário tem 5 áreas diferentes -, e o Pavilhão do Conhecimento – um museu de ciências bem legal e interativo, principalmente para crianças. Se você não tiver muito tempo, pule esse museu. Eu já fiz um post bem completinho sobre esse passeio, que vocês podem ler aqui. Você também pode comprar o bilhete do Oceanário com antecedência e evitar filas.

parque das nações lisboa portugal

parque das nações lisboa portugal

Terminadas as visitas você pode conhecer o Jardim da Água, que fica logo atrás das atrações, mas estava meio abandonado quando visitei, e depois caminhar pelo deck que fica no Tejo, na direção da Marina do Parque das Nações. A vista é bem bonita e lá na Marina tem alguns bares e restaurantes. Porém, no horário do almoço, quando fui, estavam fechados.

parque das nações lisboa portugal

Depois, minha sugestão é que você siga de volta para perto do Oceanário, de onde parte o teleférico, ou a Telecabina (como dizem os portugueses). Eu achei o passeio meio caro, €5,90 ida e volta, para um trajeto de 1,230 metros e oito minutos. Por isso – e para aproveitar também o parque “do chão” – sugiro fazer o trajeto só ida, que custa €3,95.

parque das nações lisboa portugal

parque das nações lisboa portugal

Do alto da telecabina dá para ver todo o Parque das Nações: o Oceanário, o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão de Portugal (que foi vendido recentemente para Universidade de Lisboa, mas ainda não tem função), o Pavilhão da FIL (um espaço de eventos e feiras), a Estação Oriente, as Torres S. Gabriel e S. Rafael (inspiradas na proa de um barco), e, principalmente, o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama – uma ponte de 12,3 km.

parque das nações lisboa portugal

parque das nações lisboa portugal

Quando você chegar no ponto final do teleférico, na Torre Vasco da Gama, que é um hotel de luxo, você pode seguir em frente e caminhar pelos Jardins do Passeio do Heróis do Mar , que fica perto da Ponte Vasco da Gama. Para o outro lado, voltando na direção da Estação Oriente, passando pelos Jardins Garcia de Orta, onde também tem vários bares e restaurantes na explanada.

parque das nações lisboa portugal

parque das nações lisboa portugal

Como chegar no Parque das Nações?

parque das nações lisboa portugal

Para chegar no Parque das Nações basta pegar o metrô sentido Estação Oriente (linha vermelha).

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Passeio pelo Parque das Nações, em Lisboa

  1. Oi Luiza, estou adorando seu site. Estou indo para Portugal em outubro de 2018, vc saberia me dizer se este Parque das Nacões nesta época está aberto?
    Parabéns pelo site.

  2. Oi,irei par Portugal dia 29/03/17 e ficarei até 13/06/17.Levarei minha mãe de 80 anos comigo.Pretendo alugar um carro para visitar algumas cidades.Chego por Lisboa e parto pela cidade do Porto.Seria possível me dar sugestões de roteiro.obrigada

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.