fbpx
Tags:

TransferWise é seguro? Saiba como funciona

Atualmente, o método mais econômico de mandar dinheiro para o exterior, útil principalmente para quem mora fora, é a TransferWise. Após fazer a comparação com outros serviços, como o Western Union ou os Travel Cards, quase todo mundo percebe isso. Mas fica a outra dúvida: o método da TransferWise é seguro? É confiável e legal no Brasil? A resposta resumida, dada depois que usamos o serviço praticamente todo mês desde 2016, todas sem problemas, é simples: sim, é um método seguro e confiável para mandar seu dinheiro para fora do país, seja para você mesmo, transferindo de um banco nacional, ou caso precise mandar a mesada de um filho, parente ou amigo que mora ou estuda no exterior.

Clique aqui para estimar quanto custaria sua transferência

Como funciona a Transferwise?

O passo a passo é simples. Você entra no site, cria uma conta (você pode usar seus dados do Facebook ou outra rede social, se quiser), define quanto quer mandar e em qual moeda e informa os dados bancários da pessoa que irá receber o valor no exterior. Feito isso, você gera um boleto ou faz uma transferência via TED. Pronto! O dinheiro estará na conta indicada de um (via transferência) até dois dias úteis (via boleto).

Tenha em mente, porém, que eles podem demorar mais tempo e pedir documentação adicional caso você não esteja enviando o dinheiro de você para você mesmo. Ou seja, se um parente no Brasil fizer o pagamento do boleto ou algo assim, eles enviam por email os dados que vão precisar.

Além disso, há um limite de transações de 9 mil reais por mês, por pessoa, para pagamentos no boleto. Para transferências, há um limite de 30 mil por transferência (não há limite por mês)

E eles fazem uma verificação adicional caso você movimente mais do que R$50.000,00 no ano civil. Essa verificação pede documentos como imposto de renda ou comprovante de salário que mostre que você não está enviando dinheiro ilegalmente.

Tenha em mente que a Transferwise só funciona entre pessoas físicas.

Veja também: Como transferir dinheiro para o exterior: os 8 principais métodos e suas vantagens

transferir dinheiro para o exterior transferwise

Como saber se Tranferwise é seguro?

O que gera desconfiança em muita gente é a falta de informação. Basta fazer as contas para perceber que a TransferWise é muito mais barata que qualquer outro método do mercado – pode ser até oito vezes mais econômico que uma transação bancária normal para o exterior, por exemplo. E aí entra aquele ditado: quando a esmola é muito o santo desconfia, né? Mas não precisa ser assim. A questão é entender o funcionamento do método da empresa para perceber como pode sair tão mais barato.

A TransferWise é da era digital. O funcionamento do negócio é baseado numa ideia simples, mas que ninguém tinha tido antes. Imagine que você, que mora no Brasil, quer mandar dinheiro para um parente que estuda nos Estados Unidos. Há alguns anos, sua única saída era gastar muito dinheiro em taxas e cotações desfavoráveis de casas de câmbio ou bancos tradicionais. O mesmo problema enfrentado pelo brasileiro que mora nos Estados Unidos e gostaria de enviar dólares para ajudar a família que vive no Brasil.

A ideia genial da TransferWise é essa: uma simples conexão de interesses. A empresa tem contas no Brasil e nos Estados Unidos. Quando você precisa mandar reais para lá, eles fazem o meio de campo com quem precisa mandar dólares para o Brasil. Você paga em reais para a TransferWise no Brasil e alguém está lá fazendo a mesma coisa no sentido inverso – a empresa então faz um balanço das duas contas, no Brasil e Estados Unidos, na prática sem efetuar uma transação para exterior ou atravessar fronteiras. Assim são evitadas taxas de câmbio desfavoráveis e você consegue a cotação da moeda no momento da transferência. Tudo fica mais barato.  A única taxa cobrada pela empresa é de 2,5% (mais 0,38% do IOF), muito mais econômico que os outros métodos.

Clique aqui para estimar quanto custaria sua transferência

E o negócio é sim legal no Brasil, onde a TransferWise tem uma parceria com o MS BANK S.A. BANCO DE CÂMBIO, que fica em Curitiba e tem o CNPJ nº. 19.307.785/0001-78. Já em nível internacional, a empresa está registrada na Inglaterra e tem sede em Londres. Se ainda estiver em dúvidas, dá uma olhada na página da TransferWise no Reclame Aqui.

O único problema do método é que ele só é útil para quem mora, estuda ou ao menos tem uma conta bancária no exterior. Para viajantes que queiram economizar, a única saída é se você tiver alguém de confiança que more no país que você vai visitar e que tope sacar a grana para você. Se não tiver, aí o jeito é buscar outros métodos.

Gostamos tanto do serviço – e usamos mensalmente – que entramos para o programa de afiliados da TransferWise. Isso significa que se você usar o serviço por meio dos links indicados aqui no blog, nós ganhamos uma comissão, sem que você pague nada a mais por isso. Na realidade, você economiza em relação a todos os métodos do mercado. É uma forma de ajudar o blog a se manter e gastar bem menos nas suas transferências.

Foto destacada: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

33 comentários sobre o texto “TransferWise é seguro? Saiba como funciona

    1. Ô loko, amigo. Qualquer empresa de alcance global tem reclamações… e mesmo no Reclame Aqui, a empresa está como “BOA”!
      Sim, a empresa é BOA até para as pessoas q RECLAMAM DELA!! E os q reclamam são uma ínfima minoria.
      Eu uso constantemente e estou muito satisfeito.
      É prático, rápido – 48hs pra chegar nos Estados Unidos – seguro, barato (usa câmbio comercial e cobra baixa comissão)…não vejo porque não usar!

  1. Fiz uma transferência para o Revolut Bank da Inglaterra. Fiz via boleto bancário e quem pagou foi minha filha. O dinheiro não chegou e já tem 10 fias. Transfereise diz que mandou e o banco fiz que não recebeu. Agora estão dizendo que o pagamento fo boleto não pide ser feito por conta diferente da do emissor. Arrumei uma encrenca que ninguém resolve!! Cuidado com Teabsferwise!!!!

  2. Olá! preciso fazer uma transferência de 600 Euros para um curso na Croácia. Ele já me passaram os dados do banco e tudo mais. É mesmo prático e confiável fazer pelo TranferWise?

    Outra coisa… Irei transferir em Euros e pagar em real?Existe restrição ao banco? Ou colocando os dados do banco da Croácia, certamente o dinheiro chegará?

    Desde já, muito obrigada!!!

    1. Nós fazemos transferências com eles todo mês, Amanda, e nunca tivemos problemas. Vale bem a pena. Só verifique se há condições especiais para casos como o seu (no caso específico da Croácia e por ser um pagamento para uma empresa).

      Abraço.

  3. Olá, gostaria de saber como funciona o desconto acessando o link de vocês!
    Preciso abrir a conta a partir dele ou realizar a primeira trasnferência?

    1. Oi Carolina,

      Se você fizer alguma transferência com o link indicado nos posts, nos recebemos uma pequena comissão, que é o que ajuda a manter o blog. Você não paga nada a mais por isso.

  4. olá,

    Parabéns pelo blog.

    Gostaria de fazer transferências mensais com objetivo de comprar e manter dólares numa conta nos EUA para uma viagem que possivelmente farei ano que vem. Pelo que vi, a transferwise é apenas uma forma de baratear a remessa de dinheiro.
    Dessa forma, tenho que ter uma conta num banco nos EUA para realizar os saques quando chegar lá?
    Sendo a pergunta meio óbvia e a resposta positiva, vocês como viajantes têm conhecimento de algum banco lá que tenha taxas de saque justas e facilidades de trâmites nesse sentido ou a gente acaba ficando refém do bb americas / antigo hsbc, etc?
    Alguma luz ou experiência própria a respeito do assunto?

    1. Oi Marcus,

      Sim, vc tem que ter já uma conta nos EUA para usar a Transferwise. Mas não sei te dizer qual banco, realmente não conheço muito sobre os bancos lá.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.