fbpx

Visita à Torre de TV de Brasília: melhor vista da capital

Atração turística pode ser qualquer coisa. Até uma antena de TV. A de Brasília, que tem inacreditáveis 244 metros, é a melhor prova disso. E o tamanho da estrutura – a terceira maior do Brasil – é só uma das explicações. A Torre de TV de Brasília entra para o roteiro de quase todo turista que passa pela capital federal por conta da vista que é possível ter a partir de lá. Segundo a Setur, pelo menos mil visitantes passam por ali todos os dias.

Projetada por Lúcio Costa, o urbanista que desenvolveu também o Plano Piloto de Brasília, a Torre de TV está de frente para a Esplanada dos Ministérios. Inaugurada em 1967, já durante a ditadura militar e sete anos após o surgimento da cidade, a Torre tem um mirante que fica a 75 metros de altura. A melhor parte? A entrada é de graça, mais um dos motivos que tornam esse passeio um dos favoritos entre os viajantes.

Veja também: Onde se hospedar em Brasília

Eu gostaria de ter feito minha visita a hora do pôr do sol, mas, por uma série de motivos, acabei chegando no pior horário possível: meio-dia. Valeu a pena mesmo assim. Enfrentamos cerca de 15 minutos de fila. Não há escadas, o que é ótimo, mas a consequência é a espera para conseguir um lugar no elevador que leva até o mirante.

Uma vez no topo, basta gastar seu tempo reconhecendo cartões-postais. A vista mais famosa mostra a Esplanada dos Ministérios, o Eixo Monumental, a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. Atrás do Parlamento estão ainda o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e o Supremo Tribunal Federal – essa é a chamada Praça dos Três Poderes.

Veja também: Como é a visita guiada ao Congresso Nacional, em Brasília

onde ficar em Brasília

Esplanada dos Ministérios

Outro lugar que chama atenção é o Parque da Cidade, o lugar onde, segundo aprendi com o Renato Russo, Eduardo e Mônica se encontraram, ela de moto e ele de camelo. Na outra direção é possível ver o Memorial JK e o Estádio Nacional, pra mim a mais bonita das arenas construídas para a Copa. O Lago Paranoá também dá as caras e completa o visual.

Parque da Cidade

onde ficar em Brasília hotéis baratos

torre-de-tv-brasilia

No pé da Torre de TV fica uma fonte luminosa, jardins projetados pelo paisagista Burle Marx e a feira da Torre. Almoçamos ali, logo que descemos do mirante. Cada uma das barraquinhas tem comidas de um estado ou região brasileira – do churrasco gaúcho ao pato no tucupi paraense. Os preços são interessantes.

Essa feira está ali desde a década de 70, mas no começo era bem mais informal – apenas barraquinhas que começaram a funcionar embaixo da torre. Desde 2010 há uma estrutura melhor, além de muitas mesas no estilo bandeijão. Se não puder comer, tente ao menos perambular por ali e dar uma olhada nas barraquinhas de artesanato. E eu não fui, mas no mezanino da Torre funciona um café e um espaço para eventos. Para acessá-lo é preciso fazer uma baldeação – você pega o elevador para o mirante e outro do mirante para o café.

torre de tv de brasília

Torre de TV de Brasília: horário de funcionamento

A Torre funciona de terça a domingo, das 9h às 20h. Esse é o mesmo horário de funcionamento do café do mezanino. A visita, como dito antes, é de graça. Já a Feira da Torre tem dois horários de funcionamento: entre terça e quinta as barracas abrem das 9 às 17 horas. Já sextas, sábados e domingos o horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Importante: não confunda com a Torre de TV Digital, projetada por Oscar Niemeyer, inaugurada em 2012 e onde também há um mirante. O blog Nós no Mundo, que é de Brasília, já esteve na Torre de TV Digital e conta como é a visita nesse texto aqui.

Dica extra: Brasília – com ou sem carro?

Eu já estive na cidade com e sem carro. E não tenho a menor dúvida em dizer que o veículo ajuda e muito, principalmente se você estiver viajando em finais de semana e feriados, quando o trânsito é tranquilo e é fácil estacionar. Se estiver viajando sozinho pode não compensar – aí use e abuse do transporte público e de uber/cabify/táxi. Por outro lado, quem viaja em grupo pode fazer as contas e descobrir que alugar um carro compensa. Se for o caso, leia nosso texto sobre como garantir o melhor custo/benefício na reserva.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Visita à Torre de TV de Brasília: melhor vista da capital

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.