fbpx

O que fazer em Alberobello, Itália: a cidade das casas Trulli

Alberobello, na Itália, parece saída de um filme de fantasia. Suas casinhas típicas, chamadas trulli, poderiam ser cenário de um conto de bruxas e duendes. Se você planeja saber mais sobre essa cidadezinha, nesse post te contamos o que fazer em Alberobello, história e curiosidades sobre as casas trulli, como chegar lá, onde comer e outras dicas. 

Leia também:
Roteiro pelo Sul da Itália: Puglia e Basilicata
Matera, Itália: o que fazer na Cidade de Pedra
O que fazer em Bari, Itália: roteiro de 1 dia

Alberobello casas Trulli Itália

A curiosa história das trulli de Alberobello, Itália

Essa curiosa história começa no século 14, quando o Conde de Conversano tomou o controle de uma área não habitada no sul da Itália (que na época não era um país unificado e sim um monte de reinos, condados e principados).

O conde e seus sucessores, um bando de pão-duros, decidiram que não iriam construir habitações permanentes para os camponeses, porque as taxas para terras sem residências eram menores do que para cidades e vilas. E foi assim que Alberobello, na Itália, tornou-se o que é hoje.

Para convencer os eventuais fiscais de que as casas em Alberobello não eram residências permanentes dos camponeses, as trulli (ou trullo, no singular) foram construídas. Basicamente, trata-se de um edifício todo feito de pedra calcária, sem nenhuma argamassa ou coisa do gênero, de forma que pudessem ser facilmente desconstruídas e depois reconstruídas para habitação.

Alberobello e as casas Trulli simbolos

Os senhores donos das terras de Alberobello seguiram com seu jogo de esconde-esconde.

E o resultado foi que, durante anos e anos, os habitantes da cidade – que não devia ser cidade – moravam nas trulli. Até o século 17, eram poucas famílias, mas no século seguinte a população local já havia crescido para 3500 pessoas. Então, finalmente, ganhou status de cidade. Mas como já era costume, as famílias não deixaram de viver no trullo. E até hoje tem gente que ainda vive nas curiosas casinhas.

Em 1996, as trulli de Alberobello foram consideradas uma das áreas urbanas melhores preservadas na Europa e tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Como uma trullo é construída?

Tecnicamente, um trullo era uma casa rural que servia de abrigo ou como armazém. Somente em Alberobello é que esse se tornou o principal tipo de residência da população. O formato das tais trulli é muito curioso: suas paredes são brancas, mas o teto é cônico ou piramidal, pontudo e de coloração mais escura. A técnica de construção vem desde a pré-história e uma típica trullo tem paredes grossas em formato redondo ou quadrado.

As casas são pequenas, com um andar só: é mais fácil combinar várias trullo para fazer uma residência maior do que construir um segundo andar. O interior das trulli é feito normalmente de madeira.

Algumas casas têm símbolos nos tetos, de diferentes significados e fontes (cristãs ou pagãs) para atrair boas vibrações e proteção.

Alberobello casas Trulli luizaAlberobello casas Trulli tetos e simbolos

Onde fica Alberobello e como chegar lá?

Alberobello fica na região de Puglia, no sul da Itália. A cidade está a 55 km de Bari, onde fica o aeroporto mais próximo e 68 km de Matera, uma boa base para conhecer a região. De Alberobello é você pode seguir para Locorotondo, Ostuni e Polignano a Mare.

O jeito mais fácil de chegar em Alberobello é de carro. Eu aluguel o carro em Matera e fiz de lá a base para bate-voltas pela Puglia e Basilicata.

Leia também: Aluguel de carro na Itália: dicas, valores e tudo que você deve saber

Para alugar carro na Itália mais barato, sugiro que você faça a busca pela Rentcars, que compara os preços em dezenas de locadoras e permite pagar em reais, sem IOF. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Para quem pretende chegar com transporte público, o ideal é chegar primeiro em Bari e de lá pegar um ônibus (Flixbus ou Trenitalia) ou trem (com troca em Putignano) até Alberobello. De Matera, é possível ir de ônibus, trocando de veículo em Gioia del Colle. Pesquise aqui as opções de trajeto. 

Ainda, dá para contratar passeios a partir das cidades nos arredores. Veja algumas opções de excursões e transfer aqui. 

O que fazer em Alberobello, Puglia: roteiro de 1 dia

A cidade de Alberobello é dividida entre dois morros chamados Rione.

O rione Aia Piccola é a parte mais residencial e “moderna”. Por ali você verá bem menos trulli (são cerca de 400) a maioria em pequenas vielas. Porém, é do Aia Piccola que se tem a melhor visão das casinhas do rione Monti, uma área com mais ou menos mil trulli.

Alberobello casas Trulli rione monti

Vista do rione Monti

Uma boa parte das trulli é explorada para turismo no Rione Monti, com lojas de artesanato e restaurantes. Várias ficam abertas para visitar por dentro gratuitamente – algumas até permitem ver o terraço.

Alberobello casas Trulli rua

O melhor passeio em Alberobello é andar aleatoriamente pelas ruas e trullis. Dentre os pontos turísticos, você pode procurar:

  • A Igreja Trullo, de Santo Antônio, construída em 1927.
  • O trullo siamese (ligados pelo teto), na Via Monte Nero com Via Monte Pasubio.
  • E o trullo Sovrano, o único de dois andares, construído provavelmente em 1797, na Piazza Sacramento.

Vale a pena considerar uma visita guiada pela cidade, onde você pode descobrir mais sobre a história e curiosidades através da visão de um guia local.

Alberobello e as casas Trulli trullo siamese

Alberobello casas Trulli igreja trullo

Onde comer em Alberobello, Itália

Como passamos o dia em Alberobello, decidimos experimentar um restaurante típico da região e acabamos indo em um que ficava dentro de um grupo de trulli, o Trullo D’oro.

O restaurante fica na Via F. Cavallotti, 27.

Alberobello casas Trulli restaurante trullo doro

Minha mãe experimentou uma massa típica de Púglia, Orecchiette (que tem formato de orelha) e eu comi uma carne com legumes cozidos. Pedimos também o vinho da casa, que era um vinho primitivo, também típico dessa região italiana.

A comida estava gostosa e muito bem servida. No total, pagamos 18 euros por pessoa pela comida, vinho, água e o couvert.

Hospedagem em Alberobello: dicas de hotéis

Caso você decida ficar mais tempo por ali ou fazer de Alberobello sua base para explorar o resto de Puglia, há boas opções de hospedagem na cidade. Basta escolher se vai ficar no centro da cidade, em um dos dois riones.

Ainda, existe a opção de ficar em hospedagens rurais, nos arredores da cidade.

Eu daria preferência para hospedagem num típico trullo, afinal, se é para ser turista, melhor realmente investir no projeto. Você pode ver aqui uma lista de todos os hotéis na região dos trulli.

Tem opções para todos os bolsos, desde uma guesthouse por volta de 50 euros o quarto duplo, como a Trullieu Guesthouse, ou estúdio Nonno Angelo; até um resort de Trulli por cerca de 90 euros a diária, como o Trulli e Puglia Resort ou o Romantic Trulli

Alberobello e as casas Trulli riones

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “O que fazer em Alberobello, Itália: a cidade das casas Trulli

  1. Oi! Estou pesquisando por que vou pra la mes que vem , adorei a dica do restaurante, parece bom! Ouvi dizer qur o comércio fecha as 13:00 e verdade? Obrigada, bjs

    1. Oi Ana,

      Eu não postei foto do Trullo Sovrano. No texto, falo no mesmo paragrafo da Igreja, do museu e do trullo siamese. Talvez porque só coloquei foto de dois deles, você achou que eu tinha confundido.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.