fbpx

Mirante Dona Marta – RJ: vista grátis do Cristo Redentor

Trago uma boa notícia: a melhor vista do Rio de Janeiro é de graça. O Mirante Dona Marta é uma alternativa excelente para quem quer conhecer o principal cartão postal da cidade, mas prefere evitar as multidões do Cristo Redentor e o preço alto do passeio.

Até porque, depois de duas visitas ao Cristo, eu preciso dizer que cheguei à conclusão de que não é tão legal quanto parece a subida até o símbolo máximo da cidade – e quem sabe do país. Além de ser cheio e caro, não dá para tirar uma foto com o Cristo sem um monte de cabeça atrás, tem que que acotovelar para ver a vista, que, apesar de ser mesmo muito bonita, muitas vezes está meio nublada por causa da poluição da cidade lá embaixo.

Tem gente que faz questão de ver de perto esse tipo de cartão postal, e se é seu caso, a escolha é muito válida. Mas se você não faz nenhuma questão de mega atrações turísticas, encontrar uma vista alternativa do Rio de Janeiro pode ser uma ótima ideia para a sua viagem. E o Mirante Dona Marta é considerada a melhor delas.

Leia também:
O que fazer no Rio de Janeiro: principais atrações
Onde ficar no Rio de Janeiro: melhores bairros e praias
Dicas para visitar o Cristo Redentor

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Mirante Dona Marta: onde fica

Assim como o Cristo, o Mirante Dona Marta fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, em um morro de 350 metros de altura. O acesso é totalmente grátis e dá para chegar lá combinando transporte público e meia hora de caminhada ladeira acima, dentro do parque. Ou seja, você gasta o preço da passagem de ônibus. Lá em cima está uma das melhores vistas da cidade, que engloba o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o próprio Cristo Redentor e até o Maracanã.

O Mirante é espaçoso e não costuma lotar muito, de forma que você pode aproveitar bem a vista sem ter que se preocupar com outros turistas atrapalhando as fotos. O melhor lugar para fotos é do Heliponto, mas saindo de lá, atravessando o estacionamento e pegando um caminho estreito na outra ponta, há outro ponto de observação que oferece outra perspectiva. Do Mirante Dona Marta você vê o Rio de Janeiro em 360 graus.

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Essa também é uma boa opção de passeio combinado com o Cristo Redentor. Planeje sua ida ao Corcovado para a manhã e depois, dê uma passadinha no mirante para ter outra vista da cidade.

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Como chegar ao Mirante Dona Marta: vans, ônibus e funicular

Há várias formas de chegar ao Mirante Dona Marta. Eu peguei o ônibus 007 na Praça Tiradentes e desci no ponto final, que fica em frente à entrada do parque. De lá, subimos à pé pela estrada – trajeto que durou mais ou menos meia hora – mas há vans que levam até o mirante por R$15.

Outra possibilidade é pegar a funicular que fica na base da favela Santa Marta, em Botafogo (acesso pelo metrô e depois integração em direção a Humaitá). Depois, basta pegar a trilha que dá acesso ao mirante. Esse caminho é bem íngreme e o trajeto dura cerca de 45 minutos.

Para quem vai de carro fica ainda mais fácil. Basta seguir pela Ladeira dos Guararapes, em direção ao Corcovado, e de lá seguir as indicações até o mirante. Tem estacionamento no local.

É perigoso visitar o Mirante Dona Marta?

Na entrada do parque, um guarda nos alertou para termos cuidado porque estávamos no topo da favela Santa Marta, que é pacificada. Como eu já estava acostumada com a paranoia carioca, segui em frente mesmo assim. E na subida, o alerta me pareceu meio exagerado. Havia muitas pessoas e carros subindo e descendo todo o tempo – mesmo numa terça a tarde – e o trajeto foi tranquilo, além de lindo.

No entanto, há sim alguns relatos de assalto por ali. É o Rio de Janeiro, afinal. Se você for fazer o trajeto a pé e estiver inseguro, prefira os fins de semana e feriados, quando o movimento é maior, e chegue cedo.

Caso contrário, você sempre poder subir de van e evitar qualquer risco. No mirante não há tanto perigo, o maior ponto de atenção é mesmo a subida até lá.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Com uma cidade grande de locomoção complicada, acredito que procurar uma hospedagem perto do metrô é sempre uma boa ideia. Por isso, bairros como Ipanema, Copacabana, Flamengo e Botafogo são sempre boas pedidas de onde ficar no Rio.

Para uma descrição mais completa, leia nosso guia dos melhores bairros onde ficar no Rio de Janeiro.

Opções de hospedagem recomendada em Copacabana e Ipanema:

Embora tenham muitas atrações e bom acesso ao transporte público, é preciso ter cuidado ao se hospedar no Centro ou na Lapa, já que algumas ruas ali podem ser perigosas durante a noite. Se quiser procurar hotel nessa área, o Santa Teresa é um opção mais segura. Lá você ainda tem a chance de se hospedar em um belo casarão colonial.

Opções e hospedagem recomendada no Santa Teresa:

Encontre hotéis no Rio de Janeiro

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Mirante Dona Marta – RJ: vista grátis do Cristo Redentor

  1. Ola! Meu nome é Gilson Fumaça sou guia de turismo e responsável da agência de turismo de experiência chamada Favela Scene, sou nascido e criado na Favela Santa Marta e pra mim é uma das vistas mais lindas no Rio de Janeiro, desenvolvemos esse tour pela Favela Santa Marta com a trilha que leva ao Mirante Dona Marta, que viver uma exelente experiência!?? Vem conhecer nosso trabalho!

  2. Esse lugar é tão bacana que já foi até palco do DVD Acústico do Natiruts-o melhor álbum deles, na minha opinião! 🙂
    Vale a pena procurar no YouTube pelas músicas e pelas imagens – são lindas!

  3. Nath, confesso que também acho o Cristo super-valorizado hahaha Uma missão pra chegar, muita gente, caríssimo… Fora que nem foi a gente que fez a estátua né hahaha Prefiro muito mais esses programas mais alternativos, econômico$$ e essa vibe de trilha, natureza, etc..

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.