fbpx

Roteiros na Europa: quantos dias ficar em cada cidade?

Eu poderia fazer um ranking das questões mais comuns na caixa de comentários deste blog e certamente a pergunta que está aí em cima, no título, entraria na seleção. Junto com: qual ordem fazer e como ir de um canto ao outro.

Como eu sempre explico que a ordem dos fatores não importa, desde que você encontre passagens mais baratas, e já temos posts sobre como se locomover pela Europa de trem, de ônibus ou de avião (low cost de preferência), resta essa eterna questão: quantos dias ficar na cidade europeia X, Y ou Z?

Mesmo eu escrevendo este texto com algumas dicas, gostaria de dizer que essa é uma questão muito pessoal e de estilo de viagem.

Tem gente que gosta de conhecer as principais atrações rapidamente, em um ou dois dias, e já passar para o próximo destino.

Tem gente que prefere ficar dias e dias no mesmo lugar e aproveitar coisas além das atrações turísticas.

Tem gente que vai ter um período de tempo específico e quer adequar sua visita. Enfim, cada caso é um caso, mas vou tentar fazer uma média de dias que considero mais ou menos ideal para algumas das principais cidades europeias.

dicas de hospedagem em paris frança

Antes que você venha me pedir: me ajuda a montar um roteiro?! Seguem aqui vários links de posts com roteiros prontinhos feitos especialmente para você que não sabe por onde começar:

As grandes cidades: Roma, Londres, Paris, Berlim

Eu chamo essas aí de as grandes cidades porque, sinceramente, todo tempo é pouco para conhecê-las!

É tanta história, tanta atração, tanto restaurante, enfim, tanta coisa para fazer, seja programa bem turístico, seja alternativo, que sinceramente, se Roma, Londres, Paris e Berlim entrarem no seu roteiro, minha sugestão é que você reserve pelo menos 5 dias inteirinhos para cada um delas (não conte os dias de deslocamento).

Te garanto que ainda vão faltar coisas para ver no final.

Murais de arte em Berlim

As cidades médias: 3 ou 4 dias

Lisboa, Madrid, Barcelona, Bruxelas, Viena, Budapeste, Amsterdam, Praga. Todas são capitais ou cidades grandes que merecem que você dedique três ou quatro dias, pelo menos, para visitar tudo sem correria ou sair de lá com a sensação de que precisará voltar.

Eu, pessoalmente ficaria quatro dias, mas correndo muito dá para fazer em três.

o que fazer em lisboa rua augusta

2 a 3 dias

Porto, Cracóvia, Sofia, Bucareste, Atenas, Milão, Munique, Veneza, FlorençaGenebra, Edimburgo. Durma pelo menos duas noites e três dias em cidades desse porte, capitais menores ou as segundas maiores cidades de alguns países.

catedral de milao e galeria vitorio emmanuele

1 dia ou bate-volta

Há cidades que você realmente pode visitar em um dia. Mas não aconselho que você se dê a todo o trabalho de dormir uma noite só nos lugares.

É para isso que foi inventado o conceito de bate-volta. Você escolhe uma cidade e visita as outras ao redor.

Bate-voltas funcionam para lugares a até duas horas de distância da cidade principal, onde você está hospedado. Estrasburgo e Colmar, Coimbra, Sintra, Aveiro, Bruges, Pisa, Tivoli, Toledo, Girona

Girona, Espanha

Você também pode encaixar uma cidade ou vila no caminho de um canto para o outro, mas só faça isso se estiver indo de carro ou se tiver certeza que há um lugar para guardar as bagagens enquanto estiver fazendo o passeio (muitas estações de trem acabam não tendo lockers disponíveis).

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Roteiros na Europa: quantos dias ficar em cada cidade?

  1. Boa tarde! Tentei ler o roteiro para 12 dias na Itália e não encontrei, foi retirada da veiculação?
    Pretendo ir à Itália no ano que vem, tenho um local para ficar na Mariana de Fuscaldo, na Calábria.
    Quais as cidades interessantes para se conhecer de trem num bate e volta?
    Desde já, obrigada pela atenção.
    Dayse Lopes
    S.Carlos/SP

  2. Oi Luiza tudo bem ??
    Estou pensando em fazer o meu primeiro mochilão pela Europa, penso em ficar 50 dias e gastar em torno de R$15.000,00. Fiz um roteiro de lugares que quero conhecer:

    Lisboa, Portugal (fazendo um bate-volta em Nazaré)
    Madrid e Barcelona, Espanha
    Paris, França
    Londres, Inglaterra
    Veneza e Roma, Itália
    Atenas, Grécia (conhecendo também Zakynthos – Navagio Beach e Cabo de Sounion )

    Você acha viável este tempo e o valor pensado para esta viagem ??
    muito obrigado e o teu blog é show

    1. Oi Matheus,

      O tempo dá e sobra. Você pode até colocar mais coisas no roteiro. A grana tá um pouco curta por conta do valor do Euro no momento (4,35), vocÊ tem cerca de 50 euros por dia (descontando já do total o valor da passagem de avião e do seguro de viagem). Se o euro tivesse mais baixo seria mais tranquilo.

      Ainda dá para fazer a viagem, mas meu conselho é que você diminua a quantidade de dias: para seu roteiro você precisa do mínimo confortável de uns 35 dias.

      1. Muito obrigado, suas dicas são muito boas.

        Diminuindo os dias para 35, como você me aconselhou, o dinheiro fica em conta ?? Posso acrescentar Pisa (Itália)??

  3. Boa noite ! Por favor tenho algumas dúvidas ! Nunca viajamos para fora do país com exceção de ir para china 2 vezes a trabalho . Estou querendo dar uma viajem econômica porém com um conforto mínimo para minha família ! Tenho 38 anos minha esposa 37 e 2 filhas sendo uma de 6 e 8 anos . Estou querendo ir em outubro para aproveitar a semana do saco cheio , passagens a ser tiradas por milhas , encontrei passagens de São Paulo para Roma no dia 2/10/18 por 60.000 pontos cada passagem e a mais barata para volta seria do dia 17 a 20/10/18 voltando por Zurich . Temos vontade de conhecer : Roma/ florença / Veneza / salsburg ( conhecer neve), munique( conhecer castelos e cidades milenares ) / Zurich ( esta última cidade não estava nos planos porém é a mais barata para voltar para São Paulo mas na verdade queria conhecer Paris no lugar de zurich , mas não temos pontos necessários e não quero gastar dinheiro em passagens ) Zurich não tenho ideia doque conhecer mas tenho medo dos valores de hotéis etc. ou ficar em outra cidade para conhecer e ir para Zurich no dia do voo .ahhh chegando em Roma usar carro para todas as outras cidades . Bom segue minha dúvidas ? São cidades onde devo ficar qtos dias ? O que tem para fazer ? E tem como alugar carro ao invés de pegar avião ? Perde muito tempo entre uma cidade e outra de viajem de carro ? Qto iria gastar com uma viajem econômica porém com o mínimo de conforto em hotéis (hotéis simples mas com conforto ) . Enfim o que acha deste roteiro ? Detalhe Itália nosso sonho em conhecer , munique meu sonho em conhecer castelos medievais , as outras cidades por ouvir falar … aguardo sua ajuda ! Por favor me responda o qto antes pois não fechei as passagens porém elas mudam de pontuação dia adia

    1. Olá Andre,

      Vamos por partes:

      Temos um post com dias de como alugar carro na Europa, quando vale a pena e quando não: https://www.360meridianos.com/dica/aluguel-de-carro-na-europa-todas-as-dicas-de-viagem

      Sinceramente, pelo seu roteiro, não sei se alugar um carro faz sentido, visto que esses trajetos são possíveis de fazer de trem ou de avião.

      Sobre quantos dias ficar em cada cidade, está descrito no post. E também temos posts específicos sobre o que visitar em cada uma dessas cidades, com roteiros de visitação e outras dicas. Basta buscar no Atlas360 ou na lupa ali em cima =)

      Sobre os gastos, varia de cidade para cidade. Zurique de fato é muito cara. Temos um post com a média de gastos para uma viagem econômica, que você pode usar de base para calcular a sua viagem: https://www.360meridianos.com/dica/quanto-custa-um-mochilao-pela-europa

  4. Boa tarde Luiza,

    Aqui eu vou viajar para europa dia 30/12/2017 vc sabe me dizer quantos euros devo calcular por dia para 1 pessoa?

  5. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou planejando ir a Portugal ficar 6 meses estudando em Coimbra e hospedada em familiares em Lamego.
    Gostaria de saber mais ou menos o valor estimado que preciso para cobrir despesas como transporte/comida(mercado).
    Vi uma passagem na Royal Air Maroc e pelo que vi é uma companhia bem mais em conta. Gostaria de saber se vc conhece essa companhia e já viajou por ela e o período mais em conta para viajar em julho de 2018 (dias de semana ou final de semana, enfim)
    Obrigada!

    1. Oi Laura,

      Tenho dois posts sobre custos de vida em Portugal, você pode ver aqui:

      https://www.360meridianos.com/dica/como-e-ser-estudante-em-coimbra
      https://www.360meridianos.com/dica/como-e-morar-no-porto-portugal

      Sobre a Royal Maroc, minha família viajou com eles essa semana e gostaram bastante do voo.

      Sobre período mais em conta para viajar, isso não existe de verdade. Você precisa pesquisar sempre, os preços de passagens aéreas variam bastante sem muitas regras. A única regra que eu uso como válida é o fato do valor das passagens cair bastante de 4 a 2 meses antes da viagem. Ou seja, vale a pena ser paciente.

  6. Sintra e Cascais em Portugal são duas cidades bem gostosas, pertinho de Lisboa, que vale a pena fazer um bate e volta. Veneza, pra mim, um dia só foi mais do que suficiente. Vou retornar a Paris pela quarta vez, em cada uma das idas anteriores foram 4 ou 5 dias e realmente é muita informação, a gente nunca consegue ver tudo

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.