fbpx
Tags:
Atlas: França

A vila de Obernai, na França: rota do vinho da Alsácia

Quando decidimos fazer o passeio por Estrasburgo e parte da rota do vinho da Alsácia sem carro, a vila de Obernai, que fica cerca de 30 quilômetros a norte de Estrasburgo, foi uma das primeiras a entrar na lista. O motivo foi a facilidade para chegar lá de trem, a possibilidade de seguir de lá diretamente para o aeroporto e o fato de que outros blogueiros comentaram como a cidade era fofa.

Leia também: 

Rota do Vinho na Alsácia sem carro: roteiro de 4 dias

O que fazer em Estrasburgo: dicas de viagem

O que fazer em Colmar em um dia

Certamente, Obernai, que existe desde o período romano, com seu centro histórico que combina os períodos medievais e renascentistas, merece algumas horas da sua atenção. Além de caminhar pelas ruas, também há diversos restaurantes e cafés disponíveis para uma parada estratégica.

As casas ali seguem o padrão das outras cidades na Alsácia, feitas no estilo enxaimel: com madeiras cruzadas e argamassa colorida. Nas janelas e decoradas no meio das ruas, muitas flores, marcando a páscoa e o início da primavera. Para quem não vai nessa época, uma dica: saiba que no inverno a decoração de flores da lugar à decoração de natal.

obernai alsacia frança praça

Em Obernai, logo que chegar na praça principal você vai dar de cara com o prédio da prefeitura, chamado “Hôtel de Ville”. A estrutura anterior era de 1370, mas o prédio foi reformado em 1848, em estilo neo renascentista. Logo ao lado fica uma torre que já serviu de campanário, de observação e torre do sino de uma igreja medieval que foi demolida em 1873. A torre tem 59.6 metros e pode ser visitada até o topo.

obernai alsacia frança hotel de ville

Outra atração da cidade é o muro medieval, que marcava as defesas da cidade antiga: são 1400 metros de comprimento, cerca de 20 torres e quatro portões de entrada.

obernai alsacia frança muro e torre

Ainda, há a igreja de São Pierre e São Paulo, que foi construída em estilo românico no século 19, acima de uma estrutura de uma catedral gótica. Na rua que leva até a igreja encontra-se o “Poço dos Seis Baldes”, uma construção renascentista do século 16 que permanece bem conservada.

obernai alsacia frança igreja

obernai alsacia frança poço

Para quem tiver mais tempo, Obernai fica na base do Monte St. Odile, ou seja, para quem gosta de caminhadas ou vistas panorâmicas pode ser uma boa subir o monte e ver várias vilas da rota do vinho. O monte também é um caminho de peregrinação, visto que no topo encontra-se o túmulo e uma capela da santa padroeira da região, que nasceu em Obernai no século 7, filha do duque que era dono da vila.

Para quem curte vinho, é possível encontrar vinícolas e destilarias nos arredores da cidade: dá para ir andando ou de bicicleta, visto que há mais de dez opções num raio de cinco quilômetros: veja a lista aqui.

obernai alsacia frança carrosel

obernai alsacia frança casas enxaimel

O trem que chega a Obernai faz parte da linha “Strasbourg-Obernai-Barr-Sélestat”. Para quem vai de carro, Estrasburgo está a 30 km e Colmar a 47km. Tenha em mente que não há nenhum espaço de guarda-volumes na cidade. Eu passei por esse problema e acabei tendo que fazer o meu passeio puxando mala (felizmente, era só uma mala de mão).

obernai alsacia frança luiza

obernai alsacia frança cafe e torta

Se você resolver se hospedar na cidade para conhecer melhor os arredores, recomendo que fique no centro histórico, onde tudo é facilmente caminhável.

obernai alsacia frança rua

Veja uma lista com todas as opções de hospedagem disponíveis em Obernai.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “A vila de Obernai, na França: rota do vinho da Alsácia

  1. Chequei a sua pagina, visto que estive em Colmar encontrado com meu filho que faz quase a mesma coisa que você. Ele irá a Obernai ai consultei o google e encontrei seu manifesto sobre como é a cidade de Obernai. Parabéns.

  2. Olá. Fiz minha inscrição para receber a newsletter de vocês.

    Não localizei na página opção para compartilhamento no Facebook. Fica a sugestão.

    1. Oi Wolmar,

      Na newsletter o botão de compartilhamento fica bem no topo, no início.
      Aqui nos posts, a gte está num processo de reorganização do layout e por isso o botão sumiu temporariamente. Para compartilhar vc precisa usar o velho método de copiar o link e colar no face

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.