fbpx

Como é a Braga Romana, uma feira histórica em Portugal

Barraquinhas de hidromel, comida feita na fogueira, várias coroas de flores enfeitando as cabeças e pessoas com fantasias: foi assim que eu encontrei Braga na última semana de maio. A cidade com maior herança romana em Portugal, realiza, há 14 anos, uma feira para celebrar seu passado, a Bracara Augusta, mesmo que boa parte dele encontre-se escondido abaixo das construções medievais e modernas da cidade.

braga romana portugal

braga romana portugal 1

A Braga Romana acontece sempre em maio. Enquanto no resto de Portugal são mais comuns feiras medievais, nessa época do final da primavera, em Braga, é Roma Antiga a homenageada.

braga romana portugal

braga romana portugal

Por todo o centro histórico da cidade você vai encontrar decoração especial, com cada praça servindo de palco para espetáculos de música e teatro, workshops, tours e visitas guiadas, além das áreas especiais de alimentação. Por exemplo, o Largo do Paço vira uma grande área representando as tendas de um exército romano.

A fantasia não se limita aos artistas: até garçons de restaurantes e atendentes de lojas também entram na brincadeira. A feira é realmente abraçada com carinho por toda a cidade.

braga romana portugal

braga romana portugal

braga romana portugal

braga romana portugal

Ah, e sabia que nenhum chocolate é encontrado por lá? É que durante a Braga Romana evitam-se os alimentos que não existiam no tempo dos romanos. Além do chocolate, a batata, por exemplo, é outro item proibido.

Se você estiver em Portugal em maio, recomendo que não deixe de ir a Braga conhecer a Feira. O site oficial é esse aqui.

Curtiu a ideia de uma feira ou mercado histórico em Portugal? Recomendo então dar uma olhada também no calendário de feiras em Portugal inteiro: algumas das mais famosas são o Mercado Medieval de Óbidos, de 13 de julho a 6 agosto, e a Viagem Medieval em Santa Maria da Feira, de 2 a 13 de agosto.

Um pouco da história da Bracara Augusta

Se você perdeu a Feira da Braga Romana não quer dizer que precisa deixar de conhecer melhor alguns cantinhos que restaram da Bracara Augusta. Acontece que Braga é a cidade mais antiga de Portugal, fundada há cerca de 2 mil anos, pelos brácaros, povo de origem celta. No século 2 d.C. foi dominada pelo imperador romano Augusto – e daí vem o nome.

braga romana portugal

Infelizmente, boa parte das construções medievais está acima dos prédios romanos e sobraram poucos monumentos desse período visíveis. Algumas escavações têm sido feitas, o problema é que vários dos prédios medievais também têm grande importância histórica e são monumentos nacionais tombados.

Saiba mais:

O que fazer em Braga: roteiro de 1 dia

5 curiosidades sobre Braga, Portugal

braga romana portugal

A Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade, o museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, o restaurante Frigideira do Cantinho e a Casa Romana são os locais onde você encontra resquícios do período romano na cidade. A minha amiga e blogueira Naiara, do Aqueles que Viajam, mora em Braga e faz um tour de bicicleta em que conta histórias sobre todos esses lugares: recomendo reservar um passeio com ela.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “Como é a Braga Romana, uma feira histórica em Portugal

  1. Ótimas dicas! Estou planejando minha viagem e procurando por várias informações no seu blog para ter mais dicas e me sentir mais segura. Obrigada! Gostaria de te perguntar se você já ouviu falar em uma corretora de cambio chamada OnlineCâmbio, preciso trocar meu dinheiro e parece que esse site tem várias opções e o preço mais barato. Queria saber se vc confia nesse site https://onlinecambio.com.br/

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.