Parque Nacional Doi Inthanon: a montanha mais alta da Tailândia

Parque Nacional Doi Inthanon: a montanha mais alta da Tailândia

A Tailândia é frequentemente descrita como um país de duas regiões opostas: o norte das montanhas, templos e extensos campos verdes; e o sul, das praias paradisíacas, ilhas lendárias e festas intermináveis. Embora o segundo panorama tenha seu apelo entre turistas, é no primeiro, longe da badalação – que temos a chance de conhecer pequenos aspectos cotidianos da cultura local.

Tendo como base principal a cidade de Chiang Mai, o norte da Tailândia, cercado pelas montanhas que se estendem até os países vizinhos, esconde pequenas vilas que preservam o modo de vida tribal, exala religiosidade e belezas naturais e arquitetônicas. Um desses refúgios é o Parque Nacional Doi Inthanon, que abriga, entre outras coisas, a montanha mais alta do país.

 doi Inthanon parque tailandia

O pico que batiza o parque está a 2565 metros  acima do nível do mar – uma anã, se comparada às montanhas do vizinho Himalaia, mas ainda assim uma altitude impressionante para a Tailândia. É ao redor dela que se estendem os domínios do Parque Nacional, que conta com trilhas de caminhada, quilômetros de floresta tropical, cachoeiras e um moderno complexo de templos.

É um destino perfeito de escapada de fim de semana ou bate-volta de Chiang Mai, em especial quando as altas temperaturas da cidade se tornam insuportáveis. A diferença de altitude torna o clima no parque muito mais ameno, por isso leve com você uma blusa de frio, mesmo que viaje no verão. Em dezembro, quando os termômetros baixam o bastante, é possível até mesmo presenciar o raro fenômeno de formação de gelo no topo da montanha.

 doi Inthanon parque tailandia

 doi Inthanon parque tailandia

Como chegar ao Parque Nacional Doi Inthanon saindo de Chiang Mai

A entrada do parque está a apenas 85 km de Chiang Mai, perto de um povoado chamado Chom Tong. A melhor forma de chegar ali é com carro particular, mas como estrangeiros não podem dirigir na Tailândia, seria preciso pagar um motorista ou arriscar a multa (por sua conta e risco). Há quem faça o trajeto de bicicleta.

Quase todas as agências de viagem de Chiang Mai oferecem algum tipo de excursão para o parque – de meio dia ou de dia inteiro, em grupos grandes ou pequenos, e com guia em inglês. Quem preferir usar o transporte público pode pegar um ônibus para a vila de Chom Tong e de lá tentar conseguir um songhtaew (uma espécie de pick-up que faz transporte de passageiros) até a entrada do templo, embora essa alternativa seja mais complicada.

 doi Inthanon parque tailandia

Atrações do Parque Nacional Doi Inthanon

Os templos Doi Inthanon

O moderno complexo de templos construídos ali marca o ponto mais alto da Tailândia. As montanhas são lugares sagrados para os budistas e por isso é comum encontrar templos situados no topo delas. Ali não poderia ser diferente. O complexo de Doi Inthanon chama a atenção por sua arquitetura peculiar que o difere dos demais templos nos arredores de Chiang Mai, além dos bonitos jardins que o cercam. Eles foram construídos para comemorar os 50 anos de reinado do Rei Bhumibol Adulyadej e da rainha Sirikit. As duas pagodas foram colocadas uma de frente para a outra, representando o casal real. Ali também há um mirante para apreciar a vista do parque.

 doi Inthanon parque tailandia

 doi Inthanon parque tailandia

Trilha Natural de Giew Mae Pan

É uma das trilhas mais famosas do parque. Começa perto de onde estão os templos. Para percorrê-la é preciso contratar um guia local no escritório do parque (National Park Headquarters), por apenas 20 bath por pessoa ou 200 bath por grupo, mas vale a pena porque o guia é alguém que nasceu e cresceu entre as montanhas da Tailândia.

A trilha tem extensão de 2.5 km e leva em torno de duas horas para ser concluída. Requer uma resistência moderada para atividade física, já que é preciso subir e descer morros. No trajeto você entrará em contato com algumas das paisagens mais estonteantes do parque.

Vista Doi Inthanon

Foto: Shutterstock

Cachoeiras

O parque está repleto de cachoeiras e cascatas, muitas delas só acessíveis de carro. Entre as mais impressionantes estão as de Wachirathan (km 21), Suriphum e Mae Klang. A última fica na estrada, do lado de fora do parque e tem uma entrada independente.

Onde ficar no Parque Nacional Doi Inthanon

É possível passar a noite na reserva, tanto em barracas de camping quanto em bangalôs de estilo típico tailandês. Essa pode ser uma boa ideia para quem gosta de se enterrar na natureza e prefere refúgios tranquilos em vez da badalação de Chiang Mai. Clique aqui para encontrar hospedagem no Parque Nacional Doi Inthanon.

Dica: Eu fiz um passeio de meio dia ao Parque Nacional de Doi Inthanon e combinei a visita com uma excursão à vila de Mae Klang, uma pequena comunidade tribal da etnia Karen.

A blogueira viajou à convite da Embaixada da Tailândia no Brasil

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

4 comentários em Parque Nacional Doi Inthanon: a montanha mais alta da Tailândia

  1. Oi Natália…é possível encontrar o passeio guiado em qualquer agência em Chiang Mai? Você recomenda fazer o passeio de meio-dia ou dia inteiro? Certamente vou incluir no meu roteiro em chiang mai…=)

    • Letícia, sim, há muitas agências em Chiang Mai que fazem o trajeto, é só perguntar por ele. Se você tiver tempo, sugiro pegar o de dia inteiro, que aí dá para ver mais coisas.

      Abraços

    • Leonardo, obrigada, o lugar é muito bonito sim! Um dia quero voltar para me hospedar nas vilas que ficam por ali, deve ser uma experiência única…

      Abraços

Deixe um comentário