fbpx

O que ver e fazer em Vila Viçosa, Portugal

Bem no interior de Portugal, numa cidadezinha alentejana chamada Vila Viçosa, que tem menos de 10 mil habitantes, fica um palácio tão rico e luxuoso para nem Versalhes colocar defeito. Nesse texto você descobre tudo para visitar o Paço Ducal de Vila Viçosa e também o que fazer na cidade, além de dicas de como chegar, onde ficar e onde comer.

Visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa, Portugal

O Paço Ducal de Vila Viçosa é um palácio que começou a ser construído em 1501 pelos Duques de Bragança. Anos mais tarde, essa família assumiu a coroa portuguesa, instaurando assim a Dinastia de Bragança, que reinou o império Português, incluíndo o Brasil, até o fim da monarquia.

É possível ficar impressionado com a fachada de 110 metros coberta de mármore, circular pelos salões do palácio, suas pinturas, peças de tapeçaria, esculturas, móveis e objetos de decoração. O palácio pertence à Fundação da Casa de Bragança, criada pelo último rei de Portugal, D. Manuel II, que deixou em testamento a iniciativa da fundação para gerir seus bens familiares que não pertenciam ao estado português, transformando em museu o paço em Vila Viçosa.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Em sua época de glória, no século 17, o Paço funcionava como uma corte paralela, centro da cultura portuguesa enquanto os espanhóis permaneceram 60 anos no poder. Com a revolução da Restauração da Independência e a ascensão do Duque de Bragança à rei, o paço ducal perdeu um pouco de prestígio, pois passou de residência principal à apenas mais uma das propriedades da coroa.

Mesmo assim, algumas mudanças ao longo dos reinados foram feitas, principalmente no século 19, nos reinados de D. Luis e D. Carlos, que passaram a frequentar o Paço anualmente no verão. Inclusive, o rei D. Carlos dormiu no palácio sua última noite antes de ser assassinado, em 1908 – e seus aposentos foram conservados intactos e fazem parte da visita.

Em 1910, a república foi proclamada, o Paço foi fechado e somente foi reaberto 40 anos depois, com a criação da Fundação da Casa de Bragança.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Dicas práticas para visitar o Palácio de Vila Viçosa

A visita ao Paço é guiada e funciona em horários específicos, que variam ao longo do ano: vale a pena olhar o horário no site oficial antes de ir.

A entrada custa 7 euros e o passeio dura cerca de uma hora.

Também é possível visitar, por um valor adicional, a Armaria, a Coleção de Porcelanas Chinesas e o Museu de Carruagens.

Não é permitido tirar fotos dentro do palácio.

O que fazer em Vila Viçosa, Alentejo: roteiro

Para além do palácio, Vila Viçosa é uma cidadezinha bastante agradável, focada da extração de mármore em seus arredores. Vale a pena dedicar algumas horas extras para explora-lá. Segue abaixo um roteiro para a visita à vila.

Praça da República Vila Viçosa Alentejo Portugal

Da praça central da cidade, a Praça da República, você vê a Igreja do Colégio (ou Igreja de São João Evangelista), construída em 1636 pelos Bragança.

Na mesma praça, mas do outro lado, fica o Castelo de Vila Viçosa, do período de D. Dinis, em 1297, que também é de propriedade da Fundação da Casa de Bragança.

O castelo de Vila Viçosa foi transformado em Museu de Arqueologia e Museu da Caça. A entrada custa 3 euros.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Em frente ao Paço Ducal fica o Convento e Igreja dos Agostinhos, construção que começou em 1267, mas foi completamente reformada na época do palácio. O prédio é considerado monumento nacional, mas raramente é aberto ao público.

No site oficial da cidade você encontra uma lista com todas as igrejas.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Em Vila Viçosa você também encontra três museus: o Museu do Mármore, Museu do Estanho e Museu Agrícola e Etnográfico.

Onde ficar em Vila Viçosa: dicas de hotel

Apesar de Vila Viçosa ser bem pequena e poder ser visitada em poucas horas, pode ser que valha a pena dormir ali para visitar também os arredores no Alentejo ou para aproveitar algumas das acomodações luxuosas da cidade, dignas na nobreza que um dia ali habitou.

São algumas propriedades de 3 a 5 estrelas, em prédios históricos, e com notas excelentes no Booking, você pode conferir todas as opções aqui.

Entre eles, vale destacar a Pousada Convento de Vila Viçosa – 4 estrelas, que faz parte das propriedades históricas do grupo Pestana Pousadas de Portugal. As diárias custam a partir de €100. Outra opção bastante luxuosa é o Alentejo Marmoris Hotel & Spa – 5 estrelas. Fica bem no centro da vila e diárias a partir de €150.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Restaurantes em Vila Viçosa

Poucas coisas são tão boas quanto a culinária do Alentejo e Vila Viçosa não deixa de apresentar excelentes opções de restaurantes.

Eu comi no restaurante Florbela Espanca, bem próximo ao Paço Ducal. É uma tasca simples, com preços baixos e comida deliciosa. Eu provei os lagartos de porco preto e migas.

Duas boas opções próximas ao paço são o restaurante Paço Ducal e restaurante Safari. Em ambos, pode ser necessário fazer reserva.

Para pratos mais contemporâneos, uma opção legal é a Adega 7160 ou o Craft BBS (também possui cervejas artesanais).

Como chegar em Vila Viçosa?

Eu aluguei um carro no Alentejo e fiz o trajeto desde Évora, que fica à cerca de 60 km de distância. É possível fazer o caminho pela autoestrada A6 (com pedágio/portagens), ou pela estrada N254. Já Lisboa está a 190 km de Vila Viçosa.

Veja informações sobre como alugar carro em Portugal com desconto

Há três horários de ônibus direto para Vila Viçosa partindo de Évora e de Lisboa, pela Rede Expressos.

Vila Viçosa Alentejo Portugal

Arredores de Vila Viçosa: roteiros pelo Alentejo

Vila Viçosa fica próxima de várias outras cidades, castelos e vinícolas para visitar no Alentejo.

Por exemplo, a Adega Cooperativa de Borba, que produz alguns vinhos bastante premiados no Alentejo, fica a menos de 15 km de distância de Vila Viçosa.

Veja abaixo algumas das nossas dicas para colocar no seu roteiro:

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “O que ver e fazer em Vila Viçosa, Portugal

  1. Olá Luiza
    Bem haja pela Excelência do seu trabalho de “mil andanças”.
    1-De Albarracin até Lisboa pela linha defensiva do Tejo tem castelos em Amieira do Tejo, Belver(com 4 museus, Alamal e pedestrianismo), Abrantes, Almourol, Santarém e Lisboa(Cascais). Que recomenda visitar primeiro para perceber o “Tejo Internacional”?
    2-De Vila Viçosa e excelente artigo que apresenta suscitou as Guerras da Restauração(cerca de 30 anos)com Madrid em Badajoz para conquistar Lisboa.
    Assim, visitar lugares como Portalegre, Elvas, Estremoz, Palmela, Setúbal, entre outros permite maior compreensão do que se observa(“espírito do lugar”)
    Grato pela atenção.
    Com as mais cordiais saudações
    Ventura

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.