Guia de viagem para a Espanha

Porta de entrada do Velho Continente para muitos brasileiros, por conta de passagens aéreas quase sempre mais econômicas. Essa é a Espanha, um país que merece sua visita. Da capital, Madrid, uma cidade como poucas do mundo, passando pela catalã Barcelona, e também por Valência, Sevilla e tantas outras. A imigração na Espanha, em especial em Madrid, já deu medo, mas esses tempos parecem ter ficado para trás.

Como parte do Espaço de Schengen, brasileiros não precisam de visto para viajar a turismo e por até 90 dias pelo país. É preciso ter um seguro de viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros, além de ter 60 euros para gastar por dia, embora viajantes econômicos gastem menos que isso. Procura por hospedagem? Fique num hostal, pousadinhas simples, mas confortáveis. Vai ficar na casa de alguém? Não se esqueça da carta-convite. Primavera, outono e verão (que é bem quente!) são as melhores épocas para viajar pelo país, mas as temperaturas não chegam a ser assustadoras no inverno. Pelo menos não em todas as partes da Espanha.

       

       

Principais dicas e roteiros para a Espanha

   

Viajar para a Espanha

Todos os textos sobre a Espanha

Onde comer tapas em Barcelona: os bares da Calle Blai

Onde comer tapas em Barcelona: os bares da Calle Blai

Há coisas que a gente só descobre quando vive em um lugar. Toda vez que eu passo pela Rambla Catalunya, em Barcelona, e vejo a multidão de turistas pagando 10 euros por um drink, só posso pensar: “Pobres guiris!”. (Guiris é como os espanhóis chamam os estrangeiros, uma forma carinhosa equivalente ao nosso gringo). É…

11 lugares incríveis para conhecer na Espanha

11 lugares incríveis para conhecer na Espanha

Embora a maior parte dos viajantes se limite a conhecer Madrid e Barcelona, as duas mais importantes cidades da Espanha, o país bem que merecia um pouco mais da atenção dos visitantes para seu interior. Com paisagens lindíssimas e uma história gigante, que ainda mostra sua cara nas fortalezas e becos, povo aberto e acolhedor, uma…

Você sabe que está há muito tempo na Espanha quando…

Você sabe que está há muito tempo na Espanha quando…

Viver em outro país é passar por um processo de adaptação cultural. Pequenas diferenças que antes nos pareciam estranhas e interessantes acabam incorporadas ao nosso dia a dia e se tornam parte da gente depois de um tempo. Eu ainda não sei qual será meu destino no próximo ano, mas ainda que os caminhos me…

O bairro de Gracia, em Barcelona, através de suas praças

O bairro de Gracia, em Barcelona, através de suas praças

Este post é uma colaboração da amiga Balma Cabrera, que queria dar sua visão local de um dos bairros mais legais de Barcelona. Foi publicado originalmente em Alt Experience, o blog que ela toca com alguns amigos do Máster em Periodismo de Viajes, e traduzido e adaptado livremente por mim. Aproveitem! 🙂 Multicultural, atrativo, popular, desavergonhado……

As festas maiores dos bairros de Barcelona

As festas maiores dos bairros de Barcelona

Barcelona se transforma no verão. Quando a temperatura sobe, as pessoas tomam as ruas e praças da cidade e atividades dos mais diversos tipos começam a pintar no nosso calendário. É tanta coisa legal para fazer que às vezes a gente tem até dificuldade para escolher. Mas, sem dúvida, a programação mais tradicional são as…

Bairros de Barcelona: El Raval

Bairros de Barcelona: El Raval

O El Raval é um bairro de personalidade forte. Longe de ser o mais limpo e seguro da cidade, há algo pelas ruelas e becos que se estendem à direita das Ramblas e ao redor da Rambla del Raval que o transforma em uma das regiões mais interessantes e coloridas da cidade. Talvez seja a…

Roteiro pela Barcelona de Dom Quixote

Roteiro pela Barcelona de Dom Quixote

Foi nas areias da Barceloneta, onde o Mediterrâneo se encontra com o continente, que Dom Quixote conheceu o mar. Como tantos outros antes e depois dele, se apaixonou por Barcelona. Publicado em 1605, o livro do escritor espanhol Miguel de Cervantes é considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial e marco inaugural do romance moderno. Mas…

Bairros de Barcelona: Vila de Gràcia

Bairros de Barcelona: Vila de Gràcia

Escrevo este post com uma leve ressaca. Ontem, depois de assistir ao lançamento de um livro na Altair, uma das minhas livrarias favoritas da cidade, um amigo e eu resolvemos que iríamos continuar a conversa acompanhados de uma cerveja. “Vamos beber no Sol”, sugeriu ele. Esse se tornou o plano curinga entre meus amigos de…

Como funcionam os clubes de maconha de Barcelona

Como funcionam os clubes de maconha de Barcelona

Sofás confortáveis espalhados em um ambiente à meia-luz, um jazz suave tocando ao fundo. Em uma mesa, um grupo conversa sobre um assunto qualquer. Em outra, um jovem profissional responde emails do seu laptop. Esse poderia ser o cenário de mais um café hipster com wifi e menu natureba, mas estamos falando de um clube…

Castellers: os castelos humanos da Catalunha

Castellers: os castelos humanos da Catalunha

Sentada nas escadarias que levavam à praça principal da Universidade Autônoma de Barcelona, eu olhava confusa para a festa que se formava ao meu redor. O campus estava mais agitado que o normal naquele dia. Do outro lado do restaurante, casais ensaiavam alguns passos de swing, uma dança norte-americana dos anos 1940 que é estranhamente popular…

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem