Política de comentários do 360meridianos

Política de comentários do 360meridianos

Um blog precisa da participação dos leitores. Interatividade, comunicação e troca de ideias são pontos fundamentais para a equipe do 360meridianos. Por isso, ficamos muito felizes com cada novo comentário recebido e vibramos com aquelas posts que se tornam uma espécie de bate-papo, com os leitores interagindo não só com a gente, mas entre si.

Você costuma visitar o 360meridianos? Comente! Assim você ajuda a dar ainda mais vida para o blog e nos mostra um pouco de quem é você. As experiências de viagem narradas aqui não precisam ser só nossas – os leitores podem contribuir, contando o que passaram quando visitaram o mesmo lugar que a gente ou como foi determinada viagem.

O 360meridianos formou ao longo do tempo uma comunidade de leitores. Como qualquer comunidade, existem regras que precisam ser seguidas, até mesmo para manter a boa convivência entre todos os viajantes. Veja agora a política que criamos para moderar os comentários nos nossos posts:

1) Não aceitamos comentários anônimos ou de perfis e e-mails falsos. Você sabe nossos nomes e já viu centenas de nossas fotos. Portanto, use seu nome real e deixe um e-mail de contato verdadeiro para que a comunicação possa fluir da forma correta. A tática de usar um nome falso é comum entre aqueles que não concordam com algum ponto de vista nosso ou querem nos criticar. Se esse é o seu caso, saiba que gostamos da troca de ideias e adoramos um bom debate, desde que feito com educação e respeito.Você pode deixar sua opinião aqui com tranquilidade, mesmo quando você discordar da gente. Pode ser que cheguemos a um consenso. Pode ser que não. Faz parte – ainda bem que as pessoas não pensam todas do mesmo jeito, não é mesmo?

2) Comentários mal-educados, agressivos, ofensivos, preconceituosos e racistas serão apagados. Você tem todo o direito de expressar sua opinião, desde que não invada os direitos dos outros e não seja mal-educado. Comentários com o único objetivo de ofender os autores ou leitores do 360meridianos serão apagados e os comentaristas terão seus IPs bloqueados.

3) Só é permitida a inserção de links nos comentários caso eles sejam relevantes para a discussão. Comentários com links irrelevantes não serão aprovados. Achamos que spam é uma coisa chata pra caramba. Por isso, tomamos medidas drásticas contra aqueles que tentam inserir links desnecessários nos comentários, seja para promover um produto, site ou blog. Só fazemos moderação de comentários que tenham links. Por isso, se você postar algo assim pode demorar para o comentário aparecer: vai ser preciso esperar que um dos blogueiros avalie se o link é interessante para a discussão e aprove ou não o comentário. Quer promover seu blog? Há um espaço para isso no formulário. Coloque a URL do blog lá, e não no corpo do texto. Teremos o maior prazer de ler suas experiências de viagem.

4) Por favor, evite comentários em CAIXA ALTA. Quem vive o dia a dia da internet entende que frases escritas com todas as letras maiúsculas equivalem a falar gritando. É sério! Ficamos até com dor de cabeça quando lemos alguns comentários assim. Sabemos que muita gente não faz por mal. Tem quem use esse método para enxergar melhor as letras. Tem quem escreva em caixa alta porque não entende que isso não é bem aceito na internet. Por isso, aceitamos comentários assim, mas ficaríamos muito felizes se você evitasse isso.

5) Nós nos esforçamos para responder a todos os comentários e da forma mais rápida possível. Só que nem sempre isso é fácil: um comentário pode se perder no meio dos milhares que o blog já tem. Ou pode ser que estejamos viajando, o que deixará a resposta mais demorada. Por favor, tenha paciência. E se você perceber que nos esquecemos do seu comentário, não fique ofendido. Comente outra vez que certamente vamos responder.

6) Não envie dúvidas de viagem por email. Quando você coloca suas dúvidas em um comentário ao invés de enviar por email, ela fica disponível para outros leitores, que podem te ajudar caso saibam a resposta. Além disso, quando respondemos o comentário, aquela informação fica disponível para outros viajantes que têm a mesma dúvida e ajuda a tornar o conteúdo do 360meridianos ainda mais completo. Dúvidas enviadas por email serão respondidas com o maior prazer, porém você pode ter que aguardar um tempo mais longo.

7) Leia com atenção o post e os comentários antes de perguntar. Afinal pode ser que sua dúvida já esteja respondida lá.

Convidamos você a conhecer também as outras políticas do blog.

No mais, considere-se sempre bem-vindo ao 360meridianos. E boa viagem!