fbpx
Tags:
Atlas: Mumbai, Índia

As cores de Mumbai: a diversidade da Índia presente na metrópole

Um dia dote de princesa, Mumbai passou para as mãos e domínio ingleses para consolidar o casamento real entre Catarina de Bragança e o rei Carlos II. A Infanta não chegou a ter filhos e Portugal não viu um herdeiro seu subir ao trono britânico, mas a união foi importante para acrescentar mais um elemento histórico e cultural à atmosfera da maior e mais importante cidade da Índia.

Mumbai é, em todos os sentidos, uma cidade grande. Com quase 21 milhões de habitantes em sua área metropolitana, é casa de artistas e gangsters, pescadores e milionários, slumdogs e intelectuais, da maior indústria cinematográfica e da maior floresta tropical localizada em área urbana do mundo.

Casa em Mumbai India

Uma metrópole cosmopolita em um país plural, Mumbai abriga hindus, muçulmanos, cristãos, budistas, sikhs, judeus e ateus. Nas ruas cheias de Colaba, a vida acontece em inglês, hindi, marata, tâmil, guzerati, télugo, concani e urdu, seja gritada pelos vendedores dos mercados de rua ou em conversas nos cafés, velhas livrarias, bares e restaurantes.

Muro em Mumbai

Já conhecida como Bom Baia, Boa Vida, Manbai, Munbadevi, Bambai  e Bombaim, o lugar é cenário para a correria de milhares que procuram contornar o trânsito, o precário sistema de transporte, a pobreza e a poluição que, em níveis alarmantes, é talvez um dos maiores problemas na metrópole do país com a pior qualidade do ar no mundo. Viver em Mumbai é ser obrigado a fumar dois maços e meio de cigarro por dia.

Apesar de sustentar esse estilo de vida frenético e pouco saudável de uma grande cidade, Mumbai pede calma para aqueles que buscam conhecê-la. Ela é feita para ser vista nos detalhes, da arquitetura ao pôr-do-sol à beira mar, dos mercados a moda urbana.

Praia em Mumbai

A cidade, de ares portugueses e nomes britânicos, mistura turistas e sáris esvoaçantes. Permite o grito silencioso de uma juventude que busca se livrar de tradições que não lhe dizem mais respeito e coloca shorts para suportar o calor de mais de 30ºC em pleno inverno. Mumbai permite casais de mãos dadas tanto quanto permite a aproximação física e demonstrações de afeto entre dois amigos homens, algo que não encontra espaço nas nossas metrópoles ocidentais.

Em um emaranhado de culturas, cores e temperos, Mumbai abriga o mundo e quem quiser viver nele. A Índia me mostrou muitos lugares incríveis e vidas que eu não podia imaginar que existiam, mas foi só em Mumbai que eu me senti em casa.

Livreiro em Mumbai

Turismo em Mumbai – nossas dicas

Nós moramos seis meses na Índia, em Chandigarh, cidade planejada do norte do país. Nesse tempo, passamos duas vezes por Mumbai. Já escrevemos sobre o que você pode fazer se tiver apenas 48 horas na cidade. Para ler esse relato, clique aqui. Não deixe de ler também nosso post com dicas de hospedagem em Mumbai.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários sobre o texto “As cores de Mumbai: a diversidade da Índia presente na metrópole

  1. E tantos anos depois procurando algo sobre Mumbai achei seu post! Obrigada! Estava doida para saber um pouquinho mais sobre a cidade pois pretendo ir ano que vem ajudar em um projeto como voluntaria , parece ser uma cidade diferente das tradicionais , agora estou mais ansiosa para conhece-la.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.