fbpx

Conceição da Barra: o que fazer, onde ficar e como ir!

Pode um beijo criar uma cidade inteira? Esta é a lenda que envolve a criação de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, a 264 km de Vitória. A cidade teria nascido quando o mar e o rio Cricaré, um dos mais importantes do ES, se beijaram. E olha que esse encontro foi intenso. Com a maré alta, o mar avança em direção aos quiosques. Os ventos fortes empurram a areia até o calçadão. Grandes barreiras de contenção foram construídas na praia para impedir o avanço do mar para dentro de Conceição.

Localizada no extremo norte do estado, Conceição da barra conta com mais de 40 km de litoral de águas mornas, com destaque para a Praia de Itaúnas, famosa pelas dunas e pelo forró.

Mas Conceição da Barra não é só natureza. A cidade tem uma história rica, marcada pela colonização e pela cultura indígena e africana. Isso se reflete em suas festas tradicionais, como o Ticumbi, um espetáculo folclórico que você não vai querer perder.

Nesse guia, você vai encontrar todas as informações relevantes sobre o que fazer em Conceição da Barra, incluindo as melhores praias, atrações, restaurantes e dicas de hospedagem. Vamos lá?

Leia também: Onde ficar em Conceição da Barra

Como chegar em Conceição da Barra

Barcos em Conceição da Barra, Espírito Santo

Nós fomos para Conceição de Barra saindo de Guarapari, também no ES e a praia oficial dos mineiros sem mar. Como não havia ônibus ligando as duas cidades, foi preciso seguir até Vitória, de onde pegamos um ônibus para o norte do Espírito Santo.

A boa notícia é que há várias formas de acessar a cidade. Abaixo você vai escolher a que mais se encaixa na sua viagem.

Como chegar em Conceição da Barra de carro 🚗

  • A partir de Vitória: A viagem de carro a partir da capital do Espírito Santo leva cerca de 4 horas. A rota mais comum é pela BR-101, seguindo depois pela ES-010.
  • A partir de outros estados: Se você vem de estados como Bahia ou Minas Gerais, também vai usar a BR-101 como principal via de acesso.

Como chegar em Conceição da Barra de Ônibus 🚌

  • Empresas e Rotas: Empresas como Águia Branca e São Geraldo oferecem rotas até Conceição da Barra. Os ônibus costumam sair de cidades como Vitória, São Mateus e até mesmo de estados vizinhos.

Como chegar em Conceição da Barra de Avião ✈️

  • Aeroportos mais próximos: O aeroporto mais próximo é o de Vitória. De lá, você pode optar por alugar um carro ou pegar um ônibus para completar a viagem.

Vale a pena alugar um carro para conhecer a região?

Alugar um carro em Conceição da Barra pode oferecer uma série de vantagens, especialmente se você quer explorar a região mais amplamente e no seu próprio ritmo. Com um carro, você terá a liberdade de visitar praias mais remotas, como Meleiras, ou até mesmo fazer uma viagem até o Parque Estadual de Itaúnas sem depender de horários de transporte público ou excursões em grupo.

Caso você opte por isso, recomendamos que reserve seu veículo com antecedência. Para isso, utilizamos a RentCars. Eles são um comparador que inclui basicamente todas as opções de locadoras, das mais tradicionais como a Europcar ou Guerin às mais baratinhas, como a Firefly.

Eles são parceiros aqui do blog exatamente porque oferecem excelentes condições de aluguel, com diárias muito baixas, possibilidade de pagar as reservas em reais, sem IOF e parcelamento em até 12 vezes. Clique aqui para fazer sua cotação sem compromisso.

Melhor época para visitar Conceição da Barra

Para os amantes do sol e do mar, a alta temporada de dezembro a março é ideal, com temperaturas que podem ultrapassar os 30°C e um Carnaval animado em Itaúnas.

Mas se você prefere um clima mais ameno e menos multidões, considere ir entre abril e junho ou de setembro a novembro. Esses meses oferecem temperaturas mais moderadas, entre 20°C e 28°C, e são perfeitos para atividades como trilhas e ecoturismo.

Além disso, o Festival de Ticumbi, em maio, é uma experiência cultural que pode acrescentar em sua viagem. Já a baixa temporada, de julho a agosto, é mais fria e chuvosa, mas oferece a vantagem de uma cidade menos movimentada, ideal para quem busca uma experiência mais tranquila e sustentável.

Quantos dias ficar em Conceição da Barra

Se você está buscando apenas um gostinho do que a cidade tem a oferecer, um fim de semana prolongado pode ser suficiente. Isso te dá tempo para explorar algumas praias e fazer um passeio pelo Rio Cricaré.

Com uma semana, você poderá explorar mais praias, fazer trilhas no Parque Estadual de Itaúnas, e ainda ter tempo para conhecer a cultura local, como ir a eventos de forró.

Para os viajantes que buscam um contato ainda mais prolongado e talvez até um pouco de “slow travel”, duas semanas ou mais podem ser uma boa pedida. Isso te dá a oportunidade de realmente se conectar com a comunidade e Itaúnas, por exemplo.

Como ir de Conceição da Barra para Dunas de Itaúnas

Se você já explorou as maravilhas de Conceição da Barra, deve estar pronto para conhecer também seu distrito mais famoso: as Dunas de Itaúnas. A boa notícia é que o trajeto é curto e oferece várias opções de transporte. Vamos conferir:

Como ir de Conceição da Barra para Dunas de Itaúnas de carro 🚗

  • Rota: A distância entre Conceição da Barra e Itaúnas é de aproximadamente 25 km. Você pode pegar a ES-010, que é a rota mais direta.
  • Tempo de Viagem: O trajeto de carro leva cerca de 30 a 40 minutos, dependendo das condições da estrada e do tráfego.

Como ir de Conceição da Barra para Dunas de Itaúnas de ônibus 🚌

  • Linhas Locais: Há linhas de ônibus que fazem o trajeto entre Conceição da Barra e Itaúnas. O tempo de viagem pode variar, mas geralmente leva cerca de 1 hora.
  • Onde Pegar: Você pode pegar o ônibus na rodoviária de Conceição da Barra ou em pontos de parada ao longo da ES-010.

Como ir de Conceição da Barra para Dunas de Itaúnas de táxi ou transporte por aplicativo 🚕

  • Se preferir um transporte mais confortável, táxis e aplicativos de transporte estão disponíveis na região. O preço pode variar, então é bom consultar antes de embarcar.

O que fazer em Conceição da Barra: praias e atrações

Veja agora quais as principais atrações de Conceição da Barra e o que fazer na cidade.

1. Farol da Barra

Localizada próxima ao centro da cidade, essa praia é famosa pelo seu farol histórico que tem sido um guia para pescadores e marinheiros por gerações. Após o avanço do mar, que quase destruiu a cidade, a praia que havia ali, que formava ótimas piscinas naturais de água morna, deixou de existir.

No lugar, um paredão de pedra foi erguido para conter a erosão e salvar a cidade da força das ondas. Ainda assim, o lugar vale uma visita e um passeio pelo calçadão.

Além de ser um marco histórico, oferece uma vista panorâmica da região. É o lugar perfeito para fotos e para entender a geografia local. Não deixe de visitar o farol ao pôr do sol. A vista é simplesmente espetacular.

2. Centro histórico de Conceição da Barra

Centro histórico de Conceição da Barra, no Espírito Santo

Com suas ruas de paralelepípedo e arquitetura colonial, o centro histórico de Conceição da Barra é um verdadeiro museu a céu aberto e conta um pouco da história e da cultura da região.

Principais Pontos de Interesse 🏛

  1. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição: Construída no século 19, a igreja é um marco da fé e da história local, e sua arquitetura é um testemunho do passado colonial da cidade.
  2. Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca: Com mais de 230 anos de existência, o espaço abriga exposições e eventos culturais que destacam a diversidade cultural de Conceição da Barra.
  3. Mercado Municipal: Um lugar perfeito para experimentar a culinária local e comprar artesanato.
  4. Antigos Casarões: As ruas do centro contam com vários casarões antigos que valem a pena ver.

Fique atento ao calendário de eventos. O centro histórico frequentemente sedia festivais, apresentações de música e outras atividades culturais.

3. Por do sol no Porto

O mar não é o único atrativo de Conceição da Barra. No fim do dia as pessoas se reúnem no porto da cidade, que tem uma vista espetacular do Rio Cricaré (também chamado de rio São Mateus). É ali que ficam os melhores botecos, com direito a cerveja gelada.

Na alta temporada e nos fins de semana rolam shows e apresentações de grupos musicais. Quando fomos predominava o interesse por axé. O carnaval também é agitado na cidade, atraindo muita gente de Minas Gerais e até mesmo de São Paulo.

Fora essas opções, a noite nos pareceu parada, com poucas alternativas e cara de cidade de interior. Isso é ótimo para quem gosta de relaxar, mas nem tão legal para quem curte um agito.

4. Passeios de barco pelo rio Cricaré e Itaúnas

Um dos passeios mais procurados pelos turistas é o de chalana, um tipo de embarcação que sobe o rio em um roteiro ecológico. O trajeto passa por povoados ribeirinhos, o que dá a oportunidade de descobrir mais sobre a região e ter uma perspectiva diferente da cultura local.

5. Parque Estadual de Itaúnas

Localizado a poucos quilômetros de Conceição da Barra, este parque é um verdadeiro santuário ecológico e cultural.

A paisagem inclui enormes dunas de areia do tamanho de edifícios, manguezais, restingas e uma rica biodiversidade. O parque é o lar de diversas espécies de fauna e flora, algumas das quais são endêmicas da região.

Há várias trilhas que variam em dificuldade e duração, perfeitas para todos os níveis de aventureiros.

Leve água, lanchinhos e um kit de primeiros socorros. Não há muitas opções de comércio dentro do parque.Use calçados apropriados para trilhas e não esqueça o repelente e o protetor solar.

Respeite as regras do parque e os conselhos dos guias. A ideia é aproveitar a natureza sem prejudicá-la.

Leia também: Guia completo para conhecer as Dunas de Itaúnas!

6. Praia de Itaúnas

Praia de Itaúnas, próxima a Conceição da Barra, no ES

Das praias mais impressionantes que já vi no Brasil, fica a poucos quilômetros de Conceição da Barra, e é famosa tanto por suas dunas quanto por ser um dos melhores lugares para dançar forró no Brasil.

As dunas são, sem dúvida, a grande atração e oferecem um cenário incrível para o pôr do sol. E, quando o sol se põe, a praia se transforma em um palco para dançarinos de forró. Leia mais no nosso post completo sobre Dunas de Itaúnas.

7. Praia de Guaxindiba

Menos movimentada que Itaúnas, é uma ótima opção para quem busca tranquilidade. Localizada a uma curta distância de Conceição da Barra, essa praia conta com uma extensa faixa de areia de 3 km e poucas ondas, boa para o mergulho.

A água não é tão clara por causa da areia, mas é um lugar bem tranquilo para relaxar.

8. Festa de São Benedito e São Sebastião

Realizada em janeiro, essa festa é muito mais do que uma celebração religiosa; é um evento que engloba a cultura e a comunidade local. As atividades começam com uma missa, seguida de procissões pelas ruas da cidade. Não é raro ver devotos carregando imagens dos santos, enquanto ao fundo, bandas locais e grupos de dança dão vida à festa.

Além do aspecto religioso, a festa também é uma vitrine para o artesanato e a culinária local. É o momento perfeito para provar delícias como a moqueca capixaba e comprar lembranças feitas à mão pelos artesãos da região.

9. Apresentação de Ticumbi

Originário dos povos afro-brasileiros, esse folguedo combina elementos de dança, música e teatro para narrar principalmente episódios religiosos ou históricos, muitas vezes centrados em figuras como São Benedito.

Também conhecida como “Congada” e também “Baile de Congo”, que torna o Ticumbi tão especial é a forma como ele envolve a comunidade. Não é apenas uma apresentação para ser assistida; é uma experiência participativa que engaja tanto os jovens quanto os mais velhos. Os instrumentos musicais usados são geralmente feitos à mão, e as canções são passadas de geração em geração, tornando cada apresentação uma celebração viva da cultura e da tradição local.

10. Barra do Riacho

Localizada onde o Rio Riacho encontra o mar, a Barra do Riacho é um ponto de encontro natural que muito frequentado pelos pescadores locais, mas também por visitantes em busca de um ambiente mais tranquilo.

O local é ideal para quem quer fugir um pouco do agito das praias mais populares e turísticas.

A paisagem é dominada pela confluência das águas do rio e do mar. A área é rica em biodiversidade, tornando-a um local interessante para observação de aves e outros animais selvagens.

Os pescadores da região frequentemente usam técnicas tradicionais, e é comum ver barcos de pesca ancorados, prontos para a próxima maré.

11. Praia Meleiras

Localizada um pouco mais afastada do centro da cidade, Meleiras é acessível por uma estrada de areia ou de barco atravessando o rio Maruiricu. Meleiras oferece uma experiência de praia mais isolada e tranquila, com uma beleza natural quase intocada. A areia é grossa e amarelada, e as águas são claras e calmas, ideais para um mergulho relaxante e para famílias com crianças.

A vegetação costeira acrescenta um toque de verde ao cenário, e se você tiver sorte, poderá até avistar algumas espécies de aves marinhas que frequentam a área.

A praia é mantida principalmente pelos esforços da comunidade local, que se esforça para preservar sua beleza natural. Isso significa que você não encontrará muitas das comodidades típicas de praias mais turísticas, como quiosques, então é uma boa ideia levar seus próprios suprimentos se planeja passar o dia.

Onde ficar em Conceição da Barra

Veja as nossas recomendações de hotéis na cidade.

  • Porto Marlin está a 100 metros da Praia da Barra, tem piscina e até toboágua, além de oferecer alguns quartos com banheira de hidromassagem. Ótimo para famílias com crianças. Diárias a R$ 350. 
  • Pousada Solar das Flores é um tipo de hospedagem simples, mas barata. Tem piscina e quartos com varanda e vista para o mar. Diárias a R$ 190. 
  • Pousada Do Sol – Colada ao centro, perto do mar e com piscina. Diárias a R$ 190.
  • Pousada Itaúnas – Pousada simples, mas bem localizada e com piscina. Diárias a R$ 170.

Onde ficar em Dunas de Itaúnas

  • Pousada Buriti – Piscina e ótima localização. Diárias a R$ 350.
  • Pousada dos Corais – Uma das melhores pousadas de Itaúnas, com piscina, área de lazer e ótima estrutura. Diárias a R$ 350.
  • Pousada Das Araras – Piscina ao ar livre, academia e ótimo café da manhã fazem desta a favorita dos casais. Tem também quartos triplos e quádruplos, para famílias. Diárias a R$ 400.
  • Pousada Zimbauê – A pousada mais bem avaliada de Itaúnas, segundo o sistema do Booking. Diárias a R$ 350.
  • Pousada Ka 347 – Se você procura conforto para uma viagem especial, essa é a sua pousada. Quartos com banheira de hidromassagem e piscina ao ar livre. Diárias a R$ 1100.
  • Pousada Vila Morena – Ótima localização, piscina e diárias a R$ 300.

Onde comer em Conceição da Barra

  1. Restaurantes à Beira-Mar: Se você está procurando por frutos do mar frescos e uma vista para o oceano, os restaurantes à beira-mar são a escolha perfeita. Muitos deles servem a famosa moqueca capixaba, um prato que você não pode perder na sua passagem pelo Espírito Santo.
  2. Mercado Municipal: Para uma experiência mais autêntica, o Mercado Municipal oferece uma variedade de comidas de rua e pratos locais. É também um ótimo lugar para experimentar petiscos locais e comprar ingredientes frescos se você preferir cozinhar.
  3. Cafés e Padarias: Se você é um amante de café ou está procurando um lugar para tomar um café da manhã reforçado, a cidade tem várias padarias e cafés que oferecem desde pães caseiros até doces típicos.
  4. Restaurantes de Cozinha Internacional: Se você está com vontade de algo diferente, Conceição da Barra também tem uma boa seleção de restaurantes que oferecem cozinha internacional, como italiana e japonesa.
  5. Bares e Botecos: Para uma refeição mais descontraída, os bares e botecos locais são uma ótima opção. Muitos deles oferecem petiscos deliciosos e uma variedade de bebidas para você relaxar após um dia de exploração. Experimente ir a algum dos que estão localizados no Porto ao por do sol!

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Conceição da Barra: o que fazer, onde ficar e como ir!

  1. Oi, gente! Minha família tem casa em Conceicao da Barra, e vamos pra lá todo a o no Carnaval. É incrivel! A cidade tem uma energia boa, foi toda remoldurada (pois o mar invadiu a cidade) e o carnaval é foda de bom! Tem gente de tudo quanto é canto. E o melhor: dá pra andar a cidade inteira a pe, e ainda tem a cachaçaria famosa la. Entao nao tem problemas com beber e dirigir! É cidade pequena, mas amo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.