fbpx
Tags:
Atlas: Roma, Itália

Guia completo para visitar o Fórum Romano

Roma é muito mais do que o Coliseu. São tantos monumentos que até mesmo os romanos não conhecem todos. Em 2009, por exemplo, os operários que trabalhavam na construção da linha C do metrô descobriram por acaso os restos do Ateneu, colégio fundado pelo Imperador Adriano e que até então ninguém saiba exatamente onde ficava.

Para facilitar o trabalho do turista que planeja uma viagem para Roma, nós resolvemos fazer um mapa do tesouro, uma compilação detalhada de um local importantíssimo da cidade: o Fórum Romano. É hora de caçar ruínas.

Leia mais:

Um roteiro por Roma Antiga

5 passeios diferentes por Roma e arredores

Um guia para sua visita ao Coliseu

Como é visitar o Coliseu a noite

forum romano templos

O Fórum era o centro comercial de Roma. Lá aconteciam os mais importantes fatos do Império: eleições, discursos de políticos, julgamentos e algumas batalhas até a morte entre gladiadores, afinal o povo merecia se divertir. Tudo isso fazia do Fórum Romano o centro do mundo.

Ali perto fica o Palatino, um lendário morro de Roma. Dizem que foi no Palatino que a cidade começou. Normalmente os turistas visitam o Palatino, o Fórum Romano e outro gigante que fica na vizinhança, o Coliseu, no mesmo dia. Foi o que fizemos, muito embora eu seja o primeiro a concordar que é muita coisa para pouco tempo. Basta ver a lista de lugares que estão incluídas nesse combo, como mostra o nosso mapa.

Dentro da linha amarela ficam o Palatino e o Fórum Romano. A área em laranja é o Circo Massimo, mais uma arena, onde ocorriam corridas de bigas, entre outras atividades. O Coliseu é o ponto indicativo roxo, atrás da linha amarela. Todos os outros pinos e estrelas são monumentos que faziam parte do Fórum Romano. Você vai andar tudo isso aí a pé.

Para você não chegar lá e achar que são apenas pedras caídas, é hora lembrar um pouco de história. Basta seguir os marcadores, conforme o mapa.

Via Sacra

A Via Sacra (ícone do andarilho) era a principal rua da Roma Antiga, que passava por alguns dos mais importantes monumentos e órgãos públicos do Império. Essa via resistiu aos séculos, adquirindo novas características a cada camada de tempo. Nero, por exemplo, pode até ter a má fama de incendiário e por ter nomeado o próprio cavalo senador, mas ele também foi responsável por coisas mais legais, tipo colocar colunas na Via Sacra.  Colunas que ainda estão no local, mesmo que em ruínas.

via sacra roma forum romano

Era na Via Sacra que aconteciam festivais religiosos e eram celebradas as vitórias dos generais romanos. Alguns historiadores garantem que era só a noite cair que a Via deixava de ser santa e ficava lotada de prostitutas.

Arco de Tito

Mais ou menos 30 anos depois da morte de Cristo as tropas do exército Romano cercaram Jerusalém, na tentativa de controlar uma rebelião dos judeus. Jerusalém foi destruída, muitos judeus foram mortos ou levados ao exílio e o templo deixou de existir. Tudo isso é história e repercute até os dias de hoje, afinal o exílio dos judeus só acabou com a controversa criação de Israel, em 1948. Há quem jure que a destruição do templo foi ainda um cumprimento de uma profecia de Jesus, feita décadas antes.

Mas qual a ligação disso com o Fórum Romano? Toda. Um arco cerimonial foi construído em homenagem ao exército romano e – principalmente – ao Imperador Tito Flávio (ícone azul no mapa). Esculpidas no arco, imagens do exército romano carregando os utensílios do templo dos judeus.

Numa só tacada, os romanos imortalizaram uma importante vitória, produziram um registro histórico de como eram os objetos sagrados do judaísmo e e ainda inspiraram outros conquistadores, que passaram a construir monumentos no mesmo estilo. Plagiadores tipo um cara chamado Napoleão, com o Arco do Triunfo de Paris.

Arco do Triunfo, Fórum Romano

Arco de Constantino

Outro que resolveu fazer carreira na arte de construir arcos cerimoniais foi um sujeito chamado Constantino.  E, como não poderia deixar de ser, esta história também tem ligação com o cristianismo. Constantino era filho do Imperador de Roma, mas precisou vencer uma  batalha sangrenta  contra as tropas de um cara chamado Magêncio para conseguir assumir o trono. A batalha final entre os dois exércitos aconteceu perto da Ponte Mílvia, uma construção milenar que existe até hoje no rio Tibre.

Diz a lenda que as tropas do Constantino estavam numa tremenda desvantagem numérica e que tudo indicava que eles seriam expulsos de Roma com o rabo entre as pernas. Aí no meio da noite Constantino viu uma cruz e recebeu a seguinte mensagem: “Sob este símbolo vencerás”.  Pelo sim ou pelo não, ele resolveu que todos os seus soldados deveriam lutar com uma cruz pintada nos escudos. Pronto! Constantino tomou o Império, com ajuda do próprio Jesus.

Você pode até não acreditar nisso, mas saiba que foi com esse discurso que, um pouco mais tarde, o mesmo Constantino transformou o cristianismo na religião oficial do Império, se declarou cristão e simplesmente transformou o cristianismo na religião do mundo ocidental.

Tudo isso está representado pelo Arco de Constantino, inaugurado em 315 (ícone verde no mapa). Quando passar por lá, não deixe de pensar em como seria a humanidade se o Magêncio tivesse vencido aquela batalha. Meu palpite? Dificilmente o Brasil seria um país cristão. No lugar das igrejas católicas, poderíamos ter templos dedicados a Júpiter por aqui.

la luna su colosseo roma passeio

Ah, uma dica: o Arco de Constantino fica fora da área cercada do Fórum Romano, bem ao lado do Coliseu.

Templo de Vênus e Roma

O Panteão é mais famoso, mas o maior templo pagão do Império era o de Vênus e Roma (ícone laranja).  Ele fica perto do Coliseu e esteve fechado para reformas durante nada menos que 30 anos. Construído por Adriano há quase dois mil anos, esse templo foi aberto novamente ao público em 2011.

Mas o lugar já era famoso mesmo antes do templo: ali ficava uma estátua de Nero com quase 40 metros de altura, um colosso que acabou por apelidar o vizinho Coliseu. Adriano, que sofria  da megalomania típica dos imperadores romanos, aproveitou a construção do templo para dar uma de João sem braço. Na surdina, ele contratou artistas para fazerem uma plástica na estátua, deixou a pedra parecida com ele mesmo e passou a dizer que a estátua gigantesca era dele, não do falecido Nero.

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Roma

Basílica de Magêncio (e Constantino)

O Magêncio morreu na batalha da Ponte Mílvia, mas quis o destino que o nome dele não fosse completamente esquecido. E isso graças a uma construção do Fórum Romano. A Basílica de Magêncio (ícone rosa) foi a maior construção do fórum. Leva o nome do derrotado porque foi ele quem começou a obra, mas a conclusão ficou por conta do Constantino. Um forte terremoto destruiu boa parte da estrutura, em 847 d.C.

Forum Romano em Roma, Itália

Foto mostra Basílica de Magêncio, Arco de Tito e Via Sacra. 

Templo de Rômulo e Templo da Paz

O Templo de Rômulo (ícone da estrela amarela no mapa). Mas não o Rômulo mitológico, do mito fundador romano, mas o Valério Rômulo, filho do Magêncio. Morto na adolescência, ele foi imortalizado nesse templo pelo pai, que o declarou deus.

Ali do lado ficava também o Templo da Paz (estrela azul), outra obra que foi incluída no orçamento do Império para comemorar a derrota dos judeus e a queda de Jerusalém, em 75 d.C.   Quando você chegar nesse local, use a imaginação, já que não resta praticamente nada do tal templo, só umas partes do piso e uma coluna caída. E isso é uma pena, afinal o Templo da Paz era uma das maravilhas do mundo antigo.

forum romano templo de romulo

Partes dos Templos da Paz e de Rômulo foram convertidas, em 527 d.C, em uma Igreja cristã: A Basílica de São Cosme e Damião, que até hoje fica no local.

Arco de Sepítimio Severo

Não é só gente com fama imortal que tem direito a Arco em Roma. O Imperador Septímio Severo, por exemplo, também tem o dele. A construção fica no lado oposto ao Coliseu, perto do Templo de Saturno. É o símbolo marrom no mapa.

Forum Romano, em Roma, Itália

Templo de Saturno

Já o Templo de Saturno foi uma das mais antigas construções do Fórum Romano. Foi erguido quase 500 anos antes de Cristo, numa época em que Roma ainda não mandava no mundo. Hoje o Templo de Saturno alegra turistas, já que parte da porta da frente do prédio continua de pé. No mapa, é o ícone azul com a casa no centro.

Templo das Vestas

Outra estrutura muito antiga é o Templo das Vestas (ícone verde com branco no meio), virgens que dedicavam a vida à fé. Elas eram responsáveis por cuidar do fogo sagrado, que ficava no interior do templo. Esse seria um dos prédios mais bacanas do Fórum, por causa do formato circular. Uma parte da estrutura ainda está de pé, mas não ache que o tempo (e os terremotos) foram generosos com as Vestas: houve uma restauração feita no século 20.

forum romano templo de festas

Coluna de Focas

Não é sem motivo que a Coluna de Focas está inteirona (ícone preto). O monumento tem só 1400 anos (e carinha de 1350). Foi a última construção a ser erguida no Fórum Romano, cerca de 600 anos depois de Cristo. O tal do Focas foi um imperador bizantino muito amigo de Papas, por isso recebeu a homenagem.

Templo de Vespasiano e Tito

Restam só três colunas do Templo de Vespasiano e Tito (estrela verde), construído no primeiro século depois de Cristo. Mesmo assim, com um pouco de imaginação é possível entender a grandeza desse templo, feito em homenagem a dois grandes conquistadores. Ele ficava pertinho do Templo de Saturno.

mapa do forum romano

Mapa do Fórum Romano durante Roma Antiga. Imagem: Wikimédia Commons.

Basílica Emilia

Com uma fachada de 16 arcos e 100 metros de comprimento, a Basílica Emilia (estrela negra) chamava atenção de quem passava pelo fórum. Hoje é complicado passar por ali e perceber que ela existiu, já que resta muito pouco dela: só algumas ruínas.

Templo de Castor e Pólux

Só três colunas restam do Templo de Castor e Pólux (estrela laranja), dois irmãos gêmeos da mitologia grega que tem até constelação no céu e batizam um signo do zodíaco. Esse templo foi construído cerca de 500 anos antes de Cristo, para comemorar uma vitória da República Romana nas guerras latinas.

Diz a lenda que os gêmeos apareceram na batalha e depois dela, no Fórum Romano, o que teria garantido a homenagem. O Templo de Castor e Pólux foi um ponto de encontro para senadores romanos durante quase mil anos.

Forum Romano, Itália

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

32 comentários sobre o texto “Guia completo para visitar o Fórum Romano

  1. Rafael, parabéns pelo seu artigo, gostei tanto que atevou leva lo como um guia junto comigo. Estou indo com muora emoção, realizar o sonho que era de meu pai. Ele era um historiador!🙏🏼

  2. Bom demais seu blog, Rafael!
    Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência!
    Uma das melhores partes da viagem é a organização, ler tudo sobre os lugares que queremos visitar.

    Mas a mineira aqui está em dúvida sobre a ordem para visitar “Coliseu, Palatino e Fórum” (já comprei o ticket e farei esse percurso em 1 dia). Muitos sugerem visitar o Coliseu bem cedo, pois as filas para entrar podem ser menores, e depois seguir para Palatino e Fórum. Já você sugeriu ao leitor Alexandre visitar primeiro Palatino e Fórum e depois o Coliseu.

    Então… existe alguma “fila especial” para quem está dentro da área Fórum/Palatino ir direto para o Coliseu? Ou terei que sair da área Fórum/Palatino e me submeter à tradicional fila do Coliseu, inclusive num horário já mais tarde?

    Mais uma vez, obrigada!

    1. Oi, Cristina (e respondendo você aqui também, Mariana). Então, minha sugestão é pra quem não comprou o bilhete online e teria que pegar na bilheteria. Aí, o ponto é que a fila do Palatino é sempre menor que a do Coliseu, pois o local desperta menos interesse.

      Mas se você já comprou o ingresso, aí ir mais cedo e primeiro no Coliseu pode ser melhor mesmo.

      Se você entrar primeiro pelo Palatino, consegue seguir de lá pro Fórum Romano. Mas há fila novamente para entrar no Coliseu, sim.

      Abraço e boa viagem.

  3. Sensacional esse guia! Vou para Roma em abril com meu esposo e já tá decidido! Vou imprimir seu guia e levar comigo.
    Você pode me dar tirar uma dúvida Rafael? No Palatino e no Fórum Romano é possível alugar um audioguia também? Sabe como faz pra alugar?
    Obrigado!

  4. Oi Rafael, tudo bem ?
    Muito obrigada por todas essas informações !! Os mapas não aparecem para mim .Tem algum problema nos links ?

  5. Oi Rafael,

    Eis mais uma leitora que antes de qq dúvida, tem um enorme elogio a fazer! O site é maravilhoso, leio sempre, antes de qq viagem, parabéns.

    Perguntinha: para fins de não pegar fila, dá no mesmo comprar o ingresso antecipado pela Ticketbar ou comprar o Roma Pass aqui pelo 360meridianos, e usar como 1a atração grátis do Roma Passa o Palatino/Forum/Coliseu?

    Outra coisa, os mapas também não estão carregando para mim nesse excelente post. Nem no começo e nem algumas outras imagens no meio.

    Muito obrigada, bjs!

    1. Pois é, tenho que refazer esses mapas. Eu apaguei eles sem querer – olha a burrice. haha

      Não sei se entendi direito a pergunta (desculpa, haha). Vamos lá: comprando online você recebe um voucher com as orientações. Em geral basta apresentar esse voucher na entrada, evitando a fila da bilheteria, que costuma ser grande – mas ainda haverá a fila da segurança, por conta da revista e dos detectores de metal. Essa não tem como evitar.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.