fbpx

Dicas para comprar passagens aéreas baratas

Viajar não precisa ser caro. Eu tenho plena convicção de que é possível aproveitar as férias gastando o mesmo tanto que a gente gasta para viver em uma metrópole brasileira (ou ainda menos). No entanto, existe uma despesa sobre a qual não temos muito controle e que pode facilmente levar o orçamento de viagem a um valor desconfortável: a compra das passagens aéreas.

O que fazer quando a pesquisa por voos para uma cidade brasileira aponta valores de quatro dígitos? Ou quando o preço das passagens aéreas para a Europa fazem você querer atravessar o Atlântico a nado? Experimente respirar duas vezes e manter a calma. Nós temos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar boas tarifas para você aproveitar suas férias bem longe de casa.

Seja flexível

Essa talvez seja a dica mais importante, aquela que pode te ajudar a conseguir tarifas realmente impressionantes. Quanto maior a sua flexibilidade, maiores as suas chances. Quer passar as férias no exterior, mas não sabe direito onde? Deixe as promoções de passagens decidirem por você! Sabe para onde quer ir, mas não sabe quando? Faça pesquisas para diferentes datas e escolha a melhor. E lembre-se: viajar no meio da semana é consideravelmente mais barato que os concorridos voos às sextas e segundas.

Hong Kong cable car

Hong Kong, China

Fique atento aos descontos e promoções de passagens aéreas

Meu celular toca e eu recebo uma notificação no Facebook toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção. Foi assim que eu quase comprei passagens para os Estados Unidos por R$ 700 reais, há alguns meses (por burrice, usei o cartão de crédito errado e a compra foi recusada). Para aproveitar as tarifas promocionais, no entanto, é preciso ser rápido: se você pensar duas vezes, pode ser que a passagem já não esteja mais lá quando você se decidir. Além disso, tenha em mente que as empresas lançam os descontos para os trechos e datas que interessam a elas, e não a você. Nesse momento, você pode tentar contar com a sorte para achar uma promoção no dia e hora que você quer, pagar mais caro ou mudar um pouco seus planos para que eles coincidam com as datas promocionais.

Tongariro, Nova zelândia

Nova Zelândia

Nem sempre comprar com muita antecedência é uma boa ideia

Claro que deixar para a última hora equivale a queimar dinheiro, mas comprar uma passagem quatro meses antes não é sinônimo de economia. No entanto, quanto antes você souber o destino e as datas aproximadas da viagem, melhor. Isso porque você pode começar a monitorar os preços e ficar atento a possíveis promoções de passagens aéreas para o destino que você quer. Entre todos os dias, monitore os sites das companhias, fique atento a qualquer alteração no preço. Se nenhuma super promoção surgir, prepare-se para fechar a compra com cerca de dois meses de antecedência para voos internacionais e 30 dias para voos domésticos.

 Voe para aeroportos periféricos

De todas as vezes que eu percorri o trecho entre Belo Horizonte, minha cidade natal, e São Paulo, onde eu moro, me lembro de ter descido no Aeroporto de Congonhas apenas uma vez. Justamente por ser o aeroporto melhor localizado, as tarifas para lá são quase sempre mais altas do que para descer em Guarulhos ou Viracopos. Essa lógica funciona para quase todas as cidades: aceitar pousar mais longe pode te salvar muitos trocados. No entanto, verifique como será o deslocamento desse aeroporto até o hotel. Dependendo da hora que você chegar e das opções de transporte, essa pode não ser uma boa ideia: o barato pode sair caro se sua única opção for um táxi.

Pesquise também os pacotes turísticos

Por terem convênios e parcerias com as companhias aéreas, muitas agências de turismo conseguem preços mais baixos em passagens. Uma boa ideia é comparar os preços dos pacotes com os gastos que você teria com voos e os hotéis. Algumas vezes, pode sair mais em conta fechar direto com a agência. E se você é avesso à excursões, como nós, não se preocupe. Nada te obriga a andar com o grupo depois que você chegar ao seu destino.

Utilize sites e serviços que oferecem descontos

Diversas empresas na internet oferecem cupons de desconto e promoções relâmpago que podem tornar sua viagem mais barata, não apenas na hora de reservar as passagens, mas também na hora de adquirir outros serviços. O Cashback, por exemplo, é um novo conceito de economia em compras online que pode deixar mais barata a vida de qualquer viajante. Funciona assim: ao invés de receber milhas ou pontos por comprar sempre na mesma loja, você recebe parte do seu dinheiro de volta, direto na sua conta bancária.

*Foto destacada: Luxo, Wikimédia Commons.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Dicas para comprar passagens aéreas baratas

  1. Olá , seu blog é muito bom eu estou maravilhado com todas as dicas.
    Você poderia me dizer como fez isso?

    ”Meu celular toca e eu recebo uma notificação no Facebook toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção”

    Fico no aguardo da sua resposta , obrigado

    1. Iury, esse post é antigo e isso não acontece mais pq eu desabilitei, mas antes eu tinha autorizado a página do melhores destinos no Facebook a enviar notificações quando postasse alguma coisa. Então sempre que eles postavam eu recebia uma notificação do facebook e o app do celular me avisava.

      Abraços

    1. Milena, é só comprar os trechos separados. Por exemplo, se eu quero ir pra Europa saindo de BH, as vezes é mais barato eu comprar uma passagem pra Guarulhos e de lá pra Europa que comprar uma saindo de Bh direto. Nem sempre é melhor, mas as vezes pode ajudar.

      Abraços

  2. Olá Natália. Gostei de suas dicas. Você já comprou passagens aéreas pelo submarino? Estou pesquisando para Costa Rica e vi mais barato por lá, mas estou com medo. Na internet vejo comentários negativos e positivos… Patrícia

    1. Já comprei sim, Patrícia! Claro que ocorrem problemas, mas em geral não acho que seja uma empresa ruim. Se possível, compre pelo link aqui do blog que recebemos uma comissão (sem qualquer custo adicional para você) 😉

  3. Olá,

    Você saberia informar se existe algum exemplo de Melhores Destinos para caso de pesquisa de voos internacionais saindo de outros países?

    Por exemplo, se desejo fazer um mochilão pelo mundo sem utilizar a RTW, onde encontraria uma passagem em promoção do México para Portugal?

    Abraços!

    1. Olá Uriel, você pode usar sites de busca de passagem internacionais. No próprio submarino viagens dá pra pesquisar, mas para encontrar os melhores preços, tenta um que te envia alertas de promoções. No Skyscanner e o Momondo, você pode cadastrar seu email e eles te enviam alertas de preço para aquele trecho que você está interessado, ai você consegue acompanhar a variação nos valores. Agora, um site como Melhores Destinos eu não conheço não, rs.

      Abraços!

  4. Verdade!
    Comprei uma passagem pro Rio por 137,00. Duas semanas depois no mesmo dia do meu vôo tinha uma passagem por 99,00.
    Nem sempre comprar com antecedência é a melhor opção.

    Hotel a mesma coisa. No booking encontrei um flat pra 3 por 5 dias no valor de 1100.
    Uma semana depois apareceu um por 900.

  5. Olá Natália, Como vc faz para receber uma notificação pelo Facebook e pelo celular toda vez que uma empresa aérea começa uma promoção?
    Obrigada

    1. Ei Julia! É bem simples! Vá no Facebook e curta a página do Melhores Destinos, que sempre publica todas as promoções. Depois, marque (no mesmo botão curtir da página) para receber todas as atualizações dele. Depois é só ir no seu celular e programar seu app do facebook para te avisar toda vez que uma página que você curte publicar algo. Assim eu não perco nenhuma promoção. Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.