fbpx

Comidas típicas da Argentina: 10 pratos imperdíveis

Carnes, massas e dulce de leche. As comidas típicas da Argentina não variam tanto assim no tema, mas merecem nota máxima na execução. Nesse texto, listamos 12 pratos da comida argentina para você experimentar numa viagem pelo país ou quem sabe arriscar um preparo em casa.

A culinária argentina mistura influências italianas e espanholas, de uma lado, e indígenas do outro. Bora mergulhar na gastronomia dos nossos hermanos?

Comidas típicas da Argentina: lanches e petiscos

Empanadas

San Juanino - Empanadas em Buenos Aires

Se o Brasil tem as coxinhas e os pastéis, na Argentina aquele lanche rápido fica por conta das empanadas. Elas podem ser encontradas em todos os bares, restaurantes e até nas melhores pocilgas da cidade. Para muitos, a melhor é a de carne, de preferência uma da Sanjuanino, tradicional casa de empanadas de Buenos Aires. Eu particularmente prefiro a de Roquefort, da Continental.

Também famosas, as empanadas saltenhas, comuns no norte do país, são menores, mais baratas e têm a fama de serem ainda mais incríveis.

Veja também:
Onde comer bem e barato em Buenos Aires
O que fazer em Buenos Aires: 23 passeios e atrações imperdíveis
Na Argentina, tudo começa com um mate

Pizza no pedaço + Fainá

Assim como o Brasil, a Argentina teve grande imigração italiana. Por isso, pizzas e massas são pratos típicos da culinária local. Em Buenos Aires, não deixe comer uma boa fatia de pizza, num dos muitos estabelecimentos da cidade.

Comida Argentina

Foto: Marcelo Teson, Wikimedia Commons

Para comer à moda portenha, o negócio é nem se sentar à mesa: você pede a pizza e come em pé, sem ser atendido pelo garçom. Uma fatia custa em torno de 15 pesos.

Minha preferida? O combo da Napolitana com a Fainá, outro produto típico da Itália importado pelos argentinos. Trata-se de uma espécie de panqueca, feita com farinha de grão de bico.

Choripán

Pão com linguiça. Essa é a forma mais simples de explicar o que é o Choripán, muito comum na Argentina e no Uruguai. É uma das opções mais econômicas e ótimas para quem precisa fazer uma refeição rápida.

Choripan em Buenos Aires

O choripán é temperado com algum dos molhos tipicamente argentinos: o Chimichurri, uma espécie de vinagrete picante que mistura ervas frescas, cebola, alho, pimentas, vinagre e azeite; ou a Salsa criolla, feita com cebola, pimentão, tomate e temperos moídos.

Pratos típicos da Argentina

Milanesa

As milanesas são um dos pratos favoritos dos argentinos. Como nome diz, é o tradicional bife à milanesa, mas a moda portenha. Trata-se de um enorme prato de carne, cujo acompanhamento normalmente é purê de batata ou fritas – aconselho o purê, caso contrário o prato fica muito seco. Por isso mesmo que a melhor pedida é a milanesa napolitana que tem cobertura de tomate e muçarela.

Milanesa - Comida típica argentina

Uma indicação para comer a iguaria na Argentina é ir ao Clube da Milanesa, que tem restaurantes em várias partes do país e milanesas de todos os tipos e para todos os gostos.

Bife de Chorizo

Não confunda chorizo (linguiça) com o bife de chorizo (carne de vaca). Este é outro dos mais tradicionais pratos da culinária argentina.

O bife de chorizo é um corte sem osso – que seria o olho do contra-filé no Brasil, e é vendido em quase todos os restaurantes e churrascarias do país. Normalmente é servido grelhado ou assado, em bifes altos, e acompanhado de batatas.

Veja também: Cubierto, como funciona o serviço de mesa na Argentina

Comidas Argentinas

Foto: Stella Dauer, Creative Commons

Asado e parillada (o churrasco argentino)

Curte um churrasco, ou melhor, um asado? O tradicional evento social das famílias sul-americanas é muito importante na Argentina. Se estiver em Buenos Aires, basta passar pela feira de San Telmo, aos domingos, para ter muitas opções de um bom asado, sempre no meio da rua.

O asado argentino é diferente do brasileiro porque eles não fazem as carnes no espeto, mas numa grelha inclinada sob o fogo. Além disso, os cortes são diferentes. O asado argentino conta com carnes como o bife de chorizo, o bife ancho, a tira (costela bovina) e bondiola de cerdo (lombo), ojo de bife (contra filé), tapa de quadril (picanha), vacio (fraldinha).

Churrasqueiras no Mercado del Puerto

Além disso, é importante falar da tradicional Parrillada, um tipo de churrasco muito comum tanto no Uruguai quando na Argentina. A parrillada abre espaço para carnes menos nobres, incluíndo tanto frango e porco (como no Brasil), quanto os miúdos do boi, com pedaços como rins, intestino e timo.

Locro

Muito comum no Norte da Argentina, em especial na região da Cordilheira dos Andes. Também é típico da região andina de Peru é Bolívia.

A origem do Locro é indígena, de povos pré-incas. O ensopado é feito com abóbora, milho e feijão, além de carne de porco e outros produtos.

Leia também: Cafayate e a Quebrada das Conchas, na Argentina: o que fazer

Culinária Argentina

Foto: Stevage, Wikimedia Commons

Cazuela de Llama

Cazuela é o nome espanhol para a caçarola de barro. E esse acaba sendo no nome dado a diversos pratos preparados com esse recipiente, em geral de carne ou peixe ensopados.

No norte da Argentina, é comum encontrar Cazuela de Llama, com a carne do simpático animal que povoa a região andina.

Cazuela de llama - Norte da Argentina

Comidas argentinas: Sobremesas

Alfajor

Vamos falar de sobremesa? Então é hora de falar do alfajor. O alfajor é feito com camadas de uma massa de biscoite, a base de mel, recheado com doce de leite e coberto com chocolate derretido.

Seis milhões de unidades desse bolinho de chocolate são vendidos todos os dias no país. A marca mais famosa é a Havana, mas existem centenas de opções. Já almoçou? Passe num kiosko e escolha um alfajor para chamar de seu. O preço fica entre 8 e 14 pesos, dependendo da unidade.

Alfajor Argentina comida

Dulce de leche argentino

O doce de leite argentino é preparado com leite de vaca, açúcar e essência de baunilha (e um toque de bicarbonato de sódio para facilitar a caramelização). No país, um código alimentar determina regras para a produção do doce, para que usem apenas os ingredientes tradicionais.

Medialuna comidas argentinas

O dulce de leche está presente em variados preparos das sobremesas argentinas, como sorvete, churros, tortas e claro, o alfajor. Além disso, é comum encontrá-lo na mesa de café da manhã, como acompanhamento da media luna (uma espécie de croissaint).

Saiba mais sobre a gastronomia da América Latina
9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar
Os pratos típicos da comida peruana
As comidas típicas do Equador: sabores que vêm dos Andes
A comida caribenha que você não pode perder
Do peixe ao vinho, a comida típica chilena

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

49 comentários sobre o texto “Comidas típicas da Argentina: 10 pratos imperdíveis

  1. Hum do alto dos meus 67 anos, já experimentei comida de vários países e cheguei a brilhante conclusão que a nossa comida mineira é insuperável sem deixar de dar valor as outras. Abraços!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.