fbpx

De tapa em tapa em San Sebastián

Uns dizem que a tradição das tapas surgiu em Sevilla, outros que foi criada pelo decreto de um rei preocupado com a saúde dos beberrões. Há ainda aqueles que afirmam que os espanhóis utilizavam pedaços de pão, presunto, chorizo ou queijo para cobrir os vinhos e espantar as moscas e, por isso, virou costume comer esse tipo de lanchinho acompanhado de uma boa bebida.

O que importa é que as tapas, pequenas porções de comida normalmente servidas em bares típicos ou restaurantes, se tornaram parte da identidade espanhola. O que é servido, no entanto, varia de região para região do país. Se em Madrid você vai receber de graça amendoins, castanhas, azeitonas, batatas fritas ou salame picado cada vez que entrar em um bar, em San Sebastián os tira-gostos adquirem uma forma bem mais sofisticada.

Conhecida mundialmente pela gastronomia, San Sebastián carrega também a fama de ter aprimorado o costume nacional, que nessa bonita cidade do País Basco recebe o nome de “pintxo” para honrar a Euskera, língua falada na região, e para se diferenciar do que é servido no resto do país.

Sobre os balcões de pequenos bares, ficam dezenas de variedade de tapas. Só de ver o capricho com que são preparadas dá para perceber que os pintxos são um negócio levado a sério por ali. Tem para todos os gostos: de lula a jamón, de queijo brie a risoto servido em pequenas porções, de carne de pato a caranguejo.

Tapas em San Sebastián

Para explorar essas delícias culinárias, percorra as ruelas da Parte Viejo. Por ali, você vai encontrar diversos desses bares. Basta entrar, escolher a sua e pedir uma bebida para acompanhar. Elas custam entre 1 e 3 euros, dependendo do bar e da sofisticação do tira-gosto. Em geral, a degustação é feita em pé, junto ao balcão ou em pequenas mesas dispostas pelo bar.

É assim para facilitar outra tradição local: normalmente, os clientes ficam em cada bar apenas tempo suficiente para degustar uma ou duas tapas e logo partem para o próximo, como um pub-crawl gastronômico. É que as tapas, em San Sebastián e no resto da Espanha, têm mais ou menos o mesmo papel social que uma porção de filé com fritas tem no Brasil: são feitas para serem degustadas entre grupos de amigos e estão sempre rodeadas de boas conversas.

Na Parte Vieja você vai se deparar com dois tipos de estabelecimentos que servem os tira-gostos. O primeiro deles é o o mais tradicional, onde você vai comer mini sanduíches de jamón com queijo, tortillas de batata e ovos, espetinhos com chorizo, camarão, azeitonas e picles. É comida simples, mas autêntica e local. O Bar Gorriti  (Calle San Juan, 3) é um desses lugares. Pequeno e despretensioso, é bem conhecido entre os habitantes, que se amontoam sobre o balcão para provar os deliciosos pintxos servidos ali.

Bar Gorriti Pintxos San Sebastián

O segundo tipo é composto pelos bares mais moderninhos, que servem tapas gourmet, com ingredientes sofisticados e receitas pra lá de contemporâneas. Por isso, fica difícil dizer exatamente o que você vai encontrar, já que o cardápio está sujeito à criatividade do chef. O Cuchara de San Telmo (Calle 31 de Agosto, 23), um lugar com entrada escondida, mas bastante famoso no País Basco, serve, por exemplo, pato assado com maçã, polvo com repolho assado e bochecha de vitelo ao vinho tinto. Mas o meu preferido foi mesmo o medalhão de peixe e bacon (lembrem-se de que eu sou fresca). Já a mini porção de risoto de tinta de lula eu passo.

Pintxos San Sebastian

O outro bar que eu visitei no meu Pintxo-Crawl em San Sebastián foi o Astelena 1960 (C/Euskal Herria, 3), que transitava entre o tradicional e o moderno. Além de servir os tradicionais, o cardápio ali também conta com tapas mais elaboradas, como o risoto de queijo de cabra, foie gras e bacalhau.

Astelena Tapas em San Sebastián

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “De tapa em tapa em San Sebastián

  1. Você poderia me ajudar a c onhecer o PAis Basco e a Galicia, fazendo um traçado lógico da rota que deveria seguir, de automóvel?PAra não perder as cidades e vilarejos mais interessantes.MUito obrigada;
    Eliane

    1. Ei Eliane, infelizmente nós não montamos roteiros personalizados para os leitores. O que você pode fazer é ler nossos posts e se inspirar para criar o seu. De todos os modos, conheço apenas San Sebastián, Biarritz e algumas vilas bascas, não me sinto confortável ainda para criar esse trajeto.

      Abraços!

    1. Ei Marcelo, realmente as tapas são apenas para tira-gosto, não são para substituir uma refeição, não. São apenas para acompanhar a bebida.

      Abraços.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.